180graus

Audiências públicas - 24/01/2014 às 03h01

Semar realiza audiências para instalação do Complexo Eólico Chapada do Piauí

As audiências foram realizadas junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos

Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
comserv
Você no controle do Processo





A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) está realizando, desde a última segunda-feira (20), audiências públicas para discutir junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos, o estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do Complexo Eólica Chapada do Piauí, a ser implantado na região dos três municípios, situados na Chapada do Araripe, na divisa dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

O superintendente do Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, está representando o secretário Dalton Macambira nas audiências, esclarecendo todas as exigências legais para implantação do complexo. “Para um empreendimento desta natureza, as audiências são a oportunidade para que a população possa tirar suas dúvidas sobre a atividade que se pretende realizar nestas três cidades”, ressalta Moura Fé.

O processo de licenciamento ambiental passa por três etapas. A fase de licença prévia identifica se o local onde a empresa pretende se instalar é viável ou não do ponto de vista ambiental; a licença de instalação, que autoriza a empresa a iniciar a atividade que se propõe; e a licença de operação autoriza a empresa a iniciar o seu funcionamento. Os empreendedores do Complexo Eólico Chapada do Piauí são: Ventos de Santa Joana Energias Renováveis e Ventos de Santo Onofre Energias Renováveis, tendo como desenvolvedores Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf ), Contour Global e Casa dos Ventos.

O empreendimento será composto por 14 parques eólicos com potência total instalada de 415,10 MW (Megawatt). Em cada parque serão instalados entre 15 e 17 aerogeradores, que produzirão em média 30MW de energia em uma área de 4.997 hectares. Essa energia será escoada através de linhas e transmissão para o sistema Nacional de Energia que a distribuirá para os consumidores. O investimento é da ordem de R$ 1,5 bilhão e o prazo previsto para a implantação é de 18 meses, a contar da data de emissão da Licença de Instalação do empreendimento. Estima-se a geração de 680 empregos diretos.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela empresa de consultoria Geoconsult, o Complexo Eólico apresenta-se bem concebido em termos técnicos, econômicos e ambientais, sendo viável sua implantação e operação. Foram feitas apenas algumas recomendações visando à integração do empreendimento com o meio ambiente para que sejam minimizados os impactos ambientais, além da adoção de programas de controle específicos em caráter permanente. Sugere-se, por exemplo, um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Programa de Controle de Efluentes, Programa de Controle de Desmatamento, Programa de Educação Ambiental e um Programa de Recuperação das Áreas Degradas.

Atualmente a energia eólica representa 3% da matriz energética brasileira, estando na quinta colocação do ranking. Em primeiro lugar aparecem as hidrelétricas, que somam 68% do total. Na quarta posição, a energia produzida através dos derivados do petróleo (6%), seguido pelo gás natural (3%). E em segundo lugar aparece a biomassa, com 9% do total produzido.

Fonte: Com informações da CCOM

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Quer mudar de vida?
Agente PRF
Matemática Básica
Casa do Cartucho
Informática Cespe/UNB
Agente PF
Últimas Notícias
07h17 Menino é atingido com tiro acidental de espingarda em Campo Largo do Piauí 00h36 Aula inaugural do pelotão mirim de Colônia do Gurguéia-PI. 23h41 Operadores qualificados em Colônia do Gurguéia 22h46 Monalysa reencontra a família e tem almoço com prefeito de Ilhabela-SP 22h16 Prefeitura de Cocal lança 4ª edição do Realizando Sonhos 22h03 Militares e agentes controlam motim na Casa de Custódia 21h33 Presidente do IDEPI dá prazo de 730 dias para empreiteira investigada 19h56 Secretaria determina apuração em contrato de 2013 com construtora 19h29 Festa em dose dupla - Dia dos Pais e Dia do Maçom 19h09 IFMA, Campus Coelho Neto, realiza a 3ª edição do Instituto Cidadão 18h38 Transparência: juízes terão seus salários expostos aos cidadãos 18h38 Plenário da Câmara votará criação de cargos comissionados no TRT-PI 18h25 Proposta proíbe o implante de chips em humanos sem haver autorização 17h03 Morre aos 91 anos o comediante Jerry Lewis; causa não divulgada 16h49 Sanraimundense ganha campeonato mundial de Jiu - Jitsu realizado em Fortaleza 16h34 PRF: Homem com mandado de prisão em aberto é detido na região Sul do PI 16h27 Presidente do IDEPI silencia sobre aditivos a contratos 16h09 A 5ª noite dos Festejos de São Bartolomeu em Eliseu Martins 16h01 Polícia Civil de São Raimundo Nonato cumpre 3 mandados de prisão 15h53 Empreiteira investigada pelo TCE-PI tem contratos prorrogados; entenda 15h19 Entenda o que é fundo de campanha e como poderá ficar o financiamento 15h07 Acidente durante brincadeira mata sobrinho de prefeito 14h39 Motorista sai da pista para não bater em carreta na BR-135, Sul do estado 10h52 Programa Bolsa Atleta recebe inscrições até a próxima terça, dia 22 10h45 Coautora do hit 'Despacito' é cotada para especial de Roberto Carlos

Matemática Básica

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Cespe/UNB
    Podium - Professor Atualidades
    Cespe/UNB

    180graus no Instagramno Instagram