180graus

Audiências públicas - 24/01/2014 às 03h01

Semar realiza audiências para instalação do Complexo Eólico Chapada do Piauí

As audiências foram realizadas junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos

Tire sua habilitação na Servemplac
RESERVA HELICONIA
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
THREVO - RESERVA DOS PINHEIROS
Inocoop - Recanto das Palmeiras
WS Construtora - Recanto das Palmeiras
Anilson Feitosa Kangaco
ENEM INTENSIVO CEV
Mirante da Mota Machado
SA CAVALCANTE RIO POTY
DREAM PARK ABC





A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) está realizando, desde a última segunda-feira (20), audiências públicas para discutir junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos, o estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do Complexo Eólica Chapada do Piauí, a ser implantado na região dos três municípios, situados na Chapada do Araripe, na divisa dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

O superintendente do Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, está representando o secretário Dalton Macambira nas audiências, esclarecendo todas as exigências legais para implantação do complexo. “Para um empreendimento desta natureza, as audiências são a oportunidade para que a população possa tirar suas dúvidas sobre a atividade que se pretende realizar nestas três cidades”, ressalta Moura Fé.

O processo de licenciamento ambiental passa por três etapas. A fase de licença prévia identifica se o local onde a empresa pretende se instalar é viável ou não do ponto de vista ambiental; a licença de instalação, que autoriza a empresa a iniciar a atividade que se propõe; e a licença de operação autoriza a empresa a iniciar o seu funcionamento. Os empreendedores do Complexo Eólico Chapada do Piauí são: Ventos de Santa Joana Energias Renováveis e Ventos de Santo Onofre Energias Renováveis, tendo como desenvolvedores Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf ), Contour Global e Casa dos Ventos.

O empreendimento será composto por 14 parques eólicos com potência total instalada de 415,10 MW (Megawatt). Em cada parque serão instalados entre 15 e 17 aerogeradores, que produzirão em média 30MW de energia em uma área de 4.997 hectares. Essa energia será escoada através de linhas e transmissão para o sistema Nacional de Energia que a distribuirá para os consumidores. O investimento é da ordem de R$ 1,5 bilhão e o prazo previsto para a implantação é de 18 meses, a contar da data de emissão da Licença de Instalação do empreendimento. Estima-se a geração de 680 empregos diretos.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela empresa de consultoria Geoconsult, o Complexo Eólico apresenta-se bem concebido em termos técnicos, econômicos e ambientais, sendo viável sua implantação e operação. Foram feitas apenas algumas recomendações visando à integração do empreendimento com o meio ambiente para que sejam minimizados os impactos ambientais, além da adoção de programas de controle específicos em caráter permanente. Sugere-se, por exemplo, um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Programa de Controle de Efluentes, Programa de Controle de Desmatamento, Programa de Educação Ambiental e um Programa de Recuperação das Áreas Degradas.

Atualmente a energia eólica representa 3% da matriz energética brasileira, estando na quinta colocação do ranking. Em primeiro lugar aparecem as hidrelétricas, que somam 68% do total. Na quarta posição, a energia produzida através dos derivados do petróleo (6%), seguido pelo gás natural (3%). E em segundo lugar aparece a biomassa, com 9% do total produzido.

Fonte: Com informações da CCOM

Publicado Por: Nataniel Lima

VAL PRAEIRO HELICONIA
WX - Village Leste
WS Construtora - Alto das Palmeiras
VANITY SANDRA SILVA
LIKE HR
DREAM PARK ABC
THREVO PIATZ
Inocoop Recanto das Palmeiras
VANITY SANDRA SILVA
Mirante da Mota Machado
Últimas Notícias
14h05 Está ruim com o ministro Joaquim Levy no governo? Pois pior sem ele 14h05 MP pede que PM's deixem de realizar atividades alheias às suas funções 14h01 Themístocles Filho garante apoio às vítimas de crime bárbaro em Castelo 13h50 Dilma reconhece momento difícil que o governo está enfrentando 13h49 CNMP começa a julgar reclamação de promotores contra Procuradoria 13h30 Direito ao aborto lidera todas as pesquisa nos Estados Unidos 13h26 Hospital nega que garotas tenham sido esfaqueadas enquanto eram abusadas 13h17 Coreanos vão instalar usina de energia solar no Piauí; região de bom potencial 13h10 Ex-prefeito condenado à prisão por estupro de vulnerável está foragido 13h05 Não estamos aumentando impostos, afirma a 1presidente Dilma 13h03 Associação critica Câmara por 'balão' dado no deputado Marcelo Castro 13h02 Realizada abertura do Campeonato Arariense de Futsal 2015 promovido pelo Departamento de Esporte 12h58 Realizada reunião com produtores locais em prol da segurança alimentar da merenda escolar 12h53 Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 12 milhões neste sábado 12h51 Jô Soares confessa que tem uma conta falsa no Facebook 12h50 Obama declara situação de desastre no Texas por grandes inundações 12h48 Brasil perde na Justiça dos EUA esmeralda gigante descoberta na Bahia 12h46 Franquia de cursos na área da construção civil inaugura escola em Teresina. 12h37 Governo Recebe Visita de Estatal Chinesa Interessada em Investir no Maranhão 12h30 ‘O governo já saiu das cordas’, diz o vice-presidente Michel Temer 12h29 'Todo mundo fez corrupção', afirma senadora ao justificar postura do PT 12h23 Atraso da prefeitura faz Setut negar carteiras de estudantes em Teresina 12h19 ACUSADO DE ABUSOS garante: 'Não foi eu que estuprei' 12h05 Dilma diz que país chegou ao 'limite' do uso de recursos contra a crise 12h00 Veja quais tecnologias podem fazer a casa mais inteligente
SA CAVALCANTE RIO POTY
MELHORES IMOVEIS
Mirante da Mota Machado
HR like
Tire sua habilitação na Servemplac
BRISA SUL - BOA VISTA
SA CAVALCANTE RIO POTY
SEU IMOVEL NA DANTAS

Mais Lidas

    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    Imobiliaria
    AGUAS DE TIMON
    BRISA SUL PISCINA
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    VANITY SANDRA SILVA

    Enquete

    Sem o pagamento integral do reajuste previsto para o mês de maio, os Policiais Militares ameaçam paralisar suas atividades integralmente, enquanto o governo negocia o parcelamento do reajuste. Você acha correto que os policiais cruzem os braços?

    Total de Votos: 259

    Válida de 27/05/2015 a 03/06/2015

    SA CAVALCANTE RIO POTY
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    VILLAGE LESTE - WX
    Mirante da Mota Machado
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    LIKE HR
    VAL PRAEIRO
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    AGUAS DE TIMON

    180graus no Instagramno Instagram

    Inocoop Recanto das Palmeiras
    AGUAS DE TIMON
    WX - Village Leste
    Tire sua habilitação na Servemplac
    Mirante da Mota Machado