Compartilhar Tweet 1



O casario colonial localizado no centro da cidade também é mais uma atração de Pedro II.O município de Pedro II, concentra quase 100% da produção de joias artesanais de opalas do Estado, sendo a principal atividade econômica da cidade.

Durante o Festival de Inverno, a opala recebe ainda mais destaque. Os visitantes podem adquirir anéis, pulseiras, brincos, pingentes entre outras joias feitas com aquela gema. Para os joalheiros o evento é uma forma de apresentar suas peças e faturar mais.

O empresário Antônio Wellington Rodrigues atua há mais de dez anos no segmento de opala. “Já vivenciei todo o processo de produção das peças feitas em opala, desde a ourivesaria até lapidação.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Sebrae
Inovação em cada edição · 16/06/2017 - 20h32

Wellington Dias faz a abertura do 14º Festival de Inverno em Pedro II


Compartilhar Tweet 1



Ocorreu, nesta quinta-feira (15/06) a entrega das instalações da Escola de Jazz e Memorial Tertuliano Brandão Filho. Estiveram presentes o Prefeito Alvimar Martins, as Secretárias Municipais de Finanças Eleonora Andrade, de Turismo Rejanete Campelo, e de Cultura Sandra Brandão, o Governador Wellington Dias, a Vice-governadora Margarete Coelho, os deputados Fábio Novo, Wilson Brandão e Pablo Santos, o Secretário de Administração do Governo Merlong Solano e o Presidente da FUNDESPI, Paulo Martins.

Na Praça Domingos Mourão, aconteceu, em seguida, a abertura do 14º Festival de Inverno. “Essa edição vem mostrando o quanto a cidade cresceu com os festivais. Hoje podemos dizer que Pedro II tem uma história antes e depois do Festival de Inverno”, comentou a secretária Rejanete Campelo.

Durante o Festival de Inverno · 16/06/2017 - 09h39

W. Dias faz entrega das instalações da Escola de Jazz de Pedro II; veja


Compartilhar Tweet 1



No município de Pedro II, ocorreu, nesta quinta-feira (15/06) a entrega das instalações da Escola de Jazz e Memorial Tertuliano Brandão Filho. Estiveram presentes o Prefeito Alvimar Martins, a Primeira-dama e Secretária Municipal de Finanças Eleonora Andrade, as Secretárias Municipais de Turismo Rejanete Campelo, e de Cultura Sandra Brandão, o Governador Wellington Dias, a Vice-governadora Margarete Coelho, os deputados Fábio Novo, Wilson Brandão e Pablo Santos, o Secretário de Administração do Governo Merlong Solano e o Presidente da FUNDESPI, Paulo Martins.

Na Praça Domingos Mourão, aconteceu, em seguida, a abertura do 14º Festival de Inverno.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal 180 graus

Compartilhar Tweet 1



Na noite da última quinta-feira (15/06), o governador Wellington Dias e sua comitiva estiveram presentes no município de Pedro II para a abertura da 14º edição do Festival de Inverno. Na ocasião, houve a entrega das instalações e abertura do Memorial Tertuliano Brandão Filho – Escola de Jazz e entrega dos instrumentos musicais pela SECULT, na pessoa do Secretário de Cultura Fábio Novo. O Memorial contará com exposições temporárias, e sua abertura se deu com a ExpoGonzaga trazendo as relíquias de Luís Gonzaga, o rei do baião.
O governador Wellington Dias destacou as diversas atividades que serão trabalhadas na escola de jazz, como música e teatro e também o fortalecimento do apoio ao município para o crescimento cultural e econômico da região.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal 180 graus

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizará plantão especial para garantir assistência à população local e aos turistas durante toda a semana do Festival de Inverno.

De acordo com a estrutura de funcionamento organizada para o evento, no Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta haverá funcionamento 24 horas com equipes de saúde formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“Como sempre vem acontecendo, disponibilizaremos uma equipe completa, com a diferença de que teremos um número maior de profissionais atuando. Por exemplo, quinta (15) e sexta-feira (16), estaremos com dois médicos plantonistas: um pediatra e um obstetra”, conta Fernando Leopoldo, coordenador de Enfermagem.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



Uma superaventura off-road promete levantar poeira e fazer os motores roncarem em um rally noturno, nesta quinta-feira (15/06), feriado de Corpus Christi.

A competição é organizada pela Radical Produções contará com as categorias: carros 4x4, quadriciclos e UTV, com categoria única; para as motos, as disputas serão nas categorias Máster/Sênior, Júnior, Novato e Moto Rally no dia da abertura do Festival de Inverno.

O Rally da Meia Noite terá largada em Teresina, às 15h, e um percurso total de 260 km. A chegada será às 23h.

As inscrições podem ser feitas aqui, são gratuitas e o evento faz parte da programação ecoturística e de lazer do Festival de Inverno.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em Portal Governo do Estado

Compartilhar Tweet 1



A ação itinerante consiste em levar serviços aos Escritórios Regionais da EMGERPI
Na próxima segunda (12/06), o Programa Minha Casa Legal instalará seu escritório itinerante no município de Pedro II.

O programa atua na regularização fundiária (registro e averbação das áreas dos conjuntos habitacionais); regularização financeira e cadastral dos mutuários/beneficiários/titulares dos contratos de financiamento habitacional. O atendimento será de 8h às 18h, no auditório do Instituto federal – IFPI, no bairro Engenho Novo.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em ASCOM Governo do Estado

Compartilhar Tweet 1



O Piauí registrou uma redução de 46,2% nos casos de dengue, em relação ao mesmo período de 2016. De 01 de janeiro a 09 de junho deste ano, foram 2.227 casos notificados em 98 municípios.

Os dados foram apresentados pela Sala Estadual de Coordenação e Controle das Ações de Enfrentamento à Microcefalia, da Secretaria de Estado da Saúde.

Os municípios que apresentaram maiores índices de notificações da doença foram Teresina (1.005), Pedro II (151), Floriano (103), Parnaíba (86) e Alto Longá (80). Na capital foram registrados três e em Pedro II um caso de dengue grave.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em CCOM
Ciclismo e turismo · 08/06/2017 - 16h58

Desafio das opalas acontecerá dia 18 de junho, veja


Compartilhar Tweet 1



A Federação de Ciclismo do Piauí – FCP convida a todos para conferir um super desafio do melhor mountain bike do Piauí, que acontecerá em uma das regiões mais belas e propícias para a prática dos esportes de aventura, o município de Pedro II, ao Norte do Piauí. O “Desafio das Opalas” chega em sua primeira edição, após aval da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC e da FCP, que homologaram a competição, valendo como ranking nacional de MTB na Classe XCM2 e também homologada para definir, de forma inédita, os campeões piauienses da modalidades MTB Maratona. O evento acontecerá no dia 18 de junho, no encerramento da programação do Festival de Inverno de Pedro II,

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal do Catita

Compartilhar Tweet 1



Professores da rede municipal de ensino de Pedro II participam, nos dias 3, 5, 6 e 7 de junho, do encontro de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Durante o encontro estão sendo discutidas estratégias educativas para o público infantil do multisseriado.

A intenção é aproximar experiências e práticas bem-sucedidas em nível municipal, tendo como base o resultado das intervenções propostas pelo programa junto aos diretores, coordenadores pedagógicos e professores de escolas tanto da zona rural quanto da zona urbana do município.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura da cidade de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou a recuperação e ampliação da estrada vicinal que liga as comunidades Mangabeira, Serra dos Matões e São João.

De acordo com o prefeito Alvimar Martins, o trecho que está recebendo as melhorias vai diminuir em 5 km a distância percorrida entre as comunidades vizinhas, facilitando a mobilidade na zona rural e interligando comunidades que até então viviam isoladas.

“Estamos atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da Comunidade Mangabeira, que muito mais do que aproximar as comunidades, vai melhorar a trafegabilidade da região.

A iniciativa é uma marco para o progresso da economia local.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



Uma grande iniciativa para buscar incrementar e fomentar o turismo no Estado e nesse caso diretamente na região do município de Pedro II, o “DESAFIO DAS OPALAS 2017”, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Piauí – SETUR, do Governo do Estado do Piauí, ofertarão dois minicursos: “Qualificação de Guia de Turismo” e “Explorando o potencial turístico regional do Piauí para superar a crise”, os quais acontecerão nos dias 02 e 03 de junho, na sede do IFPI de Pedro II-PI.

As inscrições gratuitas podem ser feitas na Secretaria Municipal de Turismo de Pedro II-PI, até o dia 01 de junho. O objetivo geral é formar profissionais habilitados a receber os turistas, de forma correta e acolhedora.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal do Catita

Compartilhar Tweet 1



No encontro realizado nesta manhã (31/05),no palácio de Karnak, o secretário da Cultura, Fábio Novo, apresentou toda a programação do evento e destacou uma novidade para este ano: o Desafio Serra dos Matões, uma competição de corrida de 21 km.

O Festival de Inverno de Pedro II é uma realização do Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, Prefeitura de Pedro II e Sebrae.

Programação:
Palco Opala
Quinta-feira 15/06
Myrian Eduardo (Pedro II)
Donny Nichilo Band (Blues - EUA)
Alceu Valença
Sexta-feira 16/06
Gustavo Andrade Blues Band (MG)
Roberta Campos (MG)
Erasmo Carlos (RJ)
Sábado 17/06
Oitavo Resgate (PI)
Diogo Nogueira (RJ)
Cidade Negra (RJ)
Domingo 18/06
Banda Retrô (Pedro II)
As Fulô do Sertão (PI)
Chambinho do Acordeon (PI)

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações de Portal Governo do Estado

A 14ª edição do Festival de Inverno de Pedro II foi lançada, nesta quarta-feira (31/05), no Palácio de Karnak. O evento, que será realizado entre os dias 15 e 18 de junho, reunirá música, artesanato, turismo e gastronomia. Na solenidade, estavam presentes autoridades, imprensa e convidados.

Participaram do lançamento, o governador Wellington Dias, o prefeito de Pedro II, Alvimar Martins; o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo; secretário de Governo, Merlong Solano, entre outras autoridades, que citaram o evento como um dos que mais impulsiona o turismo dessa região.

O governador destaca que o Estado precisa investir no turismo, para ter a sua arte reconhecida nacionalmente, movimentar a economia e gerar renda para os envolvidos.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em Portal Governo do Estado

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), realiza serviços de sinalização viária no município de Pedro II.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Arão Lobão, os municípios estão em constante crescimento e o Governo do Estado entende que os projetos de sinalização são importantes na prevenção dos acidentes de trânsito.

“No interior do estado, o número de imprudências e desrespeito às leis de trânsito é bastante elevado e essa é uma preocupação do governo. Então, para mudar esse quadro, investimos em sinalização eficiente em paralelo a um trabalho de educação no trânsito, valorizando a vida”, destaca o diretor do Detran.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em Portal Governo do Estado

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Segurança, a Delegacia Geral e a Polícia Militar reuniram-se reuniu nesta terça-feira (30/05) para iniciar o planejamento de segurança para o Festival de Inverno de Pedro II, que acontece de 15 a 18 de junho.

O Secretário Fábio Abreu confirmou que será levado para o município o Centro Integrado de Segurança nos moldes do que foi realizado durante o carnaval em Luiz Correia. ´´Nossa proposta é termos um local único onde as forças de segurança trabalhem em conjunto. Além do próprio Centro Integrado de Segurança, levaremos delegacias móveis e pessoal suficiente para dar tranquilidade a quem for ao Festival de Inverno, como fizemos no litoral´´, explicou.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal do Catita

Compartilhar Tweet 1



As Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência do Campo e da Floresta estará no município de Pedro II de 31 de maio a 2 de junho.

Os ônibus adaptados fazem parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra Mulheres e constituem uma das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, do governo brasileiro. Neles são oferecidos serviços de assistência jurídica, psicológica e social.

“Faremos a capacitação da rede de atendimento às mulheres para que possamos firmar parcerias em ações de combate à violência. Os questionários nos darão uma visão a respeito dos tipos de agressões que mais ocorrem em cada uma das cidades para que atuemos no enfrentamento dessas”, destacou Josefa Lima.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em Piauí Hoje

Compartilhar Tweet 1



Um acidente na zona rural de Pedro II deixou uma vitima fatal no final da tarde da última sexta-feira (26/05). O motorista do veículo envolvido, identificado como Paulinho, foi a óbito.

Uma caçamba carregada de material de construção ia fazer uma entrega na comunidade Carnaubinha, ao chegar em uma ladeira na comunidade centro dos gomes o carro teria faltado os freios, vindo a tombar em seguida.

Na caçamba estavam quatro pessoas que foram identificadas como Fabio Pereira 29 anos, Francivan 24 anos, Valdinar 34 anos e a vitima fatal identificada como Pedro Paulo dos Santos Melo, conhecido por Paulo do Clemente que era o motorista.

Os três sobreviventes foram socorridos e levados ao hospital Josefina Getirana Neta em Pedro II, e tiveram apenas escoriações leves.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do FM Imperial
28º Edição do evento · 26/05/2017 - 10h56

Atletas de Pedro II faturam medalhas em Luís Correia e Poranga-CE


Compartilhar Tweet 1



Atletas do município de Pedro II foram medalhistas durante as competições da 28º Esporte e Cultura para Todos, em Luís Correia, e no Torneio Mandacaru, em Poranga, no estado do Ceará, ambos realizados no último final de semana.

Em Luís Correia, 4 atletas de Pedro II participaram do Campeonato de Skate amador, faturando 3 troféus: 2 pelo segundo lugar e 1 pelo terceiro. No futebol de salão do Torneio Mandacaru, as atletas fizeram bonito e faturaram o primeiro lugar na competição, que envolveu, também, 12 equipes femininas do Ceará.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da AsCom

Compartilhar Tweet 1



Esse homem da imagem aparece dentro de um carro, uma van, acaba de aplicar um golpe, dando um prejuízo de 63 mil reais na vítima, que achava estar fazendo um bom negócio, porém foi enganado pelo criminoso que até o nome dado era falso. Ele se apresentou como Erinaldo da Silva Santos.

A Van Mercedes Benz (placa DSX - 8416 - São Paulo - SP) pertence ao senhor Luiz. O veículo era o seu ganha-pão. Ele queria vender para comprar um carro de menor valor, quitar dívidas e investir parte do dinheiro.

A foto do golpista dentro do carro foi feita pela própria vítima, como forma de segurança, no momento em que ele levava sua Van.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em Piripiri Repórter
Vários disparos · 22/05/2017 - 17h06 | Última atualização em 23/05/2017 - 09h59

Jovem é executado a tiros dentro de bar no município de Pedro II


Compartilhar Tweet 1



Um jovem de 19 anos foi assassinado na cidade de Pedro II. A vítima foi abordada por dois criminosos. Um deles realizou o disparo dos tiros, provocando a morte imediata.

Isael Soares dos Santos foi morto no bairro Mutirão, na noite desse sábado (20/05), dentro de um bar. A suspeita é de acerto de contas devido o histórico da vítima e também a forma como o crime foi executado.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e fotos do Piripiri Repórter

Por meio do Setor de Tecnologia da Informação, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) expande cada vez mais o uso do Processo Judicial Eletrônico (PJe) nas unidades judiciárias de Teresina e do interior do estado.

Segundo o secretário de T.I, Assis Campos, na capital o PJe já é usado nas Varas Cíveis, da Fazenda Pública, Vara de Família, Vara de Registro Público e na 1ª Vara da Infância e da Juventude.

No próximo dia 29 de maio será implantado o PJe em mais seis Comarcas, entre elas o município de Pedro II.

O processo eletrônico é o processo no qual todas as peças processuais (petições, certidões, despachos, etc.) são virtuais, ou seja, foram digitalizadas em arquivos para visualização por meio eletrônico. Assim, não há utilização de papel.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em Portal Longah
Festival de Inverno · 12/05/2017 - 11h48

Atrações confirmadas no Festival de Inverno de Pedro II


Compartilhar Tweet 1



O Agendathe divulgou que Cidade Negra, Alceu Valença e Erasmo Carlos são as primeiras atrações confirmadas para o Festival de Inverno de Pedro II 2017.

Os nomes estavam sendo negociados e agora já estão confirmados como atrações nacionais do festival, que será realizado de 15 a 18 de junho na cidade de Pedro II.

O show da cantora Paula Toller, que também estava sendo negociado, não irá acontecer e a organização procura um novo nome.

O lançamento oficial do festival deverá acontecer no próximo dia 30 de maio, no Palácio de Karnak, em Teresina.

Confira a matéria completa

(Equipe Municípios)


Fonte: Com informações do Portal 180graus / Blog Entretenimento - Fábio Carvalho
Apreende veículos roubados · 08/05/2017 - 08h32

PRF deflagra operação e apreende veículos em Pedro II


Compartilhar Tweet 1



A Policia Rodoviária Federal (PRF) deflagrou durante o dia de hoje (06.05) na rodovia BR 404 no trecho que corta a cidade de Pedro II, a Operação "Maio Amarelo" que tem como objetivo de realizar ações educativas e verificar condutores e motociclistas sem habilitação ou com indícios alcoólicos, bem como verificar a documentações dos veículos automotores que circulam pela a via federal.

Conforme informações prestadas por um agente da PRF, foi encontrado um veiculo automotor com queixa de roubo no estado do Ceará. Cinco motocicletas foram apreendidas somente na manhã deste sábado.

A PRF montou toda uma estrutura de apoio como caminhão-guncho, motocicleta e viaturas.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal 45 Graus
Construções de estrutura · 08/05/2017 - 08h29

Foto: Operadora promete cobertura em zona rural na cidade de Pedro II


Compartilhar Tweet 1



Técnicos de uma empresa multinacional especializadas nas construções de estruturas de torres de telefonia estiveram no final do mês de maio na cidade de Pedro II para fazer os contratos de terrenos que abrigará a futura torre da telefonia móvel em uma localidade do interior de Pedro II.

A multinacional foi contratada pela a operadora de telefonia celular TIM, que quer cobrir cem por cento do município de Pedro II com o seu sinal de celular.

O agente da multinacional, Samuel Costa informou que a sua vinda a Pedro II foi com o propósito de organizar os contratos de locações de terrenos e dá entrada nas documentações junto aos Órgãos Competentes como a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAR-PI) e a Prefeitura Municipal de Pedro II.

(Equipe de Municípios)