180graus

Audiências públicas - 24/01/2014 às 03h01

Semar realiza audiências para instalação do Complexo Eólico Chapada do Piauí

As audiências foram realizadas junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos

CEV

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) está realizando, desde a última segunda-feira (20), audiências públicas para discutir junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos, o estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do Complexo Eólica Chapada do Piauí, a ser implantado na região dos três municípios, situados na Chapada do Araripe, na divisa dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

O superintendente do Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, está representando o secretário Dalton Macambira nas audiências, esclarecendo todas as exigências legais para implantação do complexo. “Para um empreendimento desta natureza, as audiências são a oportunidade para que a população possa tirar suas dúvidas sobre a atividade que se pretende realizar nestas três cidades”, ressalta Moura Fé.

O processo de licenciamento ambiental passa por três etapas. A fase de licença prévia identifica se o local onde a empresa pretende se instalar é viável ou não do ponto de vista ambiental; a licença de instalação, que autoriza a empresa a iniciar a atividade que se propõe; e a licença de operação autoriza a empresa a iniciar o seu funcionamento. Os empreendedores do Complexo Eólico Chapada do Piauí são: Ventos de Santa Joana Energias Renováveis e Ventos de Santo Onofre Energias Renováveis, tendo como desenvolvedores Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf ), Contour Global e Casa dos Ventos.

O empreendimento será composto por 14 parques eólicos com potência total instalada de 415,10 MW (Megawatt). Em cada parque serão instalados entre 15 e 17 aerogeradores, que produzirão em média 30MW de energia em uma área de 4.997 hectares. Essa energia será escoada através de linhas e transmissão para o sistema Nacional de Energia que a distribuirá para os consumidores. O investimento é da ordem de R$ 1,5 bilhão e o prazo previsto para a implantação é de 18 meses, a contar da data de emissão da Licença de Instalação do empreendimento. Estima-se a geração de 680 empregos diretos.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela empresa de consultoria Geoconsult, o Complexo Eólico apresenta-se bem concebido em termos técnicos, econômicos e ambientais, sendo viável sua implantação e operação. Foram feitas apenas algumas recomendações visando à integração do empreendimento com o meio ambiente para que sejam minimizados os impactos ambientais, além da adoção de programas de controle específicos em caráter permanente. Sugere-se, por exemplo, um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Programa de Controle de Efluentes, Programa de Controle de Desmatamento, Programa de Educação Ambiental e um Programa de Recuperação das Áreas Degradas.

Atualmente a energia eólica representa 3% da matriz energética brasileira, estando na quinta colocação do ranking. Em primeiro lugar aparecem as hidrelétricas, que somam 68% do total. Na quarta posição, a energia produzida através dos derivados do petróleo (6%), seguido pelo gás natural (3%). E em segundo lugar aparece a biomassa, com 9% do total produzido.

Fonte: Com informações da CCOM

Publicado Por: Nataniel Lima

Últimas Notícias
06h55 Hospital São Luís disponibiliza resultados de exames pela internet 06h45 Contagem regressiva: Semana Nacional de Execução começa na segunda-feira (22) 06h38 'Pode vir quente que eu estou fervendo', diz Antônia Fontenelle 06h34 Juju Salimeni posa com namorado em bastidor de campeonato 06h30 TJ-MA e Fiema inauguram Centro de Solução de Conflitos para o setor empresarial 06h22 Nota do IDEB sobe de 3,5 para 4,5 nas escolas de Eliseu Martins-PI 06h15 Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas recebe alunos de Direito da UFMA 06h00 Paróquia São Francisco e Santa Clara inicia festejo nesta quinta, 25 05h27 Silvio Santos sobre licença de Patrícia: 'Por isso não gosto de parente na empresa' 05h25 Solteiro, Klebber Toledo revela que assédio não aumentou e diz: 'Não me acho bonito' 04h23 Murilo Benício será João Goulart no filme 'Jango, Como Matar um Presidente' 04h17 Veja! Juliana Paes esbanja sensualidade em ensaio fotográfico 03h14 Angelina Jolie vai dirigir drama sobre paleontólogo e caça ilegal de elefantes 03h06 Kirsten Dunst usa humor para lidar com vazamento de fotos suas nuas 02h34 Roteirista de 'Godzilla' vai fazer remake de clássico do cinema 02h09 Leticia Birkheuer cria polêmica com jornalista da vida real na web 01h43 Carol Macedo se muda para o Rio e fala do namoro à distância 01h12 Atriz Polly Bergen de 'Família Soprano' morre aos 84 anos nos EUA 00h50 Polônia vence a Alemanha e enfrentará o Brasil na final do Mundial de Vôlei 00h36 'Império': Vai começar! Maria Marta inicia guerra 00h19 Elaine Mickely assina contrato para ficar até o final de 'Império': 'Resgatada' 23h56 TSE lança versão Windows Phone do aplicativo Candidaturas; veja novidade 23h46 Criança cai do 11º andar de edifício no Bairro Jóquei em THE e morre 23h42 CRIANÇA MORRE ao cair de prédio na zona Leste de THE 23h34 TSE alerta sobre e-mails falsos em época de eleições;quer evitar lesões
Mesário Voluntário

Enquete

Avenidas como Dom Severino, Barão de Castelo Branco, Celso Pinheiro, entre outras, tiveram grande parte de seus retornos fechados pela Strans, no intuito de melhorar o fluidez no trânsito. O que você achou destas mudanças?

Total de Votos: 182

Válida de 19/09/2014 a 26/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram