180graus

Infraestrutura em destaque - 17/07/2017 às 17h02

Técnicos de ONG percorrem terminais e corredores de ônibus em Teresina

Com essa visita técnica, a ONG possa ter mais subsídios para ajudar a administração municipal

Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
Você no controle do Processo





Imagem: Ascom/Semplan

Imagem: Ascom/Semplan

Um planejamento urbano orientado para o transporte sustentável. Com esse objetivo, representantes da Organização Não Governamental WRI Brasil fizeram, nesta segunda-feira (17), uma visita técnica por Teresina. A ONG dará à administração municipal suporte para revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT).

Na noite desta segunda-feira (17), a partir das 19h, a ONG e o prefeito Firmino Filho dão início a formalização da cooperação técnica para a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). O evento acontece no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agrimensura (CREA), no Centro.

Durante a visita, os representantes da WRI Brasil e técnicos da Prefeitura de Teresina percorreram ruas do Centro, os principais corredores do ônibus, além dos bairros Angelim e do Parque Lagoas do Norte. A intenção é que, com essa visita técnica, a ONG possa ter mais subsídios para ajudar a administração municipal no planejamento urbano orientado para o transporte sustentável.

A diretoria técnica da WRI Brasil, Nívia Oppermann, conta que, durante a visita, foi possível ver como Teresina se expandiu. Ela lembra que o momento agora é de parar e pensar como fazer uma cidade mais densa e conectada. “O nosso papel é ajudar a cidade a avaliar a criação de novas centralidades, próximas aos terminais, aos corredores, de modo que o deslocamento das pessoas para ir ao trabalho ou para escola fique mais rápido”, destacou.

De acordo com a secretária executiva de Planejamento Urbano, Jhamille Almeida, a Prefeitura de Teresina pretende, ao revisar o Plano Diretor de Ordenamento Territorial, estimular a ocupação dos vazios urbanos. “Isso passa por uma rede transporte público mais sustentável e mais atrativa. Nossa ideia, com a revisão do Plano Diretor, é estimular a ocupação dos espaços próximos aos corredores. Teresina tem muito a ganhar com essa parceria no sentido de dar aos teresinenses uma cidade cada vez melhor para se viver”, comentou.

A WRI Brasil trabalha com abordagem própria para transformar aspirações e grandes ideias em resultados concretos, garantindo qualidade de vida e um ambiente saudável para a população. Em 12 anos de atuação no Brasil, a ONG apoiou as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte na implantação dos sistemas BRT (Bus Rapid Transit).

Palestras e oficinas
Na noite desta segunda-feira (17), além do início da formalização da cooperação técnica para a revisão, técnicos da ONG irão ministrar palestras gratuitas. A coordenadora de cidades da WRI Brasil, Luiza Oliveira, aborda “O plano diretor na busca de uma cidade sustentável”. Em seguida, a analista de desenvolvimento urbano da WRI, Laura Azeredo, fala sobre “o DOTS na revisão do plano diretor”.

Amanhã (18), a partir das 8h30, a equipe da WRI fará uma oficina voltada para os membros do núcleo Gestor e da comissão de acompanhamento do Plano Diretor, além de técnicos da Prefeitura de Teresina. O curso irá abordar a elaboração do PDOT sob a orientação das diretrizes de transporte sustentável. A oficina acontece no Centro de Formação Odilon Nunes, no Marquês.

Fonte: Com informações da PMT

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Mestrado | Vem pro Podium
Informática p/ Concurso
Informática para concursos
Matemática Básica
Matemática e Raciocínio Lógico
Vem pro Podium
Últimas Notícias
01h45 Confira as principais informações esportivas veiculadas na TV Assembleia 21h22 Missa é realizada em ação de graças aos 63 anos de Angical 21h10 Jovem de apenas 15 anos morre em acidente na zona rural de Francinópolis 20h35 Município de Altos será beneficiada com 4.000 m de pavimentação asfaltica 20h20 Parceria entre prefeitura e SEBRAE incentiva microempreendedores em União 18h55 Linhas Guanabara 18h04 Colônia do Gurguéia: Abertura oficial da XV Semana Cultural 18h02 FMS: Inscrições para o teste seletivo seguem até essa sexta; acesse edital 18h00 Fundação Lupagus seleciona enfermeiros com experiência em sala de aula 17h52 Definidos os grupos do II Copão AMPAR 17h46 Prefeito de Avelino Lopes se reúne com Movimento Camponês 17h34 Prefeitura fecha parceria com o SEBRAE e vai ofertar serviços durante festejos 17h26 Modernização da gestão foi tema na reunião entre Osvaldo e o secretário 17h22 Prefeito de Nazária se reúniu com secretário Franzé e discutiram modernização da gestão 17h15 TCE-PI notifica prefeitos sobre publicação de atos oficiais 17h14 Francisco Macedo recebe caminhão com equipamento para associação 17h12 Alunos do Bolshoi retornam ao Piauí para período de férias 17h09 Vocalista da banda Linkin Park é encontrado morto 17h04 Classificados da Guarda Municipal vão ser convocados em seis meses 17h02 Campanha Nacional convoca população para fazer exames anti-hepatite C e diabetes 17h01 Nova norma permite a inclusão do nome social no CPF 16h52 Expocorrente está sendo realizada no município de Corrente-Piauí 16h45 Ex-assessor dos ex-presidentes Lula e Dilma morre aos 76 anos 16h41 Feira de Adoção de Animais acontece neste domingo (23) na Potycabana 16h30 Novo sistema disponibiliza chamadas públicas para agricultura familiar

Podium
Mestrado | Vem pro Podium!
Informática para concurso
Matemática Básica

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocínio Lógico
    Polícia Civil
    Podium
    Polícia Civil
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional