Veja todos os levantamentos -

BrVox/THE: 92% reprovam governo Michel Temer;61% votariam em Lula

Encerrando a sequência de divulgação da pesquisa BrVox em Teresina, o 180graus traz agora os números da aprovação do governo Michel Temer. Na verdade, reprovação. Perguntados, 92,2% disseram que não aprovam o governo do presidente. Somente 3,8% disseram aprovar o peemedebista.

Indecisos somaram 4%.

Os teresinenses foram questionados ainda sobre a possibilidade de que Luiz Inácio Lula venha a ser candidato em 2018. Neste cenário, 61,2% disseram que votariam no ex-presidente. Outros 35,8% disseram que não votariam. Indecisos foram 3%.

ACOMPANHE A SÉRIE DE PESQUISAS BRVOX | JULHO
_________________________________

PESQUISA TERESINA | INTENÇÃO DE VOTO | SENADO 2018

Ainda na série de matérias sobre o levantamento realizado pelo BrVox em Teresina, o 180graus traz agora os números com intenção de voto para o Senado Federal. A sondagem estimulada foi feita com dez nomes que já foram cogitados para a disputa, que acontece no próximo ano, quando serão disputadas duas vagas para compor a bancada, ao lado de Elmano Férrer (PMDB), que ainda tem mais quatro anos de mandato.

Lidera o levantamento é Firmino Filho (PSDB), com 13,9%, que apesar de reiterar seu desejo de concluir o mandato na prefeitura de Teresina, é cortejado pela oposição para compor com a chapa majoritária.

O segundo melhor é o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes (PP), somando 9,3%. Ciro Nogueira (PP), que deve disputar a reeleição, soma 7,2% das intenções de voto.

Seguem Assis Carvalho (PT), com 5,8%, João Vicente Claudino, somando 5,3%, o ex-governador Wilson Martins (PSB), pontuando em 5,1%. A senadora Regina Sousa (PT), que se depender do seu partido, tentará seguir no cargo, teve 4,7% de preferência.

Robert Rios (PDT) somou 4,5%, Marcelo Castro (PMDB), 2,4% e Júlio César (PSD), 1,6%.

Indecisos foram 20,5% e os que responderam Nenhum/Nulo/Branco, 19,7%.

O BrVox mediu ainda a preferência de voto dos teresinense, se entre Ciro Nogueira e Regina Sousa tivesse de escolher apenas um. Aparecem tecnicamente empatados, com leve vantagem para a petista, que somou 28%. O pepista pontuou em 26,6%. Indecisos foram 13,2% e Nenhum/Nulo/Branco, 32,2%.
__________________________________

PESQUISA TERESINA | INTENÇÃO DE VOTO | GOVERNO 2018

Assim como em Parnaíba, os entrevistados pelo BrVox em Teresina também foram sondados sobre intenção de voto para 2018, com nomes sondados para a disputa pelo Palácio de Karnak. No questionamento estimulado, 42,8% disseram que pretendem votar no governador Wellington Dias (PT), que deve disputar a reeleição.

Dos demais nomes, o segundo melhor desempenho foi do prefeito Firmino Filho (PSDB), somando 13,2%. É seguido de Elmano Férrer (PMDB), com 7,4%, e Sílvio Mendes (PP), com 6%.

Adiante o ex-governador Wilson Martins (PSB), com 3,8%, João Vicente Claudino, somando 1,2%. Ciro Nogueira (PP) e Marcelo Castro (PMDB) pontuaram em 0,6%, cada. João Henrique Sousa (PMDB) não pontuou na pesquisa. Indecisos foram 7%, e os que responderam Nenhum/Nulo/Branco, 17,4%.

LEVANTAMENTO ESPONTÂNEO
No levantamento espontâneo, quando o entrevistado diz o nome que lhe vem à mente, W.Dias foi citado por 35,2%. Firmino foi mencionado por 6,6%, seguido de Elmano Férrer (3,2%), Wilson Martins (2,2%), Sílvio Mendes (2,2%), Dr.Pessoa (0,6%), e João Vicente Claudino (0,6%).

Citados uma vez, cada um, os nomes de Ciro Nogueira, Silas Freire, Teresa Britto, e inusitadamente de Fernandinho Beira Mar. Indecisos foram 32,6%, e Nenhum/Nulo/Branco, 16%.

CONFRONTOS DIRETOS
O BrVox simulou cenários de possíveis confrontos diretos nas eleições 2018. Nos três, vantagem para o atual governador W.Dias.

Cenário 1
W.Dias ______________ 48,4%
Firmino Filho _________ 24%
Indecisos ____________ 4,2%
Nenhum/Nulo/Branco _ 23,4%

Cenário 2
W.Dias ______________ 55,2%
JVC _________________ 9,2%
Indecisos ____________ 5,4%
Nenhum/Nulo/Branco _ 30,2%

Cenário 3
W.Dias ______________ 55%
Wilson Martins _______ 13,2%
Indecisos ____________ 4%
Nenhum/Nulo/Branco _ 27,8%

O BrVox perguntou ainda se os teresinenses votariam de novo no governador, para o seu quarto mandato. 53,6% disseram que sim. 34,2%, que não. 10,2% disseram estar indecisos, e 2% responderam Nenhum/Nulo/Branco. Já em relação ao Partido dos Trabalhadores, 56,6% dos entrevistados disseram que votariam em um candidato da sigla para governador do Piauí. 25,2% disseram que não. Para 12,2%, tanto faz. Indecisos, 6%.

SOBRE O GOVERNO W.DIAS
Comparando o governo do petista, em relação ao de Wilson Martins, 45,2% dos teresinenses entrevistados disseram que melhorou. 38,2% acreditam que está igual. Piorou, na opinião de 13,2%. Não souberam ou não quiseram opinar foram 3,4%.

Em relação às ações de W.Dias, 51,2% responderam que o governador trabalha igualmente pela capital e pelo interior. 23,8% acreditam que as ações do petistas estão mais voltadas para o interior do Estado. Somente 10,2% disseram que o governador está mais preocupado em trabalhar pela capital Teresina. Não souberam ou não quiseram opinar foram 14,8%.
____________________________________

PESQUISA TERESINA | SECRETARIADO DE W.DIAS

Os teresinenses entrevistados pelo BrVox em Teresina avaliaram ainda a equipe de secretariado do governador Wellington Dias. E mesmo sendo a falta de segurança uma das maiores queixas da população na capital, foi o secretário da área, Capitão Fábio Abreu, o considerado o melhor dentre os nomes do primeiro escalão, pontuando em 27,6%.

A gestora da Educação, Rejane Dias, é a melhor na opinião de 7,8%. Fábio Novo, da secretaria de Cultura, é o melhor para 3,4% dos entrevistados, mesmo percentual daqueles que apontaram Franzé Silva, secretário de Administração, como o melhor da equipe montada por W.Dias.

Seguem Florentino Neto (Saúde) e Rafael Fonteles (Fazenda), com 2,8%, Merlong Solano (Governo), somando 2,6%, Antônio Neto (Planejamento) e Daniel Oliveira (Justiça), pontuando em 1,4%.

Gestor do Turismo, Flávio Nogueira Jr é o melhor para 1% dos entrevistados. Pastor Gessivaldo, da Secretaria de Trabalho e Emprego, somou 0,8%. Francisco Lima (SDR), Guilhermano Pires (Transporte), Mauro Eduardo (Seid), Zé Santana (Sasc) e Ziza Carvalho (Meio Ambiente), pontuaram em 0,4%, cada.

Na opinião de 0,2%, para cada um, os melhores são Janainna Marques (Seinfra) e Nerinho (Tecnologia). Fábio Xavier, secretário de Cidades, Hélio Isaías, secretário de Defesa Civil e Luís Coelho, secretário de Mineração, não pontuaram na pesquisa.

Não souberam ou não quiseram opinar, foram 42,6%.

AVALIAÇÃO | REJANE DIAS
Em separado, os entrevistados avaliaram o trabalho da secretária de Educação Rejane Dias. Foi considerado Bom por 35,6%, Ótimo para 31%, Regular na opinião de 9,4% dos entrevistados. É Ruim para 6,6%, e péssimo para 6,2%. Não souberam ou não quiseram opinar foram 11,2%.
__________________________________

PESQUISA TERESINA - AVALIAÇÃO DEPUTADOS FEDERAIS

Além dos deputados estaduais, os membros da bancada do Piauí na Câmara Federal também foram avaliados pelos teresinenses entrevistados pelo BrVox. Dentre eles, o melhor avaliado foi Silas Freire (Podemos), pontuando 14,6%.

Em segundo, com 8,6%, está o deputado Assis Carvalho (PT). Iracema Portella (PP) somou 6,6%. O quarto melhor desempenho foi do deputado Átila Lira (PSB), somando 5,8%.

Seguem Rodrigo Martins (PSB), com 4,6%; Júlio César (PSD) e Marcelo Castro (PMDB), somando 3,6% cada um; Heráclito Fortes (PSB), com 2,4%; Paes Landim (PTB), com 2%; e por fim Mainha (PP), somando apenas 1,4%.

Os que não souberam ou não quiseram opinar foram 46,8%.



_________________________________

PESQUISA TERESINA | AVALIAÇÃO DOS DEPUTADOS ESTADUAIS

Os eleitores entrevistados pelo BrVox em Teresina responderam quem eles consideram como o melhor deputado estadual do Piauí. Os parlamentares que atuaram por mais tempo no semestre, o Dr. Pessoa (PSD) foi apontado por 29,4% como o mais atuante. Lembrando que nas eleições de 2016 ele quase conseguiu levar a disputa contra o prefeito Firmino Filho para o segundo turno. De volta à Alepi, já é cotado até mesmo para disputar em 2018 na chapa majoritária de oposição a W.Dias.

O segundo melhor, para os teresinenses ouvidos pelo instituto, é Robert Rios (PDT), somando 4,2%, líder da oposição ao governador petista na Casa Legislativa. Também oposicionista, Marden Menezes foi apontado por 2,8% como o melhor na Alepi.

Seguem os petistas Flora Izabel, com 2,6% e João de Deus, 2,2%. Fernando Monteiro (PRTB), Luciano Nunes (PSDB), e Wilson Brandão (PSB) pontuaram em 1,6%, cada. Adiante Evaldo Gomes (PTC), com 1,4%. Pontuando, cada um, em 1,2%, os parlamentares Aluísio Martins e Henrique Rebelo, ambos do PT, e o presidente da Alepi, Themístocles Filho (PMDB).

Cícero Magalhães (PT), Dr Hélio (PR) e Firmino Paulo (PSDB), pontuaram em 1%. Ismar Marques obteve 0,8%, cada. Belê Medeiros (PP), Edson Ferreira (PSD) e Júlio Arcoverde somaram, cada um, 0,6%. Em 0,4% pontuaram, cada um, Antônio Félix (PSD), Francis Lopes (PRP), Georgiano Neto (PSD), Gustavo Neiva (PSB), Liziê Coelho (PTB), Rubem Martins (PSB) e Severo Eulálio (PMDB).

Os peemedebistas João Mádison e Juliana Melo Falcão somaram 0,2%. Pablo Santos (PMDB) e Zé Hamilton (PTB) não pontuaram. 42,2% dos entrevistados Não Souberam ou Não Opinaram.
_______________________________________

PESQUISA TERESINA | AVALIAÇÃO DO SECRETARIADO DE FIRMINO

O 180graus segue agora com a divulgação dos dados da pesquisa BrVox realizada em Teresina. No levantamento os eleitores entrevistados foram questionados sobre a equipe do primeiro escalão do Firmino Filho (PSDB). E por mais que volta e meia esteja em tensão com os servidores municipais, foi Kleber Montezuma, da Educação, o apontado pela maioria de 17% o melhor da equipe montada pelo prefeito.

O segundo a melhor pontuar no levantamento foi o delegado James Guerra, atualmente na Fundação Wall Ferraz, somando 7%. Sílvio Mendes, gestor da Saúde, é o melhor na opinião de 6,2%.

Seguem o secretário Washington Bonfim, do Planejamento, com 4,2%; Manoel de Moura, da Administração, e Samuel Silveira, da Semtcas, com 2,2% cada; Fernando Said (Semcom) e Carlos Daniel (Strans), somando 1,4%; Charles da Silveira, da Secretaria de Governo, com 1,2%; Jalisson Hidd (Finanças) e Marcilane Gomes (Secretaria da Mulher), com 1%.

Paulo Lopes (SDU Sul), Renato Berger (Semel), Zé Filho (Juventude) e Pastor Levino (Eturb), pontuaram em 0,8%, cada. Os secretários Aluísio Sampaio (Semdec), Evandro Hidd (SDU Sudeste), João Pádua (SDU Leste) e Marco Antônio Ayres (Semduh) tiveram, cada um, 0,6%.

Adiante, com 0,4% cada, aparecem Paulo Dantas (IPMT), Eduardo Aguiar (Prodater), e José João Braga (SDU Centro-Norte). Finalizando a lista os secretários Ricardo Bandeira (Semest), Olavo Bras (Meio Ambiente), Ricardo do Rego Monteiro (SDR), Geórgia Nunes (PGM), Luís Carlos Martins (FCMC) e Erick Amorim (SemCop), que tiveram 0,2% cada, e Edvaldo Marques, da Arsete, que não pontuou na pesquisa.

Os que não souberam ou que não quiseram opinar somaram 47,2%.

____________________________

PESQUISA PARNAÍBA | INTENÇÃO DE VOTO | SENADO 2018

Encerrando a série com a divulgação da Pesquisa BrVox, realizada em julho, na cidade de Parnaíba, o 180graus traz agora os números com intenção de voto para o Senado, no município, com nomes cogitados para a disputa em 2018. Em levantamento estimulado, o prefeito Firmino Filho (PSDB) foi o que mais pontuou, somando 17,81%.

O segundo melhor desempenho foi do ex-governador Wilson Martins(PSB), com 12,97%. O ex-senador João Vicente Claudino pontuou em 8,44%, seguido de Silvio Mendes (PP), com 7,19%.

O senador Ciro Nogueira (PP), que deve disputar a reeleição, aparece com 6,56% de intenção de voto. Logo em seguida o deputado estadual Robert Rios (PDT), com 5,47%. Encerram a lista Regina Sousa (PT), 3,13%, Assis Carvalho (PT), com 2,19%, Marcelo Castro (PMDB), com 1,88% e Júlio César (PSD), 1,41%.

Dos entrevistados, 18,91% respondeu não sabe ou não quis opinar. Nulo/Nenhum/Branco foram 14,06%.


________________________________________

PESQUISA PARNAÍBA | INTENÇÃO DE VOTO | GOVERNO 2018

Em Parnaíba, o BrVox também mediu a intenção de voto dos parnaibanos para o pleito de 2018, que irá escolher o governador do Piauí para o mandato que inicia em 2019. E sem candidato de oposição definido, é Wellington Dias (PT) - que deve disputar a reeleição - quem aparece com o maior percentual no levantamento estimulado, com 43,75%.

Seguindo, dentre nomes cotados para concorrer contra o governador, aparece o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB), com 14,06%. O ex-governador Wilson Martins (PSB) tem menos da metade das intenções de voto do tucano, com 6,88%.

Pontuando em 4,69%, cada um, aparecem na sequência João Vicente Claudino e Sílvio Mendes (PP). O senador Elmano Férrer (PMDB) soma apenas 1,56%.

Ciro Nogueira (PP) e Marcelo Castro (PMDB) pontuaram, cada um, em 0,63%. Romualdo Seno (PSDC) obteve 0,31%. João Henrique Sousa não pontuou. Os indecisos foram 9,38%. Os demais 13,44% responderam Nenhum/Nulo/Branco.

__________________________________

PESQUISA PARNAÍBA | INTENÇÃO DE VOTO | DEPUTADO ESTADUAL

No levantamento realizado em Parnaíba, o Instituto BrVox realizou sondagem entre os eleitores com nomes que aparecem como pré-candidatos para disputarem uma vaga na Assembleia Legislativa, na eleição de 2018.

Dentre oito nomes, o de maior preferência é o do ex-governador Zé Filho, atualmente sem partido, intenção de voto para 40,63% dos entrevistados.

Com 16,56%, a segunda melhor pontuação é do hoje deputado estadual Zé Hamilton (PP). É seguido do vereador Joãozim da Unimagem (PSDC), com 10,63%, do deputado estadual Dr Hélio (PR), que somou 7,19%, do ex-deputado Tererê, com 5,31%, e Diniz, pontuando em 4,38%.

Samarone e Alex Marinho tiveram 0,31% de intenção, cada um.

Indecisos foram 4,69%. Os que responderam Nenhum/Nulo/Branco somaram 10%.


___________________________________

PESQUISA PARNAÍBA | AVALIAÇÃO DEPUTADO FEDERAL

Os eleitores entrevistados pelo BrVox na cidade de Parnaíba também avaliaram os membros da bancada piauiense na Câmara Federal. Acontece que metade, 50,31%, não sabia ou não quis opinar sobre os seus representantes que atuam no Congresso.

Dos dez atualmente em exercício, Iracema Portella (PP) foi a melhor avaliada, considerada a de melhor atuação por 9,06% dos entrevistados.

Em seguida, os deputados Silas Freire (Podemos), Heráclito Fortes (PSB) e Paes Landim (PTB) aparecem com a mesma pontuação, 8,44% cada. São seguidos por Assis Carvalho (PT), o melhor da bancada para 5,31%, e Marcelo Castro (PMDB), com 4,06%.

Os quatro últimos na avaliação são Júlio César (PSD), com 2,19%, Átila Lira (PSB) e Rodrigo Martins (PSB), com 1,88%, cada um, e por fim o deputado Mainha (PP), que não pontuou na pesquisa.


________________________________

PESQUISA PARNAÍBA | AVALIAÇÃO VEREADOR

Seguindo com a divulgação da pesquisa realizada em Parnaíba, o 180graus traz agora a avaliação dos vereadores que compõem a bancada na Câmara Municipal. Foi considerado o melhor, por 14,06%, o vereador Joãozim Unimagem da Parnaíba (PSDC). O segundo melhor, no levantamento, foi o vereador Carlson Pessoa (PPS), somando 10,63%.

Pontuando 8,13%, aparece na sequência o vereador Diniz (PSDC). Do PDT, o vereador André Neves é o melhor parlamentar na opinião de 6,56%.

Seguem Beto (PP), com 4,38%; Neta (DEM), somando 4,06%; Geraldinho (PSB), preferência de 3,75%; Ronaldo Prado (PPL), melhor vereador para 3,13% dos entrevistados; e Irmão Marquinho (PSL), somando 2,81%.

Os vereadores Ricardo Veras (PSD), Francisco da Paz (PRB), Fátima Carmino (PT), Joãozinho do Trânsito (PSL), Daniel Miranda (PRD) e Daniel Jackson (PRB), somaram 0,94 cada um.

Reinaldinho (PTB) e Bernardo Lima (PSB), pontuaram em 0,31% cada. Os indecisos foram 36,25%.

Os eleitores avaliaram ainda o trabalho do vereador Geraldinho como presidente da Câmara. Foi considerado regular por 27,19%, Bom para 17,5%, Ruim na opinião de 9,69% e Péssimo para 8,13%. Somente 4,06% consideraram Ótimo. Os demais 33,44% não souberam ou não quiseram opinar.
___________________________

PARNAÍBA | AVALIAÇÃO DO SECRETARIADO DE MÃO SANTA

Depois dos números da aprovação de Mão Santa (SD), o blog Pesquisa Eleitoral traz agora os números do levantamento entre os eleitores, sobre quem consideram o melhor secretário da equipe do prefeito de Parnaíba. A maioria de 14,69% apontou Valdir Aragão, da secretaria de Saúde, como o que teve melhor atuação após passados seis meses de gestão.

A segunda melhor avaliada foi a secretária de Infraestrutura, Maria das Graças de Moraes Souza, com 8,75%. O terceiro melhor desempenho na pesquisa foi do secretário de Cultura, Carlos Teófilo Lima, com 8,13%.

Para 7,5%, a melhor secretária é Altrair Marinho, da Educação. Adalgiza Moraes Sousa, da secretaria de Assistência Social, é a melhor na opinião de 3,75%. Seguem, nesta ordem, Maksuel José Brandão, de Esporte e Lazer (2,81%); Paulo Eudes Carneiro, do Meio Ambiente (2,5%); Charles Pires Júnior, Turismo (2,5%); Mauricio Pinheiro, dos Transportes (2,19%); Carlos Araripe, Governo (0,94%); Anísio Neves, Gestão (0,63%); Gil Borges dos Santos, Fazenda (0,63%); Onofre Souza, Projetos e Desenvolvimento (0,31%).

Israel José Nunes, da Chefia de Gabinete, Bernardo Pereira, secretário de Comunicação, e Marcela Braz, de Licitações e Contratos, não somaram pontos na pesquisa. Indecisos foram 44,69%.
________________________________

PARNAÍBA | APROVAÇÃO DO PREFEITO MÃO SANTA

O 180graus divulga agora os números da pesquisa BrVox realizada em Parnaíba, trazendo o índice de aprovação do prefeito Mão Santa (SD), que em 2016 conseguiu impedir a reeleição de Florentino Neto, numa campanha forte anti-PT. Nestes quase sete meses de gestão, o gestor alcançou no levantamento 72,5% de aprovação entre os 320 eleitores entrevistados.

Somente 20,94% disseram não aprovar a forma de administrar de Mão Santa. Os indecisos somaram 6,56%.

Na avaliação, 51,25% disseram considerar boa a gestão do prefeito. É regular na opinião de 17,5%, e ótima para 13,13% dos entrevistados. Ruim para 8,44% e péssima para 7,19%. Não quiseram ou não souberam opinar, 2,5%.

E pelo visto poucos são os que têm saudade da antiga gestão. 68,75% dos eleitores parnaibanos ouvidos pelo BrVox disseram que a gestão de Mão Santa é melhor que a de Florentino. 13,44% consideram que está pior, mesmo percentual daqueles que consideram que está igual. Indecisos somaram 4,38%.

O instituto questionou ainda se os eleitores consideram o prefeito uma pessoa humilde. 78,75% consideram que sim. 12,81% acham que não. 8,44% não quiseram ou não souberam opinar. Quando indagados se Mão Santa é trabalhador, 62,5% responderam que sim, contra 20,63% que acham “mais ou menos”, e 11,88%, que responderam não. 5% são os indecisos.

Quanto às ações da gestão de Mão Santa, 50,31% disseram que o prefeito deve investir mais em saúde, e 20,31% considera que os investimentos devem ser concentrados mais na área de segurança. Nesta ordem, para os entrevistados, a prioridade deve ser educação (14,37%), construção e manutenção de estradas (5%), saneamento básico (4,06%), programas sociais (2,81%), construção de adutoras, açudes e barragens (1,25%), turismo (0,63%), moradia (0,31%). Não souberam ou não quiseram opinar, 0,94%.

- Ações de limpeza urbana são consideradas, até agora, a maior "obra" de Mão Santa, em sua gestão. Foto: Tribuna de Parnaíba.

Até agora, a obra mais relevante da gestão do prefeito do Solidariedade foi, na opinião de 29,38%, o trabalho de limpeza urbana. Seguem as ações relativas a obras de asfalto (17,81%), calçamento (11,88%), iluminação (11,56%), recuperação de praças e canteiros (5,94%), e UBS (0,63%). Indecisos no questionamento somaram 22,81%.

Os entrevistados responderam ainda sobre o trabalho da primeira-dama Adalgisa Moraes Souza, aprovado por 61,25%. 20,94% não aprovam, e 17,81% não souberam opinar. É o prefeito Mão Santa o considerado a maior liderança política na cidade, na opinião de 58,75%. Já para 13,75%, é o deputado estadual Zé Hamilton. Florentino Neto é a maior liderança na opinião de 6,56%, seguido da Deputada Juliana Falcão, com 5,63% de preferência, o ex-governador Zé Filho, com 2,81%, e Tererê, com 2,19%. 7,81% não souberam ou não quiseram opinar.

Quanto ao ex-governador Zé Filho, 44,38% disseram que votariam nele caso fosse candidato a deputado estadual. 37,5% disse que não votariam. 14,37% responderam que talvez. 3,75% foram os indecisos.


___________________________________

PESQUISA BRVOX - TERESINA | APROVAÇÃO DE FIRMINO

A aprovação do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), não é tão boa quanto a do governador Wellington Dias (PT), entre os eleitores entrevistados pelo Instituto BrVox, no dia 17 de julho. Somente 49,4% disseram aprovar a forma de administrar do tucano, que ano passado conseguiu eleger-se para seu quarto mandato.

Apesar das obras de mobilidade que estão sendo tocada em toda cidade, que irão transformar a prestação de serviços de transporte público na capital, e das muitas convocações de aprovados em concursos públicos, ainda são muitos os desafios da prefeitura.

Sofreu duros ataques da opinião pública recentemente, com a tentativa de implementar a taxa do lixo. Após críticas da oposição na Câmara de Teresina, e a recusa de boa parte da população em pagar o imposto, o prefeito Firmino acabou recuando, e deixando a questão para o próximo ano. Fator que pode ter influenciado para os 45% dos entrevistados que disseram não aprovar a gestão do prefeito. 5,6% não souberam ou não quiseram opinar.

O tucano sabe que precisa entregar as obras de mobilidade, e começou inaugurando os terminais de integração, que junto com os corredores exclusivos para ônibus e novas paradas, prometem melhorar a vida de quem depende do transporte público. Já que, por enquanto, tanta obra na cidade, é visto apenas como transtorno.

O teresinense espera que vire realidade.

Firmino sofre porque vem implementando transformações, que têm custo financeiro e implica em mudanças de hábitos e modelos há muito adotados pelo teresinense, que é implacável e deseja ver o quanto antes o efetivo resultado destas transformações.

Na avaliação, 34,4% dizem que o trabalho de Firmino é regular. É bom para 32,2%, ruim na opinião de 12,6%. 10,4% consideram o trabalho do prefeito péssimo, e é ótimo para 6,4%. Indecisos foram 4%.
__________________________________

APROVAÇÃO DO GOVERNADOR W.DIAS

Para os eleitores entrevistados pelo Instituto BrVox nas cidades de Teresina, Parnaíba e Piripiri, o governo de Wellington Dias vai muito bem, obrigado. Nos três levantamentos, realizados neste mês de julho, a aprovação do petista está acima dos 50%.

O melhor desempenho foi registrado entre os eleitores da cidade de Piripiri. Por lá, a aprovação do governador chegou a 70,63%. Somente 17,5% disseram que não aprovam a forma de W.Dias governar. 11,88% não quis ou não soube opinar.

Na avaliação, 80,64% consideram a administração do governador ótima, boa ou regular. É ruim ou péssima para 13,13%. 6,25% não souberam opinar.

- É boa para os prefeitos peemedebistas a aproximação da cúpula da sigla com o governador W.Dias. Na foto, registro de audiência do prefeito Luiz Menezes (PMDB), com a presença inclusive do deputado oposicionista Marden Menezes (PSDB)

Já na cidade de Parnaíba, onde graças à campanha anti-PT executada com êxito pelo atual prefeito Mão Santa - impedindo a reeleição de Florentino Neto, atual secretário de Saúde do Estado - a aprovação de W.Dias é menor, mas ainda assim boa o bastante para mais da metade dos parnaibanos.

Por lá aprovação do governador foi de 57,81%, ante 31,25% que o desaprovam na forma de governar. Os que não responderam ou não souberam opinar foram 10,94%.

Os que consideraram a administração de W.Dias ruim ou péssima, na avaliação, foram 23,44%. É ótima para apenas 8,13% e boa ou regular na opinião de 65,01%. Indecisos foram 3,44%.

- No início deste mês W.Dias até marcou audiência com o prefeito de Parnaíba, que deixou o governador esperando. Já para a vice-governadora Margarete Coelho (PP), entregou comenda nesta semana.

E na capital Teresina, onde se aninham os tucanos, o bom relacionamento com o prefeito Firmino Filho (PSDB) se reflete nos números, dando ao governador aprovação de 61% na capital. É desaprovado, contudo, por 34,2%, o maior percentual das três cidades. 4,8% não responderam ou disseram não saber opinar.

Na avaliação, a administração de W.Dias foi considerada ótima por apenas 7,8%. É boa na opinião de 35,6%, regular para 34%, ruim ou péssima para 19,8%, e só 2,8% responderam Não Sabe/Não Opina.

- Na capital Teresina, tudo tranquilo entre W.Dias e Firmino. Apesar das tentativas e namoros da oposição para fazer o tucano avaliar candidatura contra o petista em 2018. Foto: Rômulo Piauilino/AsCom PMT

Mesmo com toda a campanha anti-PT, o governador Wellington Dias continua ileso, e representando bastante a figura do pobre. Se vale ainda da aparente tranquilidade nas contas públicas, pois mesmo tendo de recorrer à operações de crédito e empréstimos para realizar obras e investimentos, consegue manter a folha do servidor em dia.

E se é criticado por não entregar grandes obras estruturantes, tendo sempre de recorrer à ajuda federal, pulveriza suas ações no interior do Estado, para conseguir manter sua proximidade com os eleitores mais pobres.

INFORMAÇÕES DAS PESQUISAS
Teresina - Realizada no dia 17 de julho de 2017, ouvindo 500 eleitores. Tem margem de erro de 4,38% e nível de confiança de 95%.

Parnaíba - Realizada nos dias 17 e 18 de julho, ouvindo 320 eleitores. Tem margem de erro de 5,48% e nível de confiança de 95%.

Piripiri - Realizada nos dias 18 e 19 de julho, ouvindo 320 eleitores. Tem margem de erro de 5,48% e nível de confiança de 95%.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco