Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Maranhão, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar, ofereceu, em 17 de novembro, Denúncia contra o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar, José Francisco Gomes Neto, por irregularidades na prestação de contas do exercício financeiro de 2006. As ilegalidades foram constatadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE).

Dentre as controvérsias apontadas pelo Tribunal de Contas, estão o não encaminhamento de documentos exigidos, demonstrativos divergentes, falhas na responsabilidade técnica e encaminhamento fora do prazo de relatórios da gestão fiscal.

Em Paço do Lumiar · 13/11/2014 às 19h15

Vereador Leonardo Bruno é reeleito presidente da Câmara


Compartilhar Tweet 1



O vereador Leonardo Bruno Silva Rodrigues (PPS) foi reeleito à presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Paço do Lumiar para o mandato de 2015 – 2016, com 12 dos 15 votos da casa. Três vereadores não compareceram à votação.

A eleição ocorreu com tranquilidade na manhã desta quinta-feira (13), no Plenário Joaquim Aroso e foi acompanhada pela população, imprensa da região e aliados políticos do presidente eleito.

Leonardo Bruno compõe a base aliada do prefeito Josemar Sobreiro (PR), onde vem fiscalizando e contribuindo com as ações do executivo, no sentido de garantir melhorias na qualidade de vida da população luminense. Nas eleições de 2012 foi o vereador mais votado no município.

Em Paço do Lumiar · 12/11/2014 às 17h57

SEMUS inicia Campanha Novembro Azul nesta sexta-feira,14.


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar (Semus) inicia nesta sexta-feira, 14, as ações da campanha Novembro Azul de Prevenção contra o Câncer de Próstata, com o mutirão de exame laboratorial “PSA”, no Centro de Especialidades e Diagnóstico – CED. Os usuários devem apresentar a requisição do exame, emitida por um clínico geral em qualquer uma das 15 Unidades Básicas de Saúde, do município.

No dia 20 de novembro será apresentada a palestra “Conscientização e Prevenção: Todos juntos contra o Câncer de Próstata”, aos usuários da UBS Vila São José, às 14h. A exposição abordará os sintomas, diagnóstico, formas de prevenção e tratamento.


Compartilhar Tweet 1



Foi divulgada nesta terça-feira, 11, pela Fundação Sousandrade, a relação dos candidatos habilitados na prova teórica de múltipla escolha a realizarem a Prova de Títulos e Prova Prática, do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar. Os testes e avaliação dos documentos serão aplicados no período de 14 a 17 de novembro.

Mais informações devem ser consultadas no Edital de Convocação disponível no site da Fundação Sousandrade (www.fsadu.org.br).

Em Paço do Lumiar · 08/11/2014 às 11h45

Estudantes caminham pela PAZ no município


Compartilhar Tweet 1



Estudantes da rede pública e privada do município de Paço do Lumiar saíram às ruas e avenidas do conjunto Maiobão, na manhã desta sexta-feira, 7, para 15ª Caminhada Paz pela Paz. Este ano o evento trouxe o tema “Semeando a Paz”, com a participação de centenas de pessoas, entre, crianças, jovens e adultos vestidos de branco e clamando por paz, amor, mais segurança e tolerância.

O prefeito, professor Josemar Sobreiro (PR) e a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira, prestigiaram a atividade e caminharam durante todo o percurso junto aos estudantes, professores e à comunidade.

Regularização Fundiária · 08/11/2014 às 08h00

Prefeito Josemar empossa Comissão de Regularização Fundiária


Compartilhar Tweet 1



O prefeito municipal de Paço do Lumiar, professor Josemar Sobreiro (PR) empossou, na manhã desta sexta-feira, 07, a Comissão de Regularização Fundiária do Município. A solenidade encerrou a programação do II Seminário de Agricultura e Pesca Familiar e I Semana de Agricultura e Pesca Familiar de Paço do Lumiar.

O grupo de trabalho é formado por representantes do poder público, legislativo e sociedade civil, que serão responsáveis em executar estudos e análises sobre regularização fundiária, diagnosticar as áreas que apresentam demanda por regularização, atuar junto a comunidades e entidades da sociedade civil organizada, no sentido de fomentar, otimizar e facilitar a regularização fundiária, entre outras competências.


Compartilhar Tweet 1



Com ações descentralizadas pelo município, a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento está realizando, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), e Embrapa Cocais, atividades voltadas para agricultores, pescadores e marisqueiro, no sentido de apresentar estratégias inovadoras para o incremento da produção e da renda.

A programação faz parte do II Seminário de Agricultura e Pesca Familiar e I Semana de Agricultura e Pesca Familiar de Paço do Lumiar aberta na última segunda-feira, 03, e se estende até o dia 07 de novembro, com a posse da Comissão de Regularização Fundiária do município de Paço do Lumiar.

Solenidade de Posse · 04/11/2014 às 11h56

Prefeito Josemar Sobreiro empossa novo diretor do SAAE


Compartilhar Tweet 1



O prefeito municipal de Paço do Lumiar, professor Josemar Sobreiro Oliveira (PR) deu posse na tarde de ontem (03), ao novo diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgotos – SAAE. Assume a pasta, antes gerida por João Victor Mendes, Odilon Cavalcante Lins Jr., mais conhecido no município como Pastor Odilon.

Na presença da equipe de governo, o prefeito Josemar e o vice, Marconi Lopes (PSL), comandaram a transição de cargo e reforçaram que o momento se trata de uma reestruturação administrativa com a finalidade de fortalecer ainda mais a gestão.

“O Pastor Odilon chega à administração para somar, e com o seu conhecimento na área, dará continuidade aos serviços que já vêm sendo realizados pela equipe do SAAE, otimizando e dando respostas imediatas às comunidades”, ressaltou o prefeito.

Em Paço do Lumiar · 31/10/2014 às 18h06 | Última atualização em 31/10/2014 às 18h06

Mulheres luminense participam do encerramento da Campanha Outubro Rosa


Compartilhar Tweet 1



As Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres e de Saúde realizaram, na manhã desta sexta-feira, 31, uma manhã de atividades para o encerramento da campanha do Outubro Rosa, na Academia da Saúde, no Viva Maiobão.

Cerca de 70 mulheres, com faixa etária entre 25 e 70 anos assistiram a palestras sobre a importância da atividade física e alimentação saudável, e ainda, sobre o autoexame das mamas e demais temas relacionados à saúde feminina. Em seguida participaram de aulas de alongamento, ginastica laboral, dança, e ao final, foi servido um café da manhã.

Para a aposentada, Antônia Maria da Conceição, 65, a manhã foi muito proveitosa, com as palestras e atividades. “Todos os dias faço caminhadas e participo das atividades da Academia da Saúde”, contou.

Paço do Lumiar · 31/10/2014 às 15h22 | Última atualização em 31/10/2014 às 15h23

Semana da Agricultura discute ações para melhorar vida de agricultores e pescadores


Compartilhar Tweet 1



Com o tema “Produção e Segurança Alimentar no contexto da Agricultura e Pesca familiar sustentável”, acontece de 3 a 7 de novembro, no Convento das Irmãs da Purificação, no Maiobão, a I Semana da Agricultura e Pesca Familiar do Município de Paço do Lumiar e II Seminário de Agricultura e Pesca Familiar.

A promoção é da Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento - Semapa, e a intenção é discutir com os agricultores familiares e pescadores artesanais o desenvolvimento de uma política voltada para a produção sustentável e de segurança alimentar, com o objetivo de elaborar um Plano de Ação para o município de Paço do Lumiar.

Competências Socioemocionais · 29/10/2014 às 17h31

Educadores participam de oficina em “Competências Socioemocionais”


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a empresa Mind Lab, realizou, na última segunda-feira, 27, a oficina “Competências Socioemocionais”, voltada para aplicação de metodologias inovadoras de desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e éticas em crianças e jovens, por meio do Programa “Mente Inovadora”.

A Metodologia Mind Lab oferece uma abordagem única para o desenvolvimento e formação de estratégias de pensamento e habilidades para a vida ao combinar jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e professores mediadores. Já beneficiou milhões de alunos em mais de 25 países ao redor do mundo e tem ajudado a comprovar que qualquer criança, sem exceção, é capaz de evoluir ao “aprender a aprender”.

Em Paço do Lumiar · 10/10/2014 às 12h35

Paço do Lumiar se prepara para receber a corte do Divino


Compartilhar Tweet 1



A 163ª edição da Festa do Divino em Paço do Lumiar começa no próximo sábado, 11, na sede do município com o levantamento do mastro. O festejo movimenta toda a comunidade local que acompanha, durante 7 dias, através de ladainhas, rezas e celebrações religiosas, a corte do Divino.

A história da festa do Divino Espírito Santo em Paço de Lumiar começou no ano de 1851 para cumprir uma promessa de dona Marcolina Rosa de Jesus, e, todo ano, uma pessoa da comunidade, que faz parte da Irmandade do Divino Espírito, é sorteada para organizar a festa.

Atenção Básica · 10/10/2014 às 11h34

Paço do Lumiar amplia rede de serviços da Atenção Básica


Compartilhar Tweet 1



O sistema público de saúde de Paço do Lumiar registra nestes quase dois anos da administração do prefeito professor Josemar Sobreiro (PR) grandes avanços e conquistas para os luminenses. Além da ampliação, reforma e abertura de Unidades Básicas de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde anuncia a construção de mais seis para os próximos meses, nas localidades de Parque Horizonte, Residencial Safira, Santa Clara, Mercês, Maioba e Nova Vida.

A secretária de Saúde, Maria Nadi Morais conta que, “com a ampliação da rede de serviços, a população luminese estará totalmente coberta por serviços da atenção básica”.

Festival do Cajú · 10/10/2014 às 08h09

Paço do Lumiar realiza 1º Festival do Cajú


Compartilhar Tweet 1



Com o objetivo de conhecer as propriedades, o valor nutricional e variedade de cardápios tendo o cajú como ingrediente principal e secundário nas refeições, as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Educação, Agricultura, Saúde e Conselho Municipal de Segurança Alimentar, realizaram nesta quinta-feira, 09, na comunidade de Tendal, o 1º Festival do Cajú de Paço do Lumiar, com o tema: “Valorização do Caju no aspecto nutricional, gastronômico e medicinal”.

Durante o evento foram apresentadas palestras sobre o valor nutricional, medicinal, história e período de grande safra do fruto, além de maneiras de aproveitamento e reaproveitamento. Comidas típicas, licores, doces e salgados foram colocados à degustação dos visitantes.


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação dá início nesta sexta-feira, 10, às Chamadas Públicas para recebimento de documentação de entidades, instituições e/ou grupos comunitários educacionais que tenham interesse em firmar com a administração municipal, e que queiram celebrar contrato de arrendamento oneroso para atendimento às crianças da Educação Infantil e aos alunos do Ensino Fundamental, inclusive na modalidade "Educação de Jovens e adultos".

Os convênios são destinados para instituições que atendem crianças de zero a cinco anos na Educação Infantil, que desenvolvem atividades socioeducativas e atendimento formal com crianças, em complementação à rede de atendimento formal do município, e também de atividades socioeducativas.

Asfaltamento · 24/09/2014 às 17h45

Avenida Contorno Leste começa a ser asfaltada


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou, a segunda etapa das obras de pavimentação asfáltica da avenida Contorno Leste, no Paranã, uma das principais avenidas de acesso a comunidades como, a Vila São José, Residencial Maria Firmina, Carlos Augusto e Vila do Povo. A via passa pela etapa de finalização da obra com a aplicação do asfalto.

Para o secretário adjunto de Infraestrutura, Eloilson Santos, a obra garantirá melhor circulação de veículos e de pedestres. “É uma avenida muito importante, pois tem uma grande trafegabilidade, pois serve de acesso a várias comunidades. Com a pavimentação, pedestres e veículos circularão com mais segurança”, afirmou.


Compartilhar Tweet 1



A partir da próxima segunda-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar dará início a três ações importantes para o combate à dengue: panfletagem de conscientização, coleta de pneus e uma ação que a secretaria já batizou de bota-fora, que consiste em retirar entulhos e sucatas acumulados no quintal das casas.

Estas ações fazem parte da Campanha Municipal de Combate à Dengue, que começou há uma semana. A coleta deve acontecer em todo o município, e começa pelas áreas prioritárias, onde há maior risco de acontecer casos da doença.


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação, assina, nesta terça-feira, 23, o contrato para a construção de duas quadras poliesportivas no município. Ao todo, estão previstas cinco quadras, as duas que começam a ser construídas de imediato, com investimento de mais de R$ 1 milhão, e outras três que já estão em processo de licitação e devem ser construídas ainda este ano.

De acordo com o coordenador de programas federais, Jurandir Cutrim, o recurso para construção das quadras é proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, pelo programa federal Proinfância, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2, e atenderão alunos e comunidade em geral.

A Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar aderiu à rede de cooperação no campo das competências socioemocionais do Instituto Ayrton Senna. O objetivo é promover debates contínuos sobre como o tema pode ajudar a melhorar a qualidade da educação pública do País.

A secretária municipal de Educação de Paço do Lumiar, Ana Paula Pires, participou do lançamento da Rede de Cooperação em Educação para o Século 21, que aconteceu durante o workshop “Competências Socioemocionais em Políticas Públicas”, e reuniu secretários estaduais e municipais de Educação de todo o País, em São Paulo. Para ela, desenvolver os aspectos socioemocionais fazem a diferença no desempenho escolar.


Compartilhar Tweet 1



Membros do Conselho Municipal e Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Paço do Lumiar, (Consea) e (Caisan), participaram nesta quinta-feira, 18, de um diálogo sobre as disposições de cada entidade na elaboração e desenvolvimento das políticas do segmento.

O encontro foi realizado durante a reunião mensal do Comsea e contou com presença do secretário de Segurança Alimentar, Eurico Fernandes da Silva, que fez um recorte sobre a criação dos órgãos de intervenção em segurança alimentar, no Brasil, e sua importância para público atendido pela gestão pública.


Compartilhar Tweet 1



Foi realizada nesta segunda-feira, 15, a audiência pública do Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Paço do Lumiar. A audiência contou com a participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Coordenação Municipal de Meio Ambiente, catadores de lixo e sociedade civil organizada.

Na abertura do evento o coordenador de Meio Ambiente de Paço do Lumiar, Ronald Abreu, enfatizou que o município sai na frente, e que este o objetivo da audiência é apresentar e discutir com a população o que contém o Plano. “Paço do Lumiar é o primeiro município do Maranhão que está realizando audiência pública. O plano foi apresentado no prazo, em 2012, mas teve que passar por revisão”, explicou.


Compartilhar Tweet 1



A programação da Semana Nacional de Incentivo ao consumo do Pescado encerrou nesta sexta-feira, 12, na Praça Nossa Senhora da Luz, em Paço do Lumiar. Na oportunidade, houve degustação de ostra e também de pratos variados feitos a base do pescado, além de palestra mostrando a importância do peixe na dieta de crianças e adultos.

O prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro Oliveira, destacou o trabalho feito na Fazenda de Ostras, em Pecuapara, região de Timbuba: “É um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento - Semapa, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão – UFMA, que envolve as comunidades do Mojó, Iguaíba, Timbuba.


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar realiza no dia 15 de setembro, segunda-feira, a Audiência Pública do Plano Municipal de Resíduos Sólidos - PMRS, no auditório do Convento das Ir. Da Purificação, no Maiobão, envolvendo representantes de todos os segmentos da sociedade, com o objetivo de apresentar, aprovar, propor diretrizes para sua implementação.

Na audiência serão o PMRS será apresentado ao público o sistema de coleta geração de resíduos dentro de Paço; perspectivas para reduzir o lixo e criação de aterro sanitário; Organizar os catadores em cooperativa, e desenhar uma política de educação ambiental na escola.


Compartilhar Tweet 1



Com o tema “Recuperando vidas, reintegrando cidadania”, foi realizada, em Paço do Lumiar, nos dias 9 e 10, a oficina do projeto Pró-catadores. A iniciativa, que tem como função apresentar o projeto, é da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária – Setres, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Coordenação de Meio Ambiente e da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Durante os dois dias do evento, os catadores de materiais recicláveis do município, que participaram da oficina, foram capacitados e sensibilizados para a regularização e formalização da atividade econômica que desenvolvem.

O projeto foi pensado para auxiliar este momento de transição para a nova Política Nacional dos Resíduos Sólidos, criada pela Lei Federal nº 12.305.


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar realiza nesta sexta-feira, 05 de setembro - Dia da Raça - o Desfile Cívico Estudantil 2014, com o tema: “Redescobrindo Paço do Lumiar – Um passeio pela nossa História”. A abertura oficial do desfile estudantil está marcada para as 15h, na Avenida 12, do conjunto Maiobão, e envolverá mais de 3 mil alunos da rede pública municipal, estadual e privada.

Na avenida, os estudantes lumineneses irão representar as riquezas do município, através dos aspectos históricos, sociais, culturais, geográficos e econômicos, passando pela fundação da Vila do Paço, a emancipação política, manifestações religiosas e folclóricas, polos agrícolas e pesqueiros, crescimento populacional e comercial da região.