180graus

Audiências públicas - 24/01/2014 às 03h01

Semar realiza audiências para instalação do Complexo Eólico Chapada do Piauí

As audiências foram realizadas junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos

ARTE CONSTRUÇÕES
Galaxy
Kangaço

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) está realizando, desde a última segunda-feira (20), audiências públicas para discutir junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos, o estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do Complexo Eólica Chapada do Piauí, a ser implantado na região dos três municípios, situados na Chapada do Araripe, na divisa dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

O superintendente do Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, está representando o secretário Dalton Macambira nas audiências, esclarecendo todas as exigências legais para implantação do complexo. “Para um empreendimento desta natureza, as audiências são a oportunidade para que a população possa tirar suas dúvidas sobre a atividade que se pretende realizar nestas três cidades”, ressalta Moura Fé.

O processo de licenciamento ambiental passa por três etapas. A fase de licença prévia identifica se o local onde a empresa pretende se instalar é viável ou não do ponto de vista ambiental; a licença de instalação, que autoriza a empresa a iniciar a atividade que se propõe; e a licença de operação autoriza a empresa a iniciar o seu funcionamento. Os empreendedores do Complexo Eólico Chapada do Piauí são: Ventos de Santa Joana Energias Renováveis e Ventos de Santo Onofre Energias Renováveis, tendo como desenvolvedores Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf ), Contour Global e Casa dos Ventos.

O empreendimento será composto por 14 parques eólicos com potência total instalada de 415,10 MW (Megawatt). Em cada parque serão instalados entre 15 e 17 aerogeradores, que produzirão em média 30MW de energia em uma área de 4.997 hectares. Essa energia será escoada através de linhas e transmissão para o sistema Nacional de Energia que a distribuirá para os consumidores. O investimento é da ordem de R$ 1,5 bilhão e o prazo previsto para a implantação é de 18 meses, a contar da data de emissão da Licença de Instalação do empreendimento. Estima-se a geração de 680 empregos diretos.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela empresa de consultoria Geoconsult, o Complexo Eólico apresenta-se bem concebido em termos técnicos, econômicos e ambientais, sendo viável sua implantação e operação. Foram feitas apenas algumas recomendações visando à integração do empreendimento com o meio ambiente para que sejam minimizados os impactos ambientais, além da adoção de programas de controle específicos em caráter permanente. Sugere-se, por exemplo, um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Programa de Controle de Efluentes, Programa de Controle de Desmatamento, Programa de Educação Ambiental e um Programa de Recuperação das Áreas Degradas.

Atualmente a energia eólica representa 3% da matriz energética brasileira, estando na quinta colocação do ranking. Em primeiro lugar aparecem as hidrelétricas, que somam 68% do total. Na quarta posição, a energia produzida através dos derivados do petróleo (6%), seguido pelo gás natural (3%). E em segundo lugar aparece a biomassa, com 9% do total produzido.

Fonte: Com informações da CCOM

Publicado Por: Nataniel Lima

Últimas Notícias
10h35 Chloe Moretz e Elle Fanning disputam papel de Jean Grey em novo 'X-Men' 10h32 Fifa anuncia os 5 goleiros para seleção da temporada; 4 são europeus 10h30 Cinema na Rua no bairro Sõ José iniciativa da Prefeitura de Picos 10h15 'Astral': Conseguiu! Samantha consegue dá beijão em Caíque 10h13 Veridiana faz ensaio sensual e detona Sheik: 'Não tem pegada, só lábia' 10h09 Confira dicas de como não cair em roubadas durante este Black Friday 10h07 Bairro São José é contemplado com o Projeto Cinema na Rua 10h05 No clássico dos clássicos Juventus venceu o Estrela e entra na disputa pelas primeiras posições 10h05 Solenidade de posse do STTR de Piripiri 10h03 Convite 10h02 Dani Calabresa detonou a estreia de Marcelo Adnet na Globo em gravação 10h01 2ª Fase do Projeto Cinema na Rua contempla Bairro São José 10h00 Equipe de atendimento ao turista de Teresina participa de treinamento 09h54 90% das pessoas que bebem demais não são alcoólatras, diz estudo 09h53 Diretora de escola municipal se excede e expulsa alunos de ônibus 09h50 Brasil conhece nesta segunda os rivais do primeiro torneio após vexame na Copa 09h48 Prefeito Gustavo Medeiros realiza sorteio das casas do Residencial Santa Helena 09h44 PIAUÍ CAP só declarava R$ 1,6 milhão para Receita Federal 09h43 A posição em que você dorme pode provocar marcas de expressão 09h40 União: Prefeitura realiza sorteio de 560 residências 09h40 Conheça as camisas integradas com celular que parecem estar vivas 09h33 Prefeita de Altos tem o apoio de 83 prefeitos para as eleições 09h32 Contar histórias é o grande lance para sobressair-se na propaganda conquistar clientes pela emoção 09h31 Dermatologista ensina truques para dar fim a desastres no look 09h29 Ginásio Poliesportivo começa a ser reformado para receber o I Jogos Escolares de Campo Largo - PI
CNH