Alteração normativa -

Servidores estaduais poderão compensar até 30 minutos de atraso

O secretário de Estado da Administração e Previdência, Franzé Silva, expediu instrução normativa sobre o sistema de controle do ponto eletrônico biométrico na administração pública estadual. Com isso, o registro de entrada considerado como atraso, poderá ser compensado, desde que não exceda a 30 minutos, devendo ser realizado no mesmo dia, permanecendo o servidor no local de trabalho pelo tempo referente ao atraso.

A universalização do ponto eletrônico, interligando os sistemas de ponto ao da folha de pagamento possibilitou à Secretaria da Administração e Previdência controlar, de maneira eficiente, a frequência dos servidores.

De acordo com Franzé Silva, o maior ganho dessa interligação dos sistemas foi a redução significativa de afastamentos e a prestação de serviços público com mais eficiência e qualidade.

“Observamos que a dinâmica de serviço melhorou bastante depois dessa ação de universalização do ponto eletrônico no Piauí, o que fez com que pudéssemos dar celeridade aos processos e controlar de maneira eficiente a frequência dos servidores”, destacou o secretário.

A alteração da instrução normativa passa a vigorar a partir da data de publicação do Diário Oficial do Estado (19/09). O servidor que cumpre carga horária de 7h30 às 13h30, por exemplo, poderá chegar até às 8h e compensar os 30 minutos, saindo do local de trabalho às 14h.

“Não é que agora eu vá chegar atrasada ao meu serviço, mas pode acontecer imprevisto, principalmente para mim que dependo de transporte público e poder compensar os minutos de atraso, para mim é maravilhoso”, comemorou a servidora Francisca das Chagas.

A partir da interligação dos dois sistemas citados, as ausências não justificadas na forma da legislação vigente passaram a acarretar ao servidor a perda da remuneração dos dias ou horas em que faltou ao serviço, proporcionalmente. O objetivo do governo é continuar seguindo os princípios da administração pública, da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência.

Rosa Maria é servidora do Estado há 31 anos e diz que essa medida é uma questão de valorização ao servidor. “Vejo como valorização do servidor. Procuro sempre desempenhar bem meu trabalho com responsabilidade e sabemos que contratempo acontece. É bom saber que há essa atenção e que podemos compensar o atraso sem precisar ser penalizados na folha de pagamento”, disse a servidora.

Acompanhamento de Frequência On-line

A consulta ao ponto eletrônico funciona de maneira semelhante à consulta ao contracheque on-line. No sitehttp://www.pontoeletronico.pi.gov.br.

Por meio desse é possível visualizar e imprimir o registro de frequência (as batidas). Para ter acesso à frequência, basta o servidor ter em mãos o número de matrícula e o CPF.

Durante a consulta, o servidor pode escolher o período ao qual deseja acessar. As batidas realizadas no dia serão disponibilizadas em até 48 horas. Já, as batidas não processadas estarão disponibilizadas em 24 horas.

O Sistema de Ponto Eletrônico é utilizado para o controle de gestão de pessoal com informações de frequência e lotação de servidores em tempo real.

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco