180graus

Centro Histórico - 08/09/2009 às 17h30

Projeto Cores conservará fachadas de casarões de São Luís

Projeto cores de são luís

Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
Você no controle do Processo

O prefeito de São Luís, João Castelo, lançará, na próxima terça-feira (08), às 9h, no Quality Grand São Luís Hotel, o projeto \"Cores de São Luís¿, que tem como objetivo preservar e conservar as fachadas de casarões do Centro Histórico. A iniciativa faz parte do calendário de eventos da Capital Brasileira da Cultura 2009 e prevê ainda pinturas internas, melhorias de calçamento e iluminação cenográfica. Segundo João Castelo, o projeto será um propulsor turístico e cultural na capital maranhense. O \"Cores de São Luís vai mudar o aspecto do Centro Histórico e torná-lo mais bonito e atrativo para nossa gente e para o turista\", frisou o prefeito de São Luís. Considerado uma das iniciativas mais ousadas dos últimos anos no quesito preservação do patrimônio histórico, o \"Cores de São Luís\" é um dos principais projetos voltados à melhoria do Centro Histórico da capital maranhense e consiste na pintura das fachadas de casarões, mudando o aspecto deixado pela ação do tempo e depredação humana. Na fase de execução do projeto, o primeiro local a ser beneficiado será a Casa das Tulhas - a famosa Feira da Praia Grande. Todo o quadrilátero do espaço será reabilitado com pinturas externas e internas, melhorias de calçamento e iluminação cenográfica. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, Ong Capital Brasileira da Cultura e do São Luís Convention & Visitors Bureau, que envolverá as secretarias municipais de Turismo (Setur), de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e de Obras Públicas (Semosp); as fundações municipais de Cultura (Func) e de Patrimônio Histórico (Fumph); e terá como parceiros o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon); Sebrae e Tintas Coral, empresa patrocinadora oficial do \"Cores de São Luís\". Para o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, o projeto vai também dinamizar o cenário cultural da cidade. ¿Nossa idéia é que, a cada ano, tenhamos uma localidade revitalizada e que estes espaços sejam transformados em pontos culturais, com atividades folclóricas continuamente, até o dia do quarto centenário, que coincide com o fim da primeira gestão de João Castelo¿, disse. Segundo o presidente da Fumph, José Aquiles Andrade, o Mercado da Praia Grande é mais que um ponto turístico de São Luís e o projeto vai revitalizar a economia dos feirantes que trabalham no local.

\"O Cores de São Luís vai funcionar como uma ação de educação patrimonial porque envolverá toda a comunidade inserida nos locais de visitação\", afirmou. Duas etapas - O projeto será realizado em duas etapas com intervenções urbanas para preservar monumentos históricos e conjuntos de relevante importância para a cidade. O segundo monumento beneficiado será a Igreja de São José do Desterro. Com criatividade, o \"Cores de São Luís\" vai elevar a auto-estima e melhorar a qualidade de vida dos comerciantes e moradores do Centro Histórico. O projeto será ampliado nos anos posteriores para os onze bairros que compõem o Centro e áreas de interesse de preservação. O Iphan irá delimitar a área a ser restaurada, além de realizar o diagnóstico sobre o perfil dos imóveis contemplados e disponibilizar especialistas em limpeza nas tradicionais pedras de cantaria.\"

 

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática Básica
Informática p/ Concurso
Informática para concursos
Mestrado | Vem pro Podium
Vem pro Podium
Matemática e Raciocínio Lógico
Últimas Notícias
17h42 Capacitação para profissionais de atendimento socioassistencial em Floriano 17h42 Em rodovia no Ceará, placa sinaliza o perigo: 'poste a 100 metros' 17h39 Prefeitura realiza manutenção em praça que vai adequar o Festival Cultural 17h34 Teresina tem quase mil leitos em rede de hospedagem, aponta IBGE 17h32 Aparelho deverá coibir poluição sonora nos festejos em Demerval Lobão 17h21 Município de Demerval Lobão recebeu decibelímetro para ser usado nos festejos 17h13 Prefeitura de Caracol faz seletivo com 97 vagas 17h12 Ana Maria Braga confunde casca de madeira com barata gigante e agita a web 17h09 Miss Piauí sonha em abrir um salão especializado em cabelo cacheado 17h09 Prefeito municipal de Simões, Zé Wlisses promove baile dos idosos 17h03 Domingos Mourão vai receber 1.500 m de asfalto urbano nas vias da cidade 17h01 Fies abre 75 mil vagas para o segundo semestre; inscrições iniciam terça (25) 16h52 Juliana Paes bate cabelo e recria vídeo que bombou na web; Confira vídeo 16h49 Bandas nacionais vão movimentar a Festa da Melancia em Jatobá do Piauí 16h40 PRF apreende maconha escondida na carroceria de veículo no interior do PI 16h31 Município de Lagoinha do PI receberá obras de pavimentação asfáltica 16h30 1ª etapa do C. Brasileiro de Basquete 3x3 está sendo disputada em Brasília 16h17 Ministro cochila várias vezes durante discurso de Temer em Conferência 16h14 Projeto Impacto Indo Saúde do Homem e da Mulher disponibilizou serviços e consultas 16h13 Atleta brasileiro a conquista primeira medalha de bronze no Pan-Americano 16h12 V Baile Caipiras do SCFV seá realizado na cidade de Morro do Chapéu do Piaui 16h02 Empresário desaparece e corpo é encontrado em rio do PI 16h02 Não perca a melhor balada das férias, terceira edição da Pool Party do Tadis 16h01 Grazi Massafera fica morena para viver vilã em nova novela 15h54 Procurador da Lava Jato ironiza fala de Temer: 'é claro que vão compreender'

Informática para concurso
Matemática Básica
Podium
Mestrado | Vem pro Podium!

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocínio Lógico
    Polícia Civil
    Podium - Professor Atualidades
    Podium
    Polícia Civil

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional