180graus

Reforma em feiras - 04/04/2013 às 05h35

Secretário destaca projetos de reforma em feiras e mercados de São Luís

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feir

BRVOX VAGA
Conserv
Casa na praia
ROSMANNY
GUIA DOS PARLAMENTARES II
COLEGIO CEV





O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho, disse nesta quarta-feira (3) que estão em fase de elaboração projetos de reforma de mercados e feiras de São Luís. A informação foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feiras e mercados da capital. “Intervenções pontuais não resolvem mais, temos que fazer uma reforma geral nas instalações físicas e para isso estamos em busca de captar recursos”, declarou Marcelo Coelho.

Na feira do Anil, que no dia 13 de fevereiro teve parte do teto rompido em decorrência de forte chuva, já está sendo feito o projeto executivo para, em seguida, iniciar a reforma. “Será feita em um padrão todo moderno; o teto será todo refeito, de forma que os feirantes trabalhem com mais segurança e higiene”, garantiu Coelho.

Em relação ao Mercado Central, o titular da Semapa frisou que o projeto de revitalização transcorre em vias de finalização e os recursos estão praticamente assegurados. “A restauração está incluída no PAC das Cidades Históricas”, assinalou o secretário. Já no mercado do Anjo da Guarda o projeto arquitetônico encontra-se em elaboração.

A capital dispõe hoje de 28 mercados e 26 feiras, alguns administrados pela Semapa e outros geridos por associação de feirantes. São ao todo 4.240 feirantes registrados.

Durante a explanação, Marcelo Coelho relatou que desde o dia 7 de janeiro foi determinado todo um levantamento da situação das feiras e mercados de São Luís, que conta com o auxílio da Defesa Civil Municipal.

Além dos projetos de reforma, Coelho ressaltou que entre outras metas em viabilização destacam-se ação de reestruturação administrativa de manutenção, implementação de modelo de gestão e a execução de ações de limpeza e higienização dos mercados e feiras. “Estamos empenhados em resolver essa situação, vamos trabalhar de forma incansável pelo bem da saúde pública de São Luís”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo secretário condiz quanto ao vínculo dos feirantes com a Semapa. “Temos que analisar o Termo de Permissão de Uso (TPU), precisamos colocar em ordem no que se refere a essa questão”. Alguns mercados e feiras são administrados pela Semapa, outros geridos pela associação de feirantes.

Ao participar do debate, o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, alertou para a necessidade de abastecimento de água potável e condições higiênicas de manipulação dos alimentos. “Nosso desejo é trabalhar de forma integrada no intuito de mudar essa realidade antiga das feiras, onde nós possamos cumprir as exigências sanitárias mínimas”, pontuou.

A feirante Flor de Lys, do mercado do Anjo da Guarda, elogiou a iniciativa de promover tal espaço de discussão e cobrou ação imediata no sentido de solucionar os problemas estruturais dos mercados.

Domingas Cutrim, que atua no mercado do João Paulo, disse apoiar qualquer medida que beneficie os feirantes do município.

Participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivalnilde Sampaio, os secretários municipais Osmar Filho (Assuntos Políticos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Conceição Marques (adjunta de Agricultura, Pesca e Abastecimento), Arthur Guimarães (Blitz Urbana), o tenente coronel Figueiredo (Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), entre outras autoridades.

Publicado Por: Igor Leonardo

Últimas Notícias
15h11 Secretaria de Saúde do Piauí inaugura UBAS na cidade de Campo Largo 14h59 CNJ realiza em fevereiro o Encontro Nacional de Precatórios 14h56 Distrito Federal registra ao menos morte crianças de forma violenta em 2015 14h54 Justiça Eleitoral funciona em horários especiais no mês de janeiro 14h34 Receita libera esta semana consulta a lote do IR retido na malha fina 14h13 Reforma do Posto de Saúde segue em ritmo acelerado 14h07 Após execução, primeiro-ministro diz que país não se curvará ao terrorismo 13h58 Aplicativo promete deixar seu smart Android mais limpo e rápido: Conheça! 13h56 Acordo entre Moro e Youssef põe Operação Lava jato sob suspeita 13h50 'Serei a heroína. Mocinha não dá mais, né?', diz Débora Bloch, 51 anos 13h47 Em 1993, greve tirou Manchete do ar em SP e virou notícia na Globo 13h44 Bárbaro: Casal mata à facadas motorista da Secretaria de Saúde de Barras 13h42 Fernando desiste de promessa para Amanda, beija Aline e tensão aumenta 13h40 Novo Santo Antonio comemora seus 21 anos de emancipação politica. 13h36 Idoso é achado sem vida dentro de uma mata; ele estava desaparecido 13h31 Cirurgia pioneira no Piauí implanta eletrodo para tratamento de dor crônica 13h25 Colisão frontal entre duas motocicletas deixa três pessoas em estado grave 13h15 Juiz condena ex-prefeito do PI a pagar R$ 944 mil de um fundo previdênciario 13h13 Candidatos à presidência da Câmara falam das estratégias de campanha 13h10 6 órgãos abrem inscrições para 1,7 mil vagas em todo país nesta segunda, 26 13h03 Recordista,Corinthians vence Botafogo e chega ao seu 9º título da Copa SP 13h02 Onda de arrastões deixa moradores do bairro São Pedro, em THE, assustados 12h57 OAB-PI solicita ao Tribunal de Justiça providências para Comarca de Oeiras 12h54 Conheça Z-Maguinho do Piauí, que ficou famoso com sua irreverência 12h48 'Lívia Andrade e Flor não se suportam longe das câmeras', diz colunista
CURSO DE INGLES
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    Neste carnaval você vai...

    Total de Votos: 260

    Válida de 23/01/2015 a 30/01/2015

    180graus no Instagramno Instagram