Previdência complementar -

Bahia sugere e Piauí vai aderir à PREVNordeste - Previdência Complementar

Ontem os governadores dos estados nordestinos estiveram reunidos em Salvador – Bahia.

Entre os assuntos discutidos, a questão da Previdência dos servidores públicos estaduais recebeu atenção especial.

O estado da Bahia já tem a sua Previdência Complementar e propôs que os demais estados aderissem ao projeto.

A proposta é criar a PREVNordeste – uma previdência complementar para todos os servidores públicos dos estados nordestinos. A proposta esta aberta também para cidades que tenham interesse.

A Previdência Complementar baiana já recebeu a aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC.

Criando-se a PREVNordeste cada estado teria um representante seu no Conselho da entidade. E cada estado teria, também, sua conta separada.

Marcos Steiner – presidente da Fundação Piauí Previdência, esteve em Salvador, acompanhando o governador Wellington Dias e gostou da proposta: “com a adesão dos Estados teríamos um grande fundo de Previdência Complementar, isso acabaria dando a economia nordestina um poder de fogo maior para negociar com os bancos - privados ou públicos. Além, é claro, de dar um novo rumo as previdências estaduais”.

Steiner informou que já existe uma conversa entre os dois estados para adesão do Piauí a PREVNordeste. “Queremos aderir ao Plano de Benefício do Estado da Bahia, este plano contempla não só as aposentadorias, mas também a aposentadoria por invalidez e a pensão. No plano de benefício do Estado de São Paulo – que também esta aberto para adesão de outros entes – não contempla os chamados benefícios de riscos (aposentadoria por invalidez e pensão). A Bahia sai – portanto – na frente” adiantou o presidente.

Segundo Steiner nos próximos dias haverá mais reuniões: “numa conversa com o estado da Bahia vamos aprofundar os entendimentos, eles vão estar reunidos com a PREVIC na semana que vem e, provavelmente, na semana seguinte, voltaremos à Bahia já tentando formatar estes entendimentos. Aqui no Piauí já temos uma lei aprovada, ela permite que o Estado faça adesão a previdências complementares de expressão nacional.”

Sobre a situação dos servidores, Steiner adiantou: “A Previdência Complementar é aplicada imediatamente para os servidores que ingressam após sua implementação. Para os servidores atuais continuam as regras vigentes, mas eles terão a faculdade de aderir, ou não.”

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco