180graus

Reforma em feiras - 04/04/2013 às 05h35

Secretário destaca projetos de reforma em feiras e mercados de São Luís

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feir

Shop Festa - Inauguração
SAMBAIBA MODULADOS
COELHO FORTE E DOURADO
DR GERMANO
Laurice - Projetos
Phocus Galerie





O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho, disse nesta quarta-feira (3) que estão em fase de elaboração projetos de reforma de mercados e feiras de São Luís. A informação foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feiras e mercados da capital. “Intervenções pontuais não resolvem mais, temos que fazer uma reforma geral nas instalações físicas e para isso estamos em busca de captar recursos”, declarou Marcelo Coelho.

Na feira do Anil, que no dia 13 de fevereiro teve parte do teto rompido em decorrência de forte chuva, já está sendo feito o projeto executivo para, em seguida, iniciar a reforma. “Será feita em um padrão todo moderno; o teto será todo refeito, de forma que os feirantes trabalhem com mais segurança e higiene”, garantiu Coelho.

Em relação ao Mercado Central, o titular da Semapa frisou que o projeto de revitalização transcorre em vias de finalização e os recursos estão praticamente assegurados. “A restauração está incluída no PAC das Cidades Históricas”, assinalou o secretário. Já no mercado do Anjo da Guarda o projeto arquitetônico encontra-se em elaboração.

A capital dispõe hoje de 28 mercados e 26 feiras, alguns administrados pela Semapa e outros geridos por associação de feirantes. São ao todo 4.240 feirantes registrados.

Durante a explanação, Marcelo Coelho relatou que desde o dia 7 de janeiro foi determinado todo um levantamento da situação das feiras e mercados de São Luís, que conta com o auxílio da Defesa Civil Municipal.

Além dos projetos de reforma, Coelho ressaltou que entre outras metas em viabilização destacam-se ação de reestruturação administrativa de manutenção, implementação de modelo de gestão e a execução de ações de limpeza e higienização dos mercados e feiras. “Estamos empenhados em resolver essa situação, vamos trabalhar de forma incansável pelo bem da saúde pública de São Luís”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo secretário condiz quanto ao vínculo dos feirantes com a Semapa. “Temos que analisar o Termo de Permissão de Uso (TPU), precisamos colocar em ordem no que se refere a essa questão”. Alguns mercados e feiras são administrados pela Semapa, outros geridos pela associação de feirantes.

Ao participar do debate, o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, alertou para a necessidade de abastecimento de água potável e condições higiênicas de manipulação dos alimentos. “Nosso desejo é trabalhar de forma integrada no intuito de mudar essa realidade antiga das feiras, onde nós possamos cumprir as exigências sanitárias mínimas”, pontuou.

A feirante Flor de Lys, do mercado do Anjo da Guarda, elogiou a iniciativa de promover tal espaço de discussão e cobrou ação imediata no sentido de solucionar os problemas estruturais dos mercados.

Domingas Cutrim, que atua no mercado do João Paulo, disse apoiar qualquer medida que beneficie os feirantes do município.

Participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivalnilde Sampaio, os secretários municipais Osmar Filho (Assuntos Políticos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Conceição Marques (adjunta de Agricultura, Pesca e Abastecimento), Arthur Guimarães (Blitz Urbana), o tenente coronel Figueiredo (Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), entre outras autoridades.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


ISLAMAR
Terno e Cia
SAMBAIBA MODULADOS
Phocus Galerie
Marquinhos do Pará
SAMBAIBA MODULADOS
Últimas Notícias
09h51 Desemprego: Piauí perde mais de 9 mil postos de trabalho em 7 meses 09h46 Vídeo do Estado Islâmico exibe crianças executando prisioneiros 09h41 Lewandowski barra pergunta de Janaina Paschoal sobre democracia na Venezuela 09h39 Mulher recebe alta e rouba ambulância para voltar para casa 09h37 Aos 21 anos, filha do cantor Leandro chama atenção por beleza nas redes sociais 09h34 Candidato a vereador sofre infarto durante discurso e morre 08h58 Três cearenses foram detidos no litoral do Piaui com uma motocicleta roubada 08h46 Federação de Futebol abre a segunda divisão piauiense e já tem dois jogos 08h40 Regina Sousa volta a insinuar que o mandato de Dilma Rousseff acabou 08h34 Para contabilizar custos com Lula a OAS abriu o centro 'zeca pagodinho' 00h08 Brasil gastou uma fortuna para conquistar duas medalhas a mais em relação a Olimpíada de Londres 00h01 Jales/Campo Maior: Silvia do Caú é a mais citada para vaga na câmara 00h01 Jales / Campo Maior: Ribinha tem 37,14% e Joãozinho 34,64% 00h01 Piauí é o estado que mais contratou planos de saúde 23h34 FEPI realiza a primeira reunião da Regional “Planície Litorânea” 22h01 Na Avenida Maranhão, 'Civic' colide em poste e uma pessoa morre; fotos 19h50 Um dos candidatos de Picos é condenado na Justiça por improbidade 19h33 Indiciamento do ex-presidente Lula vai ser remetido ao juiz Sérgio Moro 19h25 Juíza nega registro a candidatos do PCO em THE; decisão pune Lourdes 19h08 Informante da defesa não responde a questionamento de Regina Sousa 18h53 Traje de Batman com 23 dispositivos entra para o Guinness 18h34 Já teve um déjà vu? Cientistas descobriram a causa da sensação 18h19 Assalto na zona Sul de Teresina acaba com homem a tiros; suspeitos fugiram 18h18 MP-PI denuncia Lysia Bucar pelo desvio de R$ 27 milhões 18h16 Ator Steve Rogers não irá mais representar Capitão América, diz diretor

Phocus Galerie
Laurice - Projetos
SAMBAIBA MODULADOS
ISLAMAR
Terno e Cia

Mais Lidas

    DR GERMANO ADV
    SUNSET

    Enquete

    O Senado Federal abriu consulta pública sobre projeto de lei que propõe diminuir o número de deputados e senadores. Você concorda com a proposta?

    Total de Votos: 177

    Válida de 23/08/2016 a 30/08/2016

    Casa do cartucho
    Shop Festa - Inauguração
    Silva, Guedes & Barroso
    SAMBAIBA MODULADOS
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    ISLAMAR

    180graus no Instagramno Instagram

    Panificadora Canindé