180graus

Audiências públicas - 24/01/2014 às 03h01

Semar realiza audiências para instalação do Complexo Eólico Chapada do Piauí

As audiências foram realizadas junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos

COMSERV
Unimed
COELHO FORTE E DOURADO
Laurice - Projetos
DR GERMANO





A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) está realizando, desde a última segunda-feira (20), audiências públicas para discutir junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos, o estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do Complexo Eólica Chapada do Piauí, a ser implantado na região dos três municípios, situados na Chapada do Araripe, na divisa dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

O superintendente do Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, está representando o secretário Dalton Macambira nas audiências, esclarecendo todas as exigências legais para implantação do complexo. “Para um empreendimento desta natureza, as audiências são a oportunidade para que a população possa tirar suas dúvidas sobre a atividade que se pretende realizar nestas três cidades”, ressalta Moura Fé.

O processo de licenciamento ambiental passa por três etapas. A fase de licença prévia identifica se o local onde a empresa pretende se instalar é viável ou não do ponto de vista ambiental; a licença de instalação, que autoriza a empresa a iniciar a atividade que se propõe; e a licença de operação autoriza a empresa a iniciar o seu funcionamento. Os empreendedores do Complexo Eólico Chapada do Piauí são: Ventos de Santa Joana Energias Renováveis e Ventos de Santo Onofre Energias Renováveis, tendo como desenvolvedores Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf ), Contour Global e Casa dos Ventos.

O empreendimento será composto por 14 parques eólicos com potência total instalada de 415,10 MW (Megawatt). Em cada parque serão instalados entre 15 e 17 aerogeradores, que produzirão em média 30MW de energia em uma área de 4.997 hectares. Essa energia será escoada através de linhas e transmissão para o sistema Nacional de Energia que a distribuirá para os consumidores. O investimento é da ordem de R$ 1,5 bilhão e o prazo previsto para a implantação é de 18 meses, a contar da data de emissão da Licença de Instalação do empreendimento. Estima-se a geração de 680 empregos diretos.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela empresa de consultoria Geoconsult, o Complexo Eólico apresenta-se bem concebido em termos técnicos, econômicos e ambientais, sendo viável sua implantação e operação. Foram feitas apenas algumas recomendações visando à integração do empreendimento com o meio ambiente para que sejam minimizados os impactos ambientais, além da adoção de programas de controle específicos em caráter permanente. Sugere-se, por exemplo, um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Programa de Controle de Efluentes, Programa de Controle de Desmatamento, Programa de Educação Ambiental e um Programa de Recuperação das Áreas Degradas.

Atualmente a energia eólica representa 3% da matriz energética brasileira, estando na quinta colocação do ranking. Em primeiro lugar aparecem as hidrelétricas, que somam 68% do total. Na quarta posição, a energia produzida através dos derivados do petróleo (6%), seguido pelo gás natural (3%). E em segundo lugar aparece a biomassa, com 9% do total produzido.

Fonte: Com informações da CCOM

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Unimed
Dr. Wilson Gondim
Phocus Galerie
Terno e Cia
Unimed
Últimas Notícias
12h00 Policiais recuperam Moto roubada em Beneditinos 11h50 Candidatas do Miss 2016 participam de 'piquenique' em hotel; veja fotos! 11h00 Seminário com Carlos Campetti sobre Estudos Espíritas foi realizado na FEPI 10h38 Jornal MN publica pesquisas Opinar e abala parceria com o Amostragem 10h24 Convite: festa de encerramento dos festejos de São Miguel da Baixa Grande será dia 28 10h12 Real Club realiza grande show com Sirano e Sirino nos festejos de São Miguel da Baixa Grande 09h53 A CMSB e as histórias de David 09h53 Trump ameaça citar traições de Clinton em próximo debate nos EUA 09h42 Nasce o primeiro bebê do mundo com DNA de três pais 09h38 Presidente do TJ-PI vai inaugurar novo Fórum de Oeiras dia 14 de outubro 09h30 6ª Unidade Básica de Saúde é entregue em Campo Maior 09h27 José Aldo declara aposentadoria do MMA: ‘Cheguei no meu limite’ 09h24 Escola Unidos da Tijuca quer Beyoncé no desfile de 2017 09h22 Sine divulga 73 novas vagas para o mercado de trabalho; confira a lista 09h22 Contaminante ambientais presentes no nosso dia-a-dia (parte II) 09h16 Sheherazade e Gentili: unidos (apenas?) nos trending topics 09h14 Operação contra o tráfico cumpre mandados na Zona Sul 09h10 Ministro Marco Aurélio desbloqueia contas de Marcelo Odebrecht 09h09 MPF encerra nesta quarta-feira (28) as inscrições para o cargo de Procurador 09h02 Carro invade evento político e atropela populares no município de Bocaina-PI 08h58 'Manobra política', diz candidato ao ser indiciado por golpe contra idosa 08h45 Em visita, Amadeu se compromete em melhorar mobilidade no Parque Brasil 08h43 Greve dos bancários já dura 23 dias, a maior desde 2004 e não sai acordo 08h40 Firmino Filho adere pela quarta vez ao Programa Prefeito Amigo da Criança 08h29 Só a Justiça Eleitoral pode fornecer transporte gratuito para os eleitores

Laurice - Projetos
Terno e Cia
Dr. Wilson Gondim

Mais Lidas

    DR GERMANO ADV
    SUNSET

    Enquete

    Você acha que a Miss Piauí Lara Lobo tem chance de ganhar o Miss Brasil?

    Total de Votos: 407

    Válida de 15/09/2016 a 30/09/2016

    Silva, Guedes & Barroso
    Casa do cartucho
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    Dr. Wilson Gondim

    180graus no Instagramno Instagram

    Panificadora Canindé
    Dr. Wilson Gondim