180graus

1º Prêmio Pronatec - 02/10/2013 às 14h35

Pronatec abre, até o dia 30 de outubro, inscrições para concurso educacional

Podem participar estudantes, professores, além da comunidade escolar de quaisquer cursos do Pronatec

TECNIQUIMICA
LB Fitness
Kangaço

Estão abertas, até o dia 30 de outubro, as inscrições para o 1º Prêmio Pronatec Empreendedor e o Concurso de Objetos de Aprendizagem.

Para o Prêmio, podem participar estudantes, professores, além da comunidade escolar de quaisquer cursos do Pronatec, em equipes com no mínimo quatro e no máximo oito integrantes. Já o Concurso de Objetos de Aprendizagem é voltado apenas para docentes do Pronatec e identifica os recursos educacionais que estão sendo utilizados em sala de aula com essa temática.

“No Prêmio Pronatec Empreendedor, a ideia é mostrar como a educação empreendedora pode fazer diferença na vida de quem passou pelo ensino técnico”, explica Lídia Maria de Carvalho, gestora estadual do Pronatec-PI no âmbito Bolsa Formação da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).

Lídia destaca, ainda, que o objetivo do prêmio é reconhecer casos em que estudantes, após serem estimulados por aulas com a temática empreendedorismo, conseguiram colocar em prática esses conceitos, desenvolveram competências empreendedoras, abriram um negócio ou aumentaram sua renda aplicando o que foi aprendido.

Já o Concurso de Objetos de Aprendizagem premia recursos educacionais utilizados em sala de aula, em diversos formatos e linguagens, como jogos, vídeos e simulações. Esses materiais podem já ter sido usados ou não no ensino de empreendedorismo. Não há limite de inscrições de objetos de aprendizagem por professor.

Premiação

Os cinco finalistas das duas disputas vão apresentar os relatos e os objetos de aprendizagem em Brasília, no dia 17 de dezembro, à banca de avaliação formada por especialistas, parceiros, apoiadores e integrantes da comissão organizadora dos concursos. O resultado dos três vencedores de cada categoria será revelado no mesmo dia.

Os participantes do Prêmio Pronatec Empreendedor que ficarem em primeiro lugar ganham uma viagem nacional para conhecer um centro de referência ou projeto de Empreendedorismo a ser definido pelo Sebrae, além de um notebook para cada integrante do grupo. Já os que ficarem em segunda e terceira posição vão receber um notebook. O professor que vencer o Concurso de Objetos de Aprendizagem em primeiro lugar tem direito à viagem nacional e um tablet. Os outros dois colocados irão ganhar um tablet cada um.

O 1º Prêmio Pronatec Empreendedor é realizado pelo Sebrae, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com o apoio dos parceiros ofertantes do Sistema S (Senac, Senai, Senar, Senat), Rede Federal e Redes Estaduais. Para concorrer ao prêmio, os participantes devem ter vínculo com uma dessas instituições, seja como aluno ou professor.

Pronatec Empreendedor

O Pronatec Empreendedor é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Sebrae e o Ministério da Educação, que tornou obrigatória a disciplina de empreendedorismo em 15 cursos oferecidos pelo Pronatec. A meta é chegar a cerca de 1,5 milhão de estudantes em todo o país. A parceria prevê também a capacitação de sete mil professores até 2014 e a oferta de aproximadamente mil bolsas de estudo para os professores interessados em cursos de especialização e/ou mestrado em educação empreendedora.

Para fazer a inscrição e conferir o regulamento dos concursos, acesse a página do Programa clicando aqui.

Fonte: Com informações da CCOM

Publicado Por: Nataniel Lima

Últimas Notícias
06h01 Ex-prefeito Santana do PI é condenado pelo Tribunal de Contas a pagar multa 06h00 Centro de Conciliação de Chapadinha será inaugurado nesta terça (2) 05h29 Marina se esquiva de perguntas sobre união civil gay 05h00 Grêmio entrega à polícia imagens que podem ajudar a identificar torcedores 04h37 Xabi Alonso é apresentado no Bayern após estreia e exalta Pep, ex-rival 04h22 Artilheiro do Ano: trio de líderes marca e aumenta a gordura na ponta da lista 03h37 Datamax aponta aprovação de 60% do governo Zé Filho; veja números 03h32 Datamax em todo Piauí: Dilma 59%, Marina Silva 23% e Aécio Neves 10% 03h31 Datamax/Deputado Estadual: 2,21% para Themístocles, 1,8% Hélio Isaias 03h30 Datamax/Deputado Federal: Rejane Dias 4%, Silas Freire e Átila Lira 2% 03h25 DATAMAX NO PI: W.Dias 46%, Zé Filho 31% e Mão Santa 6% 03h23 Datamax no PI para Senador: Wilsão surge com 43 e Elmano Ferrer 29% 02h40 Comércio deve abrir 138,7 mil empregos temporários no fim deste ano 02h34 Marina: país não pode desperdiçar espírito empreendedor dos jovens 02h02 STJ determina que mineradora é responsável por desastre ambiental de 2007 01h33 Advogado deixa caso de jovem que ofendeu Aranha, após 1° reunião 01h31 Vendedor de carne é brutalmente assassinado na zona rural de Parnaíba 01h12 Pai de atriz está muito triste porque filha vai estrelar '50 Tons de Cinza' 00h43 Lancamento do Livro, O namoro que queremos no dia 07 de Setembro 00h36 Alegrir na Potycabana em Teresina 00h29 Visita ao Hospital em Teresina 00h26 Glória Maria diz que não participaria do Dança dos Famosos: 'Não daria certo' 00h18 Caravana para Natal, Paixao pela Juventude 00h12 Ticiane Pinheiro confirma fim de namoro com César Tralli: 'Continuamos amigos' 23h55 Militares que atuam no TJMA participam de curso de defesa pessoal
Mesário Voluntário

Enquete

Com o início de setembro, começa também o período mais quente para os piauienses: o chamado B-R-O-Bró. Com temperaturas castigantes, o que há de pior pra você neste período do ano?

Total de Votos: 109

Válida de 01/09/2014 a 08/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram