180graus

Reforma em feiras - 04/04/2013 às 05h35

Secretário destaca projetos de reforma em feiras e mercados de São Luís

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feir

CELTA CONSTRUTORA
LB Fitness
Casa do Cartucho
Kangaço

O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho, disse nesta quarta-feira (3) que estão em fase de elaboração projetos de reforma de mercados e feiras de São Luís. A informação foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feiras e mercados da capital. “Intervenções pontuais não resolvem mais, temos que fazer uma reforma geral nas instalações físicas e para isso estamos em busca de captar recursos”, declarou Marcelo Coelho.

Na feira do Anil, que no dia 13 de fevereiro teve parte do teto rompido em decorrência de forte chuva, já está sendo feito o projeto executivo para, em seguida, iniciar a reforma. “Será feita em um padrão todo moderno; o teto será todo refeito, de forma que os feirantes trabalhem com mais segurança e higiene”, garantiu Coelho.

Em relação ao Mercado Central, o titular da Semapa frisou que o projeto de revitalização transcorre em vias de finalização e os recursos estão praticamente assegurados. “A restauração está incluída no PAC das Cidades Históricas”, assinalou o secretário. Já no mercado do Anjo da Guarda o projeto arquitetônico encontra-se em elaboração.

A capital dispõe hoje de 28 mercados e 26 feiras, alguns administrados pela Semapa e outros geridos por associação de feirantes. São ao todo 4.240 feirantes registrados.

Durante a explanação, Marcelo Coelho relatou que desde o dia 7 de janeiro foi determinado todo um levantamento da situação das feiras e mercados de São Luís, que conta com o auxílio da Defesa Civil Municipal.

Além dos projetos de reforma, Coelho ressaltou que entre outras metas em viabilização destacam-se ação de reestruturação administrativa de manutenção, implementação de modelo de gestão e a execução de ações de limpeza e higienização dos mercados e feiras. “Estamos empenhados em resolver essa situação, vamos trabalhar de forma incansável pelo bem da saúde pública de São Luís”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo secretário condiz quanto ao vínculo dos feirantes com a Semapa. “Temos que analisar o Termo de Permissão de Uso (TPU), precisamos colocar em ordem no que se refere a essa questão”. Alguns mercados e feiras são administrados pela Semapa, outros geridos pela associação de feirantes.

Ao participar do debate, o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, alertou para a necessidade de abastecimento de água potável e condições higiênicas de manipulação dos alimentos. “Nosso desejo é trabalhar de forma integrada no intuito de mudar essa realidade antiga das feiras, onde nós possamos cumprir as exigências sanitárias mínimas”, pontuou.

A feirante Flor de Lys, do mercado do Anjo da Guarda, elogiou a iniciativa de promover tal espaço de discussão e cobrou ação imediata no sentido de solucionar os problemas estruturais dos mercados.

Domingas Cutrim, que atua no mercado do João Paulo, disse apoiar qualquer medida que beneficie os feirantes do município.

Participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivalnilde Sampaio, os secretários municipais Osmar Filho (Assuntos Políticos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Conceição Marques (adjunta de Agricultura, Pesca e Abastecimento), Arthur Guimarães (Blitz Urbana), o tenente coronel Figueiredo (Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), entre outras autoridades.

Publicado Por: Igor Leonardo

Últimas Notícias
04h11 MC Ludmilla cantará na coroação de Claudia Leitte na Mocidade 04h08 Miss Bumbum Ceará pinta o corpo com as cores da bandeira do estado 03h49 Perseguida nas redes sociais, gremista que fez xingamentos racistas deleta fotos e perfil 03h10 Americano com HIV é acusado de infectar mais de 20 homens nos EUA 03h04 Governo brasileiro simula resposta a eventual caso de ebola em aeroporto 02h35 Polícia investiga mãe e padrasto suspeitos de espancar criança 02h29 Irmãos são presos por fazer sexo perto de igreja nos EUA 02h25 Avião é atingido por raio quando passava por arco-íris; veja foto 02h16 Ministra gay assume namoro com sua colega na Colômbia 02h00 Festa da Teresina FM reuniu 'VIPs' em show do Ice MC na Pink . Fotos! 01h55 Prefeita Gadocha realiza celebração dos festejos da cidade. Veja as fotos 01h18 Estudante comemora autorização para usar remédio à base de maconha 01h02 Americana de 15 anos fascina com campanha, mas fica sem R$ 135 mil 00h36 'Não queria sair de casa', diz jovem que sofreu racismo nas redes sociais 00h23 Banda Armagedon na Vila Irma Dulce dia 30 de Agosto na Igreja Batista Manancial 00h20 Culto Jovem na Primeira Igreja Batista do Planalto Uruguai 00h09 Congresso em Paracuru Celebrai 2 hoje e amanha 30 de Agosto 00h02 Torcedora racista do Grêmio é afastada do trabalho, diz jornal 00h01 Credibilidade em Buriti dos Lopes: Juliana 13, Robert 2, Themístocles 1 00h01 Datamax/Cajueiro da Praia: W.Dias 39%, Zé Filho 37% e Mão Santa 14% 00h01 Datamax/Cajueiro da Praia: Juliana 8%, Tererê 3% e Robert Rios 2% 00h01 Credibilidade em Buriti dos Lopes: W.Dias 41, Zé Filho 35 e Mão Santa 5 23h55 Justiça do Trabalho mantém plantão no TRT e no FAS 23h50 Participe do Congresso Nacional APEC 2014 em Sao Paulo 23h41 Governador Zé Filho participa de grande carreata nesta sexta (29/08)
ControlX
Mesário Voluntário

Enquete

A morte de um taxista gerou um clima de revolta em Teresina. Um dos suspeitos já presos tinha várias passagens pela polícia, mas estava solto. Com um número cada vez maior de criminosos à solta, de quem você acredita que seja a culpa?

Total de Votos: 185

Válida de 29/08/2014 a 05/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram