180graus

Reforma em feiras - 04/04/2013 às 05h35

Secretário destaca projetos de reforma em feiras e mercados de São Luís

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feir

Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Conheça a nova sede do Jockey Club do Piauí
comserv
Você no controle do Processo





O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho, disse nesta quarta-feira (3) que estão em fase de elaboração projetos de reforma de mercados e feiras de São Luís. A informação foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feiras e mercados da capital. “Intervenções pontuais não resolvem mais, temos que fazer uma reforma geral nas instalações físicas e para isso estamos em busca de captar recursos”, declarou Marcelo Coelho.

Na feira do Anil, que no dia 13 de fevereiro teve parte do teto rompido em decorrência de forte chuva, já está sendo feito o projeto executivo para, em seguida, iniciar a reforma. “Será feita em um padrão todo moderno; o teto será todo refeito, de forma que os feirantes trabalhem com mais segurança e higiene”, garantiu Coelho.

Em relação ao Mercado Central, o titular da Semapa frisou que o projeto de revitalização transcorre em vias de finalização e os recursos estão praticamente assegurados. “A restauração está incluída no PAC das Cidades Históricas”, assinalou o secretário. Já no mercado do Anjo da Guarda o projeto arquitetônico encontra-se em elaboração.

A capital dispõe hoje de 28 mercados e 26 feiras, alguns administrados pela Semapa e outros geridos por associação de feirantes. São ao todo 4.240 feirantes registrados.

Durante a explanação, Marcelo Coelho relatou que desde o dia 7 de janeiro foi determinado todo um levantamento da situação das feiras e mercados de São Luís, que conta com o auxílio da Defesa Civil Municipal.

Além dos projetos de reforma, Coelho ressaltou que entre outras metas em viabilização destacam-se ação de reestruturação administrativa de manutenção, implementação de modelo de gestão e a execução de ações de limpeza e higienização dos mercados e feiras. “Estamos empenhados em resolver essa situação, vamos trabalhar de forma incansável pelo bem da saúde pública de São Luís”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo secretário condiz quanto ao vínculo dos feirantes com a Semapa. “Temos que analisar o Termo de Permissão de Uso (TPU), precisamos colocar em ordem no que se refere a essa questão”. Alguns mercados e feiras são administrados pela Semapa, outros geridos pela associação de feirantes.

Ao participar do debate, o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, alertou para a necessidade de abastecimento de água potável e condições higiênicas de manipulação dos alimentos. “Nosso desejo é trabalhar de forma integrada no intuito de mudar essa realidade antiga das feiras, onde nós possamos cumprir as exigências sanitárias mínimas”, pontuou.

A feirante Flor de Lys, do mercado do Anjo da Guarda, elogiou a iniciativa de promover tal espaço de discussão e cobrou ação imediata no sentido de solucionar os problemas estruturais dos mercados.

Domingas Cutrim, que atua no mercado do João Paulo, disse apoiar qualquer medida que beneficie os feirantes do município.

Participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivalnilde Sampaio, os secretários municipais Osmar Filho (Assuntos Políticos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Conceição Marques (adjunta de Agricultura, Pesca e Abastecimento), Arthur Guimarães (Blitz Urbana), o tenente coronel Figueiredo (Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), entre outras autoridades.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Informática p/ concursos
Agente PRF
Quer mudar de vida?
Agente PF
Casa do Cartucho
Informática Cespe/UNB
Últimas Notícias
22h41 Copa do Médio Sertão 2017 21h07 Municípios se reúnem para discutir plano de Gestão Integrada 20h59 Comissão aprova proposta que valoriza Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias 20h44 Câmara realiza sessão especial em homenagem a Teresina 20h42 Inscrições para o Garantia-Safra já começaram em Pimenteiras 20h42 Assaltante armado de faca tenta roubar e se dá mal em PHB 20h40 Caixa reduz limite de financiamento de imóveis novos e também usados 20h34 Famílias lotam a praça do Poti Velho para 'cantar os parabéns' a Teresina 20h29 Resultado das inscrições no 'Revalida' já está disponível;a 1ª etapa do Exame 20h13 Uninassau realizará aula inaugural em Educação à Distância 20h10 Sesc Caixeiral promove Festeja Parnaíba 19h46 Vereadores acusam prefeito de Dirceu de formar quadrilha 19h26 Encerramento dos Festejos na barraca do Chico Neto 18h46 Bakanas do forro no Bar do Veloso 17h32 STJ condena Jair Bolsonaro por ele dizer que não ‘estupraria’ deputada 17h17 INTERPI promove Audiência Pública na Câmara Municipal para regularizar assentamentos. 16h23 Policiais Militares Capturam Foragido da Delegacia Regional de São João dos Patos-Ma 16h22 Avenida esburacada deixa população revoltada no bairro Junco 16h18 Residencial e Loteamento Vale do Amanhecer 16h08 Acidente automobilístico deixa mais uma vítima fatal em Picos 15h03 Homem é preso suspeito de furtar estepes na zona Leste 14h26 Andressa Suita se declara para seu filho Gabriel em foto nas redes sociais 14h25 W.Dias sobre cortes de verbas: 'Nunca tinha visto uma situação como essa' 14h15 Evaristo Costa recusa anúncios em redes sociais por causa da Globo 14h07 Lucy Soares diz que recebeu vários convites, menos para vice de W.Dias

Informática p/ concursos

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Cespe/UNB
    Podium - Professor Atualidades
    Cespe/UNB

    180graus no Instagramno Instagram