Posse dos deputados -

ALEPI: Veja como foi a posse dos deputados e a eleição da mesa

Reviravolta! Após quase quatro horas de solenidade na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Themístocles Filho foi eleito novo presidente da casa. Com a maioria de 2 dos votos, a leitura dos votos teve virada no final. No 15º voto para o peemedebista, todos no plenário já comemoravam vitória. O resultado final ficou em 16 a 14.

A casa inicia a sua 18ª legislatura a partir deste domingo. Os 30 deputados eleitos em outubro do ano passado tomaram posse na assembleia, sendo que 12 deles, iniciam o primeiro mandato. Com renovação 46% na casa, muitos são herdeiros de pais ou parentes que os apoiaram durante a campanha.

Nesta segunda-feira, dia 02 de fevereiro, às 10 horas, haverá a foto oficial dos parlamentares na Avenida Marechal Castelo Branco.

As 11h, haverá a instalação da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, com a leitura da Mensagem Anual pelo governador Wellington Dias com a proposta e as metas de sua administração no Estado do Piauí.

Além do novo presidente os deputados definiram também a composição da nova mesa diretora.

O 180 vai acompanhou direto do plenário da Assembleia Legislativa toda movimentação em torno da votação, trazendo detalhes e bastidores da posse.

Ampliada às 14h02

DERROTA DE W.DIAS E FIRMINO FILHO
Derrota de Firmino e Wellington Dias. Assim definiram os deputados João Mádison e Marden Menezes ao comentar vitória de Themístocles Filho por 16 votos a 14 contra Fábio Novo.

No final da leitura dos votos, uma virada esperada por poucos acabou acontecendo.

Mesmo afirmando que tinha 19 votos na casa, Fábio Novo, foi assim traído por pelo menos cinco parlamentares.

VEJA COMO FOI A VOTAÇÃO PARA PRESIDENTE
Após a sessão que deu posse aos deputados, uma nova sessão foi iniciada na Assembleia para a votação que definirá o nome do novo presidente da casa legislativa. Em caso de empate, o candidato mais velho, no caso Themístocles, seguirá no comando da casa.

Os candidatos Fábio Novo e Themístocles fizeram a conferencia das cédulas, e alertou que nenhum deputado poderá entrar na cabine de votação com aparelho celular ou máquina fotográfica.

A cabine é completamente fechada, até mesmo por cima.

Dentro há uma caneta de cor azul, que os deputados usarão para assinalar ou no nome do peemedebista ou do petista.

Nerinho e Flora Izabel são fiscais representando Fábio Novo, e Robert Rios e João Mádison atuarão como fiscalizadores por Themístocles. Os candidatos serão chamados nominalmente, em ordem alfabética.

Primeiro ele entra na cabine com a cédula para votar em presidente. Sai, pega a cédula para votar na mesa diretora, e volta para a cabine. Ao final da votação, os fiscais de Novo e Themístocles irão conferir se na urna há os 30 votos.

Fiscalizando a votação pelo deputado Fábio Novo, a deputada Flora Izabel aproveitou o intervalinho entre um voto e outro para comer uma maça. Ela repartiu a fruta com os deputados Robert Rios e Nerinho. Enquanto isso, João Mádison se aproximava de Fábio Novo, durante a entrega dos envelopes.

THEMÍSTOCLES DEFENDE REELEIÇÃO CITANDO W.DIAS
Disputando a presidência da Assembleia Legislativa pela sexta vez, o deputado Themístocles Filho (PMDB) defendeu sua reeleição, lembrando inclusive que a vontade de ter um novo mandato é um desafio semelhante ao do governador W.Dias (PT).

“Wellington Dias é governador pela terceira vez, na certeza que tem novos desafios. Assim como a presidente foi reeleita e o PT vai chegar a 16 anos no poder. E do mesmo jeito é o deputado Themístocles Filho, com novas ideias e novos desafios. Queremos é avançar. Ninguém é candidato de si próprio, nem eu nem Fábio Novo”, disse.

FÁBIO NOVO PEDE CASA "MAIS DOS DEPUTADOS"
Em busca da eleição para presidente da Assembleia Legislativa pela 1ª vez, o deputado estadual pelo PT, Fábio Novo, disse estar confiante.

“A casa escreve um novo momento. Qualquer que seja o resultado já fizemos história. Vivemos um regime democrático, de propostas concretas. A disputa oxigena a democracia. Acho que cumprimos nosso papel”, afirmou Novo.

Ele aproveitou para renovar os “pedidos de votos” aos deputados. “Colocamos nosso nome pelo desejo de fazer renovação desta casa. E queremos fazer justamente desta assembleia uma casa mais dos deputados e menos do presidente”, afirmou.

MARDEN LAMENTA INTERFERÊNCIA DOS PALÁCIOS
O deputado estadual Marden Menezes (PSDB) lamentou a interferência do Palácio de Karnak e do Palácio da Cidade na eleição da Assembleia Legislativa. Ele pediu uma eleição limpa, e declarou que deve continuar na oposição.

“Nossa expectativa de fazer uma oposição limpa respeitando o resultado das urnas, eu tive mais de 35 mil votos que reflete a postura do meu trabalho. É o que eu tenho tentado passar para a sociedade. Deixei bem claro para todos que vou continuar na oposição”, afirmou.

Sobre a eleição para a mesa diretora, Marden lamentou as interferências no pleito. “O voto é fechado , mas a minha posição é muito clara, aqui não tem deputado contra deputado, o que me constrange é a interferência excessiva do palácio da Cidade e do palácio do Governo na tentativa de impor uma vontade que não sei se é a vontade dos deputados estaduais”, disse.

SOLENIDADE DE POSSE
Na mesa de honra da solenidade de posse estavam Merlong Solano, representando o governador Wellington Dias (PT) que está em Brasília, José Ribamar Oliveira, representando o Tribunal de Justiça do Piauí, o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Luiz Lobão, o juiz eleitoral José Wilson Júnior, representando o TRE-PI, o presidente do TCE, Luciano Nunes, o prefeito Arinaldo Leal, presidente da APPM, e o prefeito de Teresina, Firmino Filho.

Os deputados foram chamados nominalmente até a mesa da casa para assinar e proferir o juramento. Fábio Novo (PT) e Hélio Isaias (PTB) foram designados para secretariarem os trabalhos.

O Hino Nacional foi executado pela banda de música da Polícia Militar do Piauí.

No juramento, os deputados se comprometeram em observar as leis, promover o desenvolvimento do Estado e lutar pela formação de uma sociedade justa, fraterna, solidária e democrática. Na tribuna, todos tiveram de dizer: "assim o prometo".

DEPUTADO MAIS JOVEM NA ALEPI
Eleito com 20 anos, Georgiano Neto em novembro completou 21 anos, e é hoje o deputado mais novo do país. Ele faz parte da lista de deputados que chegam à casa pela primeira vez. Filho do deputado federal Julio Cesar (PSD), o jovem deputado deve se manter na bancada de governo na Assembleia.

REPÓRTERES: Daniel Silva, Larice Sena, Fábio Carvalho, Ricardo Caetano e Milenna Barros - Direto da Alepi

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco