Levantamento feito em outubro -

BrVox em Teresina:Teresa Britto é a vereadora mais atuante para 16,20%

A vereadora Teresa Britto (PV) é, para maioria dos teresinenses, a parlamentar que mais trabalha em favor do povo da capital. É o que revela o levantamento do Instituto BrVox realizada entre os dias 27 e 28 de outubro.

De forma estimulada, 16,2% respondeu que Teresa Britto é a vereadora mais atuante da bancada da Câmara Municipal de Teresina. Em seguida aparecem os vereadores Joninha (PSDB) com 4,8% e Graça Amorim (PTB) com 3,6%. Na pesquisa foram entrevistados 500 eleitores de Teresina. O nível de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro de 4,38%.

Com mais de uma década de atuação, a vereadora já apresentou 3.545 indicativos de obras e melhorias para as comunidades, 129 projetos de lei aprovados e 87 audiências públicas. Teresa Britto se destaca na luta pelos interesses da cidade, especialmente nos setores de Saúde, Meio Ambiente, regularização fundiária, juventude, políticas públicas para a mulher e proteção aos animais.

Bacharel em psicologia, especialista em psicologia do trabalho, organizacional e em gestão pública municipal, a vereadora tem um currículo de resultados importantes para a cidade de Teresina. Por pertencer à Direção Nacional do PV, Teresa Britto é a primeira e única vereadora da capital a conseguir recursos de emendas de deputados federais do partido de outros Estados.

Teresa Britto já conta com 129 projetos de lei aprovados pela Câmara Municipal de Teresina. Em 2015, destacam-se as leis sancionada pelo prefeito Firmino Filho que proíbe hospitais particulares de cobrarem caução no ato da internação de pacientes em casos de urgências e emergências e a que garante assentos adaptados para pessoas obesas em shoppings e centros comerciais de Teresina. O requerimento solicitado pela vereadora Teresa Britto para dar o nome da jovem Danielly Rodrigues – uma das vítimas dos ataques no município de Castelo do Piauí, falecida em junho de 2015 – à Lei Nacional do Feminicídio e a lei do parto humanizado, que permite analgesia conforme solicitação da paciente, ganharam repercussão nacional.

Também estão entre suas principais ações a criação da Comissão de Assuntos de Interesse da Mulher; Meio Ambiente e Saneamento Básico e de Assistência e Acessibilidade. Preocupada com as causas ambientais, lutou e conseguiu a recriação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM). É de sua autoria o projeto de criação da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, hoje em pleno funcionamento. Na Câmara, atualmente Teresa Britto é presidente da Comissão de Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social e Saneamento Básico, vice-presidente da Comissão de Finanças e membro da Comissão dos Direitos da Mulher.

“É com muita alegria que recebo o resultado dessa pesquisa e isso nos fortalece cada vez mais na luta pelos interesses dos cidadãos teresinenses. Procuramos atuar em sintonia com os anseios da população, sendo uma voz altiva na Câmara de Teresina. Finalizo o ano legislativo de 2015 com um grande presente: a confiança do povo. E isso nos motiva a trabalhar cada vez mais por nossa cidade”, declara Teresa Britto.

Em projetos importantes votados neste ano legislativo, a vereadora tomou posição em favor dos interesses da população. Teresa Britto votou contra o projeto de subconcessão dos serviços da Agespisa ao Instituto de Águas do Piauí por entender que a privatização dos serviços de abastecimento e saneamento básico tornará as tarifas mais caras e abusivas ao cidadão, sem a garantia da melhoria da distribuição de água. Outro projeto polêmico que tramitou na Câmara tratou da climatização dos ônibus coletivos. “A climatização dos ônibus é um voto a favor do povo de Teresina e não poderia ser contrária a essa iniciativa. Votamos pela aprovação do projeto e sempre votaremos pelo que é melhor para o povo”, comenta.

Saúde
Durante todo o ano, Teresa Britto buscou melhorias para hospitais e unidades básicas de saúde da capital, principalmente no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A parlamentar utiliza períodos como o do Carnaval, Semana Santa e finais de semana para vistoriar os hospitais e acompanhar o trabalho dos profissionais, condições de atendimentos dos pacientes e solicitar melhorias nos serviços. Outra ação marcante no mandato da vereadora pela saúde em 2015 foi mediar o término da greve dos enfermeiros, articulada em parceria com o Ministério Público, por meio do promotor Fernando Santos.

Meio Ambiente e proteção aos animais
A despoluição dos rios Parnaíba e Poti e a preservação de áreas verdes são as principais bandeiras defendidas por Teresa Britto na Câmara, que vem discutindo de forma permanente e cobrando ações efetivas do Poder Público. Teresina tem leis importantes de autoria da vereadora em relação à proteção ambiental, como a lei que institui a Política Municipal de Incentivo ao Aproveitamento da Energia Solar e a norma que institui a política de captação e aproveitamento de água da chuva.

Outra vertente de atuação da vereadora, a proteção aos animais, também teve ampla discussão este ano com importantes encaminhamentos que já estão em andamento. É o caso do atendimento a animais recolhidos no Centro de Zoonoses e convênio com o a UFPI no controle da natalidade. Após as reivindicações, a prefeitura está reformando o local, permitindo que os animais tenham atendimento adequado. É de autoria da vereadora a lei municipal que proíbe o abandono de animais domésticos ou domesticados em logradouros públicos ou áreas particulares de Teresina, além da norma que criou o “Disque maus-tratos aos animais”, sancionada pelo Executivo Municipal.

Metas para 2016
Dentre as principais metas da vereadora para 2016 estão a luta pela implantação de mais um Pronto-Socorro para urgência e emergência clínica para suprir a grande demanda; humanização dos serviços de hospitais e postos de saúde para melhor atendimento à população; criação da Delegacia de Proteção aos Animais e serviço veterinário gratuito.

Teresa Britto já destinou, também, R$ 150 mil de sua emenda parlamentar para a compra de um Castramóvel. O desenvolvimento de programas sustentáveis de água e energia, a luta pela arborização continuada da cidade e despoluição dos rios Poti e Parnaíba e implementação de políticas públicas em benefício da juventude, mulheres e regularização fundiária também estão entre as metas da parlamentar para o próximo ano.

 

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco