180graus

Reforma em feiras - 04/04/2013 às 05h35

Secretário destaca projetos de reforma em feiras e mercados de São Luís

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feir

Gerente Eficiente
Fabiola Serra
CEV
Neoclinica
Graça Sousa
Essencial Construtora
Mafrense Máquinas
Prime Imobiliária
kangaço
Irritec

O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho, disse nesta quarta-feira (3) que estão em fase de elaboração projetos de reforma de mercados e feiras de São Luís. A informação foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feiras e mercados da capital. “Intervenções pontuais não resolvem mais, temos que fazer uma reforma geral nas instalações físicas e para isso estamos em busca de captar recursos”, declarou Marcelo Coelho.

Na feira do Anil, que no dia 13 de fevereiro teve parte do teto rompido em decorrência de forte chuva, já está sendo feito o projeto executivo para, em seguida, iniciar a reforma. “Será feita em um padrão todo moderno; o teto será todo refeito, de forma que os feirantes trabalhem com mais segurança e higiene”, garantiu Coelho.

Em relação ao Mercado Central, o titular da Semapa frisou que o projeto de revitalização transcorre em vias de finalização e os recursos estão praticamente assegurados. “A restauração está incluída no PAC das Cidades Históricas”, assinalou o secretário. Já no mercado do Anjo da Guarda o projeto arquitetônico encontra-se em elaboração.

A capital dispõe hoje de 28 mercados e 26 feiras, alguns administrados pela Semapa e outros geridos por associação de feirantes. São ao todo 4.240 feirantes registrados.

Durante a explanação, Marcelo Coelho relatou que desde o dia 7 de janeiro foi determinado todo um levantamento da situação das feiras e mercados de São Luís, que conta com o auxílio da Defesa Civil Municipal.

Além dos projetos de reforma, Coelho ressaltou que entre outras metas em viabilização destacam-se ação de reestruturação administrativa de manutenção, implementação de modelo de gestão e a execução de ações de limpeza e higienização dos mercados e feiras. “Estamos empenhados em resolver essa situação, vamos trabalhar de forma incansável pelo bem da saúde pública de São Luís”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo secretário condiz quanto ao vínculo dos feirantes com a Semapa. “Temos que analisar o Termo de Permissão de Uso (TPU), precisamos colocar em ordem no que se refere a essa questão”. Alguns mercados e feiras são administrados pela Semapa, outros geridos pela associação de feirantes.

Ao participar do debate, o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, alertou para a necessidade de abastecimento de água potável e condições higiênicas de manipulação dos alimentos. “Nosso desejo é trabalhar de forma integrada no intuito de mudar essa realidade antiga das feiras, onde nós possamos cumprir as exigências sanitárias mínimas”, pontuou.

A feirante Flor de Lys, do mercado do Anjo da Guarda, elogiou a iniciativa de promover tal espaço de discussão e cobrou ação imediata no sentido de solucionar os problemas estruturais dos mercados.

Domingas Cutrim, que atua no mercado do João Paulo, disse apoiar qualquer medida que beneficie os feirantes do município.

Participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivalnilde Sampaio, os secretários municipais Osmar Filho (Assuntos Políticos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Conceição Marques (adjunta de Agricultura, Pesca e Abastecimento), Arthur Guimarães (Blitz Urbana), o tenente coronel Figueiredo (Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), entre outras autoridades.

Publicado Por: Igor Leonardo

Últimas Notícias
02h30 Saiu a ganhadora do concurso Gata da Copa do Mundo; Veja as fotos 02h11 Band pensa em tirar Rachel Sheherazade do SBT; Silvio Santos reage 01h46 Morre Henry Maksoud, dono do luxuoso hotel Maksoud Plaza 01h36 A partir desta sexta toda reforma tem que ter um arquiteto assinando 01h24 Flamengo é cobiçado por novos estádios e aproveita para ganhar dinheiro 00h01 Sampaio enfrenta o Paraná na estreia da Série B do Brasileiro 00h01 As do bolso: Iapep atenderá urgência; PSD cobra a Seid que um dia foi do PT 23h52 Show Luciana Belle no Bar o Caseiro 23h35 Inflação oficial tem prévia de 0,78% em abril, e supera meta de março 23h08 Lenine chega em Parnaíba para visitar Ações do Projeto Pesca Solidária 23h06 Mais Médicos atinge meta e leva 276 médicos para o Piauí 22h28 Municipio Faz Entregas de Peixes e Cestas Básicas para População, 22h19 Encenação da Paixão de Cristo emociona Cocal de Telha 22h10 Aprenda com os grandes! 9 hábitos de pessoas fortes que podem te ajudar 22h06 Gêmeos siameses recebem alta após oito meses internados por cirurgia de risco 22h05 Diretor da Record diz que foi agredido por Dado Dolabella porque faltou café 22h04 Belos e poderosos: deputados bonitões fazem sucesso na Câmara 22h03 FORRÓ SACODE e TONY GUERRA E LÉO CACHORRÃO foi os escolhido para fazer o show Sábado de Aleluia 22h02 Adolescente mata criança e esconde o corpo em máquina de lavar 22h02 Conheça os 'g0ys', homens que ficam entre si, mas dizem não ser homossexuais 21h58 Campanha conscientiza consumidores sobre perdas de energia elétrica 21h52 Ceia do Senhor e lava pés: Comunidade celebra a quinta-feira santa 21h47 CBF define data dos confrontos entre Sampaio x Palmeiras-SP pela Copa do Brasil 21h33 Programa Luz para Todos ilumina e muda o futuro de comunidades na zona rural 21h02 Leo Gandelman abre Barra Jazz no sábado; publico na expectativa
Lancamento do Guia
Gerente Eficiente

Enquete

Qual o melhor ovo de Páscoa?

Total de Votos: 149

Válida de 17/04/2014 a 24/04/2014

Mais lidas

    Galaxy
    Coelho Fortes Dourado
    Babylandia
    BlueShark

    180graus no Instagramno Instagram