Saúde Pública -

Saúde pública do Piauí e do Brasil perde uma grande profissional e uma militante das causas sociais

Ela era funcionária do antigo INAMPS, enfermeira.

No final dos anos 80 havia a proposta de extinção do INAMPS e outras estruturas de saúde para o advento do SUS – Sistema Único de Saúde.

Gorete Ferreira não titubeou e defendeu a extinção do seu órgão. Ela não deu corpo ao sentimento de corpo. Ela queria o melhor para a coletividade e, como os fatos posteriormente mostraram, o SUS tornou-se infinitamente melhor para a população.

Noutra frente de atuação, Gorete via a necessidade de que o povo tivesse um partido dos trabalhadores. Militou, militou e, se hoje o PT é assim grande, deve em parte ao suor, pensamento e determinação de Gorete Ferreira.

Não, Gorete não foi da direção. Não foi parlamentar. Gorete foi uma militante do Partido dos Trabalhadores e das causas sociais.

Não éramos próximos. Não éramos amigos de trocar visitas, mas éramos colegas de trabalho e somos irmãos de fé.

Fé no coletivo, na força do povo.

Gorete lutou muito contra um câncer imbatível. Ontem, sucumbiu. Nos deixou.

De Gorete vou guardar para sempre seu esfuziante, contagiante e presente sorriso. Além das outras qualidades, Gorete era um ser humano que sorria. Quem sorri torna o mundo melhor.

A saúde pública hoje está pior, o PT menor, e as causas sociais sem uma guerreira de primeira linha.

Ficam o exemplo e a saudade!

 

Obs: A Secretaria de Saúde emitiu a seguinte nota sobre a morte de Gorete Ferreira:

"Nota de pesar
O Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto lamenta o falecimento, ocorrido hoje, 24, de Gorete Ferreira da Silva, servidora da FUNASA, cedida à Secretaria de Estado da Saúde.
Em nome de todos que fazem parte da Secretaria, apresenta condolências aos familiares nesta hora de profundo pesar.
Florentino Neto - Secretário de Estado da Saúde

*Maria Gorete Ferreira da Silva*

Enfermeira Sanitarista, servidora efetiva do quadro de pessoal da SESAPI, militou no SUS/Piauí atuando na assistência, na gestão e no ensino, idealizando e coordenando grandes projetos para melhorar a prestação de serviços ao usuário.
Foi pioneira nas discussões para a implantação de redes de atenção à saúde e de outros modelos de gestão e financiamento, como os consórcios intermunicipais, que viabilizaram a execução de diferentes ações com responsabilidades sanitárias compartilhadas dentro dos territórios de saúde.
Gorete Ferreira gerenciou áreas estratégicas da SESAPI, assessorando tecnicamente a gestão estadual na tomada de decisões importantes e apoiando os municípios na efetivação de ações voltadas para o fortalecimento da saúde no âmbito dos municípios, deixando um legado de austeridade e compromisso com a saúde pública do Estado do Piauí."

 

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco