180graus

Reforma em feiras - 04/04/2013 às 05h35

Secretário destaca projetos de reforma em feiras e mercados de São Luís

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feir

MANINHO ATACADISTA
CONSTRUTORA HIDROS
VAGA VENDAS
CONSTRUIR
TELHAS MAFRENSE
PIAUI FEST

O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho, disse nesta quarta-feira (3) que estão em fase de elaboração projetos de reforma de mercados e feiras de São Luís. A informação foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feiras e mercados da capital. “Intervenções pontuais não resolvem mais, temos que fazer uma reforma geral nas instalações físicas e para isso estamos em busca de captar recursos”, declarou Marcelo Coelho.

Na feira do Anil, que no dia 13 de fevereiro teve parte do teto rompido em decorrência de forte chuva, já está sendo feito o projeto executivo para, em seguida, iniciar a reforma. “Será feita em um padrão todo moderno; o teto será todo refeito, de forma que os feirantes trabalhem com mais segurança e higiene”, garantiu Coelho.

Em relação ao Mercado Central, o titular da Semapa frisou que o projeto de revitalização transcorre em vias de finalização e os recursos estão praticamente assegurados. “A restauração está incluída no PAC das Cidades Históricas”, assinalou o secretário. Já no mercado do Anjo da Guarda o projeto arquitetônico encontra-se em elaboração.

A capital dispõe hoje de 28 mercados e 26 feiras, alguns administrados pela Semapa e outros geridos por associação de feirantes. São ao todo 4.240 feirantes registrados.

Durante a explanação, Marcelo Coelho relatou que desde o dia 7 de janeiro foi determinado todo um levantamento da situação das feiras e mercados de São Luís, que conta com o auxílio da Defesa Civil Municipal.

Além dos projetos de reforma, Coelho ressaltou que entre outras metas em viabilização destacam-se ação de reestruturação administrativa de manutenção, implementação de modelo de gestão e a execução de ações de limpeza e higienização dos mercados e feiras. “Estamos empenhados em resolver essa situação, vamos trabalhar de forma incansável pelo bem da saúde pública de São Luís”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo secretário condiz quanto ao vínculo dos feirantes com a Semapa. “Temos que analisar o Termo de Permissão de Uso (TPU), precisamos colocar em ordem no que se refere a essa questão”. Alguns mercados e feiras são administrados pela Semapa, outros geridos pela associação de feirantes.

Ao participar do debate, o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, alertou para a necessidade de abastecimento de água potável e condições higiênicas de manipulação dos alimentos. “Nosso desejo é trabalhar de forma integrada no intuito de mudar essa realidade antiga das feiras, onde nós possamos cumprir as exigências sanitárias mínimas”, pontuou.

A feirante Flor de Lys, do mercado do Anjo da Guarda, elogiou a iniciativa de promover tal espaço de discussão e cobrou ação imediata no sentido de solucionar os problemas estruturais dos mercados.

Domingas Cutrim, que atua no mercado do João Paulo, disse apoiar qualquer medida que beneficie os feirantes do município.

Participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivalnilde Sampaio, os secretários municipais Osmar Filho (Assuntos Políticos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Conceição Marques (adjunta de Agricultura, Pesca e Abastecimento), Arthur Guimarães (Blitz Urbana), o tenente coronel Figueiredo (Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), entre outras autoridades.

Publicado Por: Igor Leonardo

Últimas Notícias
18h36 SSP prende suspeitos de assalto da casa lotérica em São Luís 18h16 Detran do Maranhão realiza terceiro leilão de 2014 18h12 Festa da Roça 18h12 Aliados de W. Dias seriam autores dos números do exterior de 'fake' contra Zé 18h11 Ceir lança edital para cadastro reserva em sete especialidades em todo Piauí 18h08 Primeiro relógio inteligente com Android vai custar R$ 700 18h08 Aconteceu o FEST PIZZA 18h07 Em guerra, primeiro-ministro da Ucrânia não resiste e pede renúncia 18h06 Ciro e JVC quase não aparecem mais e eleitores sentem 'isolamento' a Elmano 18h05 Velório de Ariano vira palanque: Dilma, Campos e governadores juntos 18h03 Kate gostou do... Casal real espera segundo filho; nome será Daiana 18h03 I Fórum do Selo Unicef de Alegrete do Piauí 18h02 Casal evangélico que matou zelador se torna réu; estão presos 18h01 Mentira? Maioria dos candidatos dizem ser empresários e professores 18h00 CASO MAKELLY: Suspeito seria empresário 'rico' de Teresina 17h57 Instituições assinam pacto para construção de Observatório do Semiárido 17h47 Orgãos estaduais não funcionaram na próxima segunda-feira (28) 17h43 Reunião de capacitação dos conselhos municipais 17h34 Pediatra do HDM/IMIP fala sobre Atualização do Calendário de Vacinação 17h17 As obras de recuperação das estradas na zona rural de seguem avançando por diversas comunidades. 17h16 Negado habeas corpus a acusados da morte do jornalista Décio Sá 17h07 Economia brasileira deve crescer só 1,3% em 2014 17h07 Prefeitura disponibiliza cancelamento online de nota fiscal eletrônica 17h07 Prefeitura disponibiliza cancelamento online de nota fiscal eletrônica 17h01 Instituto COI promove Encontros Científicos para discutir os avanços no tratamento do câncer
Curso in company
ControlX
ControlX

Enquete

Violência no Piauí só cresce: você se sente uma pessoa segura hoje em dia?

Total de Votos: 155

Válida de 23/07/2014 a 30/07/2014

Mais lidas

    TELHAS MAFRENSE
    CONSTRUTORA HIDROS
    IRRITEC

    180graus no Instagramno Instagram