180graus

Reforma em feiras - 04/04/2013 às 05h35

Secretário destaca projetos de reforma em feiras e mercados de São Luís

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feir

COLEGIO CEV
PARAIBA
Dantas Imobiliaria
ED NEUTON OSORIO
MELHORES IMOVEIS
SHOPPING POTY





O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho, disse nesta quarta-feira (3) que estão em fase de elaboração projetos de reforma de mercados e feiras de São Luís. A informação foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feiras e mercados da capital. “Intervenções pontuais não resolvem mais, temos que fazer uma reforma geral nas instalações físicas e para isso estamos em busca de captar recursos”, declarou Marcelo Coelho.

Na feira do Anil, que no dia 13 de fevereiro teve parte do teto rompido em decorrência de forte chuva, já está sendo feito o projeto executivo para, em seguida, iniciar a reforma. “Será feita em um padrão todo moderno; o teto será todo refeito, de forma que os feirantes trabalhem com mais segurança e higiene”, garantiu Coelho.

Em relação ao Mercado Central, o titular da Semapa frisou que o projeto de revitalização transcorre em vias de finalização e os recursos estão praticamente assegurados. “A restauração está incluída no PAC das Cidades Históricas”, assinalou o secretário. Já no mercado do Anjo da Guarda o projeto arquitetônico encontra-se em elaboração.

A capital dispõe hoje de 28 mercados e 26 feiras, alguns administrados pela Semapa e outros geridos por associação de feirantes. São ao todo 4.240 feirantes registrados.

Durante a explanação, Marcelo Coelho relatou que desde o dia 7 de janeiro foi determinado todo um levantamento da situação das feiras e mercados de São Luís, que conta com o auxílio da Defesa Civil Municipal.

Além dos projetos de reforma, Coelho ressaltou que entre outras metas em viabilização destacam-se ação de reestruturação administrativa de manutenção, implementação de modelo de gestão e a execução de ações de limpeza e higienização dos mercados e feiras. “Estamos empenhados em resolver essa situação, vamos trabalhar de forma incansável pelo bem da saúde pública de São Luís”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo secretário condiz quanto ao vínculo dos feirantes com a Semapa. “Temos que analisar o Termo de Permissão de Uso (TPU), precisamos colocar em ordem no que se refere a essa questão”. Alguns mercados e feiras são administrados pela Semapa, outros geridos pela associação de feirantes.

Ao participar do debate, o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, alertou para a necessidade de abastecimento de água potável e condições higiênicas de manipulação dos alimentos. “Nosso desejo é trabalhar de forma integrada no intuito de mudar essa realidade antiga das feiras, onde nós possamos cumprir as exigências sanitárias mínimas”, pontuou.

A feirante Flor de Lys, do mercado do Anjo da Guarda, elogiou a iniciativa de promover tal espaço de discussão e cobrou ação imediata no sentido de solucionar os problemas estruturais dos mercados.

Domingas Cutrim, que atua no mercado do João Paulo, disse apoiar qualquer medida que beneficie os feirantes do município.

Participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivalnilde Sampaio, os secretários municipais Osmar Filho (Assuntos Políticos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Conceição Marques (adjunta de Agricultura, Pesca e Abastecimento), Arthur Guimarães (Blitz Urbana), o tenente coronel Figueiredo (Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), entre outras autoridades.

Publicado Por: Igor Leonardo

VANGUARDA
INOCOOP
Últimas Notícias
14h32 Projeto leva música erudita para municípios do interior do Piauí 14h17 Em Canavieira, Fábio Novo diz que Governo entregará obra da PI-219 até maio 13h56 OAB sediará Congresso Internacional sobre os 'Direitos Humanos' em abril 13h46 Prefeitura no Piauí abre a seleção com salários de até R$ 5,5 mil; veja o edital 13h45 Juiz de Imperatriz morre após 1 mês internado, vítima de acidente. Vídeo! 13h35 Justiça quer evitar judicialização dos contratos de habitação junto à Caixa 13h25 Piauiense de Futebol terá rodada dupla no estádio Albertão; confira os preços! 13h18 Heráclito quer convocar os envolvidos no acordão do 'Mais Médicos';entenda 13h14 Jogador africano estreia nesse domingo jogando pelo Caiçara no Desusdethi 13h13 Renato Janine será novo ministro da Educação de Dilma; ele é um filósofo 13h12 Piauí fica em 8º lugar no ranking de assalto a ônibus nas rodovias; veja 13h07 APROJUV tenta explicar o 'gato' de energia na Potycabana e se enrola 13h04 Menina do meme 'Ahã, Claudia, senta lá' se chama Erica e ainda é fã de Xuxa 13h02 Com dívida de R$ 20 mi, secretaria faz auditoria; hospitais que não funcionam 13h02 SETRAN concluiu sinalização instalando semáforos sonoros em avenida e na BR-343 12h53 Brasil fatura três medalhas no Mundial de Doha 12h31 Corregedores destacam a importância de se instalar 'Audiências de Custódia' 12h07 Jornalista cumpre promessa e posa nua após clube subir de divisão 12h04 Em THE, João Kepler faz palestra no Startup Weekend e visita o 180graus 12h01 Câmara Federal prepara justificativa sobre as despesas com combustíveis 12h00 Técnicos estudam possível implantação de Agronomia e Zootecnia em Oeiras 12h00 Campus Piripiri abre 40 vagas para oficinas de Libras 11h53 Nave espacial decola rumo à Estação Espacial com três astronautas a bordo 11h32 Novo ministro do STF deverá ser anunciado nos próximos dias 11h30 HOMEM é encontrado morto e mulher é baleada após briga
MELHORES IMOVEIS
VANGUARDA
MELHORES IMOVEIS
REVISTA180
ISLAMAR NOITE

Mais Lidas

    Enquete

    Na sua opinião, a presença da Força Nacional...

    Total de Votos: 432

    Válida de 24/03/2015 a 31/03/2015

    MELHORES IMOVEIS
    Dantas Imobiliaria

    180graus no Instagramno Instagram