180graus

Reforma em feiras - 04/04/2013 às 05h35

Secretário destaca projetos de reforma em feiras e mercados de São Luís

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feir

Negócios ou lazer em Parnaíba?
comserv





O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho, disse nesta quarta-feira (3) que estão em fase de elaboração projetos de reforma de mercados e feiras de São Luís. A informação foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feiras e mercados da capital. “Intervenções pontuais não resolvem mais, temos que fazer uma reforma geral nas instalações físicas e para isso estamos em busca de captar recursos”, declarou Marcelo Coelho.

Na feira do Anil, que no dia 13 de fevereiro teve parte do teto rompido em decorrência de forte chuva, já está sendo feito o projeto executivo para, em seguida, iniciar a reforma. “Será feita em um padrão todo moderno; o teto será todo refeito, de forma que os feirantes trabalhem com mais segurança e higiene”, garantiu Coelho.

Em relação ao Mercado Central, o titular da Semapa frisou que o projeto de revitalização transcorre em vias de finalização e os recursos estão praticamente assegurados. “A restauração está incluída no PAC das Cidades Históricas”, assinalou o secretário. Já no mercado do Anjo da Guarda o projeto arquitetônico encontra-se em elaboração.

A capital dispõe hoje de 28 mercados e 26 feiras, alguns administrados pela Semapa e outros geridos por associação de feirantes. São ao todo 4.240 feirantes registrados.

Durante a explanação, Marcelo Coelho relatou que desde o dia 7 de janeiro foi determinado todo um levantamento da situação das feiras e mercados de São Luís, que conta com o auxílio da Defesa Civil Municipal.

Além dos projetos de reforma, Coelho ressaltou que entre outras metas em viabilização destacam-se ação de reestruturação administrativa de manutenção, implementação de modelo de gestão e a execução de ações de limpeza e higienização dos mercados e feiras. “Estamos empenhados em resolver essa situação, vamos trabalhar de forma incansável pelo bem da saúde pública de São Luís”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo secretário condiz quanto ao vínculo dos feirantes com a Semapa. “Temos que analisar o Termo de Permissão de Uso (TPU), precisamos colocar em ordem no que se refere a essa questão”. Alguns mercados e feiras são administrados pela Semapa, outros geridos pela associação de feirantes.

Ao participar do debate, o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, alertou para a necessidade de abastecimento de água potável e condições higiênicas de manipulação dos alimentos. “Nosso desejo é trabalhar de forma integrada no intuito de mudar essa realidade antiga das feiras, onde nós possamos cumprir as exigências sanitárias mínimas”, pontuou.

A feirante Flor de Lys, do mercado do Anjo da Guarda, elogiou a iniciativa de promover tal espaço de discussão e cobrou ação imediata no sentido de solucionar os problemas estruturais dos mercados.

Domingas Cutrim, que atua no mercado do João Paulo, disse apoiar qualquer medida que beneficie os feirantes do município.

Participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivalnilde Sampaio, os secretários municipais Osmar Filho (Assuntos Políticos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Conceição Marques (adjunta de Agricultura, Pesca e Abastecimento), Arthur Guimarães (Blitz Urbana), o tenente coronel Figueiredo (Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), entre outras autoridades.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


podium
Últimas Notícias
12h05 Internauta agradece a prefeito por chuvas em cidade 12h00 Netflix compra direitos de novo projeto de Scorsese e De Niro 11h58 Voo no Corso de THE: para a ANAC dono de avião é o deputado cearense 11h55 Prefeito articula com Sesapi retomada da reforma de hospital de Água Branca 11h54 Prefeitura de Nazária promove baile de Carnaval para idosos 11h45 Reforma administrativa de Ribinha é lida e oposição tenta evitar atropelo 11h42 Os trajes que permitem ficar uma semana sem ir ao banheiro 11h36 Prefeitura de Nazária faz entrega de alimentos para famílias da zona rural do município 11h34 Equipes se preparam para 23ª edição dos Jogos das Escolas Municipais de Teresina 11h30 Prévia da inflação de fevereiro sobe 0,54%, mas é a menor desde 2012, diz IBGE 11h25 Criança de 4 anos cai de 'pau de arara' que fazia transporte escolar no estado 11h21 Associação de Moradores do Bairro São Joaquim prepara atletas para temporada 2017 11h17 Viatura da PM estaciona na calçada e causa estranheza da população 11h14 Melancia é um bom alimento para o período de Carnaval 11h08 Viajantes devem tomar vacina de Febre Amarela com 10 dias de antecedência 11h02 Homem é morto a tiros em bairro da zona Leste da capital 10h59 Gabarito da prova de Direito do Teste Seletivo de estagiários do TJ-PI é retificado 10h53 Tom Hanks vai publicar seu primeiro 'livro de contos' em outubro de 2017 10h53 Encontro com o Grupo "Nascemos para vencer" do CRAS 10h52 MPF obtém condenação da ex-prefeita de Madeiro por prática de improbidade 10h51 Projeto cria força-tarefa para fiscalizar eleição desde registro de candidatura 10h50 'Os requerimento são feitos, mas não são atendidos', diz vereador Daniel 10h48 Prefeitura notifica obra privada por ocasionar alagamentos em bairro da zona leste 10h45 CMT: Emenda aditiva a projeto prevê multa para pichadores em Teresina 10h44 Ladrões tentam roubar corpo de Kim Jong-nam na Malásia

Terno & Cia
Hospede-se no Islamar

Mais Lidas


    Enquete

    Você concorda com a decisão da Prefeitura de Teresina em não bancar os desfiles das escolas de Samba?

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-01-09 14:36:00.0 a 2017-01-16

    Casa do cartucho
    comserv
    Negócios ou lazer em Parnaíba

    180graus no Instagramno Instagram

    Negócios ou lazer em Parnaíba