Homenageou grandes nomes do PI -

Assembleia comemora 180 anos desde sua fundação com sessão solene no PI

A Assembleia Legislativa do Piauí realizou, nesta terça-feira (05/05) uma Sessão Solene em homenagem aos 180 anos do poder legislativo no Piauí. Outra sessão já havia sido realizada na segunda-feira (04) em Oeiras, antiga capital do estado.

Estavam presentes na sessão, além dos deputados estaduais, grandes nomes piauienses que receberam medalhas como forma de homenagem e a vice-governadora do estado, Margarete Coelho, que estava representando o governador Wellington Dias.

Antes do início das solenidades, o deputado Themistocles Filho, presidente da Casa, afirmou que era importante realizar a homenagem a aqueles que contribuíram com a história da Assembleia.

"É importante nós mostrarmos para a população aquelas pessoas que, de uma maneira ou outra, contribuíram para hoje nós estarmos aqui na Assembleia", disse. Afirmou ainda que a Casa é um local que ouve as reivindicações de todos e coloca muitas delas em projetos de Lei e em requerimentos.

"Cada deputado aqui representa uma parte de cada homem e de cada mulher, do estado do Piauí", afirmou.

A solenidade teve início com o descerramento de placa, em homenagem aos atuais parlamentares da Casa, que aconteceu no prédio da Alepi.

Logo após a sessão teve início no plenário da Assembleia, onde o Hino Nacional foi cantado e acompanhado de pé pelos presentes, numa forma de respeito com a nacionalidade brasileira.

O deputado Wilson Brandão (PSB), que realizou o lançamento de seu livro “Mitos e Lendas da Política Piauiense” deu início aos discursos, falando sobre o início do poder legislativo no Piauí e a criação da Assembleia, além de citar pontos importantes da história do poder no estado.

Logo após deu-se início às homenagens, onde diversos nomes do Piauí que tiveram passagem ou contribuição para a história da Assembleia receberam medalhas e placas de honra.

Nomes como Francisco Antônio de Alencar, Sérgio Prado e Francisco de Assis Morais Sousa subiram até a mesa diretora onde receberam suas medalhas pelas mãos dos parlamentares piauienses.

O Ex-deputado Jesus Elias, que foi um dos homenageados, fez discurso em nome de todos os que receberam homenagens, além de citar a força e importância do poder legislativo. “Jamais poderão diminuir a força que esse poder representa no contexto da democracia”, afirmou.

Ele parabenizou ainda o deputado Wilson Brandão, que foi o autor do requerimento que pedia a entrega de medalhas em forma de Homenagem ao Mérito Legislativo para aqueles que tiveram papel de importância na história da Casa.

O deputado Themístocles Filho ressaltou também a importância do legislativo e afirmou que o mesmo “representa a essência da democracia”. Comentou também sobre a sessão realizada em Oeiras no dia anterior. O presidente da Casa finalizou agradecendo a presença de todos, deputados e homenageados. “Sem a presença de vocês essa sessão não seria tão importante como está sendo agora”, finalizou.

Logo após seguiu-se homenagem ao estado com a apresentação do Hino do Piauí, onde novamente os convidados ficaram em pé, como sinal de respeito. O presidente chamou então todos os convidados presentes para um coquetel.

Em entrevista, o prefeito do município de Corrente, Jesualdo Cavalcanti, que foi homenageado com Medalha ao Mérito, falou da importância da data e os 180 anos de fundação do legislativo piauiense. "A verdade é que o parlamento vem cumprindo sua obrigação, como caixa de ressonância da sociedade piauiense, representada aqui nos seus vários setores".

Ele disse ter uma satisfação muito grande em participar da sessão como homenageado na Casa onde já foi presidente e citou que o cargo mais desafiador em sua carreira foi o de vereador de Teresina, que assumiu aos 22 anos.

O prefeito de Picos, Kleber Eulálio também falou sobre a honra de ser homenageado na solenidade. "Fico muito feliz, muito honrado. Momento em que o parlamento piauiense completa 180 anos de instalação, a sua direção, seus deputados resolvem homenagear aqueles que a seu juízo prestaram serviço à Assembleia Legislativa do Piauí e ao lado de tantas figuras ilustres, ex-governadores, ex-presidentes e eu estou incluído, isso me deixa muito honrado", declarou.

Mais fotos da solenidade

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco