180graus

Reforma em feiras - 04/04/2013 às 05h35

Secretário destaca projetos de reforma em feiras e mercados de São Luís

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feir

Kangaço
Kangaco
Vestibular

O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho, disse nesta quarta-feira (3) que estão em fase de elaboração projetos de reforma de mercados e feiras de São Luís. A informação foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feiras e mercados da capital. “Intervenções pontuais não resolvem mais, temos que fazer uma reforma geral nas instalações físicas e para isso estamos em busca de captar recursos”, declarou Marcelo Coelho.

Na feira do Anil, que no dia 13 de fevereiro teve parte do teto rompido em decorrência de forte chuva, já está sendo feito o projeto executivo para, em seguida, iniciar a reforma. “Será feita em um padrão todo moderno; o teto será todo refeito, de forma que os feirantes trabalhem com mais segurança e higiene”, garantiu Coelho.

Em relação ao Mercado Central, o titular da Semapa frisou que o projeto de revitalização transcorre em vias de finalização e os recursos estão praticamente assegurados. “A restauração está incluída no PAC das Cidades Históricas”, assinalou o secretário. Já no mercado do Anjo da Guarda o projeto arquitetônico encontra-se em elaboração.

A capital dispõe hoje de 28 mercados e 26 feiras, alguns administrados pela Semapa e outros geridos por associação de feirantes. São ao todo 4.240 feirantes registrados.

Durante a explanação, Marcelo Coelho relatou que desde o dia 7 de janeiro foi determinado todo um levantamento da situação das feiras e mercados de São Luís, que conta com o auxílio da Defesa Civil Municipal.

Além dos projetos de reforma, Coelho ressaltou que entre outras metas em viabilização destacam-se ação de reestruturação administrativa de manutenção, implementação de modelo de gestão e a execução de ações de limpeza e higienização dos mercados e feiras. “Estamos empenhados em resolver essa situação, vamos trabalhar de forma incansável pelo bem da saúde pública de São Luís”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo secretário condiz quanto ao vínculo dos feirantes com a Semapa. “Temos que analisar o Termo de Permissão de Uso (TPU), precisamos colocar em ordem no que se refere a essa questão”. Alguns mercados e feiras são administrados pela Semapa, outros geridos pela associação de feirantes.

Ao participar do debate, o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, alertou para a necessidade de abastecimento de água potável e condições higiênicas de manipulação dos alimentos. “Nosso desejo é trabalhar de forma integrada no intuito de mudar essa realidade antiga das feiras, onde nós possamos cumprir as exigências sanitárias mínimas”, pontuou.

A feirante Flor de Lys, do mercado do Anjo da Guarda, elogiou a iniciativa de promover tal espaço de discussão e cobrou ação imediata no sentido de solucionar os problemas estruturais dos mercados.

Domingas Cutrim, que atua no mercado do João Paulo, disse apoiar qualquer medida que beneficie os feirantes do município.

Participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivalnilde Sampaio, os secretários municipais Osmar Filho (Assuntos Políticos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Conceição Marques (adjunta de Agricultura, Pesca e Abastecimento), Arthur Guimarães (Blitz Urbana), o tenente coronel Figueiredo (Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), entre outras autoridades.

Publicado Por: Igor Leonardo

Últimas Notícias
13h50 Audi TT 2015 é a mais nova e tecnológica versão do esportivo 13h50 Com prefeitura fechada há 16 dias, Jaicós vive uma das maiores crises de sua história 13h50 Pato ainda não tem data para voltar ao São Paulo e Kaká vira dúvida 13h42 Jaicós: A cidade está em crise e a prefeitura está fechada há 16 dias 13h35 Filho de Jô Soares morre aos 50 anos no RJ após luta contra câncer 13h32 Fotos:Atirador deixa rastro de medo e sofrimento em famílias inocentes 13h27 Cuidado com as unhas! Elas podem revelar uma dezena de doenças 13h16 Serviço Social realiza atividades lúdicas com alunos da APAE 13h14 Cilada? Presa na mansão dos Medeiros, Du recebe proposta estranha de Marta 13h12 Possível affair de Neymar é ex-Big Brother e curte muito se exibir 13h10 Cearenses são acusados de instalar 'chupa cabras' nos terminais do BB 13h07 CHACINA: Quatro vítimas serão veladas no PI e uma no CE 13h05 Presos provisórios começam a usar tornozeleiras eletrônicas 12h54 Moradores da zona rural de Queimada Nova compram água para beber com dinheiro do Bolsa Família 12h47 Prazo para renovação semestral do Fies é prorrogado; vai até dia 30/11 12h41 Veja como foi a 8ª novena dos festejos de São Benedito em Beneditinos 12h25 Nossa Sra dos Remédios: 6 bandidos explodem banco e ateiam fogo em carro 12h24 Lula diz que não lê a VEJA há anos e que a revista "odeia o PT" 12h22 Quadros de valores artísticos e culturais somem misteriosamente do Hospital de Barras 12h16 Câmara de Curimatá encerra inscrição para concurso nesta sexta (31);confira 12h11 Apaixonados por vaquejada beneditinenses formam equipe para o dia do vaqueiro 12h10 Magistrados e servidores recebem capacitação para oitiva de crianças e adolescentes 12h02 Jovem é morto com tiro nas costas e pedradas na cabeça em bairro de THE 11h54 Uma multidão e gente bonita, acompanhou a tradicional corrida dos vaqueiros em Beneditinos,veja 11h46 Jaques Wagner, governador da Bahia, pode assumir Petrobras

Mais lidas

    Enquete

    Qual o maior desafio que a presidente Dilma Rousseff terá em seu novo mandato?

    Total de Votos: 924

    Válida de 27/10/2014 a 03/11/2014

    DR ANTONIO CARLOS

    180graus no Instagramno Instagram