180graus

Audiências públicas - 24/01/2014 às 03h01

Semar realiza audiências para instalação do Complexo Eólico Chapada do Piauí

As audiências foram realizadas junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos

MUNICIPIO CONTABILIDADE
TELHAS MAFRENSE

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) está realizando, desde a última segunda-feira (20), audiências públicas para discutir junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos, o estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do Complexo Eólica Chapada do Piauí, a ser implantado na região dos três municípios, situados na Chapada do Araripe, na divisa dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

O superintendente do Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, está representando o secretário Dalton Macambira nas audiências, esclarecendo todas as exigências legais para implantação do complexo. “Para um empreendimento desta natureza, as audiências são a oportunidade para que a população possa tirar suas dúvidas sobre a atividade que se pretende realizar nestas três cidades”, ressalta Moura Fé.

O processo de licenciamento ambiental passa por três etapas. A fase de licença prévia identifica se o local onde a empresa pretende se instalar é viável ou não do ponto de vista ambiental; a licença de instalação, que autoriza a empresa a iniciar a atividade que se propõe; e a licença de operação autoriza a empresa a iniciar o seu funcionamento. Os empreendedores do Complexo Eólico Chapada do Piauí são: Ventos de Santa Joana Energias Renováveis e Ventos de Santo Onofre Energias Renováveis, tendo como desenvolvedores Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf ), Contour Global e Casa dos Ventos.

O empreendimento será composto por 14 parques eólicos com potência total instalada de 415,10 MW (Megawatt). Em cada parque serão instalados entre 15 e 17 aerogeradores, que produzirão em média 30MW de energia em uma área de 4.997 hectares. Essa energia será escoada através de linhas e transmissão para o sistema Nacional de Energia que a distribuirá para os consumidores. O investimento é da ordem de R$ 1,5 bilhão e o prazo previsto para a implantação é de 18 meses, a contar da data de emissão da Licença de Instalação do empreendimento. Estima-se a geração de 680 empregos diretos.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela empresa de consultoria Geoconsult, o Complexo Eólico apresenta-se bem concebido em termos técnicos, econômicos e ambientais, sendo viável sua implantação e operação. Foram feitas apenas algumas recomendações visando à integração do empreendimento com o meio ambiente para que sejam minimizados os impactos ambientais, além da adoção de programas de controle específicos em caráter permanente. Sugere-se, por exemplo, um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Programa de Controle de Efluentes, Programa de Controle de Desmatamento, Programa de Educação Ambiental e um Programa de Recuperação das Áreas Degradas.

Atualmente a energia eólica representa 3% da matriz energética brasileira, estando na quinta colocação do ranking. Em primeiro lugar aparecem as hidrelétricas, que somam 68% do total. Na quarta posição, a energia produzida através dos derivados do petróleo (6%), seguido pelo gás natural (3%). E em segundo lugar aparece a biomassa, com 9% do total produzido.

Fonte: Com informações da CCOM

Publicado Por: Nataniel Lima

Últimas Notícias
16h31 Prefeito Gilberto Jr. e Comitiva visitam Secretaria de Segurança em Teresina 16h30 Prefeito Gilberto Jr. e Comitiva visitam Secretaria de Segurança em Teresina 16h19 XXIV Semana Cultural: Lual foi um sucesso 16h17 Prefeito Gilberto Jr. e Comitiva visitam Secretaria de Segurança em Teresina 16h16 Mulher tenta dar calote em mototaxista e é presa pela CIPTur 16h13 CAAPI prorrogada inscrições para 3ª Corrida dos Advogados do Piauí 16h09 Seduc e INEP disponibilizam sistema online para inserção de dados da Provinha Brasil 16h06 Polícia Civil prende traficante em Timbiras 16h03 Funcionários da prefeitura realizam comemoração surpresa para Prefeita Mara e Resende e Vanderléia 15h57 Advogado Leonardo Soares comemora aniversário nesta quinta-feira 15h56 Após tentativa de calote em mototaxista, mulher é presa no litoral piauiense 15h55 Prefeitura discute correção de fluxo escolar em evento técnico 15h47 Prefeito Hélio almoça com prefeitos do Médio Parnaíba e reafirma apoio à Wellington Dias 15h45 XXIV Semana Cultural: Final do Futsal 15h26 Maranhão registra redução de 50% nos casos de dengue em 2014 15h25 Sabatina Antena 10: Solon acusa W.Dias, Wilsão e Zé de 'quebradeira' 15h21 MPMA garante liminar para nomeação de aprovados 15h17 Em Buritirana horticultores começam a produzir com apoio da prefeitura 15h05 Secretário de Esporte - Ismael Guimarães ganha bolo de aniversário surpresa 15h02 Prefeitura Inicia Construção de mais uma Escola Padrão FNDE na Zona Rural 14h59 Escola Auri Castelo Branco passa por ampliação em Piripiri. Confira! 14h59 Em Piripiri, escola Auri Castelo Branco passa por ampliação 14h58 Homem encontra crânios humanos em um terreno baldio; seriam de um casal 14h58 Troca de tiros no Fórum deixa policial e detento feridos 14h55 Açailândia recebe Caravana de Direitos Humanos