Amostragem registra B.O. -

Batista Teles procura 6º DP e Chico Lucas vai junto para pedir apuração

O Instituto Amostragem informou, através de sua página na internet, que registrou Boletim de Ocorrência junto ao 6º Distrito Policial, no bairro Piçarra, zona Sul de teresina, a fim de que seja apurada a responsabilidade pela divulgação nas redes sociais, de uma falsa pesquisa atribuída ao instituto. Nela os pré-candidatos à presidencia da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, Sigifroi Moreno e Chico Lucas apareciam emparados com 38% das intenções de voto.

Uma imagem com o suposto resultado foi compartilhada por várias pessoas na tarde de ontem e gerou manifestações por parte dos três principais pré-candidatos na disputa. O B.O. foi registrado pelo diretor do Instituto, João Batista Mendes Teles.

Quem também compareceu ao sexto DP foi o pré-candidato, representante da Comissão Independente dos Advogados (CIA), Chico Lucas. Por telefone ele afirmmou ao 180 que procurou a polícia para manifestar seu desejo de que o fatos seja investigado, já que a responsabilidade pela divulgação da falsa pesquisa foi, segundo ele, falsamente imputada a membos da CIA. "Isso partiu de pessoas que advogados querem presidir a OAB e não respeitaram princípios básicos de manifestação de defesa ou presunção da inocência. Portanto queremos que esse fato seja investigado, para que caso os responsáveis sejam encontrados, possam ser responsabilizados pelas calúnias", afirmou.

Ainda ontem o Instituto Amostragem chegou a divulgar nota negando a veracidade da pesquisa. A nota dizia que o instituto "não executou nem muito menos divulgou a pesquisa sobre as eleições da OAB-PI exposta nas redes sociais, supostamente realizada por este Instituto, entre os dias 01 e 04 de outubro de 2015".

Assinada por Batista Teles, a nota dizia ainda que "tal pesquisa é falsa e, portanto, digna de repúdio pelo Amostragem e de indiferença por parte dos advogados piauienses e sociedade em geral. Salientamos que a reputação do Amostragem não pode ser utilizada de maneira irresponsável para atingimento de anseios que não condigam com a ética, o respeito e disputa saudável que devem marcar uma disputa eleitoral".

PRÉ-CANDIDATOS COMENTAM FALSA PESQUISA
O primeiro a se manifestar ontem foi Sigifroi Moreno. Em um post acompanhado da tag #VamosJogarLimpo, o pré-candidato diz que "a mentira é a arma dos derrotados". "A Eleição é um acontecimento democrático, que deve servir para o enriquecimento pessoal de quem dela participa para o crescimento coletivo (...) Uma falsa pesquisa sobre a disputa na OAB está sendo divulgada amplamente nas redes sociais pelos militantes de uma pré-candidatura, utilizando o logotipo do reconhecido Instituto de Pesquisa Amostragem. (...) Este fato é grave, especialmente porque foi praticado por aqueles que querem dirigir a OAB, uma das entidades de maior credibilidade do país, de quem se exige ética, responsabilidade e compromisso com a verdade".

Logo depois foi a vez de Lucas Villa dar suas considerações sobre a falsa pesquisa. Acompanhado do link com a nota de esclarecimento do Amostragem, o pré-candidato - que ficou no lugar de Celso Barros após sua desistência - diz que "não caberia a mim, jamais, acusar quem quer que seja da autoria de tão triste engodo. Por outro lado, é verdadeiramente assustador que algo desta natureza ocorra em uma disputa pela presidência e direção da Ordem dos Advogados do Brasil. (...) Não sei de onde partiu isso, mas uma coisa é certa: sua origem é suja, fétida, imoral e degenerada. Certamente descobriremos a origem, já que é caso de polícia e com certeza merecerá investigação. Amigos que acreditam e anseiam por uma Nova OAB, nos mantenhamos juntos, sem cair no jogo psicológico ou nos deixar abalar por este tipo de postura. Vamos construir juntos! Sigamos positivos!", diz, sem querer apontar quem seriam os possíveis responsáveis pela propagação da falsa pesquisa.

Por último foi a vez de Chico Lucas se manifestar. O post "Não usamos deste artifício" foi encaminhado ao 180 pela assessoria do pré-candidato. Através da CIA (Comissão Independente dos Advogados), ele diz que "não concorda" com uma falsa pesquisa e completa que "ações desse tipo são facilmente desmascaradas e não condiz com o nosso trabalho". E completa dizendo que "esse tipo de atitude vem para tirar o foco do trabalho sério que a CIA vem realizando em todo Piauí". A Comissão aproveita ainda para ressaltar que o grupo vem crescendo nas pesquisas, "mas como resultado de um trabalho sério e cuidadoso, que é feito escutando, por todo o Piauí, o advogado que nunca foi ouvido".

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco