Municípios - PI

Inscrições são gratuitas · 17/02/2017 - 15h08

Assemae e Funasa promovem oficina de Saneamento Básico para municípios piauienses

Evento será no auditório da APPM, entre os dias 06 e 10 de março


Compartilhar Tweet 1



Iniciando o cronograma de capacitações previstas pelo convênio entre a Assemae e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a cidade de Teresina (PI) receberá no período de 06 a 10 de março a primeira oficina de Criação e Estruturação de Serviços Municipais e Intermunicipais de Saneamento Básico. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo site www.gestaoemsaneamento.org.br.

Com limite de 50 vagas, a oficina é destinada para gestores e técnicos da área de saneamento dos municípios, prioritariamente, com população inferior a 50 mil habitantes, além de associados da Assemae, ocupantes de cargo público municipal que possuem poder de decisão, servidores da Funasa, pesquisadores do setor e profissionais liberais.

Segundo o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, a iniciativa visa fortalecer o desenvolvimento institucional dos municípios brasileiros. Essa histórica união de esforços entre a Assemae e a Funasa é extremamente importante para aperfeiçoar o trabalho dos técnicos e gestores que atuam no setor de saneamento. Ganha o município e também a população, que terá serviços públicos cada vez mais eficientes, ressalta.

Conforme destaca o presidente da Funasa, Henrique Pires, entre as ações programáticas prioritárias da Fundação está a capacitação de gestores para os serviços locais de saneamento. “Queremos promover a gestão eficiente dos municípios, que se traduz em benefícios para toda a população. Neste aspecto, a parceria com a Assemae é fundamental, pela experiência e capilaridade da entidade, adquiridas em anos de convivência com a implantação e manutenção desses sistemas de saneamento”, acrescenta.

O convênio nº 816987/2015, firmado pela Assemae e Funasa, realizará 20 oficinas em todas as regiões do Brasil abordando a criação e estruturação de serviços municipais de saneamento básico. Cada capacitação terá 32 horas/aula, distribuídas em cinco dias de atividades, com encontros presenciais.

No curso, o participante terá acesso a informações sobre os aspectos políticos, jurídicos e operacionais de um serviço municipal de saneamento básico, incluindo orientações para a elaboração de diagnóstico técnico e administrativo. As oficinas serão ministradas por instrutores contratados em seleção pública, com larga experiência profissional e acadêmica na área de saneamento.

Serviço

O que: Oficina de Criação e Estruturação de Serviços Municipais de Saneamento Básico

Quando: 06 a 10 de março de 2017

Onde: Associação Piauiense de Municípios (APPM): Avenida Pedro Freitas, 2000 - Centro Administrativo, Teresina - PI.