180graus

Reforma em feiras - 04/04/2013 às 05h35

Secretário destaca projetos de reforma em feiras e mercados de São Luís

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feir

RESERVA HELICONIA
THREVO - RESERVA DOS PINHEIROS
WS Construtora - Recanto das Palmeiras
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
ENEM INTENSIVO CEV
Mirante da Mota Machado
DREAM PARK ABC
SA CAVALCANTE RIO POTY
Inocoop - Recanto das Palmeiras
Tire sua habilitação na Servemplac
Anilson Feitosa Kangaco





O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho, disse nesta quarta-feira (3) que estão em fase de elaboração projetos de reforma de mercados e feiras de São Luís. A informação foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feiras e mercados da capital. “Intervenções pontuais não resolvem mais, temos que fazer uma reforma geral nas instalações físicas e para isso estamos em busca de captar recursos”, declarou Marcelo Coelho.

Na feira do Anil, que no dia 13 de fevereiro teve parte do teto rompido em decorrência de forte chuva, já está sendo feito o projeto executivo para, em seguida, iniciar a reforma. “Será feita em um padrão todo moderno; o teto será todo refeito, de forma que os feirantes trabalhem com mais segurança e higiene”, garantiu Coelho.

Em relação ao Mercado Central, o titular da Semapa frisou que o projeto de revitalização transcorre em vias de finalização e os recursos estão praticamente assegurados. “A restauração está incluída no PAC das Cidades Históricas”, assinalou o secretário. Já no mercado do Anjo da Guarda o projeto arquitetônico encontra-se em elaboração.

A capital dispõe hoje de 28 mercados e 26 feiras, alguns administrados pela Semapa e outros geridos por associação de feirantes. São ao todo 4.240 feirantes registrados.

Durante a explanação, Marcelo Coelho relatou que desde o dia 7 de janeiro foi determinado todo um levantamento da situação das feiras e mercados de São Luís, que conta com o auxílio da Defesa Civil Municipal.

Além dos projetos de reforma, Coelho ressaltou que entre outras metas em viabilização destacam-se ação de reestruturação administrativa de manutenção, implementação de modelo de gestão e a execução de ações de limpeza e higienização dos mercados e feiras. “Estamos empenhados em resolver essa situação, vamos trabalhar de forma incansável pelo bem da saúde pública de São Luís”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo secretário condiz quanto ao vínculo dos feirantes com a Semapa. “Temos que analisar o Termo de Permissão de Uso (TPU), precisamos colocar em ordem no que se refere a essa questão”. Alguns mercados e feiras são administrados pela Semapa, outros geridos pela associação de feirantes.

Ao participar do debate, o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, alertou para a necessidade de abastecimento de água potável e condições higiênicas de manipulação dos alimentos. “Nosso desejo é trabalhar de forma integrada no intuito de mudar essa realidade antiga das feiras, onde nós possamos cumprir as exigências sanitárias mínimas”, pontuou.

A feirante Flor de Lys, do mercado do Anjo da Guarda, elogiou a iniciativa de promover tal espaço de discussão e cobrou ação imediata no sentido de solucionar os problemas estruturais dos mercados.

Domingas Cutrim, que atua no mercado do João Paulo, disse apoiar qualquer medida que beneficie os feirantes do município.

Participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivalnilde Sampaio, os secretários municipais Osmar Filho (Assuntos Políticos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Conceição Marques (adjunta de Agricultura, Pesca e Abastecimento), Arthur Guimarães (Blitz Urbana), o tenente coronel Figueiredo (Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), entre outras autoridades.

Publicado Por: Igor Leonardo

VAL PRAEIRO HELICONIA
WS Construtora - Alto das Palmeiras
LIKE HR
VANITY SANDRA SILVA
WX - Village Leste
Mirante da Mota Machado
VANITY SANDRA SILVA
DREAM PARK ABC
Inocoop Recanto das Palmeiras
THREVO PIATZ
Últimas Notícias
14h09 Thammy Miranda cobra R$10 mil para exibir na TV resultado da retirada dos seios 14h00 Governo libera R$22,5 bi da poupança ao crédito imobiliário 13h58 Promotores chegaram a abrir investigação contra a Procuradoria Geral de Justiça 13h58 Prefeitura de Altos entrega enxovais a gestantes do município 13h55 Com 87,89 %, Canavieira está em 1ª lugar entre as 10 cidades com melhor cobertura vacinal 13h54 Sabesp faz investimento milionário em questionada técnica para fazer chover 13h46 Assinou: Flamengo anuncia contratação do centroavante Paolo Guerrero 13h41 Prefeitura de Altos entrega enxovais a gestantes do município 13h32 Economia brasileira recua 0,2% no 1º trimestre de 2015, diz IBGE 13h29 W.Dias tira até selfie com vendedor na abertura da Casas Bahia em THE 13h28 Você procura um terreno para comprar em Beneditinos,veja esse comunicado 13h18 Secretaria de Saúde realiza pré-conferências em Picos 13h13 Secretaria de Saúde realiza pré-conferências em Picos 13h12 Após crime contra quatro adolescentes, Jornal O Dia traz capa especial. Amplie! 13h05 Notificações de grávidas com sífilis crescem 1047% em 8 anos 13h01 Prefeito acusado de matar a esposa é denunciado no TJ 12h56 Projeto concede ajuda financeira a vítimas de violência doméstica 12h56 Campanha do Guaraná Antarctica Black, um apelo à inconsequência e à irresponsabilidade 12h53 OAB-PI emite nota de repúdio a violência praticada contra adolescentes de Castelo do Piauí 12h52 Ameaça de bomba faz a Fifa esvaziar rapidamente o prédio onde terá eleição 12h47 MP-PI esclarece que já designou promotora para atuar em Marcolândia 12h38 Em Cuba para gravar clipe, Rihanna dança e se diverte em restaurante 12h29 OAB-PI emite nota de repúdio a violência praticada contra adolescentes de Castelo do Piauí 12h29 VII conferencia dos direitos da criança e do adolescente. 12h26 Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no Parque Itália
MELHORES IMOVEIS
SA CAVALCANTE RIO POTY
SA CAVALCANTE RIO POTY
BRISA SUL - BOA VISTA
Mirante da Mota Machado
Tire sua habilitação na Servemplac
SEU IMOVEL NA DANTAS
HR like

Mais Lidas

    VANITY SANDRA SILVA
    BRISA SUL PISCINA
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    AGUAS DE TIMON
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    Imobiliaria

    Enquete

    Sem o pagamento integral do reajuste previsto para o mês de maio, os Policiais Militares ameaçam paralisar suas atividades integralmente, enquanto o governo negocia o parcelamento do reajuste. Você acha correto que os policiais cruzem os braços?

    Total de Votos: 199

    Válida de 27/05/2015 a 03/06/2015

    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    SA CAVALCANTE RIO POTY
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Mirante da Mota Machado
    VILLAGE LESTE - WX
    LIKE HR
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    AGUAS DE TIMON
    VAL PRAEIRO

    180graus no Instagramno Instagram

    Mirante da Mota Machado
    WX - Village Leste
    Tire sua habilitação na Servemplac
    Inocoop Recanto das Palmeiras
    AGUAS DE TIMON