180graus

Reforma em feiras - 04/04/2013 às 05h35

Secretário destaca projetos de reforma em feiras e mercados de São Luís

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feir

MUNICIPIO CONTABILIDADE
TELHAS MAFRENSE
Kangaco

O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho, disse nesta quarta-feira (3) que estão em fase de elaboração projetos de reforma de mercados e feiras de São Luís. A informação foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feiras e mercados da capital. “Intervenções pontuais não resolvem mais, temos que fazer uma reforma geral nas instalações físicas e para isso estamos em busca de captar recursos”, declarou Marcelo Coelho.

Na feira do Anil, que no dia 13 de fevereiro teve parte do teto rompido em decorrência de forte chuva, já está sendo feito o projeto executivo para, em seguida, iniciar a reforma. “Será feita em um padrão todo moderno; o teto será todo refeito, de forma que os feirantes trabalhem com mais segurança e higiene”, garantiu Coelho.

Em relação ao Mercado Central, o titular da Semapa frisou que o projeto de revitalização transcorre em vias de finalização e os recursos estão praticamente assegurados. “A restauração está incluída no PAC das Cidades Históricas”, assinalou o secretário. Já no mercado do Anjo da Guarda o projeto arquitetônico encontra-se em elaboração.

A capital dispõe hoje de 28 mercados e 26 feiras, alguns administrados pela Semapa e outros geridos por associação de feirantes. São ao todo 4.240 feirantes registrados.

Durante a explanação, Marcelo Coelho relatou que desde o dia 7 de janeiro foi determinado todo um levantamento da situação das feiras e mercados de São Luís, que conta com o auxílio da Defesa Civil Municipal.

Além dos projetos de reforma, Coelho ressaltou que entre outras metas em viabilização destacam-se ação de reestruturação administrativa de manutenção, implementação de modelo de gestão e a execução de ações de limpeza e higienização dos mercados e feiras. “Estamos empenhados em resolver essa situação, vamos trabalhar de forma incansável pelo bem da saúde pública de São Luís”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo secretário condiz quanto ao vínculo dos feirantes com a Semapa. “Temos que analisar o Termo de Permissão de Uso (TPU), precisamos colocar em ordem no que se refere a essa questão”. Alguns mercados e feiras são administrados pela Semapa, outros geridos pela associação de feirantes.

Ao participar do debate, o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, alertou para a necessidade de abastecimento de água potável e condições higiênicas de manipulação dos alimentos. “Nosso desejo é trabalhar de forma integrada no intuito de mudar essa realidade antiga das feiras, onde nós possamos cumprir as exigências sanitárias mínimas”, pontuou.

A feirante Flor de Lys, do mercado do Anjo da Guarda, elogiou a iniciativa de promover tal espaço de discussão e cobrou ação imediata no sentido de solucionar os problemas estruturais dos mercados.

Domingas Cutrim, que atua no mercado do João Paulo, disse apoiar qualquer medida que beneficie os feirantes do município.

Participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivalnilde Sampaio, os secretários municipais Osmar Filho (Assuntos Políticos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Conceição Marques (adjunta de Agricultura, Pesca e Abastecimento), Arthur Guimarães (Blitz Urbana), o tenente coronel Figueiredo (Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), entre outras autoridades.

Publicado Por: Igor Leonardo

Últimas Notícias
18h32 Sem futuro na Rede Record, Rafael Cortez pede para voltar à Bandeirantes; confira 18h10 Kid Bengala quer ser deputado estadual; seu número será o 33 (da sua candidatura) 18h06 Governo oferecerá intercâmbio a 500 profissionais de ciências humanas 18h03 Após ameaças de resgate, julgamento de beira-mar é adiado 18h03 Atletas de Beneditinos dando show no campeonato da cidade de Guarulhos em São Paulo 18h02 Desespero! Dilma e Alckmin vão a inauguração de igreja sem aval pra abrir 18h01 'Briga das boas': Anitta e MC Bruninha disputam por causa de música 17h59 Ribeiro Gonçalves figura entre as cidades do Piauí sem homicídios 17h54 Missa em ação de graças aos 60 anos de emancipação política de São Félix 17h52 Vale tudo!Para fugir do calor,homem 'enfia' a cabeça em caixa de papelão 17h51 Crânios encontrados nas mediações de Cristino Castro encontra-se em Bom Jesus 17h43 Teresina ganha segunda maior nota em transparência entre as capitais do Brasil 17h42 Jovens de Francinópolis participam de peneira do Vasco da Gama 17h41 Serviço de Inteligencia da PM prende dois por tráfico de drogas 17h40 Aécio Neves promete atenção especial a toda a região Nordeste 17h34 Sebrae convoca empresas para o 2º Salão de Turismo da Rota das Emoções 17h18 OAB-PI reivindica celeridade judicial à Corregedoria de Justiça do Piauí 17h15 'Acerto de contas': mais um menor é morto em THE; envolvido com tráfico 17h09 Prefeitura de Oeiras divulga lista de classificados em concurso público 17h02 Manoel Neto oferece churrasco para familiares e amigos no seu mais novo empreendimento 17h02 Secretaria Mun. de Educação inicia 2º período letivo de 2014 17h01 Bons de votos, 'cabos eleitorais' de Elmano fazem campanha pró-Wilsão 16h31 Prefeito Gilberto Jr. e Comitiva visitam Secretaria de Segurança em Teresina 16h30 Prefeito Gilberto Jr. e Comitiva visitam Secretaria de Segurança em Teresina 16h19 XXIV Semana Cultural: Lual foi um sucesso