Previdência Social -

Senadora Regina Sousa percorre o Estado falando sobre a Reforma da Previdência

“Em todos os lugares por onde passei, não encontrei alguém que fosse a favor da reforma da Previdência,” comenta a senadora Regina Sousa (PT-PI) que já visitou 16 municípios piauienses para fazer palestra sobre a Proposta de Emenda à Constituição 287/2016. E acrescenta que o Senado vem recebendo moções das Câmaras Municipais de todo o Brasil e todas são contra a reforma da Previdência que está em tramitação no Congresso Nacional e deve ser votada ainda neste semestre.

Regina Sousa avalia que os trabalhadores rurais serão os mais atingidos com as mudanças apresentadas na PEC 287/2016, pois além do aumento da idade para a aposentadoria, que passará para 65 anos, terão que contribuir para a Previdência Social. O valor ainda será definido em lei.

A parlamentar cita que os trabalhadores rurais não tem condições de pagar um valor à Previdência e se a PEC for aprovada, haverá aumento do êxodo rural, pois os jovens irão para as cidades em busca de trabalho para poder pagar a Previdência. Regina Sousa adianta ainda que a PEC também irá esvaziar os Sindicatos de Trabalhadores Rurais, que ficarão sem filiados e sem contribuição.

“Não temos saúde suficiente para chegar aos 65 anos e assim se aposentar,” comenta a presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Floriano, Enedina Pereira, durante audiência pública sobre o assunto, na Câmara dos Vereadores, com a presença de parlamentares e trabalhadores do campo. “O trabalhador rural só vai ao médico quando se aposenta.”

Regina Sousa diz que é necessário uma grande mobilização para barrar o texto em tramitação no Congresso Nacional. E avisa que os parlamentares de oposição vão apresentar emendas. Uma delas é com relação à idade, eles vão sugerir que continue a diferença entre homens e mulheres. Pela proposta do governo, homens e mulheres só poderão se aposentar aos 65 anos de idade, tanto trabalhadores urbanos e do campo. E o tempo de contribuição mínima passará de 15 para 25 anos.

“Vai ficar cada dia mais difícil a pessoa se aposentar. E é isso que o governo quer: diminuir as aposentadorias, ” diz a senadora Regina Sousa. E explica que na proposta consta que a idade da aposentadoria será aumentada sempre que a expectativa de vida, medida pelo IBGE, tiver incremento de mais um ano. Neste final de semana esteve em Palmeirais conversando com a população sobre os problemas que a PEC 287 irá causar na vida do brasileiro. 

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco