Bastidores da política -

Após TRE marcar uma nova eleição prefeito consegue retorna ao cargo

Em nova reviravolta o prefeito Walfredo Filho conseguiu no Tribunal Superior Eleitoral suspender, por meio de duas ações cautelares a decisão que o mantinha afastado do cargo de prefeito do município de Valença do Piauí.

A decisão foi divulgada nesta terça-feira (26/05). Com isso o prefeito juntamente com a vice-prefeita Paula Jeanne retornam á prefeitura até o julgamento do recurso especial pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Ainda ontem o 180graus havia divulgado que o presidente do TRE-PI, Desembargador Edvaldo Moura, havia marcado para o dia 02 de agosto a eleição suplementar na cidade de Valença do Piauí, após cassação do prefeito Walfredo (PSB) eleito em 2012.

Já o prefeito em exercício Getúlio Gomes retorna a presidência do Legislativo Municipal que sofrerá mudanças em sua composição.

A assessoria do prefeito divulgou os trechos das duas decisões do Ministro Henrique Neves que suspendem o afastamento do gestor (leia abaixo). O mesmo ministro, no início do mês, havia negado o pedido de Walfredo, que tentava pela sétima vez retornar ao cargo de prefeito municipal, após serem cassados pelo Justiça Eleitoral.

Ação Cautelar n. 297-76

“Pelo exposto, defiro o pedido de liminar para conferir efeito suspensivo ao recurso especial interposto por Walfredo Val de Carvalho Filho e Paula Jeanne Rosa de Lima nos autos do Recurso Eleitoral nº 2-52 e sustar os efeitos dos acórdãos regionais, devendo os autores, eleitos prefeito e vice-prefeita do Município de Valença do Piauí/PI nas Eleições de 2012, ser reconduzidos aos respectivos cargos até o julgamento do referido apelo por este Tribunal Superior.

Comunique-se, com urgência, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.”

Ação Cautelar n. 298-61

“Pelo exposto, defiro o pedido de liminar para conferir efeito suspensivo ao recurso especial interposto por Walfredo Val de Carvalho Filho e Paula Jeanne Rosa de Lima nos autos do Recurso Eleitoral nº 3-37 e sustar os efeitos dos acórdãos regionais, devendo os autores, eleitos prefeito e vice-prefeita do Município de Valença do Piauí/PI nas Eleições de 2012, ser reconduzidos aos respectivos cargos até o julgamento do referido apelo por este Tribunal Superior.

Comunique-se, com urgência, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.”

EM CASO DE ELEIÇÃO...
Se de fato houvesse nova eleição na cidade, os nomes de Rubens Alencar (PMDB), candidato derrotado nas eleições de 2012 e autor da ação que cassou Walfredo Filho e da vereadora Ielva Melão (PPS), que foi presidente da Câmara e chegou a assumir a prefeitura por alguns dias, eram tidos como os principais adversários do presidente da Câmara e até então prefeito Getúlio Gomes, do PP.

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco