180graus

Lei polêmica no país - 18/07/2013 às 03h03

Sétima jornada da Lei Maria da Penha será realizada em agosto

Está prevista a apresentação de experiências do Judiciário

Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
Participe!
Cadastre-se
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Semana da Enfermagem
Você no controle do Processo





Informação do Conselho

Informação do Conselho

Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Jornada Lei Maria da Penha já tem data e local para ocorrer. Será no dia 7 de agosto, na sede do órgão de planejamento estratégico do Poder Judiciário, em Brasília. O objetivo do evento é discutir a adoção de políticas públicas que permitam a plena efetivação da Lei 11.340, instituída em 2006 para coibir a violência no âmbito familiar e doméstico contra as mulheres.

A Jornada Lei Maria da Penha encontra-se na sétima edição. O conselheiro Ney Freitas, presidente da Comissão de Acesso à Justiça e à Cidadania, órgão do CNJ que concentra as ações contra a violência doméstica, informou que representantes de todos os tribunais de Justiça do país, que atuam no atendimento às vítimas, participarão do evento.

Na avaliação do conselheiro, essa integração é importante. “A violência doméstica é complexa e deve ser combatida com o trabalho conjunto dos Poderes Judiciário e Executivo, assim como dos demais envolvidos com esse tema, direta ou indiretamente”, destacou.

Na programação, que ainda é preliminar, está prevista a apresentação de experiências do Judiciário consideradas de sucesso para a efetivação da Lei Maria da Penha e uma reunião de trabalho entre os representantes das coordenadorias de combate à violência doméstica dos tribunais. A criação dessas estruturas foi sugerida pelo CNJ por meio da Recomendação nº 128. O objetivo é executar e acompanhar as ações de combate à violência contra as mulheres no âmbito local.

Procedimentos – Levantamento divulgado na última jornada, realizada em abril do ano passado, revelou o crescimento em 106,7% no número de procedimentos instaurados somente de junho de 2010 até dezembro de 2011. Os dados foram compilados junto aos juizados e varas especializadas em todo o país.

Estudo divulgado pelo Departamento de Pesquisa Judiciárias do CNJ, em março deste ano, apontou a existência de 66 unidades judiciárias para julgar exclusivamente as causas relativas à violência contra as mulheres. A distribuição delas, entretanto, deixa a desejar. Um mapa sobre essa estrutura, apresentado na pesquisa, mostrou que a distribuição dos juizados e varas de violência doméstica é desigual nas cinco regiões do país.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Teresina Participativa
Vem pro Podium
PM BA - Vem pro Podium!
Cadastre-se
PM TO - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
06h46 Em entrevista ao 180 Dr. Delano fala sobre bloqueio de contas de prefeituras 06h15 Gestores devem ficar atentos ao prazo de envio do IEGM, alerta TCE 06h14 Dr.Delano, alerta gestores para o bloqueio de contas no TCE 06h00 Seminário sobre Evangelização e Inclusão Social na FEMAR 05h57 Em entrevista ao 180Graus, Dr Delano alerta municípios sobre bloqueio de contas 05h15 Município que não enviar IEGM terá contas bloqueadas pelo TCE 04h00 Conselheiro Delano avisa sobre bloqueio de contas dos municípios 03h53 Dr.Delano alerta gestores para o bloqueio de contas no TCE 03h02 Em entrevista ao 180 Dr. Delano fala sobre bloqueio de contas de prefeituras 03h00 TCE diz que IEGM causa bloqueio de contas nos municípios 03h00 Prefeituras são alertadas pelo TCE sobre envio do IEGM 02h47 Conselheiro do TCE alerta municípios ao prazo do IEGM até 31 de maio 02h01 Dr.Delano diretor do TCE alerta prefeituras sobre prazo do IEGM até 31 de maio 02h00 Prefeituras devem enviar IEGM até 31 de maio, alerta TCE 01h46 Dr.Delano alerta municípios sobre prazo do IEGM até 31 de maio para ser enviado 01h14 Dr.Delano, alerta gestores para o bloqueio de contas no TCE 01h00 Dr Delano alerta prefeituras sobre bloqueio de contas pelo IEGM 00h46 Em entrevista ao 180 Dr. Delano fala sobre bloqueio de contas de prefeituras 23h59 Aécio deixou a presidência do PSDB, Ciro se mantém na do PP 23h52 Já preso, advogado de acusado de matar se irrita em entrevista; OUÇA 23h50 Prefeituras devem evitar bloqueio de contas pelo IEGM, alerta TCE 23h38 Lista entregue pela JBS tem nome de 20 políticos do Piauí 23h21 Série D:Três partidas têm liberação para receber público 23h00 Dr Delano alerta que prazo de envio do IEGM vai até 31 de maio 22h28 Em entrevista ao 180 Dr. Delano fala sobre bloqueio de contas de prefeituras

Teresina Participativa

Mais Lidas

    Podium - Professores Dir. Constitucional

    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 913

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Suas ideias podem melhorar Teresina
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional