180graus

Todos de olhos para o céu - 12/11/2016 às 09h25

Superlua, maior e mais brilhante, ilumina o Brasil nesta segunda

Os melhores locais para acompanhar o evento serão alguns Estados do Norte e do Nordeste

Teresina Participativa
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Você no controle do Processo





Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A superlua ocorre quando o perigeu lunar – ponto da órbita em que o satélite está mais perto da Terra – coincide com a fase cheia da Lua. Nesta segunda -feira, 14 de novembro, o fenômeno ficará mais visível, um bom motivo para fazer você olhar para o céu com mais atenção entre 19h30 e 21h30.

A Lua vai estar mais próxima da Terra do que normalmente esteve em quase 70 anos. A distância média normal entre nosso planeta e o satélite é de 384.000 quilômetros. Na última superlua, em 16 de outubro deste ano, a separação chegou a 357.859 quilômetros e, na próxima segunda-feira, estará em 356.511.

“Além da distância que deixará a Lua maior, a trajetória em forma de elipse que ela percorre em torno da Terra muda de tempos em tempos, sem periodicidade, por conta de forças gravitacionais que agem sobre o satélite”, explicou Rundsthen Nader, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e astrônomo do Observatório do Valongo, da UFRJ.

Há superluas que se aproximam muito mais da Terra, como em 1948, e outras que ficam um pouco mais longe, mas a distância real é imperceptível a olho nu. Em noites com céu claro e comparada com a Lua cheia, ela pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante. A Lua só ficará perto do planeta, novamente, em 2034. Especialistas não confirmam se isso irá coincidir com uma outra superlua.

A recomendação dos especialistas é observar o satélite no início da noite para compará-la com prédios, casas, árvores e acidentes geográficos, como a montanha. Sem a necessidade de usar instrumentos astronômicos, os observadores poderão ver aspectos físicos da Lua. “Os observadores conseguirão distinguir alguns detalhes do relevo lunar, como dos mares da Lua [as manchas escuras na superfície do satélite]. As crateras não ficaram visíveis, embora seja possível perceber o sistema de raios da cratera Tycho”, contou Gustavo Rojas, astrônomo e físico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Essa cratera está localizada no Polo Sul lunar e é considerada a maior cratera da Lua, que está na parte visível do satélite. Para matar a curiosidade até 14 de novembro, o aplicativo Google Earth oferece aos curiosos a opção de viajar virtualmente até a Lua, o chamado Google Moon.

Clima
De acordo com nota oficial no site do Climatempo, a previsão do tempo no anoitecer do dia 14 mostra que pode chover na região Sul, Norte e Centro-Oeste do Brasil — a Lua, então, deve aparecer entre as nuvens. Em parte do Nordeste e alguns Estados do Norte, como Amapá, o satélite deve aparecer soberano no céu limpo, sem previsão de chuva para atrapalhar o evento. Já no Sudeste e no Distrito Federal, há grandes chances de chover e de o céu estar nublado.

De qualquer maneira, lobisomens, seres humanos e amantes da ‘Lua de Cristal’, não deixem de sair de casa para admirar a deslumbrante Superlua da próxima segunda-feira.

(Com informações da VEJA.com)

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Podium PM-MA
Terrazzo Poti
Podium PMPI
Teresina Participativa
Últimas Notícias
14h59 W.Dias recua e não vai a almoço com Temer na residência de Rodrigo Maia 14h53 Corpo de homem é encontrado dentro de vala em Timon-MA 14h50 Pesquisa: bolsistas de iniciação científica concluem estudos mais rápido 14h49 V Seminário Para Novos Gestores e Ouvidoria Itinerante será realizado em Corrente 14h46 UESPI abre 1180 vagas para cursos de extensão: Libras e Língua Estrangeira 14h44 Contra PEC, promotor ameaça deixar comando do Gaeco 14h36 Tráfico de drogas lidera número de habeas corpus no STJ no 1º semestre 14h35 Bairro Vila da Paz recebe equipe de limpeza enviada pela SDU-Sul 14h33 Com quatro meses de gestação, Eliana posa de biquíni e mostra a barriguinha 14h27 Prefeito convoca equipe de secretários para reunião de avaliação e planejamento 14h24 Taxista e passageiro são baleados durante perseguição na zona Leste 14h20 Ministério Público solicita que Adriana Ancelmo volte para a prisão preventiva 14h14 Secretaria de Assistência Social promove cursos em Alto Longá 14h11 'Joaquim' terá primeira sessão comentada do Piauí 14h06 Dinheiro recuperado da corrupção será posto nas áreas de 'educação e saúde' 14h02 Candidatos com deficiência auditiva vão contar com tradutores no Enem 14h00 Programa 'Sefaz nos Bairros' inicia os atendimentos no centro de THE;confira 13h15 Vereadores de Pimenteiras pedem aumento do contingente policial 13h02 Prefeitura realiza teste com primeira estação para passageiros da capital 13h01 A 3 dias do prazo, confira documentos necessários para declarar Imposto de Renda 12h35 Defesa envia a Moro auditoria que fala que Lula não cometeu atos corruptos 12h07 CRAS de Landri Sales promove mais uma palestra para o grupo de Idosos 11h49 Prefeitura Municipal decreta luto de três dias pelo falecimento de Candido Guerra 11h45 Dicas quentes para ter mais prazer com os seios no sexo 11h36 15 dicas para tornar ainda melhor a sua vida sexual; confira

Teresina Participativa

Mais Lidas


    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 780

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Teresina Participativa
    Teresina Participativa

    180graus no Instagramno Instagram