180graus

Modo rápido e sigiloso - 20/03/2017 às 15h54

Violência contra mulher já pode ser denunciada com ajuda de aplicativo

Aplicativo Salve Maria foi desenvolvido por meio de parceria entre a ATI e a Secretaria de Segurança

Islamar-Semana Santa
comserv
Hotel Delta - Semana Santa
Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Terrazzo Poti





Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

A parceria entre a Agência de Tecnologia da Informação-ATI e a Secretaria de Segurança Pública do Estado resultou no lançamento do aplicativo Salve Maria pelo Governo do Piauí. A ferramenta foi desenvolvida para combater e denunciar a violência contra mulheres e crianças de modo rápido e sigiloso através de qualquer smartphone (celular). O evento aconteceu nesta segunda-feira (20), no Salão Azul do Palácio de Karnak.

A denúncia pode ser feita em duas modalidades através do Salve Maria, sendo o botão do pânico a mais imediata. O botão deve ser usado no ato em que se percebe ou acontece qualquer agressão contra a mulher. Ao ser apertado, o aplicativo emite um chamado com georreferenciamento (localização geográfica) para a delegacia mais próxima da ocorrência e o policial que receber o aviso, aciona uma viatura para o caso.

O governador Wellington Dias informou que 50 pessoas já haviam baixado e instalado o aplicativo durante a solenidade de lançamento. “Esse é um passo gigante para mulheres e para os homens, sabemos que a tecnologia ajuda a alcançar objetivos e a importância desse aplicativo é que vai nos permitir salvar vidas”, disse.

Na segunda modalidade de denúncia do aplicativo, o usuário pode inserir texto, fotos, áudios e vídeos dos casos de agressão, facilitando a instauração de inquéritos e abertura de processos investigativos contra o acusado. “Essa iniciativa de uso da tecnologia no combate à violência contra a mulher é mais uma prova de que quando dois órgãos públicos se unem para trabalhar em benefício da sociedade isso traz resultados. Então a ATI está sempre de portas abertas para receber a Secretaria de Segurança e assim podermos desenvolver outras iniciativas”, falou Avelyno Medeiros, diretor-geral da ATI, presente à solenidade.

A vice-governadora Margarete Coelho, em sua fala, mostrou admiração pelo trabalho da equipe técnica da ATI no desenvolvimento da ferramenta. “Esse é um aplicativo inovador, revolucionário e pode fazer com que várias vidas sejam salvas, por isso quero agradecer a generosidade e disponibilidade da Agência de Tecnologia sempre avançando nas propostas que lhes são apresentadas”, comentou.

O secretário de Segurança Fábio Abreu parabenizou a parceria com a ATI e a integração entre as Polícias Civil e Militar para efetivação e operacionalização do Salve Maria. A delegada Eugênia Villa, diretora de Gestão Interna da SSP-PI, fez a apresentação do aplicativo. “Na Secretaria de Segurança temos um Núcleo de Estudo e Pesquisa de Violência de Gênero, através do qual notamos que as mulheres assassinadas no Piauí estavam sendo mortas em casa, os maiores números eram registrados na madrugada de domingo para segunda e nenhuma das vítimas haviam denunciado qualquer agressão antes, com isso nossa meta é salvaguardar a vida das mulheres e reduzir os índices de violência e feminicídio”, esclareceu.

Também estiveram presentes ao lançamento a senadora Regina Sousa, as delegadas Vilma Alves e Anamelka Cadena, Eduarda Miranda representando a OAB-PI, o delegado-geral Riedel Batista e o coronel Carlos Augusto da Polícia Militar.

Download
O aplicativo está disponível para download na loja virtual do Governo do Piauí que fica no Google Play ou Play Store, a depender do celular. Ao acessar a loja virtual, basta fazer uma busca com o nome Salve Maria, iniciar o download e fazer um cadastro com o número do cpf, seguindo política de privacidade e segurança adotada pela Agência de Tecnologia.

Fonte: Com informações da Ccom

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Preratório PM-PI
Terrazzo Poti
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
08h04 Moradora de Canto do Buriti registra B.O notificando a falta de médicos e higiene na cidade 08h01 Melhor Secretário: Rejane 12%, Abreu 8% e Dr Chiquim 5% 08h00 Flamengo x Ponte Preta será realizado no Estádio da Gávea no Rio de Janeiro 07h54 Fábrica de cimento de Fronteiras terá até 60 dias para ser reaberta 07h52 Graciele Lacerda compara o seu corpo atual com o de 20 anos atrás; veja foto 07h43 Plenário da Câmara de Vereadores de Jaicós aprova Moção de Pesar pelo falecimento de professora 07h34 Viatura da Eletrobras capota e tem carro totalmente destruído; suspeita de excesso de velocidade 07h30 Salão de beleza é arrombado no bairro Pedrinhas 07h22 Após reunião com estudantes, Pe. Walmir congela preço da passagem de ônibus para estudantes 07h22 Morre Sargento da PM atropelado e agredido em assalto no Norte do PI 07h13 Juiz eleitoral adia audiência do processo que pede cassação do mandato do Padre Walmir 07h02 Com golaços, Brasil vence Paraguai com 3 a 0 e está na Copa 06h54 Sindicato dos Médicos realizará campanha em Picos 06h43 River se prepara para enfrentar Vitória nas quartas da Copa do Nordeste; veja 06h36 Divulgada retificação de Edital do Concurso para Soldado da PM-PI; confira 06h07 Inscrições para OBMEP 2017 terminam nesta sexta (31); saiba como participar 06h01 População registra B.O. por falta de médicos e higiene em hospital do PI 05h41 Policial é espancado e assaltado ao fazer caminhada às margens de BR 05h34 Idoso é agredido a cadeiradas no Norte do PI; autor seria seu próprio sobrinho 05h23 MPF pede que Justiça mantenha presos operadores de Sérgio Cabral 05h22 Michel Temer diz que governo não está interessado em 'medidas populistas' 05h19 CCJ valida assinaturas de projeto popular das dez medidas anticorrupção 05h19 Mãe pede ajuda para filha de três anos não perder a visão; precisa fazer cirurgia 05h18 Médico piauiense vence concurso cultural de fotografia em São Paulo 05h18 Caçamba carregada de barro perde o controle e tomba na BR 343; veja

Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
Elegante é ter você em nossa companhia!
Antônio das Neves - Peritos Associados

Mais Lidas


    Enquete

    Qual foi o melhor carnaval do Piauí em 2017?

    Total de Votos: 1244

    Válida de 2017-03-02 09:43:00.0 a 2017-03-23

    comserv

    180graus no Instagramno Instagram