180graus

Reforma em feiras - 04/04/2013 às 05h35

Secretário destaca projetos de reforma em feiras e mercados de São Luís

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feir

kangaço
CEV
LB Fitness

O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho, disse nesta quarta-feira (3) que estão em fase de elaboração projetos de reforma de mercados e feiras de São Luís. A informação foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os projetos em etapa de preparação abrangem Anil, Anjo da Guarda, Mercado Central, entre outras feiras e mercados da capital. “Intervenções pontuais não resolvem mais, temos que fazer uma reforma geral nas instalações físicas e para isso estamos em busca de captar recursos”, declarou Marcelo Coelho.

Na feira do Anil, que no dia 13 de fevereiro teve parte do teto rompido em decorrência de forte chuva, já está sendo feito o projeto executivo para, em seguida, iniciar a reforma. “Será feita em um padrão todo moderno; o teto será todo refeito, de forma que os feirantes trabalhem com mais segurança e higiene”, garantiu Coelho.

Em relação ao Mercado Central, o titular da Semapa frisou que o projeto de revitalização transcorre em vias de finalização e os recursos estão praticamente assegurados. “A restauração está incluída no PAC das Cidades Históricas”, assinalou o secretário. Já no mercado do Anjo da Guarda o projeto arquitetônico encontra-se em elaboração.

A capital dispõe hoje de 28 mercados e 26 feiras, alguns administrados pela Semapa e outros geridos por associação de feirantes. São ao todo 4.240 feirantes registrados.

Durante a explanação, Marcelo Coelho relatou que desde o dia 7 de janeiro foi determinado todo um levantamento da situação das feiras e mercados de São Luís, que conta com o auxílio da Defesa Civil Municipal.

Além dos projetos de reforma, Coelho ressaltou que entre outras metas em viabilização destacam-se ação de reestruturação administrativa de manutenção, implementação de modelo de gestão e a execução de ações de limpeza e higienização dos mercados e feiras. “Estamos empenhados em resolver essa situação, vamos trabalhar de forma incansável pelo bem da saúde pública de São Luís”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo secretário condiz quanto ao vínculo dos feirantes com a Semapa. “Temos que analisar o Termo de Permissão de Uso (TPU), precisamos colocar em ordem no que se refere a essa questão”. Alguns mercados e feiras são administrados pela Semapa, outros geridos pela associação de feirantes.

Ao participar do debate, o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, alertou para a necessidade de abastecimento de água potável e condições higiênicas de manipulação dos alimentos. “Nosso desejo é trabalhar de forma integrada no intuito de mudar essa realidade antiga das feiras, onde nós possamos cumprir as exigências sanitárias mínimas”, pontuou.

A feirante Flor de Lys, do mercado do Anjo da Guarda, elogiou a iniciativa de promover tal espaço de discussão e cobrou ação imediata no sentido de solucionar os problemas estruturais dos mercados.

Domingas Cutrim, que atua no mercado do João Paulo, disse apoiar qualquer medida que beneficie os feirantes do município.

Participaram da audiência a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivalnilde Sampaio, os secretários municipais Osmar Filho (Assuntos Políticos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Conceição Marques (adjunta de Agricultura, Pesca e Abastecimento), Arthur Guimarães (Blitz Urbana), o tenente coronel Figueiredo (Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), entre outras autoridades.

Publicado Por: Igor Leonardo

Últimas Notícias
14h48 Candidato Responde:Guedes afirma que vai gerar 50 mil empregos no PI 14h40 Padronização de tributos para construção da Transnordestina é pauta para reunião de prefeitos 14h36 Definida a programação da 2ª Semana de Formação de Magistrados 14h24 Vigilante alvejado durante assalto aos Correios morre ao chegar no Hospital 14h24 Confira a programação das festividades de São Francisco do Piauí 14h15 Prefeito Edivaldo entrega 12 veículos para atendimento domiciliar do PSF 14h11 Irmã mais nova de Kim Kardashian responde a rumores de bullying 14h11 Mutirão Processual é encerrado na 1ª Vara de Bacabal 14h04 Campeonato Rural de futebol entra na terceira rodada 14h04 'Crueldade':fazendeiro corta mãos de pedreiro sem prova de roubo 14h00 'Candidato Responde': Flávio Nogueira Jr. (PDT) fala de suas propostas para o PI 14h00 'Candidato Responde': Themístocles Filho (PMDB) fala de suas propostas para o PI 13h43 Foco da J.E: Garantir o exercício da cidadania 13h40 Aconteceu reunião na APPM para prefeitos discutirem sobre a construção da ferrovia Transnordestina 13h28 Patrícia Poeta vai ficar mais de um ano na 'geladeira' dentro da Globo 13h15 Justiça e Cidadania Marcam atos Preparatórios para as Eleições Gerais em Paes Landim 13h14 'QUER MEU dinheiro pra cobrir o que a polícia apreendeu' 13h14 Gafe! Miley Cyrus é criticada após dizer que o México fica na América do Sul 13h12 Império: Zé Alfredo se arrepende de humilhar Cristina e vai atrás da jovem 13h09 Festdança 2014 vai reunir 823 bailarinos em Teresina no teatro do Boi 13h09 Seios de viciada em silicone pesam 20 Kg de seu corpo:'Quero ficar maior' 13h08 Themístocles Filho fala de suas propostas para o Piauí durante entrevista 13h07 Candidato Responde: Themístocles quer levar UFPI para o interior do PI 13h00 Na sede do 180, Flávio Nogueira Jr. fala de suas propostas para o Estado durante entrevista 13h00 Credibilidade/Castelo do Piauí: João de Deus e Rejane Dias na liderança
Mesário Voluntário

Enquete

Avenidas como Dom Severino, Barão de Castelo Branco, Celso Pinheiro, entre outras, tiveram grande parte de seus retornos fechados pela Strans, no intuito de melhorar o fluidez no trânsito. O que você achou destas mudanças?

Total de Votos: 38

Válida de 19/09/2014 a 26/09/2014

Mais lidas

    CONSTRUSUL

    180graus no Instagramno Instagram

    CONTREINA