180graus

Alimentação em destaque - 15/02/2009 às 15h51

Segredo da boa alimentação é consumir de forma balanceada

Em todas as idades o ideal é se fazer de cinco a seis refeições diárias

Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Você no controle do Processo

Regra para ter saúde é uma alimentação balanceada. Mas são tantas as dietas, as dicas e formas de se comer que muitas vezes as pessoas ficam em dúvida, principalmente sobre as quantidades de alimentos que devem ser consumidas diariamente. Para isto, existem algumas regras simples que podem ser seguidas por qualquer pessoa que queira os alimentos como aliados no combate às doenças. Para os nutricionistas, o segredo está em consumir diferentes alimentos em proporções energéticas balanceadas.

Segundo a nutricionista e professora da Universidade Federal do Piauí - UFPI e da Faculdade Santo Agostinho - FSA, Celma de Oliveira Barbosa, para todas as idades, o ideal é se fazer de cinco a seis refeições diárias. "Uma boa alimentação deve conter cereais, leguminosas, carnes, verduras, carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais, distribuindo-os pelas refeições", disse a nutricionista.

As frutas e sucos são os alimentos essenciais para qualquer idade. Eles são ricos em vitaminas e sais minerais, são eficientes para hidratar o organismo e tonificar os músculos. De acordo com Celma de Oliveira, devemos lembrar que os sucos naturais são muito saudáveis, mas temos que ter cuidado, pois eles podem ser muito calóricos.

"Os sucos não devem ser adoçados com açúcar, pois as frutas normalmente já têm sua quantidade de doce", diz a nutricionista. Ela ensina que uma alimentação saudável deve ser composta de, no mínimo, 50% de alimentos naturais, frescos e crus.

Para o café da manhã, a nu-tricionista recomenda comer frutas, leite, pão, beiju, cuscuz, margarina (uma colher de chá), tudo moderadamente. Para o almoço e jantar, o prato correto deve ser composto de arroz, feijão, salada e carne. "A carne vermelha orienta-se comer uma vez por semana, e a carne branca fica sen-do revezada entre o peixe e o frango. Além disto, estão fazendo troca de alimentos gordurosos no lugar das frutas e verduras. O arroz e feijão é a melhor combinação porque são bastante ricos em ferro e proteínas. Mas como o feijão não é absorvido pelo organismo, para complementar, é recomendado consumir frutas cítricas como caju, acerola, laranja", comenta.

Fonte: Com Informações Diário Do Povo

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


CFO - MA - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
PM-MA - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
20h53 Ex-editor da revista Veja se posiciona sobre a sujeira do PT e Lula 20h41 Janot denuncia o presidente Temer ao Supremo por corrupção passiva 20h22 Prefeito Dr. Lindenberg esteve no Karnak reunido com autoridades 20h18 Prefeito João da Cruz esteve com autoridades em reunião no Palácio de Karnak 19h54 Corrupção no IDEPI: há 43 procedimentos abertos no MP 19h52 Prefeito de Uruçuí participou de reunião com os colegas do extremo Sul do Piauí 19h46 Prefeita Aldara Pinto esteve com autoridades em reunião no Palácio de Karnak 19h44 Prefeito Batista esteve presente na reunião com os colegas do extremo Sul 19h38 Prefeito Davi participou de reunião em Teresina com os colegas do extremo Sul 19h38 Dr. Carlos participou de reunião com prefeitos do extremo Sul nesta segunda 18h41 'Salve Rainha': motorista segue sem punição um ano depois do acidente 18h27 Festejo de Pimenteiras chegou ao fim com grande participação 18h03 Dia Estadual do Orgulho LGBT será comemorado com evento na quarta-feira (28) 18h01 Lagoa do Portinho: MP-PI quer a retirada das construções 17h52 Empresas de tecnologia começam a testar o eSocial; veja detalhes! 17h50 Prefeito Dr. Macaxeira marcou presença em reunião com colegas da região Sul 17h46 Prefeito Murilo participa de reunião com gestores municipais do Sul 17h40 Prefeita Doquinha participou de reunião com prefeitos do Sul 17h31 Inclusão do aeroporto em projeto de PPP é solicitado por prefeito de THE 17h30 TCE-PI notifica a prefeitura de Corrente devido os gastos com folha de pessoal 17h30 Em audiência com Temer, Ciro pede a reestruturação da rodovia BR 135 17h25 Secretária de Educação Estadual visita o município de Nazária e reafirma apoio político 17h24 Exame para certificar conclusão de ensino médio será realizado em outubro 17h20 Prefeito Ângelo Pereira esteve reunido com prefeitos do Sul 17h20 VAI COMEÇAR O MELHOR FESTEJO JUNINO DA REGIÃO

Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Escola de Sargentos - Vem pro Podium!

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional