180graus

Audiências públicas - 24/01/2014 às 03h01

Semar realiza audiências para instalação do Complexo Eólico Chapada do Piauí

As audiências foram realizadas junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos

LB Fitness
180 NOVALOGO
Kangaco
GUANABARA
CEV
Casa do Cartucho

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) está realizando, desde a última segunda-feira (20), audiências públicas para discutir junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos, o estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do Complexo Eólica Chapada do Piauí, a ser implantado na região dos três municípios, situados na Chapada do Araripe, na divisa dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

O superintendente do Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, está representando o secretário Dalton Macambira nas audiências, esclarecendo todas as exigências legais para implantação do complexo. “Para um empreendimento desta natureza, as audiências são a oportunidade para que a população possa tirar suas dúvidas sobre a atividade que se pretende realizar nestas três cidades”, ressalta Moura Fé.

O processo de licenciamento ambiental passa por três etapas. A fase de licença prévia identifica se o local onde a empresa pretende se instalar é viável ou não do ponto de vista ambiental; a licença de instalação, que autoriza a empresa a iniciar a atividade que se propõe; e a licença de operação autoriza a empresa a iniciar o seu funcionamento. Os empreendedores do Complexo Eólico Chapada do Piauí são: Ventos de Santa Joana Energias Renováveis e Ventos de Santo Onofre Energias Renováveis, tendo como desenvolvedores Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf ), Contour Global e Casa dos Ventos.

O empreendimento será composto por 14 parques eólicos com potência total instalada de 415,10 MW (Megawatt). Em cada parque serão instalados entre 15 e 17 aerogeradores, que produzirão em média 30MW de energia em uma área de 4.997 hectares. Essa energia será escoada através de linhas e transmissão para o sistema Nacional de Energia que a distribuirá para os consumidores. O investimento é da ordem de R$ 1,5 bilhão e o prazo previsto para a implantação é de 18 meses, a contar da data de emissão da Licença de Instalação do empreendimento. Estima-se a geração de 680 empregos diretos.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela empresa de consultoria Geoconsult, o Complexo Eólico apresenta-se bem concebido em termos técnicos, econômicos e ambientais, sendo viável sua implantação e operação. Foram feitas apenas algumas recomendações visando à integração do empreendimento com o meio ambiente para que sejam minimizados os impactos ambientais, além da adoção de programas de controle específicos em caráter permanente. Sugere-se, por exemplo, um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Programa de Controle de Efluentes, Programa de Controle de Desmatamento, Programa de Educação Ambiental e um Programa de Recuperação das Áreas Degradas.

Atualmente a energia eólica representa 3% da matriz energética brasileira, estando na quinta colocação do ranking. Em primeiro lugar aparecem as hidrelétricas, que somam 68% do total. Na quarta posição, a energia produzida através dos derivados do petróleo (6%), seguido pelo gás natural (3%). E em segundo lugar aparece a biomassa, com 9% do total produzido.

Fonte: Com informações da CCOM

Publicado Por: Nataniel Lima

Últimas Notícias
07h30 Estudantes do Maranhão são selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro 07h27 Em dia ruim das principais jogadoras, Brasil cai diante da Turquia no GP 07h26 'Sempre mantive relações saudáveis com meus ex', garante Maria Casadevall 07h23 Valesca Popuzuda cria grupo no Whatsapp para falar com fãs: 'É o Popozap' 07h21 No 1ª dia para governador no rádio, Zé Filho põe filha e irmã em seu programa 07h16 Novo 'top' da Nokia chega ao Brasil com câmera incrível; veja detalhes 07h16 Escolas estaduais apresentam projetos na II Feira de Estágio e Emprego do Maranhão 07h12 Paquera no 'Dança'? Lucco provoca: 'Às vezes, é brincadeira. Em outras, é sério' 07h10 Golpe de phishing usa epidemia de ebola para infectar seu PC com vírus 07h09 Modelo é encontrada em hospital após duas semanas desaparecida 07h08 Ex-médico não trabalhava e vivia em casa de luxo no Paraguai, diz PF 07h05 Em 'Império': Cora será flagrada cheirando cueca de Robertão 07h05 TIM lança aplicativo do serviço Som de Chamada 07h04 Brasileirão D: River empata com o Interporto em Porto Nacional/TO 07h00 TRE-PI fará visitas in loco para fiscalizar gastos dos candidatos na campanha 07h01 Justiça Federal seleciona estagiários; 19 vagas e cadastro de reserva 07h00 Marcos Mion pode começar a enfrentar Luciano Huck nas tardes de sábado 07h00 II Seminário Saúde e Espiritualidade acontecerá no domingo (24) 06h56 Gerrard comemora a convocação de Coutinho: 'Nosso pequeno mágico' 06h44 Jovem de 15 anos é convocado pela Noruega após atrair interesse do Real 06h43 Lisca deixa Sampaio Corrêa após somente cinco jogos na Série B 06h37 Fora da primeira lista de Dunga, Ganso garante: 'Frustração zero' 06h15 Seduc participa de pesquisa do MEC sobre o uso de tecnologias na educação 06h08 Confira o trailer do filme da ex-atriz pornô Sasha Grey com Elijah Wood 06h00 EGMA participa do X Encontro Nacional de Escolas de Governo
ControlX

Enquete

O acidente com o presidenciável Eduardo Campos ainda permanece um mistério para os investigadores. Para você, a queda do avião que deixou sete mortos em Santos-SP, foi...

Total de Votos: 573

Válida de 17/08/2014 a 24/08/2014

Mais lidas

    TELHAS MAFRENSE
    180 NOVALOGO

    180graus no Instagramno Instagram