180graus

Audiências públicas - 24/01/2014 às 03h01

Semar realiza audiências para instalação do Complexo Eólico Chapada do Piauí

As audiências foram realizadas junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos

unimed fev





A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) está realizando, desde a última segunda-feira (20), audiências públicas para discutir junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos, o estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do Complexo Eólica Chapada do Piauí, a ser implantado na região dos três municípios, situados na Chapada do Araripe, na divisa dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

O superintendente do Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, está representando o secretário Dalton Macambira nas audiências, esclarecendo todas as exigências legais para implantação do complexo. “Para um empreendimento desta natureza, as audiências são a oportunidade para que a população possa tirar suas dúvidas sobre a atividade que se pretende realizar nestas três cidades”, ressalta Moura Fé.

O processo de licenciamento ambiental passa por três etapas. A fase de licença prévia identifica se o local onde a empresa pretende se instalar é viável ou não do ponto de vista ambiental; a licença de instalação, que autoriza a empresa a iniciar a atividade que se propõe; e a licença de operação autoriza a empresa a iniciar o seu funcionamento. Os empreendedores do Complexo Eólico Chapada do Piauí são: Ventos de Santa Joana Energias Renováveis e Ventos de Santo Onofre Energias Renováveis, tendo como desenvolvedores Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf ), Contour Global e Casa dos Ventos.

O empreendimento será composto por 14 parques eólicos com potência total instalada de 415,10 MW (Megawatt). Em cada parque serão instalados entre 15 e 17 aerogeradores, que produzirão em média 30MW de energia em uma área de 4.997 hectares. Essa energia será escoada através de linhas e transmissão para o sistema Nacional de Energia que a distribuirá para os consumidores. O investimento é da ordem de R$ 1,5 bilhão e o prazo previsto para a implantação é de 18 meses, a contar da data de emissão da Licença de Instalação do empreendimento. Estima-se a geração de 680 empregos diretos.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela empresa de consultoria Geoconsult, o Complexo Eólico apresenta-se bem concebido em termos técnicos, econômicos e ambientais, sendo viável sua implantação e operação. Foram feitas apenas algumas recomendações visando à integração do empreendimento com o meio ambiente para que sejam minimizados os impactos ambientais, além da adoção de programas de controle específicos em caráter permanente. Sugere-se, por exemplo, um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Programa de Controle de Efluentes, Programa de Controle de Desmatamento, Programa de Educação Ambiental e um Programa de Recuperação das Áreas Degradas.

Atualmente a energia eólica representa 3% da matriz energética brasileira, estando na quinta colocação do ranking. Em primeiro lugar aparecem as hidrelétricas, que somam 68% do total. Na quarta posição, a energia produzida através dos derivados do petróleo (6%), seguido pelo gás natural (3%). E em segundo lugar aparece a biomassa, com 9% do total produzido.

Fonte: Com informações da CCOM

Publicado Por: Nataniel Lima

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


10 melhores piores prefeitos
18 Piauienses + Influentes de 2015
unimed fev
Últimas Notícias
22h25 Firmino diz que passará por exames de rotina e deve fazer 'cateterismo' 20h42 Atraso tira Unidos da Santana da disputa; Ziriguidum, Skindô e Brasa desfilam 18h19 Peruche escapa de cair e reclama de Ju Isen: 'Peladona derrubou a gente' 18h15 Piauí registra 112 casos suspeitos de microcefalia em 42 municípios; veja lista 18h10 PM prende jovem suspeita de agredir e roubar aposentada 17h14 Após confusão na apuração, Império de Casa Verde é campeã em São Paulo 17h01 Presidente da Ziriguidum posa com as musas que irão desfilar em THE 16h47 Mutirão para matriculas do EJA será realizado nesta quinta pela Seduc-PI 16h34 Major Paulo Roberto decide mudar o seu gabinete após exposição;nomes 16h16 Políticos estão contratando serviços privados de segurança no Piauí 15h48 Bancada só conseguiu R$ 7 milhões do total que pediu para projeto no PI 15h25 Prefeito e Secretário Realizam Palestra em Retiro para Jovens 15h07 Domingão de Carnaval também pra criançada no tradicional Matinê no Favo de Mel 15h05 Programação de Carnaval contou com vesperal mirim no município 14h55 Prefeito Raimundo Ferreira visita comunidades em pleno carnaval ! 14h47 Vesperal mirim e paredões fazem o 3º dia de carnaval em Altos 14h29 Bloco Gatões atrai grande multidão nas ruas de União 13h32 Bloco do Bené agita a segunda-feira de carnaval em Agricolândia 13h13 7 tipos de homens com quem toda mulher mantém contato no WhatsApp 12h30 Foliões caíram na folia lotando os Bares em blocos no Sábado de Carnaval em Beneditinos,veja 12h23 Teste rápido diz se seu cabelo está detonado em apenas 5 minutos (e como salvá-lo) 12h19 Empresário piauiense é esfaqueado em festa de carnaval 12h14 Rei da Cacimbinha e Banda Triballis agitam a 3ª noite do Carnaval de Água Branca 12h03 Banda Xenhenhém agita foliões no Mela-Mela de Água Branca 11h56 1 biquíni = 5 jeitos de amarrar: aprenda a transformá-lo mudando apenas o laço

Mais Lidas


    Enquete

    Você prefere...

    Total de Votos: 225

    Válida de 01/02/2016 a 08/02/2016

    180graus no Instagramno Instagram