180graus

Centro Histórico - 08/09/2009 às 17h30

Projeto Cores conservará fachadas de casarões de São Luís

Projeto cores de são luís

Você no controle do Processo
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Vem pro Podium
Semana da Enfermagem
Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
Vem pro Podium!
Vem pro Podium!
Cadastre-se

O prefeito de São Luís, João Castelo, lançará, na próxima terça-feira (08), às 9h, no Quality Grand São Luís Hotel, o projeto \"Cores de São Luís¿, que tem como objetivo preservar e conservar as fachadas de casarões do Centro Histórico. A iniciativa faz parte do calendário de eventos da Capital Brasileira da Cultura 2009 e prevê ainda pinturas internas, melhorias de calçamento e iluminação cenográfica. Segundo João Castelo, o projeto será um propulsor turístico e cultural na capital maranhense. O \"Cores de São Luís vai mudar o aspecto do Centro Histórico e torná-lo mais bonito e atrativo para nossa gente e para o turista\", frisou o prefeito de São Luís. Considerado uma das iniciativas mais ousadas dos últimos anos no quesito preservação do patrimônio histórico, o \"Cores de São Luís\" é um dos principais projetos voltados à melhoria do Centro Histórico da capital maranhense e consiste na pintura das fachadas de casarões, mudando o aspecto deixado pela ação do tempo e depredação humana. Na fase de execução do projeto, o primeiro local a ser beneficiado será a Casa das Tulhas - a famosa Feira da Praia Grande. Todo o quadrilátero do espaço será reabilitado com pinturas externas e internas, melhorias de calçamento e iluminação cenográfica. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, Ong Capital Brasileira da Cultura e do São Luís Convention & Visitors Bureau, que envolverá as secretarias municipais de Turismo (Setur), de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e de Obras Públicas (Semosp); as fundações municipais de Cultura (Func) e de Patrimônio Histórico (Fumph); e terá como parceiros o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon); Sebrae e Tintas Coral, empresa patrocinadora oficial do \"Cores de São Luís\". Para o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, o projeto vai também dinamizar o cenário cultural da cidade. ¿Nossa idéia é que, a cada ano, tenhamos uma localidade revitalizada e que estes espaços sejam transformados em pontos culturais, com atividades folclóricas continuamente, até o dia do quarto centenário, que coincide com o fim da primeira gestão de João Castelo¿, disse. Segundo o presidente da Fumph, José Aquiles Andrade, o Mercado da Praia Grande é mais que um ponto turístico de São Luís e o projeto vai revitalizar a economia dos feirantes que trabalham no local.

\"O Cores de São Luís vai funcionar como uma ação de educação patrimonial porque envolverá toda a comunidade inserida nos locais de visitação\", afirmou. Duas etapas - O projeto será realizado em duas etapas com intervenções urbanas para preservar monumentos históricos e conjuntos de relevante importância para a cidade. O segundo monumento beneficiado será a Igreja de São José do Desterro. Com criatividade, o \"Cores de São Luís\" vai elevar a auto-estima e melhorar a qualidade de vida dos comerciantes e moradores do Centro Histórico. O projeto será ampliado nos anos posteriores para os onze bairros que compõem o Centro e áreas de interesse de preservação. O Iphan irá delimitar a área a ser restaurada, além de realizar o diagnóstico sobre o perfil dos imóveis contemplados e disponibilizar especialistas em limpeza nas tradicionais pedras de cantaria.\"

 

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Vem pro Podium!
Vem pro Podium
Vem pro Podium
Teresina Participativa
Vem pro Podium!
PM BA - Vem pro Podium!
Cadastre-se
PM TO - Vem pro Podium!
Vem pro Podium
Últimas Notícias
15h15 Temer troca comando do Ministério da Justiça; Torquato Jardim assume 15h14 Novo ministro da Justiça foi advogado de Hugo Napoleão 14h17 Estadão: quem defende eleições diretas é turvo ou oportunista 13h33 Bandidos explodem Bradesco em Conceição do Canindé 11h18 Conheça 15 músicas que são ideais para ouvir durante o sexo 11h16 Sexo frequente é segredo para relação duradoura, diz estudo 11h11 Games para Nintendo Switch e 3ds serão distribuídos oficialmente no Brasil 11h09 Atlético Vermelhense vence por 11 x 7 Seleção de Matias Olímpios e se torna Campeão em NSR 11h07 Conheça o menino de 10 anos que é um prodígio da maquiagem 10h53 Piauiense Sub 19: Tiradentes vence o 4 de Julho e lidera grupo do campeonato 10h48 Jovem se dedica sonhando com o ouro no Brasileiro de Judô 10h47 Grupo de amigas promove comemoração do dia das mães 10h44 Indígena de apenas 11 anos é revelação mundial nos esportes aquáticos 10h36 Prejuízo do Ministério da Cultura com depredação e vandalismo supera R$ 200 mil 10h33 Festa das mães é realizada em Pimenteiras 10h32 22 filmes brasileiros receberão apoio de R$ 15 milhões após realização de edital 10h28 Edital prevê abertura de cinemas em cidades sem salas 10h22 Thomaz Costa posta foto com Lari Manoela e deixa fãs intrigados 10h16 Ritmo coreano vira febre entre jovens do mundo inteiro; confira 10h12 Whindersson Nunes se aproxima de Katy Perry e Taylor Swift no Youtube 10h11 Em evento do PT, Ciro Nogueira, mesmo ausente, é vaiado, em 2018 Wellington terá que conversar muito 10h08 Muito emocionado, Raul Gil manda recado para Marcelo Rezende 09h56 Piauí vai receber o 'Arraiá da Inclusão' com programação especial para junho 09h46 'Folha de SP' aponta que maioria no Congresso Nacional é contra diretas 09h41 Semana de Conciliação Trabalhista fechou mais de 18 mil acordos em 2017

Vem pro Podium
Vem pro Podium!
Vem pro Podium
Vem pro Podium!
Teresina Participativa

Mais Lidas

    Podium - Professores Dir. Constitucional

    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 913

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Vem pro Podium!
    Suas ideias podem melhorar Teresina
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional