Piauí em destaque -

Parlamentares do Piauí estão entre os mais influentes do país

De acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) do Congresso Nacional, os senadores Ciro Nogueira (PP) e Wellington Dias (PT) estão entre os parlamentares com maior influência no país. Os senadores, na definição da Diap, Ciro está na categoria articulador, que segundo o órgão, é o parlamentar com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso. Já Wellington é apontado na pesquisa pela capacidade de formulação de propostas.

O destaque concedido aos parlamentares, também denominado de “cabeças” do Congresso Nacional, se dá aos parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades. É o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

Dos os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 63 são deputados e 37 são senadores. O PT e o PMDB são os partidos com maior número de parlamentares na elite, ou seja, o partido da Presidência da República, da vice-presidente e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Os partidos da base de sustentação do Governo – PT, PMDB, PCdoB, PDT, PR, PSB, PP, PSD e PROS – reúnem 69% da elite do Congresso. Destes, o PT lidera com 27 nomes, seguido do PMDB, com 15. Logo depois vem o PCdoB, com seis, o PDT e o PR, com cinco cada, o PSB e o PP, com quatro cada, o PSD com dois, e o PROS com um parlamentar.

A oposição tem 25% de participação da elite, liderada pelo PSDB com 11 parlamentares, o DEM, com seis, o PPS e o PSol, com três cada, e o SD, com dois.

Em ascensão

Entre os parlamentares em ascensão, o Diap apontou o deputado Marcelo Castro (PMDB) como um dos que tem recebem missão missões partidárias, políticas ou institucionais e se saem bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco