Bastidores da política -

Deputado Evaldo Gomes desiste da Prefeitura de Teresina

DEPUTADO DESISTE DA PREFEITURA DE TERESINA
O deputado Evaldo Gomes, presidente do PTC do Piauí devera anunciar neste sábado sua desistência em concorrer a prefeitura de Teresina. Gomes vai reunir o partido e comunicar a decisão após levantamento feito entre seus eleitores e apoiadores. As pesquisas indicam que sozinho o PTC não teria condições de chegar sequer ao segundo turno, por isso, o partido terá procurar outras alternativas.

PARCERIA
Em se confirmando a desistência do deputado Evaldo Gomes, o PTC deverá partir para uma coligação majoritária com um dos seis pré-candidatos. O partido poderá indicar o vice para Amadeu Campos(PTB), Silas Freire(PR), Dr. Pessoa(PSSD), Diocleciano Guedes(PV), Quen Quen(PTN) ou do próprio prefeito Firmino Filho(PSDB).

ESPERTEZA
Ensina a sabedora popular que, quando a esperteza é grande e acaba engolindo o dono. É o caso do deputado Eduardo Cunha(PMDB/RJ). Primeiro, foi esperto demais e se apressou em depor na CPI da Petrobrás sem ter sido chamado ou convocado. Depois, mentiu para seus pares, ao dizer eu não tinha contas no exterior.

A GRANDE CHANCE
Achando-se mais sabido ou poderoso do que todo mundo, não teve a humildade de renunciar a presidência logo após a votação do impeachment da presidente Dilma. Se tivesse renunciado e “mergulhado”, até hoje ninguém falava mais em seu nome. Seria letra morta e esquecida na casa.

TCHAU, QUERIDO
Na condição de presidente, Cunha preferiu afrontar a todos: seus pares, o Ministério Público, a Justiça e, de resto, a nação. Pintou e bordou e tripudiou sobre os adversários. Acabou defenestrado pelo STF e agora ouve o que ouviu contra Dilma dia 17 de março: “tchau, querido”.

RENAN, A BOLA DA VEZ
Já que o assunto é limpeza moral ética na política, Renan Calheiros, o presidente do Senado, pela ordem de autoridades, deve ser a bola da vez. Esse é espertíssimo. Já conhece os dois lados da moeda. Renunciou a presidência do Senado para não ser cassado.

PEGADINHA
Os ministros Ricardo Levandowisk e Marco Aurélio, bem que tentaram, mas não conseguiram emplacar no pleno do STF a proposta do PT, de anular todos os atos de Eduardo Cunha. A ideia era com isso, anular também, o impeachment da presidente.

CANDIDATO DA REDE
A Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva, deverá ter candidato a prefeito de Teresina. A informação é do ativista ambiental Francisco Soares, presidente da Fundação rio Parnaíba. O nome não está definido, mas pode ser o dele ou do Porta Voz Dionísio Neto.

LITÍGIO TERRITORIAL
O Tribunal de Contas do Estado está notificando os municípios que tem litígio territorial, para comparecerem a Comissão de Assuntos Territoriais da Assembleia Legislativa, a fim de legalizarem a situação das divisas. Há casos em que um município banca uma Escola, mas ela aparece no mapa de outra cidade. Isso interfere no repasse de recursos federais, inclusive no PM.

INOCENTE, VÍRGULA
A todos é dado o direito do contraditório e o benefício da dúvida como inocente, até que se prove o contrário. Mas, convenhamos, o que fazia um jogador de futebol profissional da cidade de Altos, na hora do treino dando carona para um assaltante no momento de um assalto, em sua moto na cidade de Timon? É muita coincidência.

IDEOLOGIA DO GÊNERO
Deu empate na votação do projeto da Ideologia do Gênero na Câmara Municipal de Teresina. O presidente da casa, vereador Luzi Lobão desempatou contra o projeto. Acompanhou o parecer da Comissão de Legislação e Justiça, que disse ser o projeto inconstitucional.

VAI VOLTAR
Mas, a vereadora Cida Santiago(PHS), autora do projeto, e toda a bancada religiosa, garantem que reapresentarão o projete ano que vem. Mas, isso vai depender da generosidade do povo, em reconduzi-los ao parlamento.

OBITUÁRIO
Morreu nesta 4ª feira, em Teresina, o juiz de futebol Epitácio Soares Gondim. Apitou jogos do campeonato piauiense de profissionais nos anos 70 e 90. Foi também árbitro da APCDEP no Intermunicipal. Aos 82 anos de falência múltipla dos órgãos por causa de um câncer.

NOTAS & NÓTULAS
*O afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara pela justiça e inédito na história política do país . Nunca um presidente foi afastado assim.

*Há casos de cassação, renuncia e golpes. Mas, pela Justiça, é a primeira vez.

*Eduardo Cunha continua deputado com foro especial, salário integral de deputado, mas sem as mordomias da presidência.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco