180graus

Reforma em feiras - 04/04/2013 às 05h35

Secretário destaca projetos de reforma em feiras e mercados de São Luís

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feir

DR GERMANO
COELHO FORTE E DOURADO
Shop Festa - Inauguração
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
SAMBAIBA MODULADOS
Phocus Galerie
UNIMED





O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho, disse nesta quarta-feira (3) que estão em fase de elaboração projetos de reforma de mercados e feiras de São Luís. A informação foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feiras e mercados da capital. “Intervenções pontuais não resolvem mais, temos que fazer uma reforma geral nas instalações físicas e para isso estamos em busca de captar recursos”, declarou Marcelo Coelho.

Na feira do Anil, que no dia 13 de fevereiro teve parte do teto rompido em decorrência de forte chuva, já está sendo feito o projeto executivo para, em seguida, iniciar a reforma. “Será feita em um padrão todo moderno; o teto será todo refeito, de forma que os feirantes trabalhem com mais segurança e higiene”, garantiu Coelho.

Em relação ao Mercado Central, o titular da Semapa frisou que o projeto de revitalização transcorre em vias de finalização e os recursos estão praticamente assegurados. “A restauração está incluída no PAC das Cidades Históricas”, assinalou o secretário. Já no mercado do Anjo da Guarda o projeto arquitetônico encontra-se em elaboração.

A capital dispõe hoje de 28 mercados e 26 feiras, alguns administrados pela Semapa e outros geridos por associação de feirantes. São ao todo 4.240 feirantes registrados.

Durante a explanação, Marcelo Coelho relatou que desde o dia 7 de janeiro foi determinado todo um levantamento da situação das feiras e mercados de São Luís, que conta com o auxílio da Defesa Civil Municipal.

Além dos projetos de reforma, Coelho ressaltou que entre outras metas em viabilização destacam-se ação de reestruturação administrativa de manutenção, implementação de modelo de gestão e a execução de ações de limpeza e higienização dos mercados e feiras. “Estamos empenhados em resolver essa situação, vamos trabalhar de forma incansável pelo bem da saúde pública de São Luís”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo secretário condiz quanto ao vínculo dos feirantes com a Semapa. “Temos que analisar o Termo de Permissão de Uso (TPU), precisamos colocar em ordem no que se refere a essa questão”. Alguns mercados e feiras são administrados pela Semapa, outros geridos pela associação de feirantes.

Ao participar do debate, o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, alertou para a necessidade de abastecimento de água potável e condições higiênicas de manipulação dos alimentos. “Nosso desejo é trabalhar de forma integrada no intuito de mudar essa realidade antiga das feiras, onde nós possamos cumprir as exigências sanitárias mínimas”, pontuou.

A feirante Flor de Lys, do mercado do Anjo da Guarda, elogiou a iniciativa de promover tal espaço de discussão e cobrou ação imediata no sentido de solucionar os problemas estruturais dos mercados.

Domingas Cutrim, que atua no mercado do João Paulo, disse apoiar qualquer medida que beneficie os feirantes do município.

Participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivalnilde Sampaio, os secretários municipais Osmar Filho (Assuntos Políticos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Conceição Marques (adjunta de Agricultura, Pesca e Abastecimento), Arthur Guimarães (Blitz Urbana), o tenente coronel Figueiredo (Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), entre outras autoridades.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terno e Cia
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
Phocus Galerie
SAMBAIBA MODULADOS
UNIMED
ISLAMAR
SAMBAIBA MODULADOS
Marquinhos do Pará
UNIMED
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
Últimas Notícias
00h16 América treinou no estádio Nazarenão para o jogo com o River 21h42 Dr. Helder Eugênio recebeu pré-candidatos do PTC em café na sede do 180graus 21h24 Pré-candidatos a vereador do PMN, em Teresina, participaram de café com Dr Helder Eugênio 19h35 Gustavo Lima confirma coligação proporcional do PSB com PTN e PEN 19h05 Pescador diz que até médico come pescado do açude grande e gosta 18h07 THE: Homem é executado com pelo menos 5 tiros na cabeça na zona Sul 18h00 Juiz proíbe 'fogos de artifício' em carreatas e caminhadas 17h49 Gilberto Gil volta a ser internado nesta sexta-feira em São Paulo 17h45 Prédio da Austrália na Vila Olímpica tem princípio de incêndio 17h31 Espera ajuda a divulgar 'Pokémon Go', mas pode prejudicá-lo 17h25 Link: Trabalhadores já podem fazer consulta sobre o abono na internet 17h12 Ministério Público pode banir WhatsApp e Facebook permanentemente do Brasil 17h12 Fusão recorde: Conselho da SABMiller aprova venda para a AB InBev 17h08 THE: Casal é detido suspeito de tráfico de drogas;encaminhado para a Central 17h08 Domingo tem Show na Movelaria São Francisco 17h04 Forrozão em Dose Dupla 17h03 Fundo Partidário pagou mais de R$ 65 milhões para partidos em dois meses 16h59 No NE, somente políticos da BA e PE solicitaram registro de candidatura 16h52 Blitz Educativa na Cidade de Pastos Bons 16h49 Hoje tem Noite da Insônia 16h44 Audiência Pública das Eleições 2016 16h35 Ruralzão: sábado (30/07) conheceremos os finalistas da competição 16h33 Cavalgada, missa, corridas marcam o dia do vaqueiro nos Festejos de São José em Campo Largo do Piaui 16h33 Eleições 2016: convenções movimentam o cenário político em Pedro II 16h31 MPE reúne dirigentes de partidos políticos em Pedro II

SAMBAIBA MODULADOS
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
Phocus Galerie
ISLAMAR
Terno e Cia

Mais Lidas

    DR GERMANO ADV
    SUNSET

    Enquete

    Você acha que o brasileiro irá escolher melhor ou pior o próximo prefeito de sua cidade?

    Total de Votos: 28

    Válida de 29/07/2016 a 05/08/2016

    Shop Festa - Inauguração
    Silva, Guedes & Barroso
    SAMBAIBA MODULADOS
    Casa do cartucho
    JALES-PÓS GRADUAÇÃO
    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    ISLAMAR

    180graus no Instagramno Instagram

    Panificadora Canindé