180graus

Eleições 2018 - 01/04/2017 às 10h50

Desta vez, a golpeada não é Dilma Rousseff, mas a senadora Regina Sousa

No Brasil há uma forte tendência à conciliação.

Os grandes marcos da história mostram “arranjos políticos” onde a classe dominante perde um dedo mas conserva sempre seus brilhantes anéis.

A libertação dos escravos foi “um acordo” com a Inglaterra

A proclamação da Independência “um acerto” de família

E, quando o povo exigia “Diretas, já” nas ruas, a classe dominante saiu com o Colégio Eleitoral.

Até mesmo a vitória de Lula em 2002 teve que ser submetida à tal “Carta ao Povo Brasileiro”

Então como dizia Celso Furtado: “a miséria de grande parte da população não encontra outra explicação que a resistência das classes dominantes a toda mudança capaz de por em risco seus privilégios”.

No Piauí, Wellington Dias chegou ao primeiro governo vencendo Hugo Napoleão em 2002, encarnando com muita propriedade este espírito conciliador. Durante a campanha chegou a pedir voto ao próprio adversário numa oportunidade em que se encontraram no interior do Estado.

Em 2003, ao assumir foi mansamente trazendo para o interior do Governo aqueles que antes eram adversários.

Atualmente no exercício do 3º mandato Wellington faz um governo, “andrógino”. É um governo do Partido dos Trabalhadores, mas que com tanta “elite piauiense” em seus postos, desbota as cores do povo piauiense.

E caminhamos para o quarto mandato de Wellington Dias. Neste início de 2017 já se fala abundantemente sobre a chapa majoritária de 2018.

Aqueles que no plano federal golpearam o PT destituindo-o da presidência da República, querem aqui, voar nas asas da popularidade do petista Wellington Dias. O aceitam como candidato a governador, mas querem ser vice e ter as duas vagas de senador em disputa na eleição do ano que vem.

Regina 2.jpg

Para isso vão alijar do processo eleitoral mais uma mulher do PT. Mais uma mulher honesta, trabalhadora e que honra os mais pobres colocando seu mandato sempre em sua defesa. Desta vez, a golpeada não é Dilma Rousseff, mas a senadora Regina Sousa. Querem tirar dela o direito de disputar a reeleição.

O PT passa agora por um processo de eleições diretas. Em maio terá um novo comandante. Poderá ser o atual vice-presidente Pedro Calisto ou o deputado federal Assis Carvalho. Qualquer que seja eleito tem que trabalhar para que o PT mantenha a vaga do senado em disputa e que Regina Sousa seja candidata a reeleição.

E mais, trabalhar para que aja entendimento no PT (mas principalmente no governo) que a classe que sempre dominou o Brasil e o Piauí é na sua essência autoritária e golpista. Para ela, democracia é um valor meramente circunstancial. E para partir para um golpe só precisa sentir que seus privilégios de classe estão ameaçados.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Informática p/ Concurso
Informática para concursos
Matemática Básica
Matemática e Raciocínio Lógico
Vem pro Podium
Últimas Notícias
17h33 Eleição: R$ 2,5 bilhões serão gastos com a impressão de voto, diz jornal 17h24 XV Semana Cultural de Colônia do Gurguéia- PI 17h05 Por 'segurança', empresa Águas de Teresina substitui uso de cloro gás 17h03 Inscrições para Fies começam nesta terça-feira; 75 mil vagas oferecidas 17h02 PRF informa que não há previsão para liberar BR-135 16h54 Jovem é esfaqueado dentro de casa e suspeito escapa; polícia investiga caso 16h46 Acidente de motocicleta mata jovem e mãe é hospitalizada em Parnaíba 15h29 Houve inclusão de mais pessoas no rumoroso Caso IDEPI 15h22 Em julho encerra meta do TJ para julgamento de ações por improbidade 15h20 Programação festiva do Arena Shows em Campo Largo do Piaui no Festejos de São José 15h15 Solto, ex-prefeito tem que se recolher todo dia às 21 horas 15h11 Campo Largo estréia com um empate na Copa Norte de Futsal Sub-20 14h21 Alunos da primeira turma de Educação Física se forma em Cocal 13h09 Médicos são condenados por falsidade ideológica na 8ª Vara Criminal de THE 13h00 Regina teme, que maioria de direita, puna senadoras e não descarta até mesmo a cassação dos mandatos 12h57 Brasil feminino bate Bulgária e disputa o quinto lugar no mundial do México 12h47 THE: Pai de santo é morto a facadas dentro de casa no Bairro Piçarreira 12h44 Projetos culturais terão apoio de R$ 12 mi do BNDES de agosto até dezembro 12h34 Atletas brasileiros sobem ao pódio no campeonato Meeting de Colônia 12h27 Ferramenta de consulta informa produtividade mensal de tribunais 12h19 Cauã Reymond nega ter recusado novela por Grazi Massafera 12h18 Advogado tributarista radicado em SP será homenageado pela APLJ 12h13 Associação Atlética Banco do Brasil assina convênio com Clinilab e sócios do clube ganhaM descontos 11h47 Lei da Ficha Limpa para as ruas, diz colunista sobre o PL de Silas Freire 11h33 Morre garoto de 12 anos que estava na UTI após ferir-se numa explosão

Matemática Básica
Podium
Informática para concurso

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Polícia Civil
    Raciocínio Lógico
    Polícia Civil
    Podium - Professor Atualidades
    Podium

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional