180graus

Polêmica no campo da saúde - 26/09/2010 às 23h34

Professor da UFPI pesquisa planta que pode ser usada no combate ao câncer

Com o nome científico de Morinda citrifolia, o noni é uma árvore de origem asiática

comserv
Você no controle do Processo
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados

O noni é uma fruta que está causando polêmica no campo da saúde. Com o nome científico de Morinda citrifolia, o noni é uma árvore de origem asiática que possui, segundo muitos pesquisadores, propriedades farmacológicas, podendo ser utilizada até no combate ao câncer.

O professor do curso de agronomia da UFPI Francisco Rodrigues Leal, desenvolve uma pesquisa centrada no aspecto do cultivo do noni no Piauí. "O noni pode ser tranquilamente cultivado no Piauí, em solo preferencialmente natural, sem necessidade de agroquímicos, podendo ser plantado em qualquer quintal. É uma planta bem adaptada ao nosso clima", ressalta o pesquisador.

Embora a comunidade científica ainda não tenha se pronunciado definitivamente acerca das propriedades medicinais do noni, afirma-se que a ingestão da polpa do fruto é antioxidante, retarda a morte das células do corpo, e possui 20 aminoácidos dos 22 que o sangue necessita. O professor da UFPI destaca o benefício do noni para o sangue. "É comprovado que o sangue 'ácido' é mais propício ao desenvolvimento de doenças como o câncer. O noni contribui para aumentar o pH do sangue, tornando-o alcalino, e conseqüentemente, mais protegido contra o desenvolvimento de desequilíbrios", conclui o pesquisador.

Entre os compostos do fruto que beneficiam o organismo, podemos citar o ácido ascórbico, que é uma fonte de vitamina C; os ácidos linoléicos, que são ácidos gordurosos que regulam a absorção intestinal; as glucopiranosas, que regulam os níveis de açúcar; a acubina e o asperulósido, antibióticos naturais; a morindona e a morindina, que possuem propriedades antibacterianas e os bioflavonoides, antioxidantes, que impedem a formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento prematuro e degeneração das células.

É importante destacar outra substância presente no noni, o damnacantal e o morindiol, que é anticancerígena, pois inibe a ação de um grupo de células responsáveis pelo cancro. Ela impede o crescimento dos tecidos malignos e acelera o processo de formação de novos leucócitos, ou glóbulos brancos.

Entretanto, mesmo que o noni possua um valor nutritivo inconteste, suas propriedades medicinais ainda são contestadas pelos cientistas da saúde. Nesse sentido, é preciso lembrar que sua classificação como remédio exige a realização de mais estudos que mostram segurança e, principalmente, eficácia para o tratamento de alguma doença.

É possível que com o tempo, princípios ativos sejam isolados do fruto, e que estes sejam testados para o tratamento de patologias, mas até o momento não há um número suficiente de estudos atestando absoluta eficácia no tratamento de patologias para as quais este fruto vem sendo recomendado. Estudos in vitro e em camundongos sugerem que o uso de componentes de noni possam ser úteis no tratamento de diversas patologias, mas esses dados ainda não podem ser transpostos para o uso clínico.

Assim, o seu uso não elimina a necessidade de acompanhamento médico ou de medicações se essas forem prescritas, no caso de portadores de doenças crônicas ou graves.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Agente PRF
Matemática Básica
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Informática p/ concursos
Quer mudar de vida?
Agente PF
Aulão beneficente para carreira administrativa
Informática Cespe/UNB
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
22h56 Secretaria determina apuração em contrato de 2013 com construtora 22h29 Festa em dose dupla - Dia dos Pais e Dia do Maçom 22h09 IFMA, Campus Coelho Neto, realiza a 3ª edição do Instituto Cidadão 21h38 Transparência: juízes terão seus salários expostos aos cidadãos 21h38 Plenário da Câmara votará criação de cargos comissionados no TRT-PI 21h25 Proposta proíbe o implante de chips em humanos sem haver autorização 20h03 Morre aos 91 anos o comediante Jerry Lewis; causa não divulgada 19h49 Sanraimundense ganha campeonato mundial de Jiu - Jitsu realizado em Fortaleza 19h34 PRF: Homem com mandado de prisão em aberto é detido na região Sul do PI 19h27 Presidente do IDEPI silencia sobre aditivos a contratos 19h09 A 5ª noite dos Festejos de São Bartolomeu em Eliseu Martins 19h01 Polícia Civil de São Raimundo Nonato cumpre 3 mandados de prisão 18h53 Empreiteira investigada pelo TCE-PI tem contratos prorrogados; entenda 18h19 Entenda o que é fundo de campanha e como poderá ficar o financiamento 18h07 Acidente durante brincadeira mata sobrinho de prefeito 17h39 Motorista sai da pista para não bater em carreta na BR-135, Sul do estado 13h52 Programa Bolsa Atleta recebe inscrições até a próxima terça, dia 22 13h45 Coautora do hit 'Despacito' é cotada para especial de Roberto Carlos 13h27 Marília M. brinca ao enviar recado em show: 'Aqui não pode ligar para ex' 13h25 Vítima de estupro em Castelo conta à Folha de SP: 'Sinto medo de tudo' 13h14 Plano estadual da igualdade racial será lançado esta semana; mais um passo 13h05 Minha Casa Legal vai regularizar 27 mil imóveis no Piauí 13h00 'Volta da Frei' premiou participantes na sua 4ª edição; confira o resultado 12h42 Homem fica ferido em perseguição policial na BR-316, zona Sul de THE 12h26 Dupla Maiara & Maraísa, vítimas de preconceito, exaltam feminismo

Informática p/ concursos
Carreira administrativa
Matemática Básica

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Cespe/UNB
    Raciocício Lógico
    Vem pro Podium!
    Podium - Professor Atualidades
    Cespe/UNB

    180graus no Instagramno Instagram