Prefeitos em Brasília -

Marcha dos Prefeitos em Brasília reúne cerca de 100 prefeitos piauienses


Durante quatro dias os gestores municipais vão participar de debates e encontros com lideranças políticas do legislativo e do executivo para tentarem pautar as demandas urgentes do munícipios. Somente do Piauí, cerca de 100 prefeitos já confirmaram presença no evento.

A 17ª edição da Marcha dos Prefeitos que tem início nesta segunda-feira (12/5), algumas das reivindicações dos prefeitos, entre outras, é o aumento de 2% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a reformulação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a redistribuição dos royalties do petróleo.

Outro tema de grande relevância e que tem impactado diretamente nas contas dos municípios, são as desonerações do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), promovidas pelo Governo Federal nos últimos anos.

Cerca de 100 prefeitos do Piauí e representantes do Estado marcam presença na capital do Brasil para pressionar o Governo Federal por melhorias em sues municípios.
Os prefeitos dos munícipios, como o de São Félix do Piauí, Reginaldo do; Simão; Hélio Rodrigues de Hugo Napoleão; Junior Carvalho de Demerval; Presidente da Câmara Municipal de Água Branca, Marcos, Prefeitos de Vila Nova, Arinaldo; B Sá ex- deputado federal; prefeito Lukano Sá de Oeiras; e o prefeito de Campo Largo do Piauí, Rômulo.

A equipe do 180graus formada pelo gerente de vendas, Marcelo Barradas, os gerentes de expansão, Maiara Nogueira e Ricardo Castelo Branco e o Coordenador de impressos, Jhone Sousa, estão em Brasília para cobrir todo o evento que termina na quinta-feira (15).
Hoje os presidentes das associações estaduais e microrregionais se reúnem para definir os assuntos e prioridades do evento. Com abertura oficial para amanhã, a presidente Dilma deve participar juntamente com sua comitiva de ministros de Estado.

Na quarta-feira (14),será a vez dos cinco pré-candidatos a Presidência da República que participarão de um debate apontando suas posições sobre os temas em discussão na marcha.

Ainda na quarta-feira, após a aprovação da pauta, os prefeitos seguirão para o Congresso Nacional onde se encontraram com as bancadas de deputados de seus estados.
De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, nos últimos anos, a crise nas prefeituras têm se agravado porque os municípios têm sido obrigados a arcar com novas despensas sem que seja ampliado o repasse de recursos. “Somadas às desonerações do IPI e do Imposto de Renda, por exemplo, impactaram o FPM em R$ 77 bilhões entre 2008 e 2012, valor que corresponde a nada menos que 26,4% de todo o fundo distribuído nesses cinco anos. Ou seja, apenas nesse período, foi retirado do fundo o equivalente a um ano do FPM em desonerações”, criticou Ziulkoski.

De acordo com a CNM, em 1980, os municípios empregavam, por exemplo, 42,6% dos profissionais da área de saúde, enquanto a União e os estados empregavam 16,2% e 41,2%, respectivamente. Este ano, 75,7% são contratados pelos municípios, 4,4% pela União e 19,9% pelos estados.
“O prefeito tem que escolher: ir para cadeia, virar ficha suja ou manter estes programas. Não adianta fazer lei se não tem como suportar esta lei. Estamos orientando os prefeitos a virem a Brasília para devolver estes programas. O cidadão lá na ponta ficar sem o programa. Ai sim este problema vai virar manchete nacional”, disse Ziulkoski.

Confira a programação completa
12 de maio – Segunda-feira
14h Credenciamento
Abertura da VI Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologias
13 de maio de 2014 – Terça-feira
8h Credenciamento
9h30Sessão Solene de Abertura
14hPlenária Temática: A crise nos Municípios
Atividades paralelas
14h – IX Fórum Permanente de Vereadores

16h30 – V Fórum dos Contadores
14 de maio de 2014 – Quarta-feira
8h30 Presidenciáveis
14h Pauta Política
15hEncontro na Praça dos Três Poderes
16hCongresso Nacional
18hReunião com as bancadas parlamentares
15 de maio de 2014 – Quinta-feira
9 h Informes do governo federal

Reuniões paralelas:
Cidades Históricas (ABACHT e OCBPM)
Seca no Nordeste
CidadeCompras
10h30 Projetos e parcerias – CNM
11h Prêmios IRFS
11h20 Leitura da Carta da XVII Marcha a Brasília
11h30 Encerramento
(*) Programação sujeita a alterações.
ARENAS DA XVII MARCHA A BRASÍLIA
As arenas são espaços de diálogo entre os técnicos da CNM e os Municípios, para abordagem de temas e informes da Entidade.

13 de maio de 2014 – Quarta-feira
14h Finanças
14h30 Saneamento
15h Saúde
15h30 Assistência Social
16h Educação
16h30 CidadeCompras
17h30 Internacional
Especial – Projeto: Nova Sede no Espaço CNM
18 hCNM/União Européia – Projeto: Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres

14 de maio de 2014 – Quarta-feira
9h Cultura
9h30 Defesa Civil
10h Trânsito e Mobilidade
10h30Gestão Pública
11h Estudos Técnicos
11h30 Jurídico
12h Estudos comparados – Brasil/Europa

15 de maio de 2014 – Quinta-feira
9h Agricultura
9h30 Finanças
10h Observatório do Crack
10h30 Habilitação
11h Sebrae

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco