180graus

Todos de olhos para o céu - 12/11/2016 às 09h25

Superlua, maior e mais brilhante, ilumina o Brasil nesta segunda

Os melhores locais para acompanhar o evento serão alguns Estados do Norte e do Nordeste

Vem pro Podium!
Cadastre-se
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
Vem pro Podium!
Vem pro Podium
Você no controle do Processo
Semana da Enfermagem





Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A superlua ocorre quando o perigeu lunar – ponto da órbita em que o satélite está mais perto da Terra – coincide com a fase cheia da Lua. Nesta segunda -feira, 14 de novembro, o fenômeno ficará mais visível, um bom motivo para fazer você olhar para o céu com mais atenção entre 19h30 e 21h30.

A Lua vai estar mais próxima da Terra do que normalmente esteve em quase 70 anos. A distância média normal entre nosso planeta e o satélite é de 384.000 quilômetros. Na última superlua, em 16 de outubro deste ano, a separação chegou a 357.859 quilômetros e, na próxima segunda-feira, estará em 356.511.

“Além da distância que deixará a Lua maior, a trajetória em forma de elipse que ela percorre em torno da Terra muda de tempos em tempos, sem periodicidade, por conta de forças gravitacionais que agem sobre o satélite”, explicou Rundsthen Nader, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e astrônomo do Observatório do Valongo, da UFRJ.

Há superluas que se aproximam muito mais da Terra, como em 1948, e outras que ficam um pouco mais longe, mas a distância real é imperceptível a olho nu. Em noites com céu claro e comparada com a Lua cheia, ela pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante. A Lua só ficará perto do planeta, novamente, em 2034. Especialistas não confirmam se isso irá coincidir com uma outra superlua.

A recomendação dos especialistas é observar o satélite no início da noite para compará-la com prédios, casas, árvores e acidentes geográficos, como a montanha. Sem a necessidade de usar instrumentos astronômicos, os observadores poderão ver aspectos físicos da Lua. “Os observadores conseguirão distinguir alguns detalhes do relevo lunar, como dos mares da Lua [as manchas escuras na superfície do satélite]. As crateras não ficaram visíveis, embora seja possível perceber o sistema de raios da cratera Tycho”, contou Gustavo Rojas, astrônomo e físico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Essa cratera está localizada no Polo Sul lunar e é considerada a maior cratera da Lua, que está na parte visível do satélite. Para matar a curiosidade até 14 de novembro, o aplicativo Google Earth oferece aos curiosos a opção de viajar virtualmente até a Lua, o chamado Google Moon.

Clima
De acordo com nota oficial no site do Climatempo, a previsão do tempo no anoitecer do dia 14 mostra que pode chover na região Sul, Norte e Centro-Oeste do Brasil — a Lua, então, deve aparecer entre as nuvens. Em parte do Nordeste e alguns Estados do Norte, como Amapá, o satélite deve aparecer soberano no céu limpo, sem previsão de chuva para atrapalhar o evento. Já no Sudeste e no Distrito Federal, há grandes chances de chover e de o céu estar nublado.

De qualquer maneira, lobisomens, seres humanos e amantes da ‘Lua de Cristal’, não deixem de sair de casa para admirar a deslumbrante Superlua da próxima segunda-feira.

(Com informações da VEJA.com)

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Vem pro Podium
Vem pro Podium!
Vem pro Podium
Teresina Participativa
Cadastre-se
PM TO - Vem pro Podium!
Vem pro Podium
PM BA - Vem pro Podium!
Vem pro Podium!
Últimas Notícias
18h48 Mulher tem a vida transformada em um inferno por denúncia anônima de tráfico de drogas 18h35 Continua as homenagens as Mães em toda a rede Municipal de Educação 18h21 A cada 45 minutos, uma pessoa se suicida no Brasil, dizem especialistas 18h17 Senado poderá votar na terça-feira PEC do foro privilegiado e seis MPs 18h07 Mais de 80 casais celebram união em casamento comunitário do Ação Global 18h04 Defesa diz que Aécio nunca usou bloqueador de celulares encontrado pela PF 17h58 Sessão de ‘Mulher-Maravilha’ só para mulheres causa controvérsia 17h50 Saída para a crise no país exige nome legitimado pelo povo, defende W.Dias 17h33 Espaço aéreo: conheça as regras para drones, aeromodelos e balões 17h29 Maçonaria brasileira se organiza em torno do progressismo e pede renuncia de Michel Temer 17h16 Prefeitura de Pio IX emite nota técnica sobre surto de meningite 17h05 Firmino Filho tranquiliza seguidores após ser internado: 'Enfim, em casa' 17h04 Empossados a nova diretoria do PT de Miguel Alves 17h03 Caçamba tomba após perder o freio e motorista morre no Norte do Piauí 17h02 20 concursos oferecem salários de até R$ 21,3 mil em várias regiões do Brasil 17h01 Homem morre ao ter cabeça esmagada por uma carreta na BR 230 em Floriano 16h43 Pai e filho caem de moto e morrem atropelados por ônibus 16h34 Semam distribui mudas no Parque da Cidadania durante o Ação Global 16h04 Anatel deverá bloquear os celulares que não tenham certificação;confira 15h19 Confira cinco boas razões para deixar o sexo fora de água 15h14 Descubra com que idade a mulher sente mais prazer no sexo 14h47 Novo poster da série Castlevania faz homenagem ao game 14h45 The Rock transformaria Game of Thrones em filme de comédia 14h39 O coordenador de Comunicação numa entrevista com Devan Eugênio no Eugênio Show 14h35 Famosos arrasam nos looks para a festa de 15 anos de ex-Chiquititas

Vem pro Podium
Vem pro Podium!
Vem pro Podium
Vem pro Podium!
Teresina Participativa

Mais Lidas

    Podium - Professores Dir. Constitucional

    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 913

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Suas ideias podem melhorar Teresina
    Vem pro Podium!
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional