180graus

Reforma em feiras - 04/04/2013 às 05h35

Secretário destaca projetos de reforma em feiras e mercados de São Luís

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feir

unimed fev





O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho, disse nesta quarta-feira (3) que estão em fase de elaboração projetos de reforma de mercados e feiras de São Luís. A informação foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feiras e mercados da capital. “Intervenções pontuais não resolvem mais, temos que fazer uma reforma geral nas instalações físicas e para isso estamos em busca de captar recursos”, declarou Marcelo Coelho.

Na feira do Anil, que no dia 13 de fevereiro teve parte do teto rompido em decorrência de forte chuva, já está sendo feito o projeto executivo para, em seguida, iniciar a reforma. “Será feita em um padrão todo moderno; o teto será todo refeito, de forma que os feirantes trabalhem com mais segurança e higiene”, garantiu Coelho.

Em relação ao Mercado Central, o titular da Semapa frisou que o projeto de revitalização transcorre em vias de finalização e os recursos estão praticamente assegurados. “A restauração está incluída no PAC das Cidades Históricas”, assinalou o secretário. Já no mercado do Anjo da Guarda o projeto arquitetônico encontra-se em elaboração.

A capital dispõe hoje de 28 mercados e 26 feiras, alguns administrados pela Semapa e outros geridos por associação de feirantes. São ao todo 4.240 feirantes registrados.

Durante a explanação, Marcelo Coelho relatou que desde o dia 7 de janeiro foi determinado todo um levantamento da situação das feiras e mercados de São Luís, que conta com o auxílio da Defesa Civil Municipal.

Além dos projetos de reforma, Coelho ressaltou que entre outras metas em viabilização destacam-se ação de reestruturação administrativa de manutenção, implementação de modelo de gestão e a execução de ações de limpeza e higienização dos mercados e feiras. “Estamos empenhados em resolver essa situação, vamos trabalhar de forma incansável pelo bem da saúde pública de São Luís”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo secretário condiz quanto ao vínculo dos feirantes com a Semapa. “Temos que analisar o Termo de Permissão de Uso (TPU), precisamos colocar em ordem no que se refere a essa questão”. Alguns mercados e feiras são administrados pela Semapa, outros geridos pela associação de feirantes.

Ao participar do debate, o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, alertou para a necessidade de abastecimento de água potável e condições higiênicas de manipulação dos alimentos. “Nosso desejo é trabalhar de forma integrada no intuito de mudar essa realidade antiga das feiras, onde nós possamos cumprir as exigências sanitárias mínimas”, pontuou.

A feirante Flor de Lys, do mercado do Anjo da Guarda, elogiou a iniciativa de promover tal espaço de discussão e cobrou ação imediata no sentido de solucionar os problemas estruturais dos mercados.

Domingas Cutrim, que atua no mercado do João Paulo, disse apoiar qualquer medida que beneficie os feirantes do município.

Participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivalnilde Sampaio, os secretários municipais Osmar Filho (Assuntos Políticos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Conceição Marques (adjunta de Agricultura, Pesca e Abastecimento), Arthur Guimarães (Blitz Urbana), o tenente coronel Figueiredo (Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), entre outras autoridades.

Publicado Por: Igor Leonardo

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


18 Piauienses + Influentes de 2015
10 melhores piores prefeitos
unimed fev
Últimas Notícias
18h19 Peruche escapa de cair e reclama de Ju Isen: 'Peladona derrubou a gente' 18h15 Piauí registra 112 casos suspeitos de microcefalia em 42 municípios; veja lista 18h10 PM prende jovem suspeita de agredir e roubar aposentada 17h14 Após confusão na apuração, Império de Casa Verde é campeã em São Paulo 17h01 Presidente da Ziriguidum posa com as musas que irão desfilar em THE 16h47 Mutirão para matriculas do EJA será realizado nesta quinta pela Seduc-PI 16h34 Major Paulo Roberto decide mudar o seu gabinete após exposição;nomes 16h16 Políticos estão contratando serviços privados de segurança no Piauí 15h48 Bancada só conseguiu R$ 7 milhões do total que pediu para projeto no PI 15h25 Prefeito e Secretário Realizam Palestra em Retiro para Jovens 15h07 Domingão de Carnaval também pra criançada no tradicional Matinê no Favo de Mel 15h05 Programação de Carnaval contou com vesperal mirim no município 14h55 Prefeito Raimundo Ferreira visita comunidades em pleno carnaval ! 14h47 Vesperal mirim e paredões fazem o 3º dia de carnaval em Altos 14h29 Bloco Gatões atrai grande multidão nas ruas de União 13h32 Bloco do Bené agita a segunda-feira de carnaval em Agricolândia 13h13 7 tipos de homens com quem toda mulher mantém contato no WhatsApp 12h30 Foliões caíram na folia lotando os Bares em blocos no Sábado de Carnaval em Beneditinos,veja 12h23 Teste rápido diz se seu cabelo está detonado em apenas 5 minutos (e como salvá-lo) 12h19 Empresário piauiense é esfaqueado em festa de carnaval 12h14 Rei da Cacimbinha e Banda Triballis agitam a 3ª noite do Carnaval de Água Branca 12h03 Banda Xenhenhém agita foliões no Mela-Mela de Água Branca 11h56 1 biquíni = 5 jeitos de amarrar: aprenda a transformá-lo mudando apenas o laço 11h34 De longe e de pertinho! Os detalhes das gatas que arrasaram na Sapucaí 11h26 Descubra quem ignorou sua solicitação de amizade no Facebook

Mais Lidas


    Enquete

    Você prefere...

    Total de Votos: 225

    Válida de 01/02/2016 a 08/02/2016

    180graus no Instagramno Instagram