Educação -

Paes Landim defende criação de novos cursos e ampliação da Univasf em São Raimundo Nonato

Estrutura precária e pouca oferta de cursos preocupam estudantes, professores e a população em geral

O deputado Paes Landim (PTB-PI) alertou nesta terça-feira (16/4), durante pronunciamento na Câmara, sobre as precárias condições em que se encontra a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em São Raimundo Nonato, Piauí.

O parlamentar que esteve na audiência pública promovida por estudantes e professores, em março deste ano, em São Raimundo Nonato, lamenta a situação do campus. “Vem se arrastando com dificuldade, com má vontade do próprio Estado do Piauí, e os recursos lá alocados, praticamente todos foram tirados da minha emenda orçamentária para construir os prédios das salas de aulas existentes hoje, que já não atendem mais as necessidades, novos cursos vão ser criados, vão ser anunciados”, ressaltou.

Em São Raimundo, a Univasf funciona apenas com os cursos de "Arqueologia e Preservação Ambiental" e "Ciências da Natureza". Em 2015, três novos cursos devem ser implantados: Antropologia, Química e Biologia. Caso isto não ocorra, o Ministério da Educação deve reduzir a extensão da Univasf em São Raimundo Nonato a um centro universitário.

Na audiência que contou também com a presença do senador João Vicente Claudino (PTB-PI), o Comitê de Controle Social de Políticas Públicas do Território Serra da Capivara, apontou a situação do campus, dos professores, estudantes, movimentos sociais e a população em geral, que vê na universidade uma oportunidade para o desenvolvimento econômico e cultural.

Para Landim, a audiência serviu para pressionar a bancada federal a lutar por melhorias nas instalações da Univasf, em São Raimundo Nonato, polo turístico. O parlamentar destacou que durante o evento, o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Elmo Vaz, que estava na cidade para inaugurar obra da companhia, se comprometeu na melhoria da universidade. “Ao ouvir a relação de estudantes e professores, vimos havia um problema sério da própria sede do campus, ele disse: vou tomar uma providência, e construir um poço artesiano no campus da Univasf, em São Raimundo Nonato”, lembrou.

Landim disse que está tentando falar com o diretor da Codevasf para que priorize a perfuração do poço. “É um apelo que faço para que ele atenda a expectativa gerada na audiência pública, mandando funcionários e técnicos a São Raimundo Nonato para estudarem a localização desse poço, que vai atender uma grande demanda dos professores, alunos e a própria comunidade”, cobrou.

Pela pouca oferta de cursos no campus de São Raimundo Nonato, muitos sanraimundenses e estudantes que concluem o ensino médio na região, precisam se deslocar para outras cidades do Piauí, ou mesmo para outros estados. O problema é que muitos jovens interessados em continuar estudando, não possuem condições financeiras para arcar com os custos de morar longe da família.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco