180graus

Audiências públicas - 24/01/2014 às 03h01

Semar realiza audiências para instalação do Complexo Eólico Chapada do Piauí

As audiências foram realizadas junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos

UNIMED
Dr. Igor Martins
Unimed- diga 33





A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) está realizando, desde a última segunda-feira (20), audiências públicas para discutir junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos, o estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do Complexo Eólica Chapada do Piauí, a ser implantado na região dos três municípios, situados na Chapada do Araripe, na divisa dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

O superintendente do Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, está representando o secretário Dalton Macambira nas audiências, esclarecendo todas as exigências legais para implantação do complexo. “Para um empreendimento desta natureza, as audiências são a oportunidade para que a população possa tirar suas dúvidas sobre a atividade que se pretende realizar nestas três cidades”, ressalta Moura Fé.

O processo de licenciamento ambiental passa por três etapas. A fase de licença prévia identifica se o local onde a empresa pretende se instalar é viável ou não do ponto de vista ambiental; a licença de instalação, que autoriza a empresa a iniciar a atividade que se propõe; e a licença de operação autoriza a empresa a iniciar o seu funcionamento. Os empreendedores do Complexo Eólico Chapada do Piauí são: Ventos de Santa Joana Energias Renováveis e Ventos de Santo Onofre Energias Renováveis, tendo como desenvolvedores Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf ), Contour Global e Casa dos Ventos.

O empreendimento será composto por 14 parques eólicos com potência total instalada de 415,10 MW (Megawatt). Em cada parque serão instalados entre 15 e 17 aerogeradores, que produzirão em média 30MW de energia em uma área de 4.997 hectares. Essa energia será escoada através de linhas e transmissão para o sistema Nacional de Energia que a distribuirá para os consumidores. O investimento é da ordem de R$ 1,5 bilhão e o prazo previsto para a implantação é de 18 meses, a contar da data de emissão da Licença de Instalação do empreendimento. Estima-se a geração de 680 empregos diretos.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela empresa de consultoria Geoconsult, o Complexo Eólico apresenta-se bem concebido em termos técnicos, econômicos e ambientais, sendo viável sua implantação e operação. Foram feitas apenas algumas recomendações visando à integração do empreendimento com o meio ambiente para que sejam minimizados os impactos ambientais, além da adoção de programas de controle específicos em caráter permanente. Sugere-se, por exemplo, um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Programa de Controle de Efluentes, Programa de Controle de Desmatamento, Programa de Educação Ambiental e um Programa de Recuperação das Áreas Degradas.

Atualmente a energia eólica representa 3% da matriz energética brasileira, estando na quinta colocação do ranking. Em primeiro lugar aparecem as hidrelétricas, que somam 68% do total. Na quarta posição, a energia produzida através dos derivados do petróleo (6%), seguido pelo gás natural (3%). E em segundo lugar aparece a biomassa, com 9% do total produzido.

Fonte: Com informações da CCOM

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Unimed- diga 33
UNIMED
Dr. Igor Martins
Unimed- diga 33
UNIMED
Últimas Notícias
08h09 Campo Maior uma cidade judicialmente a mercê da sorte 07h13 Por que Teresina é a única capital do Nordeste sem praia? 21h04 Morre dona Marilda Santos Araújo, esposa do secretário municipal de administração 19h56 BrVox/THE: Fábio Abreu e Rejane, os melhores secretários 18h38 Vadão rebate goleira americana sobre zika e cita armas nos EUA 18h33 BrVox/Cocal: Luciano Nunes e Júlio César são deputados mais atuantes 18h32 Polícia Militar do CE anuncia Concurso para Soldados com 4.200 vagas; edital! 18h23 Mapeamento lista 20 municípios do Piauí com mais 'pontos de internet' 18h11 Jornalista do PI estava bem perto de atentado na Alemanha; veja o relato! 17h52 Mudança da CLT atingirá salário e jornada, diz ministro do Trabalho 17h50 Mulher teresinense é tema de encontro setorial do PTB 17h48 Convenção homologa candidaturas para prefeito e vice em Vila Nova do Piauí 17h33 Guardiola surpreende criança em táxi e ouve pedido: ‘Traga Messi’ 17h33 Fila do caixa 2 no Brasil se compara a Muralha de China, afirma marqueteiro 17h22 Festival de Folguedos de Cajueiro da Praia começa dia 23/07 17h17 Jovens abaixam fuzil para receber oração de pastor em favela do Rio 17h12 Moro homologa delação de executivos do 'banco da propina' da Odebrecht 17h11 Claudia Rodrigues tem tornozelo quebrado após assalto em Curitiba 17h11 Funcionários de filial da Pax União são assaltados na região Norte de Teresina 16h56 Solteirões do Forró neste domingo no aniversário de Pimenteiras 16h56 Festejo de São José iniciou nessa quinta-feira no Bairro São Jacó 16h24 Campo Maior tem 4 mil eleitores a menos nas eleições de 2016 15h47 'Precisando é de bocado de bala na boca',diz prefeito a seus adversários 15h44 O rei da fofura: Príncipe George completa 3 anos e comemora com seu cachorro 15h36 Após denúncia do MPE, adversários falam sobre a situação de Joãozinho

Mais Lidas


    Enquete

    Você acha que existe o risco do Brasil sofrer um atentado terrorista nas Olimpíadas?

    Total de Votos: 194

    Válida de 19/07/2016 a 26/07/2016

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset