180graus

1º Prêmio Pronatec - 02/10/2013 às 14h35

Pronatec abre, até o dia 30 de outubro, inscrições para concurso educacional

Podem participar estudantes, professores, além da comunidade escolar de quaisquer cursos do Pronatec

CEV

Estão abertas, até o dia 30 de outubro, as inscrições para o 1º Prêmio Pronatec Empreendedor e o Concurso de Objetos de Aprendizagem.

Para o Prêmio, podem participar estudantes, professores, além da comunidade escolar de quaisquer cursos do Pronatec, em equipes com no mínimo quatro e no máximo oito integrantes. Já o Concurso de Objetos de Aprendizagem é voltado apenas para docentes do Pronatec e identifica os recursos educacionais que estão sendo utilizados em sala de aula com essa temática.

“No Prêmio Pronatec Empreendedor, a ideia é mostrar como a educação empreendedora pode fazer diferença na vida de quem passou pelo ensino técnico”, explica Lídia Maria de Carvalho, gestora estadual do Pronatec-PI no âmbito Bolsa Formação da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).

Lídia destaca, ainda, que o objetivo do prêmio é reconhecer casos em que estudantes, após serem estimulados por aulas com a temática empreendedorismo, conseguiram colocar em prática esses conceitos, desenvolveram competências empreendedoras, abriram um negócio ou aumentaram sua renda aplicando o que foi aprendido.

Já o Concurso de Objetos de Aprendizagem premia recursos educacionais utilizados em sala de aula, em diversos formatos e linguagens, como jogos, vídeos e simulações. Esses materiais podem já ter sido usados ou não no ensino de empreendedorismo. Não há limite de inscrições de objetos de aprendizagem por professor.

Premiação

Os cinco finalistas das duas disputas vão apresentar os relatos e os objetos de aprendizagem em Brasília, no dia 17 de dezembro, à banca de avaliação formada por especialistas, parceiros, apoiadores e integrantes da comissão organizadora dos concursos. O resultado dos três vencedores de cada categoria será revelado no mesmo dia.

Os participantes do Prêmio Pronatec Empreendedor que ficarem em primeiro lugar ganham uma viagem nacional para conhecer um centro de referência ou projeto de Empreendedorismo a ser definido pelo Sebrae, além de um notebook para cada integrante do grupo. Já os que ficarem em segunda e terceira posição vão receber um notebook. O professor que vencer o Concurso de Objetos de Aprendizagem em primeiro lugar tem direito à viagem nacional e um tablet. Os outros dois colocados irão ganhar um tablet cada um.

O 1º Prêmio Pronatec Empreendedor é realizado pelo Sebrae, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com o apoio dos parceiros ofertantes do Sistema S (Senac, Senai, Senar, Senat), Rede Federal e Redes Estaduais. Para concorrer ao prêmio, os participantes devem ter vínculo com uma dessas instituições, seja como aluno ou professor.

Pronatec Empreendedor

O Pronatec Empreendedor é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Sebrae e o Ministério da Educação, que tornou obrigatória a disciplina de empreendedorismo em 15 cursos oferecidos pelo Pronatec. A meta é chegar a cerca de 1,5 milhão de estudantes em todo o país. A parceria prevê também a capacitação de sete mil professores até 2014 e a oferta de aproximadamente mil bolsas de estudo para os professores interessados em cursos de especialização e/ou mestrado em educação empreendedora.

Para fazer a inscrição e conferir o regulamento dos concursos, acesse a página do Programa clicando aqui.

Fonte: Com informações da CCOM

Publicado Por: Nataniel Lima

Últimas Notícias
09h00 Candidato Responde: Flora propõe a instalação de internet em praças 08h58 Mais magra, Geisy Arruda se exibe só de biquíni em rede social; amplie! 08h48 65 cidades do Piauí serão atendidas pelas Tropas Federais; líder no país 08h25 Governador Zé Filho conhece Festa do Bode em Batalha e é saudado pela população 08h20 Prefeito de Avelino Lopes visita estande do Senar 08h15 Cidade de São José de Ribamar comemorará aniversário de 62 anos 08h08 Dia H do Homem mobiliza população da Liberdade 07h55 Prefeito Edivaldo vistoria conclusão de obras na cidade 07h48 Ônibus são alvos de ataques de criminosos na Grande São Luís 07h30 Moto e Remo decidem liderança do Grupo A2 da Série D hoje 07h28 Presidente argentina diz ter sido ameaçada pelo Estado Islâmico 07h15 Prefeitura desenvolve programa para melhoria da atenção básica 07h06 Ângela Bismarchi é coroada rainha de bateria do Império Serrano 07h05 Índice de analfabetismo no Maranhão caiu 2 pontos percentuais nos últimos três anos 07h02 Barraca da educação faz a alegria da criançada 06h55 Hospital São Luís disponibiliza resultados de exames pela internet 06h45 Contagem regressiva: Semana Nacional de Execução começa na segunda-feira (22) 06h38 'Pode vir quente que eu estou fervendo', diz Antônia Fontenelle 06h34 Juju Salimeni posa com namorado em bastidor de campeonato 06h30 TJ-MA e Fiema inauguram Centro de Solução de Conflitos para o setor empresarial 06h22 Nota do IDEB sobe de 3,5 para 4,5 nas escolas de Eliseu Martins-PI 06h15 Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas recebe alunos de Direito da UFMA 06h00 Paróquia São Francisco e Santa Clara inicia festejo nesta quinta, 25 05h27 Silvio Santos sobre licença de Patrícia: 'Por isso não gosto de parente na empresa' 05h25 Solteiro, Klebber Toledo revela que assédio não aumentou e diz: 'Não me acho bonito'
Mesário Voluntário

Enquete

Avenidas como Dom Severino, Barão de Castelo Branco, Celso Pinheiro, entre outras, tiveram grande parte de seus retornos fechados pela Strans, no intuito de melhorar o fluidez no trânsito. O que você achou destas mudanças?

Total de Votos: 188

Válida de 19/09/2014 a 26/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram