180graus

Audiências públicas - 24/01/2014 às 03h01

Semar realiza audiências para instalação do Complexo Eólico Chapada do Piauí

As audiências foram realizadas junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos

COLEGIO CEV
Kangaço
Kangaco
Vestibular
Artcores
MUNICIPIO CONTABILIDADE

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) está realizando, desde a última segunda-feira (20), audiências públicas para discutir junto à população das cidades de Marcolândia, Simões e Padre Marcos, o estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do Complexo Eólica Chapada do Piauí, a ser implantado na região dos três municípios, situados na Chapada do Araripe, na divisa dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

O superintendente do Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, está representando o secretário Dalton Macambira nas audiências, esclarecendo todas as exigências legais para implantação do complexo. “Para um empreendimento desta natureza, as audiências são a oportunidade para que a população possa tirar suas dúvidas sobre a atividade que se pretende realizar nestas três cidades”, ressalta Moura Fé.

O processo de licenciamento ambiental passa por três etapas. A fase de licença prévia identifica se o local onde a empresa pretende se instalar é viável ou não do ponto de vista ambiental; a licença de instalação, que autoriza a empresa a iniciar a atividade que se propõe; e a licença de operação autoriza a empresa a iniciar o seu funcionamento. Os empreendedores do Complexo Eólico Chapada do Piauí são: Ventos de Santa Joana Energias Renováveis e Ventos de Santo Onofre Energias Renováveis, tendo como desenvolvedores Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf ), Contour Global e Casa dos Ventos.

O empreendimento será composto por 14 parques eólicos com potência total instalada de 415,10 MW (Megawatt). Em cada parque serão instalados entre 15 e 17 aerogeradores, que produzirão em média 30MW de energia em uma área de 4.997 hectares. Essa energia será escoada através de linhas e transmissão para o sistema Nacional de Energia que a distribuirá para os consumidores. O investimento é da ordem de R$ 1,5 bilhão e o prazo previsto para a implantação é de 18 meses, a contar da data de emissão da Licença de Instalação do empreendimento. Estima-se a geração de 680 empregos diretos.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela empresa de consultoria Geoconsult, o Complexo Eólico apresenta-se bem concebido em termos técnicos, econômicos e ambientais, sendo viável sua implantação e operação. Foram feitas apenas algumas recomendações visando à integração do empreendimento com o meio ambiente para que sejam minimizados os impactos ambientais, além da adoção de programas de controle específicos em caráter permanente. Sugere-se, por exemplo, um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Programa de Controle de Efluentes, Programa de Controle de Desmatamento, Programa de Educação Ambiental e um Programa de Recuperação das Áreas Degradas.

Atualmente a energia eólica representa 3% da matriz energética brasileira, estando na quinta colocação do ranking. Em primeiro lugar aparecem as hidrelétricas, que somam 68% do total. Na quarta posição, a energia produzida através dos derivados do petróleo (6%), seguido pelo gás natural (3%). E em segundo lugar aparece a biomassa, com 9% do total produzido.

Fonte: Com informações da CCOM

Publicado Por: Nataniel Lima

Últimas Notícias
01h07 Halloween: depois de ataques, cidade do Sul da França proíbe fantasia de palhaço 01h04 Estudante de Desenho Industrial de 22 anos cria ‘portraits datilografados’ 00h38 Grêmio entra com recurso e pede julgamento de Caso Petros no Pleno 00h13 Números do Brasileirão da Série A até a 29ª rodada 00h08 Nova escola padrão já estar pronta 23h56 OAB do Piauí recebe oficiais de justiça para discutir plantão judiciário 23h55 Prefeitura de Ribamar promove campanha de vacinação anti-rábica 23h35 Desembargador Kleber Carvalho responde pelo plantão do TJMA 23h34 Governo do Piauí institui comissão para monitoramento dos hospitais do SUS 23h15 Outubro Rosa: 7ª Vara Cível entrega doações ao Instituto Unasol 23h05 Festival de Cultura de Oeiras terá a presença do cartunista Ziraldo 23h05 Casamento reúne 423 casais na Comarca de Imperatriz 22h58 São João da Serra ganha novas ruas 22h55 Encontro define Plano de Desenvolvimento Comunidades Tradicionais de Matriz Africana 22h53 Mulheres diminuem desigualdade de renda, mas seguem com salários menores 22h35 Sejap encerra campanha Outubro Rosa 22h32 Reforma dos prédios sede e anexo do TJ-PI vai custar mais de R$ 1 milhão 22h15 Promotoria Itinerante é instalada no bairro Santo Antônio 22h05 Escola do município promove inclusão de estudantes surdos 22h03 Concurso de redação do TRE-PI: prazo de inscrição encerra dia 14 de novembro 21h57 Força Tática da 6ªCI Prendem Assaltantes da Agência dos Correios da Cidade de Paraibano/MA 21h55 SEEB-MA recepciona novos bancários da Caixa Econômica 21h51 Caso da chacina em São Miguel do Tapuio é destaque no Jornal Nacional 21h35 Pedreiras e Lago da Pedra recebem unidades de registro civil 21h34 De preto, Patrícia Poeta se despede do JN e anucia Renata Vasconcelos

Mais lidas

    Enquete

    Qual o maior desafio que a presidente Dilma Rousseff terá em seu novo mandato?

    Total de Votos: 986

    Válida de 27/10/2014 a 03/11/2014

    DR ANTONIO CARLOS

    180graus no Instagramno Instagram

    MUNICIPIO CONTABILIDADE