180graus

Audiências públicas - 24/01/2014 às 03h01

Semar realiza audiências para instalação do Complexo Eólico Chapada do Piauí

As audiências foram realizadas junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos

Coren- Enfermagem
Phocus Galerie
180 & Gracom - Maratona
180 - Vende-se Hilux
Cev- Maio
Coren Enfermagem
Dr. Raimundo Junior
Cofen- Enfermagem
Alves e Alves- (Dr. Daniel)
IEMP - Prof. Ana Cristina





A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) está realizando, desde a última segunda-feira (20), audiências públicas para discutir junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos, o estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do Complexo Eólica Chapada do Piauí, a ser implantado na região dos três municípios, situados na Chapada do Araripe, na divisa dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

O superintendente do Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, está representando o secretário Dalton Macambira nas audiências, esclarecendo todas as exigências legais para implantação do complexo. “Para um empreendimento desta natureza, as audiências são a oportunidade para que a população possa tirar suas dúvidas sobre a atividade que se pretende realizar nestas três cidades”, ressalta Moura Fé.

O processo de licenciamento ambiental passa por três etapas. A fase de licença prévia identifica se o local onde a empresa pretende se instalar é viável ou não do ponto de vista ambiental; a licença de instalação, que autoriza a empresa a iniciar a atividade que se propõe; e a licença de operação autoriza a empresa a iniciar o seu funcionamento. Os empreendedores do Complexo Eólico Chapada do Piauí são: Ventos de Santa Joana Energias Renováveis e Ventos de Santo Onofre Energias Renováveis, tendo como desenvolvedores Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf ), Contour Global e Casa dos Ventos.

O empreendimento será composto por 14 parques eólicos com potência total instalada de 415,10 MW (Megawatt). Em cada parque serão instalados entre 15 e 17 aerogeradores, que produzirão em média 30MW de energia em uma área de 4.997 hectares. Essa energia será escoada através de linhas e transmissão para o sistema Nacional de Energia que a distribuirá para os consumidores. O investimento é da ordem de R$ 1,5 bilhão e o prazo previsto para a implantação é de 18 meses, a contar da data de emissão da Licença de Instalação do empreendimento. Estima-se a geração de 680 empregos diretos.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela empresa de consultoria Geoconsult, o Complexo Eólico apresenta-se bem concebido em termos técnicos, econômicos e ambientais, sendo viável sua implantação e operação. Foram feitas apenas algumas recomendações visando à integração do empreendimento com o meio ambiente para que sejam minimizados os impactos ambientais, além da adoção de programas de controle específicos em caráter permanente. Sugere-se, por exemplo, um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Programa de Controle de Efluentes, Programa de Controle de Desmatamento, Programa de Educação Ambiental e um Programa de Recuperação das Áreas Degradas.

Atualmente a energia eólica representa 3% da matriz energética brasileira, estando na quinta colocação do ranking. Em primeiro lugar aparecem as hidrelétricas, que somam 68% do total. Na quarta posição, a energia produzida através dos derivados do petróleo (6%), seguido pelo gás natural (3%). E em segundo lugar aparece a biomassa, com 9% do total produzido.

Fonte: Com informações da CCOM

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Carvalho e Oliveira (Wildson de Almeida)
UNIMED DIA DAS MÃES
180 & Gracom - Maratona
Terno e Cia
Phocus Galerie
Alves e Alves (Dr. Daniel)
Marquinhos do Pará
Casa do Cartucho
Panificadora Canindé
vaga pesquisadores
Últimas Notícias
09h15 Ovodoação aumenta as chances da gravidez 09h11 Crise deixa quase 3 milhões de pessoas sem seguro-desemprego 09h06 Tiririca evita falar de política no 'Programa do Jô' e é criticado na web 09h03 INTZ busca neste sábado titulo inédito da etapa brasileira de SMITE 08h13 Gláuber Silva afirma que 2ª Expo Picos Ambiental tem recorde de público 08h10 Campeões nacionais se encontram em Fortaleza para empreendimento off-road 07h12 Fiéis participam da procissão de Corpus Christi nas ruas de Campo Largo do Piaui 07h00 Parabenizamos ao Secretário de Administração Professor Jairo Leitão por mais um ano de vida 06h30 Humorista Dirceu Andrade fará show em prol de projetos sociais 00h21 Atlética de Altos vence o River e conquista returno do Piauiense 00h01 BrVox/Altos: Patrícia Leal com 46%, Dr Fonseca 7% e Fonseca Júnior 3% 23h32 A cidade de Paes Landim realiza caminhada de mobilização ao 18 de Maio. 23h04 Inauguração da UBS Nazir Barros 22h50 Altos vence o River e é campeão do segundo turno do 'Piauiense' 2016 21h17 Mãe e filha recém-nascida morrem após colisão no litoral 21h16 Juventude ornamenta ruas de Picos 21h03 RAIMUNDO SANTOS faz vistoria nas obras das Casas Populares 20h58 Comissão afirma que Instituto Machado de Assis descumpriu acordo de segurança 20h52 Mais um acidente com vítima fatal é registrado em Picos 20h01 FLAGRA: vídeo mostra como estradas do sul do Piauí são recuperadas 19h16 Sonia Abrão ranking das boas e más celebridades e detona: 'Wagner Moura é um nojo' 19h11 Marcelo Serrado volta às redes sociais e afirma: "eu votei no Lula" 19h09 Peça com Regina Duarte espera captar R$ 2 milhões pela Lei Rouanet 19h08 Estudo aponta risco de microcefalia de 1% a 13% em fetos afetados pela zika 19h06 Extrato de cannabis em cigarro eletrônico é melhor para saúde que maconha

Dr. Wildson de Almeida
Alves e Alves (Dr. Daniel)
Dr. Raimundo Junior
Terno e Cia
Phocus Galerie
Conplan

Mais Lidas


    Enquete

    Cai o primeiro ministro do novo governo em apenas 12 dias. Na sua opinião, Michel Temer consegue terminar seu mandato?

    Total de Votos: 136

    Válida de 24/05/2016 a 31/05/2016

    180 & Gracom - Maratona
    Casa do cartucho
    vaga pesquisadores
    Phocus Galerie - Eventos
    Dr. Raimundo Junior
    ZikaZero
    Terno e Cia
    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    Profº Márcio Lima - Dia da Mudança
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset
    Panificadora Canindé