180graus

Atenção para não perder prazo - 05/03/2017 às 10h35

Saques do FGTS inativo iniciam na próxima sexta-feira (10); calendário

O trabalhador que perder o prazo só poderá sacar o valor das contas inativas quando se aposentar

Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Você no controle do Processo
Venha para o Hotel Delta em Parnaíba





Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Na próxima sexta-feira (10), mais de 4,8 milhões de trabalhadores que têm contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e se enquadram nas regras definidas pelo governo poderão sacar o valor depositados nessas contas. Segundo a Caixa Econômica Federal, mais de 30,2 milhões de trabalhadores têm direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS.

De acordo com o cronograma definido pelo banco, os trabalhadores com contas inativas do FGTS e que fazem aniversário nos meses de janeiro e fevereiro poderão efetuar o saque entre os dias 10 de março e 7 de abril. Esse primeiro lote compreenderá 16% do total de pessoas com direito a fazer a retirada. Ao todo, o saldo das contas inativas é de R$ 43,6 bilhões.

O trabalhador que perder o prazo só poderá sacar o valor das contas inativas quando se aposentar, comprar moradia própria ou se enquadrar nas outras possibilidade de saque previstas nas regras do fundo, entre elas, ser morador de região afetada por catástrofe natural.

Podem sacar o saldo das contas inativas do FGTS os trabalhadores com carteira assinada que, em um ou mais contratos de trabalho, pediram demissão ou foram demitidos por justa causa com o contrato finalizado até 31 de dezembro de 2015.

Conforme o calendário de saque definido pela Caixa Econômica Federal, o mês de abril terá o maior volume de pagamentos, com a possibilidade de saque para os trabalhadores que fazem aniversário nos meses de março, abril e maio. Ao todo, 26% dos trabalhadores terão o direito de retirar o montante entre os dias 10 de abril e 11 de maio.

Entre 12 de maio e 14 de junho, os cotistas que fazem aniversário nos meses de junho, julho e agosto poderão sacar o valor das contas inativas. Segundo a Caixa, o período compreende 25% das pessoas com direito ao benefícios.

Esse é o mesmo percentual dos que poderão efetuar o saque das contas inativas entre os dias 16 de junho e 13 de julho, período destinado para os trabalhadores que fazem aniversário em setembro, outubro e novembro.

De 14 a 31 de julho, poderão fazer o saque os trabalhadores aniversariantes no mês de dezembro, que representam 8% do total.

Trabalhadores que morreram
Filhos, cônjuges e dependentes de trabalhadores que já morreram também poderão sacar os recursos em contas inativas do FGTS. As regras para essas pessoas não mudaram. Para ter acesso aos valores, no entanto, é necessária a apresentação da carteira de trabalho do titular da conta, além da identidade do sacador.

De acordo com as regras do FGTS, caso a família não tenha um inventário deixado pelo ente falecido indicando a divisão de bens, é preciso ir até o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e solicitar a emissão de uma declaração de dependência econômica e da inexistência de dependentes preferenciais.

Também é necessário apresentar a identidade e o CPF dos filhos do trabalhador que forem menores de idade. Nesse caso, os recursos serão partilhados e depositados na caderneta de poupança desses dependentes, que só poderão acessá-la após completarem 18 anos.

(Com informações da Agência Brasil)

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


CFO - MA - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
PM-MA - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
20h53 Ex-editor da revista Veja se posiciona sobre a sujeira do PT e Lula 20h41 Janot denuncia o presidente Temer ao Supremo por corrupção passiva 20h22 Prefeito Dr. Lindenberg esteve no Karnak reunido com autoridades 20h18 Prefeito João da Cruz esteve com autoridades em reunião no Palácio de Karnak 19h54 Corrupção no IDEPI: há 43 procedimentos abertos no MP 19h52 Prefeito de Uruçuí participou de reunião com os colegas do extremo Sul do Piauí 19h46 Prefeita Aldara Pinto esteve com autoridades em reunião no Palácio de Karnak 19h44 Prefeito Batista esteve presente na reunião com os colegas do extremo Sul 19h38 Prefeito Davi participou de reunião em Teresina com os colegas do extremo Sul 19h38 Dr. Carlos participou de reunião com prefeitos do extremo Sul nesta segunda 18h41 'Salve Rainha': motorista segue sem punição um ano depois do acidente 18h27 Festejo de Pimenteiras chegou ao fim com grande participação 18h03 Dia Estadual do Orgulho LGBT será comemorado com evento na quarta-feira (28) 18h01 Lagoa do Portinho: MP-PI quer a retirada das construções 17h52 Empresas de tecnologia começam a testar o eSocial; veja detalhes! 17h50 Prefeito Dr. Macaxeira marcou presença em reunião com colegas da região Sul 17h46 Prefeito Murilo participa de reunião com gestores municipais do Sul 17h40 Prefeita Doquinha participou de reunião com prefeitos do Sul 17h31 Inclusão do aeroporto em projeto de PPP é solicitado por prefeito de THE 17h30 TCE-PI notifica a prefeitura de Corrente devido os gastos com folha de pessoal 17h30 Em audiência com Temer, Ciro pede a reestruturação da rodovia BR 135 17h25 Secretária de Educação Estadual visita o município de Nazária e reafirma apoio político 17h24 Exame para certificar conclusão de ensino médio será realizado em outubro 17h20 Prefeito Ângelo Pereira esteve reunido com prefeitos do Sul 17h20 VAI COMEÇAR O MELHOR FESTEJO JUNINO DA REGIÃO

Escola de Sargentos - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional