180graus

Audiências públicas - 24/01/2014 às 03h01

Semar realiza audiências para instalação do Complexo Eólico Chapada do Piauí

As audiências foram realizadas junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos

Anilson Feitosa - Kangaco
VANGUARDA
COLEGIO CEV
CAVALGADA
INOCOOP
ISLAMAR
GUIA DOS PARLAMENTARES II
MELHORES IMOVEIS
GM TAXA ZERO





A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) está realizando, desde a última segunda-feira (20), audiências públicas para discutir junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos, o estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do Complexo Eólica Chapada do Piauí, a ser implantado na região dos três municípios, situados na Chapada do Araripe, na divisa dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

O superintendente do Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, está representando o secretário Dalton Macambira nas audiências, esclarecendo todas as exigências legais para implantação do complexo. “Para um empreendimento desta natureza, as audiências são a oportunidade para que a população possa tirar suas dúvidas sobre a atividade que se pretende realizar nestas três cidades”, ressalta Moura Fé.

O processo de licenciamento ambiental passa por três etapas. A fase de licença prévia identifica se o local onde a empresa pretende se instalar é viável ou não do ponto de vista ambiental; a licença de instalação, que autoriza a empresa a iniciar a atividade que se propõe; e a licença de operação autoriza a empresa a iniciar o seu funcionamento. Os empreendedores do Complexo Eólico Chapada do Piauí são: Ventos de Santa Joana Energias Renováveis e Ventos de Santo Onofre Energias Renováveis, tendo como desenvolvedores Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf ), Contour Global e Casa dos Ventos.

O empreendimento será composto por 14 parques eólicos com potência total instalada de 415,10 MW (Megawatt). Em cada parque serão instalados entre 15 e 17 aerogeradores, que produzirão em média 30MW de energia em uma área de 4.997 hectares. Essa energia será escoada através de linhas e transmissão para o sistema Nacional de Energia que a distribuirá para os consumidores. O investimento é da ordem de R$ 1,5 bilhão e o prazo previsto para a implantação é de 18 meses, a contar da data de emissão da Licença de Instalação do empreendimento. Estima-se a geração de 680 empregos diretos.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela empresa de consultoria Geoconsult, o Complexo Eólico apresenta-se bem concebido em termos técnicos, econômicos e ambientais, sendo viável sua implantação e operação. Foram feitas apenas algumas recomendações visando à integração do empreendimento com o meio ambiente para que sejam minimizados os impactos ambientais, além da adoção de programas de controle específicos em caráter permanente. Sugere-se, por exemplo, um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Programa de Controle de Efluentes, Programa de Controle de Desmatamento, Programa de Educação Ambiental e um Programa de Recuperação das Áreas Degradas.

Atualmente a energia eólica representa 3% da matriz energética brasileira, estando na quinta colocação do ranking. Em primeiro lugar aparecem as hidrelétricas, que somam 68% do total. Na quarta posição, a energia produzida através dos derivados do petróleo (6%), seguido pelo gás natural (3%). E em segundo lugar aparece a biomassa, com 9% do total produzido.

Fonte: Com informações da CCOM

Publicado Por: Nataniel Lima

INOCOOP
VANGUARDA
GUIA DE FESTAS
Últimas Notícias
19h34 América Latina é líder em representação política das mulheres 19h33 Polícia apura se bilhete achado é de modelo morta após cair do 21º andar 19h26 Homem é preso após quase decepar a mão da esposa com um facão 19h09 Mãe é presa suspeita de espancar o filho de 5 anos após criança defecar na cama 18h26 Tribunal de Contas abre inscrições para curso de MBA Compacto 18h10 HOMEM é agredido, torturado e queimado vivo em Timon 18h10 W. Dias corta bolo junto com Tomé Portela no aniversário de Aroazes 17h59 Sefaz incluirá no Serasa contribuintes inscritos na Dívida Ativa do PI; saiba 17h55 Até FHC 'tirou onda' da cara de Dilma; veja a foto que foi postada nas redes sociais 17h54 Paola e Paulina voltam em março! SBT confirma nova reprise de 'Usurpadora' 17h54 Família Silva Tibério convida todos para visita e missa de 7° dia de falecimento de Maria da Cruz 17h45 Prefeitura de Oeiras presta conta dos gastos do segundo semestre de 2014 17h42 Caixa suspende crédito para móveis e eletros do Minha Casa 17h41 Governo do Estado vai pagar professores acima do piso nacional 17h41 Vereadora se posiciona contra o aumento do salário de professores 17h38 Nova regra do seguro-desemprego vale para demitidos a partir de sábado 17h32 Em Império, Cristina irá roubar casamento de Maria Clara para ela e fica com Vicente 17h32 Reunião municipal na Câmara dos vereadores do município de Nazária 17h31 Corregedoria relata 'caos' do sistema prisional no estado a órgão nacional 17h31 Ex-atriz pornô brasileira fatura R$ 14 mi com vídeos de brinquedos 17h25 Ano Legislativo 2015 é aberto com mensagem do prefeito Jonas Moura 17h13 Em audiência, moradores questionam ampliação do projeto Lagoas do Norte 17h11 Briona vence Soares por 5x3 na final da Copa de futsal 17h10 PROCON notifica 15 padarias de THE por irregularidades na venda de pães 17h10 Diretores e coordenadores de Oeiras participam da segunda formação de gestores municipais
Vanguarda
ABC
VANGUARDA
ISLAMAR

Mais Lidas

    Imobiliaria

    Enquete

    Um vestido quase quebrou a internet com a sua 'ilusão de lumiosidade'. Afinal, de que cor é o vestido? http://goo.gl/toXxTQ

    Total de Votos: 14

    Válida de 27/02/2015 a 06/03/2015

    GUIA DE FESTAS
    Dantas Imobiliaria

    180graus no Instagramno Instagram

    INOCOOP