Política

Em sessão solene nesta sexta · 11/08/2017 - 14h45

Advogados são homenageados pela Câmara de Teresina

Proposta dos vereadores José Venâncio, Enzo Samuel, Gustavo Gaioso e Jeová Alencar


Compartilhar Tweet 1



Em alusão ao Dia do Advogado, comemorado hoje (11), a Câmara Municipal de Teresina (CMT) promover nesta manhã uma sessão solene que reuniu dezenas de profissionais piauienses e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. A homenagem foi proposta pelos vereadores José Venâncio, Enzo Samuel, Gustavo Gaioso e Jeová Alencar, presidente da Casa Legislativa Municipal.

A data de 11 de agosto é celebrada devido à criação do primeiro curso de Direito do Brasil, por D. Pedro I, tendo sido instalada a Faculdade de Direito de São Paulo, inaugurada em primeiro de março de 1828.

Em clima de celebração e autoavaliação sobre a atuação do advogado na sociedade, o presidente Chico Lucas parabenizou a iniciativa da CMT. “Essa proposta, como disse o colega e respeitado advogado Sigifroi Moreno, demonstra a importância de hoje ver uma advocacia unida. Esse auditório aqui presente demonstra que todos os advogados nesse 11 de agosto estão imbuídos do melhor sentimento de união e fortalecimento dessa classe”, declarou.

Chico Lucas também aproveitou para falar do atual momento da advocacia, avaliado por ele como de muita coragem, por não permitir nenhum de tipo coação e cerceamento do exercício da profissão.

- Fotos: Divulgação/AsCom

“O advogado não pode ter a covardia e os advogados piauienses são corajosos por não se submeterem a nenhum tipo de violência e abuso por parte de algumas autoridades. Infelizmente, algumas autoridades ainda insistem em desrespeitar as prerrogativas dos advogados”, disse ao destacar que nesta semana a classe obteve uma conquista histórica quando conseguiu a aprovação, em Brasília-DF, do Projeto de Lei do Senado 141/2015 que criminaliza a violação das prerrogativas.

De acordo com ex-presidente da OAB-PI Sigifroi Moreno, a advocacia deve ser respeitada e festejada em função do seu acento constitucional e por falar em nome do cidadão. Já o vereador Venâncio defendeu a importância do advogado na sociedade, assim como uma OAB-PI firme e forte na luta pelas prerrogativas.

Formaram a mesa de hora o presidente da Chico Lucas; o ex-presidente da OAB-PI Sigifroi Moreno; os vereadores José Venâncio, Enzo Samuel, Gustavo Gaioso e Jeová Alencar; a representante da Assembleia Legislativa do Piauí, Flora Isabel; a representante da Prefeitura de Municipal de Teresina e Procuradora-Geral do Município, Geórgia Nunes; o superintendente da SDU-Sudeste, vereador Evandro Lins; o presidente da Associação Jurídica e Social do Piauí, Alano Dourado; e o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Piauí, Eurípedes Pereira.


Fonte: AsCom