180graus

Centro Histórico - 08/09/2009 às 17h30

Projeto Cores conservará fachadas de casarões de São Luís

Projeto cores de são luís

Islamar-Semana Santa
Hotel Delta - Semana Santa
comserv
Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Terrazzo Poti

O prefeito de São Luís, João Castelo, lançará, na próxima terça-feira (08), às 9h, no Quality Grand São Luís Hotel, o projeto \"Cores de São Luís¿, que tem como objetivo preservar e conservar as fachadas de casarões do Centro Histórico. A iniciativa faz parte do calendário de eventos da Capital Brasileira da Cultura 2009 e prevê ainda pinturas internas, melhorias de calçamento e iluminação cenográfica. Segundo João Castelo, o projeto será um propulsor turístico e cultural na capital maranhense. O \"Cores de São Luís vai mudar o aspecto do Centro Histórico e torná-lo mais bonito e atrativo para nossa gente e para o turista\", frisou o prefeito de São Luís. Considerado uma das iniciativas mais ousadas dos últimos anos no quesito preservação do patrimônio histórico, o \"Cores de São Luís\" é um dos principais projetos voltados à melhoria do Centro Histórico da capital maranhense e consiste na pintura das fachadas de casarões, mudando o aspecto deixado pela ação do tempo e depredação humana. Na fase de execução do projeto, o primeiro local a ser beneficiado será a Casa das Tulhas - a famosa Feira da Praia Grande. Todo o quadrilátero do espaço será reabilitado com pinturas externas e internas, melhorias de calçamento e iluminação cenográfica. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, Ong Capital Brasileira da Cultura e do São Luís Convention & Visitors Bureau, que envolverá as secretarias municipais de Turismo (Setur), de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e de Obras Públicas (Semosp); as fundações municipais de Cultura (Func) e de Patrimônio Histórico (Fumph); e terá como parceiros o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon); Sebrae e Tintas Coral, empresa patrocinadora oficial do \"Cores de São Luís\". Para o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, o projeto vai também dinamizar o cenário cultural da cidade. ¿Nossa idéia é que, a cada ano, tenhamos uma localidade revitalizada e que estes espaços sejam transformados em pontos culturais, com atividades folclóricas continuamente, até o dia do quarto centenário, que coincide com o fim da primeira gestão de João Castelo¿, disse. Segundo o presidente da Fumph, José Aquiles Andrade, o Mercado da Praia Grande é mais que um ponto turístico de São Luís e o projeto vai revitalizar a economia dos feirantes que trabalham no local.

\"O Cores de São Luís vai funcionar como uma ação de educação patrimonial porque envolverá toda a comunidade inserida nos locais de visitação\", afirmou. Duas etapas - O projeto será realizado em duas etapas com intervenções urbanas para preservar monumentos históricos e conjuntos de relevante importância para a cidade. O segundo monumento beneficiado será a Igreja de São José do Desterro. Com criatividade, o \"Cores de São Luís\" vai elevar a auto-estima e melhorar a qualidade de vida dos comerciantes e moradores do Centro Histórico. O projeto será ampliado nos anos posteriores para os onze bairros que compõem o Centro e áreas de interesse de preservação. O Iphan irá delimitar a área a ser restaurada, além de realizar o diagnóstico sobre o perfil dos imóveis contemplados e disponibilizar especialistas em limpeza nas tradicionais pedras de cantaria.\"

 

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terrazzo Poti
Preratório PM-PI
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
15h40 Associação dos Professores de Educação Física do PI fará eleição para nova diretoria 15h33 Durante sessão na câmara, vereador Sidon Pedro reclama de reforma 'mal feita' 15h27 Homem é condenado por homicídio praticado em 2004 15h20 Câmara de Vereadores de Piracuruca questiona excesso de multas contra motocicletas na cidade 15h18 Desembargador do TJ-PI mantém sessão do Júri que julgará advogado 15h11 Estrada vicinal em Piracuruca está a mais de 5 anos sem manutenção e fica de forma precária 15h03 Equipes de Saúde visitam comunidades da zona Rural de Cocal 15h01 Larissa Manoela e Thomaz Costa curtem o dia de jogo com Neymar 14h56 Paquetá é beneficiada com investimento da Secretaria das Cidades 14h55 Vereador solicita reforma em prédio da câmara em Bocaina 14h54 Vereadores de Piracuruca querem explicações sobre excesso de multas aplicadas em motos 14h45 Giovanna Lancellotti substituirá Bruna Marquezine na novela 'Tempo de Amar' 14h44 Prefeitura e Senar qualificam mais de 300 pessoas com cursos de capacitação 14h42 Vereadores pressionam prefeito Firmino Filho por indicações 14h42 Antigos personagens vão retornar para ‘Missão Impossível 6’; Confira quem são 14h41 Preso da cidade de União é encontrado morto na casa de Custódia 14h40 Família Eugênio abaterá 10 bois para doar as mulheres pobres no Sábado de Aleluia 14h40 Secretaria das Cidades investe em obras de infraestrutura em São João da Fronteira 14h38 Prefeito congela em R$ 1,50 a passagem de ônibus na cidade de Picos 14h34 Estado entrega 100 certificados de qualificação em Barras 14h33 Sessão na Câmara de Vereadores de Pimenteiras foi marcada pela despedida de vereador 14h31 Vereadores do município de Pimenteiras discutem sobre a qualidade da água no município 14h31 Bandidos atropelam e matam policial militar no interior do PI 14h28 Carro da Eletrobras capota próximo à cidade de Vera Mendes 14h28 Câmara Municipal de Vereadores de Pimenteiras discute sobre qualidade da água no município

Antônio das Neves - Peritos Associados
Elegante é ter você em nossa companhia!
Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas

Mais Lidas


    Enquete

    Qual foi o melhor carnaval do Piauí em 2017?

    Total de Votos: 1244

    Válida de 2017-03-02 09:43:00.0 a 2017-03-23

    comserv

    180graus no Instagramno Instagram