180graus

Reforma em feiras - 04/04/2013 às 05h35

Secretário destaca projetos de reforma em feiras e mercados de São Luís

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feir

IBIZA DRINKS
Casa do Cartucho
COLEGIO CEV
CND_VAGA
CASA DE PRAIA
GUIA DOS PARLAMENTARES II





O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho, disse nesta quarta-feira (3) que estão em fase de elaboração projetos de reforma de mercados e feiras de São Luís. A informação foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feiras e mercados da capital. “Intervenções pontuais não resolvem mais, temos que fazer uma reforma geral nas instalações físicas e para isso estamos em busca de captar recursos”, declarou Marcelo Coelho.

Na feira do Anil, que no dia 13 de fevereiro teve parte do teto rompido em decorrência de forte chuva, já está sendo feito o projeto executivo para, em seguida, iniciar a reforma. “Será feita em um padrão todo moderno; o teto será todo refeito, de forma que os feirantes trabalhem com mais segurança e higiene”, garantiu Coelho.

Em relação ao Mercado Central, o titular da Semapa frisou que o projeto de revitalização transcorre em vias de finalização e os recursos estão praticamente assegurados. “A restauração está incluída no PAC das Cidades Históricas”, assinalou o secretário. Já no mercado do Anjo da Guarda o projeto arquitetônico encontra-se em elaboração.

A capital dispõe hoje de 28 mercados e 26 feiras, alguns administrados pela Semapa e outros geridos por associação de feirantes. São ao todo 4.240 feirantes registrados.

Durante a explanação, Marcelo Coelho relatou que desde o dia 7 de janeiro foi determinado todo um levantamento da situação das feiras e mercados de São Luís, que conta com o auxílio da Defesa Civil Municipal.

Além dos projetos de reforma, Coelho ressaltou que entre outras metas em viabilização destacam-se ação de reestruturação administrativa de manutenção, implementação de modelo de gestão e a execução de ações de limpeza e higienização dos mercados e feiras. “Estamos empenhados em resolver essa situação, vamos trabalhar de forma incansável pelo bem da saúde pública de São Luís”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo secretário condiz quanto ao vínculo dos feirantes com a Semapa. “Temos que analisar o Termo de Permissão de Uso (TPU), precisamos colocar em ordem no que se refere a essa questão”. Alguns mercados e feiras são administrados pela Semapa, outros geridos pela associação de feirantes.

Ao participar do debate, o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, alertou para a necessidade de abastecimento de água potável e condições higiênicas de manipulação dos alimentos. “Nosso desejo é trabalhar de forma integrada no intuito de mudar essa realidade antiga das feiras, onde nós possamos cumprir as exigências sanitárias mínimas”, pontuou.

A feirante Flor de Lys, do mercado do Anjo da Guarda, elogiou a iniciativa de promover tal espaço de discussão e cobrou ação imediata no sentido de solucionar os problemas estruturais dos mercados.

Domingas Cutrim, que atua no mercado do João Paulo, disse apoiar qualquer medida que beneficie os feirantes do município.

Participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivalnilde Sampaio, os secretários municipais Osmar Filho (Assuntos Políticos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Conceição Marques (adjunta de Agricultura, Pesca e Abastecimento), Arthur Guimarães (Blitz Urbana), o tenente coronel Figueiredo (Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), entre outras autoridades.

Publicado Por: Igor Leonardo

Últimas Notícias
19h41 Alpinista Rodrigo Raineri ministrará palestra sobre motivação e superação em Teresina 19h40 Conheça a dieta que fez a presidente Dilma Rousseff perder 4 quilos 19h34 Hospitais Universitários abrem 964 vagas em concurso para todo Brasil 19h28 81% das mulheres já deixaram de fazer algo por medo de assédio 19h26 Técnico Bernardinho revela um tumor maligno e pedido de demissão 19h18 Renovação Carismática realiza 'Louvemos a Jesus que vem', domingo (21) 18h48 Em Piripiri o prefeito Odival Andrade foi cassado por abuso de poder 18h47 Semáforos param de funcionar e prejudicam trânsito em Teresina 18h42 Ex-gerente da Petrobras reafirma que toda cúpula sabia dos desvios; confira 18h38 A Prefeitura de Oeiras está viabilizando a construção e a manutenção de estradas vicinais 18h38 Em Piripiri homem não identificado sofre acidente na estrada do caldeirão 18h34 Trio faz arrastão em praça e pizzaria no interior do PI 18h22 Construções e recuperações de estradas devem beneficiar 14 mil pessoas em Oeiras 18h17 Presidente do Flamengo diz que negocia com nomes para temporada de 2015 18h17 Escritório de advocaciado PI é eleito um dos melhores do país; saiba mais 18h17 Bandidos armados assaltam posto de combustíveis em Piripiri 18h10 MILHÕES anunciados por W.Dias não vão chegar ao Piauí 18h09 Prefeitura de Oeiras realizou uma ação solidária na comunidade Canto Fazenda Frade 18h03 Ranking nacional coloca escritório do Piauí entre os melhoes do pais 17h26 Vereadora Teresinha Medeiros é mais cotada para assumir comando do PPS 17h22 Comunidade de Oeiras Canto Fazenda Frade recebe ação solidária 17h17 Famoso advogado Kakay dará festa e a dupla Bruno & Marrone é atração 17h14 A prefeita Patrícia Leal homenageou com uma menção honrosa altoense que conquistou Olimpíada Brasil 17h08 Vereadora diz que zona rural tem povo sofrido e cobra mais ação da prefeitura 17h05 Confraternização de natal e encerramento de 2015 com amigo oculto. Participação da Igreja da Paz
GUIA DOS PARLAMENTARES II
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    O piauiense Luis Henrique foi o terceiro colocado no 1º MasterChef Brasil. Você concorda com a vitória de Elisa?

    Total de Votos: 173

    Válida de 17/12/2014 a 24/12/2014

    180graus no Instagramno Instagram