180graus

Audiências públicas - 24/01/2014 às 03h01

Semar realiza audiências para instalação do Complexo Eólico Chapada do Piauí

As audiências foram realizadas junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos

Kangaco
Casa do Cartucho

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) está realizando, desde a última segunda-feira (20), audiências públicas para discutir junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos, o estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do Complexo Eólica Chapada do Piauí, a ser implantado na região dos três municípios, situados na Chapada do Araripe, na divisa dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

O superintendente do Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, está representando o secretário Dalton Macambira nas audiências, esclarecendo todas as exigências legais para implantação do complexo. “Para um empreendimento desta natureza, as audiências são a oportunidade para que a população possa tirar suas dúvidas sobre a atividade que se pretende realizar nestas três cidades”, ressalta Moura Fé.

O processo de licenciamento ambiental passa por três etapas. A fase de licença prévia identifica se o local onde a empresa pretende se instalar é viável ou não do ponto de vista ambiental; a licença de instalação, que autoriza a empresa a iniciar a atividade que se propõe; e a licença de operação autoriza a empresa a iniciar o seu funcionamento. Os empreendedores do Complexo Eólico Chapada do Piauí são: Ventos de Santa Joana Energias Renováveis e Ventos de Santo Onofre Energias Renováveis, tendo como desenvolvedores Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf ), Contour Global e Casa dos Ventos.

O empreendimento será composto por 14 parques eólicos com potência total instalada de 415,10 MW (Megawatt). Em cada parque serão instalados entre 15 e 17 aerogeradores, que produzirão em média 30MW de energia em uma área de 4.997 hectares. Essa energia será escoada através de linhas e transmissão para o sistema Nacional de Energia que a distribuirá para os consumidores. O investimento é da ordem de R$ 1,5 bilhão e o prazo previsto para a implantação é de 18 meses, a contar da data de emissão da Licença de Instalação do empreendimento. Estima-se a geração de 680 empregos diretos.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela empresa de consultoria Geoconsult, o Complexo Eólico apresenta-se bem concebido em termos técnicos, econômicos e ambientais, sendo viável sua implantação e operação. Foram feitas apenas algumas recomendações visando à integração do empreendimento com o meio ambiente para que sejam minimizados os impactos ambientais, além da adoção de programas de controle específicos em caráter permanente. Sugere-se, por exemplo, um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Programa de Controle de Efluentes, Programa de Controle de Desmatamento, Programa de Educação Ambiental e um Programa de Recuperação das Áreas Degradas.

Atualmente a energia eólica representa 3% da matriz energética brasileira, estando na quinta colocação do ranking. Em primeiro lugar aparecem as hidrelétricas, que somam 68% do total. Na quarta posição, a energia produzida através dos derivados do petróleo (6%), seguido pelo gás natural (3%). E em segundo lugar aparece a biomassa, com 9% do total produzido.

Fonte: Com informações da CCOM

Publicado Por: Nataniel Lima

Últimas Notícias
10h00 Eleição do sindicato dos pescadores acontecerá no sábado (25/10) 09h57 Na reta final, PT vai intensificar (ainda mais) os ataques a Aécio Neves; saiba 09h54 Meta é “inibir a corrupção”, diz secretário de Transparência do novo governo 09h53 TCE do PI recebe denúncia contra ex-prefeito de Altos, João Batista Fonseca 09h51 Mercado aposta em expansão de apenas 0,27% para PIB em 2014 09h48 Inspire-se no estilo da top sul-africana Candice Swanepoel 09h43 Após papéis de mocinha, Paolla Oliveira viverá prostitua lésbica 09h38 Suárez revela choro após acerto com Barça: 'Tive medo que voltassem atrás' 09h36 Prefeita Lucia Lacerda comanda reunião pró-Dilma no bairro Vila Nova 09h33 Começou o Tradicional Campeonato do Riachinho 09h30 Começa a programação do 16º jogos escolares de José de Freitas 09h30 Messi recusa substituição e cria polêmica no Barcelona, afirma jornal 09h27 Corinthians tem que se virar para substituir seu escudo anticrise: Guerrero 09h27 Clima é de tensão nos bastidores da Globo por conta de demissões 09h26 Não deu tempo de lavar o seu cabelo? Veja 8 truques para disfarçar problema 09h26 Carro colide em moto e dois homens são arremessados em BR do sul do PI 09h24 Oswaldo se diz magoado com o Santos e revela atrasos de salários 09h21 Sessões do Tribunal do Júri movimentam 1ª Vara criminal em Açailândia 09h20 Secretária Municipal de Educação promove jantar para professores 09h15 Grave acidente: Motociclista morre em acidente na BR-343 09h15 Balé da Cidade de Teresina leva o Grave Grogue ao Teatro 4 de Setembro 09h14 Não votei no 1º turno; ainda posso votar no 2º? Tire suas dúvidas 09h11 David Braz faz o 'chororô' para Valdivia e se desculpa 09h11 Segundo filho de Kate Middleton e príncipe William nasce em abril 09h09 Petrolão faz petistas roerem as unhas: o debate que você não viu na Record
TRE

Enquete

O que você acha sobre o horário de verão?

Total de Votos: 101

Válida de 18/10/2014 a 26/10/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram