180graus

Audiências públicas - 24/01/2014 às 03h01

Semar realiza audiências para instalação do Complexo Eólico Chapada do Piauí

As audiências foram realizadas junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos

Kangaço
Kangaco
Casa do Cartucho
Vestibular

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) está realizando, desde a última segunda-feira (20), audiências públicas para discutir junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos, o estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do Complexo Eólica Chapada do Piauí, a ser implantado na região dos três municípios, situados na Chapada do Araripe, na divisa dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

O superintendente do Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, está representando o secretário Dalton Macambira nas audiências, esclarecendo todas as exigências legais para implantação do complexo. “Para um empreendimento desta natureza, as audiências são a oportunidade para que a população possa tirar suas dúvidas sobre a atividade que se pretende realizar nestas três cidades”, ressalta Moura Fé.

O processo de licenciamento ambiental passa por três etapas. A fase de licença prévia identifica se o local onde a empresa pretende se instalar é viável ou não do ponto de vista ambiental; a licença de instalação, que autoriza a empresa a iniciar a atividade que se propõe; e a licença de operação autoriza a empresa a iniciar o seu funcionamento. Os empreendedores do Complexo Eólico Chapada do Piauí são: Ventos de Santa Joana Energias Renováveis e Ventos de Santo Onofre Energias Renováveis, tendo como desenvolvedores Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf ), Contour Global e Casa dos Ventos.

O empreendimento será composto por 14 parques eólicos com potência total instalada de 415,10 MW (Megawatt). Em cada parque serão instalados entre 15 e 17 aerogeradores, que produzirão em média 30MW de energia em uma área de 4.997 hectares. Essa energia será escoada através de linhas e transmissão para o sistema Nacional de Energia que a distribuirá para os consumidores. O investimento é da ordem de R$ 1,5 bilhão e o prazo previsto para a implantação é de 18 meses, a contar da data de emissão da Licença de Instalação do empreendimento. Estima-se a geração de 680 empregos diretos.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela empresa de consultoria Geoconsult, o Complexo Eólico apresenta-se bem concebido em termos técnicos, econômicos e ambientais, sendo viável sua implantação e operação. Foram feitas apenas algumas recomendações visando à integração do empreendimento com o meio ambiente para que sejam minimizados os impactos ambientais, além da adoção de programas de controle específicos em caráter permanente. Sugere-se, por exemplo, um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Programa de Controle de Efluentes, Programa de Controle de Desmatamento, Programa de Educação Ambiental e um Programa de Recuperação das Áreas Degradas.

Atualmente a energia eólica representa 3% da matriz energética brasileira, estando na quinta colocação do ranking. Em primeiro lugar aparecem as hidrelétricas, que somam 68% do total. Na quarta posição, a energia produzida através dos derivados do petróleo (6%), seguido pelo gás natural (3%). E em segundo lugar aparece a biomassa, com 9% do total produzido.

Fonte: Com informações da CCOM

Publicado Por: Nataniel Lima

Últimas Notícias
17h20 Cristiano Ronaldo se irrita com repórter e nega falar sobre Messi 17h15 Wellington convida Aluísio Martins para Assembleia Legislativa em ato público 17h01 Cristiane Pelajo gera risos no Jornal da Globo ao 'corrigir' Waack ao vivo 17h01 Procurador eleitoral promete fiscalizar transporte de eleitores no dia da pleito 17h00 Pela primeira vez no Buriticabana Clube, Banda 100 Stress. 16h59 Tribunal de Justiça publica edital para novo juiz do TRE-PI; vaga é para OAB 16h58 Encerramento da I Semana do Bebê do Município de Itainópolis, Eleição do “bebê modelo” 16h58 Brasiliense é detido em Parnaíba com moto de Ilha Grande sem documentação 16h56 Veja responde Dilma: 'Fatos são teimosos, e não escolhem hora para acontecer' 16h56 Advogado do Piauí é destaque em palestra no estado do Rio de Janeiro 16h53 Rainha Elizabeth II escreve a primeira mensagem no Twitter 16h45 Wellington Dias e comitiva encerram campanha de Dilma na região de Campo Maior 16h43 I Semana do Bebê do Município de Itainópolis, atividades do dia 14/10 (manhã 16h39 I Mostra Cultural do Grupo de Idosos Alegria 16h34 Homenagens aos professores - Secretaria Municipal de Educação comemora o dia do professor com festa 16h34 VW faz recall de 31.894 unidades do Jetta por problema na suspensão 16h17 Ex-capitão de Mano Menezes, William 'copia' Paulo André e processa o Corinthians 16h14 Oi? Scout Willis, filha de Demi Moore, mostra axila peluda 16h13 Atirador deixa feridos em escola nos EUA e depois teria cometido suicídio 16h12 Agricultores de Sigefredo Pacheco receberão Garantia Safra Os agricultores do município de Sigefred 16h09 Polícia prende funcionário acusado de furtar bateria de urnas do TRE-PI 16h02 Conselho Tutelar de Beneditinos monta barraca para atender nos festejos menores e adolescentes 15h51 Festejos da Comunidade São Benedito em Água Branca 15h50 Programa Teresina + Negócios é aprovado na Câmara e beneficia o turista 15h46 FLO: Secretaria de Educação promove dia de lazer para alunos do campo
TRE

Mais lidas

    Enquete

    Na sua opinião, dos novos deputados estaduais eleitos, qual realizará o melhor trabalho?

    Total de Votos: 1,165

    Válida de 21/10/2014 a 28/10/2014

    180graus no Instagramno Instagram