180graus

Reforma em feiras - 04/04/2013 às 05h35

Secretário destaca projetos de reforma em feiras e mercados de São Luís

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feir

MELHORES IMOVEIS
VANGUARDA
ISLAMAR
INOCOOP





O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho, disse nesta quarta-feira (3) que estão em fase de elaboração projetos de reforma de mercados e feiras de São Luís. A informação foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feiras e mercados da capital. “Intervenções pontuais não resolvem mais, temos que fazer uma reforma geral nas instalações físicas e para isso estamos em busca de captar recursos”, declarou Marcelo Coelho.

Na feira do Anil, que no dia 13 de fevereiro teve parte do teto rompido em decorrência de forte chuva, já está sendo feito o projeto executivo para, em seguida, iniciar a reforma. “Será feita em um padrão todo moderno; o teto será todo refeito, de forma que os feirantes trabalhem com mais segurança e higiene”, garantiu Coelho.

Em relação ao Mercado Central, o titular da Semapa frisou que o projeto de revitalização transcorre em vias de finalização e os recursos estão praticamente assegurados. “A restauração está incluída no PAC das Cidades Históricas”, assinalou o secretário. Já no mercado do Anjo da Guarda o projeto arquitetônico encontra-se em elaboração.

A capital dispõe hoje de 28 mercados e 26 feiras, alguns administrados pela Semapa e outros geridos por associação de feirantes. São ao todo 4.240 feirantes registrados.

Durante a explanação, Marcelo Coelho relatou que desde o dia 7 de janeiro foi determinado todo um levantamento da situação das feiras e mercados de São Luís, que conta com o auxílio da Defesa Civil Municipal.

Além dos projetos de reforma, Coelho ressaltou que entre outras metas em viabilização destacam-se ação de reestruturação administrativa de manutenção, implementação de modelo de gestão e a execução de ações de limpeza e higienização dos mercados e feiras. “Estamos empenhados em resolver essa situação, vamos trabalhar de forma incansável pelo bem da saúde pública de São Luís”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo secretário condiz quanto ao vínculo dos feirantes com a Semapa. “Temos que analisar o Termo de Permissão de Uso (TPU), precisamos colocar em ordem no que se refere a essa questão”. Alguns mercados e feiras são administrados pela Semapa, outros geridos pela associação de feirantes.

Ao participar do debate, o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, alertou para a necessidade de abastecimento de água potável e condições higiênicas de manipulação dos alimentos. “Nosso desejo é trabalhar de forma integrada no intuito de mudar essa realidade antiga das feiras, onde nós possamos cumprir as exigências sanitárias mínimas”, pontuou.

A feirante Flor de Lys, do mercado do Anjo da Guarda, elogiou a iniciativa de promover tal espaço de discussão e cobrou ação imediata no sentido de solucionar os problemas estruturais dos mercados.

Domingas Cutrim, que atua no mercado do João Paulo, disse apoiar qualquer medida que beneficie os feirantes do município.

Participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivalnilde Sampaio, os secretários municipais Osmar Filho (Assuntos Políticos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Conceição Marques (adjunta de Agricultura, Pesca e Abastecimento), Arthur Guimarães (Blitz Urbana), o tenente coronel Figueiredo (Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), entre outras autoridades.

Publicado Por: Igor Leonardo

VANGUARDA
STARTUP WEEKEND
INOCOOP
GUIA DE FESTAS
Últimas Notícias
05h47 Saques e contrabando de antiguidades ajudam a financiar o Estado Islâmico 05h34 Cientistas descobrem onde HIV se esconde dentro da célula 05h12 TRF da 1ª região divulga edital de promoção para juízes federais 05h10 Duas pessoas são presas após incidentes de segurança na Casa Branca 04h58 Cunha recua de medida que autoriza passagem para conjugue de deputados 04h35 Sede do Fluminense é alvo de furto pela segunda vez em menos de 10 dias 04h06 Léo Moura se despede do Flamengo e convoca torcida para o jogo contra o Nacional do Uruguai 02h40 Fernanda Torres se despede da série 'Tapas & Beijos' que chega ao fim 02h24 Com testículos inflamados após ataque, Dr. Robert Rey contrata detetives para descobrir agressor 02h04 Beyoncé e Jay Z se mudam para mansão alugada por aproximadamente R$ 450 mil 01h53 Grávida de gêmeos, médica que mandou cortar pênis tem prisão domiciliar negada 01h34 Petrobras vai vender US$ 13,7 bilhões do seu patrimônio 01h11 Dunga descarta comandar seleção na Olimpíada do Rio de 2016 00h57 Exposição Jovens Artistas 00h56 Médica que mandou cortar pênis de ex-noivo tem prisão domiciliar negada 00h54 Festa de São José no abrigo dos idosos 00h33 Fluminense negocia venda de Kenedy com fundo de investimento alemão 00h21 Prefeitura de Pimenteiras beneficia comunidade Baixio 00h19 Continuação 00h02 Paraquedista tem convulsão e desmaia durante salto, foi salvo por amigo 00h00 Em Teresina Academias de Ginástica são fabricas de gás carbônico 23h59 Grande oportunidade no setor imobiliário na região Norte do Piauí 23h57 Ingressos estão esgotados para a estreia de Kaká nos EUA 23h36 Flamengo tenta provocar rivais em homenagem ao Rio e comete gafe e tira mensagem do ar 23h11 Dakota Johnson usou uma dublê de bumbum em cenas de '50 Tons de Cinza'
FESTA FACIL
VANGUARDA
ISLAMAR
STARTUP WEEKEND

Mais Lidas

    Imobiliaria

    Enquete

    De manhã, qual noticiário você prefere assistir?

    Total de Votos: 295

    Válida de 28/02/2015 a 07/03/2015

    GUIA DE FESTAS
    Dantas Imobiliaria

    180graus no Instagramno Instagram

    INOCOOP
    STARTUP WEEKEND