180graus

Reforma em feiras - 04/04/2013 às 05h35

Secretário destaca projetos de reforma em feiras e mercados de São Luís

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feir

MEU BLOG
MEU BLOG
Alugue quitinete em Luis Correia
comserv
Negócios ou lazer em Parnaíba?





O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho, disse nesta quarta-feira (3) que estão em fase de elaboração projetos de reforma de mercados e feiras de São Luís. A informação foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feiras e mercados da capital. “Intervenções pontuais não resolvem mais, temos que fazer uma reforma geral nas instalações físicas e para isso estamos em busca de captar recursos”, declarou Marcelo Coelho.

Na feira do Anil, que no dia 13 de fevereiro teve parte do teto rompido em decorrência de forte chuva, já está sendo feito o projeto executivo para, em seguida, iniciar a reforma. “Será feita em um padrão todo moderno; o teto será todo refeito, de forma que os feirantes trabalhem com mais segurança e higiene”, garantiu Coelho.

Em relação ao Mercado Central, o titular da Semapa frisou que o projeto de revitalização transcorre em vias de finalização e os recursos estão praticamente assegurados. “A restauração está incluída no PAC das Cidades Históricas”, assinalou o secretário. Já no mercado do Anjo da Guarda o projeto arquitetônico encontra-se em elaboração.

A capital dispõe hoje de 28 mercados e 26 feiras, alguns administrados pela Semapa e outros geridos por associação de feirantes. São ao todo 4.240 feirantes registrados.

Durante a explanação, Marcelo Coelho relatou que desde o dia 7 de janeiro foi determinado todo um levantamento da situação das feiras e mercados de São Luís, que conta com o auxílio da Defesa Civil Municipal.

Além dos projetos de reforma, Coelho ressaltou que entre outras metas em viabilização destacam-se ação de reestruturação administrativa de manutenção, implementação de modelo de gestão e a execução de ações de limpeza e higienização dos mercados e feiras. “Estamos empenhados em resolver essa situação, vamos trabalhar de forma incansável pelo bem da saúde pública de São Luís”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo secretário condiz quanto ao vínculo dos feirantes com a Semapa. “Temos que analisar o Termo de Permissão de Uso (TPU), precisamos colocar em ordem no que se refere a essa questão”. Alguns mercados e feiras são administrados pela Semapa, outros geridos pela associação de feirantes.

Ao participar do debate, o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, alertou para a necessidade de abastecimento de água potável e condições higiênicas de manipulação dos alimentos. “Nosso desejo é trabalhar de forma integrada no intuito de mudar essa realidade antiga das feiras, onde nós possamos cumprir as exigências sanitárias mínimas”, pontuou.

A feirante Flor de Lys, do mercado do Anjo da Guarda, elogiou a iniciativa de promover tal espaço de discussão e cobrou ação imediata no sentido de solucionar os problemas estruturais dos mercados.

Domingas Cutrim, que atua no mercado do João Paulo, disse apoiar qualquer medida que beneficie os feirantes do município.

Participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivalnilde Sampaio, os secretários municipais Osmar Filho (Assuntos Políticos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Conceição Marques (adjunta de Agricultura, Pesca e Abastecimento), Arthur Guimarães (Blitz Urbana), o tenente coronel Figueiredo (Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), entre outras autoridades.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


MEU BLOG
podium
Terno e Cia
podium
Últimas Notícias
22h17 Conceição Santana será a nova presidente da Associação de moradores do bairro Boa Vista 19h09 Homem é morto com 3 tiros na Zona Sudeste de Teresina 18h41 Piauienses 'nota 1.000' no Enem dão dicas para ter sucesso nos estudos 18h29 Moro ao comentar morte de Teori: 'Sem ele, não teria havido a Lava Jato' 18h24 Prefeitura de Landri Sales licita até R$ 1,1 milhão para compra de combustível 18h15 Magistrados têm até o dia 08/02 para revisar processos de presos provisórios 18h09 'Se algo acontecer com alguém da minha família...', disse filho de Teori no Facebook 17h59 'Deve ser investigado a fundo', diz delegado da Lava Jato sobre morte de Teori 17h41 Trem ultrarrápido de Elon Musk dá passo para sair do papel 17h37 Polícia recupera R$ 45 mil do assalto à casa lotérica em Parnaíba 17h30 Lutador Anderson Silva 'participa' de filme de ação produzido na China; veja 17h24 Penas para furto, roubo ou receptação de fios elétricos podem aumentar; veja 17h18 Mais de 84 mil alunos tiraram nota zerada na redação do Enem 2016 17h16 Novo relator da Lava Jato será nomeado por Michel Temer 17h13 Filha do governador W. Dias é vítima de um acidente de carro em Brasília 17h11 Vídeo de Lula descendo de jatinho volta a repercutir nas redes sociais 17h11 Publicado decreto que cria comissão para reforma do sistema penitenciário 17h11 Ministro relator da Lava Jato no STF morre em acidente de avião, diz site 17h07 Homem parte a coluna em duas ao levantar peso em academia; verdade ou mentira? 17h06 Como o discreto ministro Teori Zavascki chegou ao STF e passou a relator da Lava-Jato 17h04 Jogador fez viagem de 24 horas pra descobrir que o 'Comercial' desistiu 17h03 Acelerar os julgamentos depende mais da união de todos os órgãos,diz Amapi 17h02 Obama divulga carta de despedida ao povo americano 16h17 Macacos são encontrados mortos em São José do Rio Preto com suspeita de febre amarela 16h15 Relator da Lava Jato, Teori Zavascki morre em queda de avião em Paraty

Hospede-se no Islamar
MEU BLOG
Terno e Cia
Laurice - Projetos

Mais Lidas


    Enquete

    Você concorda com a decisão da Prefeitura de Teresina em não bancar os desfiles das escolas de Samba?

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-01-09 14:36:00.0 a 2017-01-16

    comserv
    Casa do cartucho
    Negócios ou lazer em Parnaíba

    180graus no Instagramno Instagram

    Negócios ou lazer em Parnaíba