Fatura começou a chegar -

Nomeações e isenções: W.Dias já está sendo cobrado por favores da eleição

CONTRAPARTIDA
O governador Wellington Dias está sendo cobrado pelos seus apoiadores de campanha. Primeiro foi a cervejaria Petrópolis que ganhou 15 anos de isenção para distribuir seu produto aqui. Agora, foi seu primo dos 180 mil que exigiu ser nomeado para um cargo. Afinal, ele foi preso por ele. Isso é só o que a gente sabe. As faturas estão chegando.

FORA DO CARGO
No Piauí, vários prefeitos se afastaram do cargo para ceder a vaga ao vice. É um acordo de campanha. Em São Julião, o prefeito José Neci(PT) não aguenta mais, a interferência do vice, Francimar Pereria que, mesmo preso, acusado de ser o mandante da morte do ex-vereador Emídio Reis manda e desmanda na prefeitura.

PODE RENUNCIAR
O prefeito Neci, informa uma fonte da coluna, está doido para renunciar. O vice Francimar deveria ter assumido, mas, em face da prisão, preferiu nomear todos os secretários e determinou uma espécie de 1º ministro que faz suas vezes na prefeitura

FALA JONAS
Contratado pelo Flamengo carioca, o volante Jonas ainda não disse que é piauiense. Ele nasceu em Teresina, foi revelado no bairro São Joaquim, jogou no Comercial, no Piauí e se revelou no Sampaio Correia do Maranhão.

FILME VELHO
O governo do Piauí vai desenvolver um projeto de navegabilidade do rio Parnaíba. Ora, esse filme é velho. Desde a década de 70, são feitos estudos sobre o assunto. Aqui esteve uma empresa japonesa a Jica (leia-se Jaica) que mapeou o rio da nascente a sua embocadura no mar e até hoje nada foi feito de concreto.

BRIGA PELA ASSEMBLEIA ENVOLVE CARGOS E R$ 281 MILHÕES
Será neste domingo, a eleição para presidente da Assembleia Legislativa. Não é a toa que PT e PMDB travam uma briga ferrenha pelo comando da casa. A disputa vai muito além da questão política e, talvez, essa seja, a de menos importância. O que está por traz de tudo isso, é uma elevada soma em dinheiro, muitos cargos, poder e prestígio. No quesito político, o presidente da Assembleia é o segundo na linha sucessória no comando do Estado. Na história do Piauí, vários presidentes do legislativo assumiram a governança, pela falta do governador e do vice. O último foi Kleber Eulálio(PMDB), que passou um mês no Karnak em 2001, quando Mão Santa(PMDB) foi cassado e hoje, figura na galeria dos ex-governadores.

DINHEIRO
O presidente da Assembleia vai gerenciar este ano, um orçamento de R$ 281 milhões. É ele quem determina, fiscaliza e assina todas as despesas.

PODER
Assim como o governador e o presidente do Tribunal de Justiça, o presidente da Assembleia é quem nomeia e demite servidores, autoriza contratos, licitações e todos os atos do poder. É quem diz o que deve ser votado, mesmo os projetos que estejam prontos para votação.

PRESTÍGIO
O prestígio do presidente do poder legislativo é amplo. Constitucionalmente, é obrigado a comparecer a todas as solenidades oficiais do Estado, faz parte da liturgia do cargo. Mas, ele pode, entretanto, designar um representante.

CARGOS
Com a criação da Fundação Humberto Reis, TV e radio Assembleia, Escola do Legislativo, Departamento de saúde, o legislativo do Piauí tem mais cargos do que o judiciário. Todos os cargos, independente de quem indica, a nomeação passa obrigatoriamente pelo presidente.

BRIGA PALACIANA
Na eleição para vices e secretários da Mesa da assembleia, a chapa que vai ser votada é a que foi elaborada pelo palácio Petrônio Portela. Não vingou a chapa dos Palácios de Karnak e da Cidade.

ROLO COMPRESSOR
Se for eleito presidente da Assembleia, o deputado Temístocles Filho pode se considerar um homem poderoso. Derrotará o governador, o prefeito da capital, quatro senadores e uma penca de políticos com ou sem mandato.

 

NOTAS & NÓTULAS
*Será dia 15 de fevereiro o fuzilamento do segundo traficante brasileiro na Indonésia, informou ontem um jornal de Jakarta.

*Dois votos na eleição de presidente da Assembleia neste domingo, passam pelas vagas de Conselheiro do TCE. Uma agora e a outra daqui a um ano e meio. Quem viver, verá.

*Ninguém se iluda. A eleição dos quatro vices e dos quatro secretários da Mesa da Assembleia vai depender de quem ganhar a presidência.

*Se der Temístocles o 1º vice será Marden Menezes. Se der Fábio novo, o 1º vice será Firmino Paulo. E assim, acontecerá com os demais cargos.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco