180graus

Reforma em feiras - 04/04/2013 às 05h35

Secretário destaca projetos de reforma em feiras e mercados de São Luís

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feir

180 & Gracom - Maratona
Coren Enfermagem
Dr. Raimundo Junior
Alves e Alves- (Dr. Daniel)
Cofen- Enfermagem
Coren- Enfermagem
180 - Vende-se Hilux
IEMP - Prof. Ana Cristina
Cev- Maio
Phocus Galerie





O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho, disse nesta quarta-feira (3) que estão em fase de elaboração projetos de reforma de mercados e feiras de São Luís. A informação foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feiras e mercados da capital. “Intervenções pontuais não resolvem mais, temos que fazer uma reforma geral nas instalações físicas e para isso estamos em busca de captar recursos”, declarou Marcelo Coelho.

Na feira do Anil, que no dia 13 de fevereiro teve parte do teto rompido em decorrência de forte chuva, já está sendo feito o projeto executivo para, em seguida, iniciar a reforma. “Será feita em um padrão todo moderno; o teto será todo refeito, de forma que os feirantes trabalhem com mais segurança e higiene”, garantiu Coelho.

Em relação ao Mercado Central, o titular da Semapa frisou que o projeto de revitalização transcorre em vias de finalização e os recursos estão praticamente assegurados. “A restauração está incluída no PAC das Cidades Históricas”, assinalou o secretário. Já no mercado do Anjo da Guarda o projeto arquitetônico encontra-se em elaboração.

A capital dispõe hoje de 28 mercados e 26 feiras, alguns administrados pela Semapa e outros geridos por associação de feirantes. São ao todo 4.240 feirantes registrados.

Durante a explanação, Marcelo Coelho relatou que desde o dia 7 de janeiro foi determinado todo um levantamento da situação das feiras e mercados de São Luís, que conta com o auxílio da Defesa Civil Municipal.

Além dos projetos de reforma, Coelho ressaltou que entre outras metas em viabilização destacam-se ação de reestruturação administrativa de manutenção, implementação de modelo de gestão e a execução de ações de limpeza e higienização dos mercados e feiras. “Estamos empenhados em resolver essa situação, vamos trabalhar de forma incansável pelo bem da saúde pública de São Luís”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo secretário condiz quanto ao vínculo dos feirantes com a Semapa. “Temos que analisar o Termo de Permissão de Uso (TPU), precisamos colocar em ordem no que se refere a essa questão”. Alguns mercados e feiras são administrados pela Semapa, outros geridos pela associação de feirantes.

Ao participar do debate, o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, alertou para a necessidade de abastecimento de água potável e condições higiênicas de manipulação dos alimentos. “Nosso desejo é trabalhar de forma integrada no intuito de mudar essa realidade antiga das feiras, onde nós possamos cumprir as exigências sanitárias mínimas”, pontuou.

A feirante Flor de Lys, do mercado do Anjo da Guarda, elogiou a iniciativa de promover tal espaço de discussão e cobrou ação imediata no sentido de solucionar os problemas estruturais dos mercados.

Domingas Cutrim, que atua no mercado do João Paulo, disse apoiar qualquer medida que beneficie os feirantes do município.

Participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivalnilde Sampaio, os secretários municipais Osmar Filho (Assuntos Políticos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Conceição Marques (adjunta de Agricultura, Pesca e Abastecimento), Arthur Guimarães (Blitz Urbana), o tenente coronel Figueiredo (Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), entre outras autoridades.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Phocus Galerie
Terno e Cia
Carvalho e Oliveira (Wildson de Almeida)
Alves e Alves (Dr. Daniel)
180 & Gracom - Maratona
UNIMED DIA DAS MÃES
vaga pesquisadores
Casa do Cartucho
Panificadora Canindé
Marquinhos do Pará
Últimas Notícias
20h02 Portal da Transparência de Caracol possui nota 4,2 no ranking do MPF 19h39 Sarah Menezes perde para japonesa e fica com a prata no World Masters 19h18 Há seis anos barragem está sem água em Fartura do Piauí 18h53 Eleições: Lançado edital para promotores atuarem em zonas eleitorais 18h52 Na época das eleições prometeram um poço de 800 metros para Fartura, mas... 18h45 Em Fartura do Piauí, famílias pobres se reúnem para furar poços 18h44 Carro sai da pista, desce ribanceira e quase colide em poste na BR-407 18h41 Soldado é expulso da PM-PI pela morte de filho de oficial 18h20 Superbactéria descoberta pode dar início ao fim dos antibióticos 18h17 Anonymous diz que procura envolvidos em estupro coletivo no Rio 18h08 Mulher Melão dispensa depilação completa em novo ensaio sensual 18h02 Curiosidade: Está muito ocupado? Isso pode fazer bem ao cérebro 17h55 Novo presidente da Caixa estuda fechar agências deficitárias 17h53 Vende –se Ponto Comercial 17h52 Em novo áudio, Renan diz que tentou evitar recondução de Janot à PGR 17h45 FFP: Altos bota jogador irregular na final e STJD pode dar título ao River 17h39 Estaiada receberá 'Museu Itinerante' que conta a história das Olimpíadas 17h10 Nota Piauiense realiza 9º sorteio na segunda-feira (30) 17h04 Homem mata cunhado com tiro no pescoço na zona Leste 17h02 Academia maçônica: para melhor entender o título de “Mestre Honoris Causa” 16h48 Curso de Medicina abre inscrições na segunda-feira 16h45 Zé Hélio lidera todos os cenários de pesquisa eleitoral em Paraibano, confira... 16h02 Confira os jogos do final de semana pela Copa Portuense Sub-20 15h43 VEM AI MADRUGADÃO PARAÍBA 2016 15h42 Conselho Tutelar de Cristino Castro realiza evento em alusão ao “18 de Maio”

Conplan
Dr. Wildson de Almeida
Alves e Alves (Dr. Daniel)
Phocus Galerie
Terno e Cia
Dr. Raimundo Junior

Mais Lidas


    Enquete

    Cai o primeiro ministro do novo governo em apenas 12 dias. Na sua opinião, Michel Temer consegue terminar seu mandato?

    Total de Votos: 170

    Válida de 24/05/2016 a 31/05/2016

    Casa do cartucho
    180 & Gracom - Maratona
    vaga pesquisadores
    Phocus Galerie - Eventos
    Profº Márcio Lima - Dia da Mudança
    Terno e Cia
    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    ZikaZero
    Dr. Raimundo Junior
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset
    Panificadora Canindé