Eleição será em agosto -

Associação recebe a partir de terça inscrições para lista tríplice de PGR

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) iniciará na próxima sexta-feira (5) o processo de inscrições para eleição da lista tríplice para o cargo de Procurador-Geral da República. O mandato do atual procurador, Rodrigo Janot, se encerra no dia 17 de setembro. Pelas regras, ele pode se candidatar para novo mandato.

Três candidatos serão escolhidos por meio de eleição para compor a lista, que será enviada à presidente Dilma Rousseff, ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Câmara, ao Senado, ao Conselho Superior do Ministério Público e ao próprio Janot. A decisão de quem será o procurador é da Presidência da República, mas o Senado deve aprovar.

A lista tríplice é promovida pela ANPR desde 2001. Embora o presidente da República não seja obrigado a acatar a lista, é de praxe que a indicação do novo procurador-geral seja feita entre os três candidatos indicados pela associação.

O mandato do procurador-geral tem duração de dois anos, com possibilidade de recondução por mais dois anos. Em março, a recondução do atual procurador-geral ao cargo foi alvo de críticas do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Em depoimento à CPI da Petrobras, Cunha afirmou que para resguardar sua indepedência, Janot deveria "declarar publicamente que não é candidato à reeleição".

Nesta semana, Janot disse que "não procura emprego". “Após longos 31 anos no exercício de múnus público, a que assumi por concurso público, eu não procuro emprego", afirmou, em evento de lançamento de uma campanha de combate à corrupção.

Fonte: Com informações do G1

Comentários

Trabalhe Conosco