180graus

Atenção para não perder prazo - 05/03/2017 às 10h35

Saques do FGTS inativo iniciam na próxima sexta-feira (10); calendário

O trabalhador que perder o prazo só poderá sacar o valor das contas inativas quando se aposentar

Cadastre-se
Participe!
Você no controle do Processo
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
Semana da Enfermagem





Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Na próxima sexta-feira (10), mais de 4,8 milhões de trabalhadores que têm contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e se enquadram nas regras definidas pelo governo poderão sacar o valor depositados nessas contas. Segundo a Caixa Econômica Federal, mais de 30,2 milhões de trabalhadores têm direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS.

De acordo com o cronograma definido pelo banco, os trabalhadores com contas inativas do FGTS e que fazem aniversário nos meses de janeiro e fevereiro poderão efetuar o saque entre os dias 10 de março e 7 de abril. Esse primeiro lote compreenderá 16% do total de pessoas com direito a fazer a retirada. Ao todo, o saldo das contas inativas é de R$ 43,6 bilhões.

O trabalhador que perder o prazo só poderá sacar o valor das contas inativas quando se aposentar, comprar moradia própria ou se enquadrar nas outras possibilidade de saque previstas nas regras do fundo, entre elas, ser morador de região afetada por catástrofe natural.

Podem sacar o saldo das contas inativas do FGTS os trabalhadores com carteira assinada que, em um ou mais contratos de trabalho, pediram demissão ou foram demitidos por justa causa com o contrato finalizado até 31 de dezembro de 2015.

Conforme o calendário de saque definido pela Caixa Econômica Federal, o mês de abril terá o maior volume de pagamentos, com a possibilidade de saque para os trabalhadores que fazem aniversário nos meses de março, abril e maio. Ao todo, 26% dos trabalhadores terão o direito de retirar o montante entre os dias 10 de abril e 11 de maio.

Entre 12 de maio e 14 de junho, os cotistas que fazem aniversário nos meses de junho, julho e agosto poderão sacar o valor das contas inativas. Segundo a Caixa, o período compreende 25% das pessoas com direito ao benefícios.

Esse é o mesmo percentual dos que poderão efetuar o saque das contas inativas entre os dias 16 de junho e 13 de julho, período destinado para os trabalhadores que fazem aniversário em setembro, outubro e novembro.

De 14 a 31 de julho, poderão fazer o saque os trabalhadores aniversariantes no mês de dezembro, que representam 8% do total.

Trabalhadores que morreram
Filhos, cônjuges e dependentes de trabalhadores que já morreram também poderão sacar os recursos em contas inativas do FGTS. As regras para essas pessoas não mudaram. Para ter acesso aos valores, no entanto, é necessária a apresentação da carteira de trabalho do titular da conta, além da identidade do sacador.

De acordo com as regras do FGTS, caso a família não tenha um inventário deixado pelo ente falecido indicando a divisão de bens, é preciso ir até o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e solicitar a emissão de uma declaração de dependência econômica e da inexistência de dependentes preferenciais.

Também é necessário apresentar a identidade e o CPF dos filhos do trabalhador que forem menores de idade. Nesse caso, os recursos serão partilhados e depositados na caderneta de poupança desses dependentes, que só poderão acessá-la após completarem 18 anos.

(Com informações da Agência Brasil)

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Teresina Participativa
Vem pro Podium
PM TO - Vem pro Podium!
Cadastre-se
PM BA - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
16h24 Homem armado assalta estudantes no Centro de Picos 16h24 Homem armado assalta estudantes no Centro de Picos 16h22 PSB realiza o Agenda 40 no município de Picos com presença de Wilson Martins 16h19 Hospital de Valença se posiciona sobre mortes ocorridas na última segunda-feira 16h15 Secretária Valéria de Baixa Grande fica como suplente na mesa da diretoria do COSEMS-PI 16h09 Palestra sobre uso de agrotóxicos alerta alunos em Altos 16h05 Equipe de Juazeiro do Piauí e Castelo do Piauí decidem título de campeão do campeonato 16h00 Comissão anula eleição para diretoria da Associação de Moradores de Flores 15h57 Gestores tem o prazo de até 31 de maio para enviarem IEGM 15h55 Festejos de São Luís do Piauí será realizado dia 18 de junho com show de Bartô Galeno 15h54 Passeio ciclístico em comemoração ao aniversário de Miguel Alves 15h53 Secretaria se reúne com comunicadores de Rádios e Portais em Castelo 15h52 Ex-prefeito de Floriano é investigado por desvio de verbas da previdência 15h52 Ex-prefeito de São Francisco do PI, Francisco Costa, foi homenageado pelo COSEMS 15h52 Veja perfil por completo dos jogadores do Brasil convocados para amistosos 15h49 Homem é espancado após dizer que era o 'mais bonito' do bairro 15h46 Jogos animam a comemoração do Município de Miguel Alves 15h45 Dono de cavalo é detido após animal desmaiar por não suportar carga 15h41 Prefeitura adere ao Programa Jovens Empreendedores Primeiro Passo 15h41 Prefeito Oliveira Junior visita futuro polo do projeto Universidade Aberta 15h38 Brasília: Incêndio atinge ministérios durante manifestação contra Temer 15h36 Dona Rejane prestigia evento de município e visita escola Cecilia Lacerda 15h35 Meus 15 anos: veja o trailer do filme com Larissa Manoela 15h35 Stan Lee estaria interessado em todos os direitos dos personagens da Marvel 15h35 Homem-Aranha: de volta ao lar ganha novo trailer e novo pôster

Teresina Participativa

Mais Lidas

    Podium - Professores Dir. Constitucional

    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 913

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Suas ideias podem melhorar Teresina
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional