180graus

Polêmica no campo da saúde - 26/09/2010 às 23h34

Professor da UFPI pesquisa planta que pode ser usada no combate ao câncer

Com o nome científico de Morinda citrifolia, o noni é uma árvore de origem asiática

Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
Você no controle do Processo

O noni é uma fruta que está causando polêmica no campo da saúde. Com o nome científico de Morinda citrifolia, o noni é uma árvore de origem asiática que possui, segundo muitos pesquisadores, propriedades farmacológicas, podendo ser utilizada até no combate ao câncer.

O professor do curso de agronomia da UFPI Francisco Rodrigues Leal, desenvolve uma pesquisa centrada no aspecto do cultivo do noni no Piauí. "O noni pode ser tranquilamente cultivado no Piauí, em solo preferencialmente natural, sem necessidade de agroquímicos, podendo ser plantado em qualquer quintal. É uma planta bem adaptada ao nosso clima", ressalta o pesquisador.

Embora a comunidade científica ainda não tenha se pronunciado definitivamente acerca das propriedades medicinais do noni, afirma-se que a ingestão da polpa do fruto é antioxidante, retarda a morte das células do corpo, e possui 20 aminoácidos dos 22 que o sangue necessita. O professor da UFPI destaca o benefício do noni para o sangue. "É comprovado que o sangue 'ácido' é mais propício ao desenvolvimento de doenças como o câncer. O noni contribui para aumentar o pH do sangue, tornando-o alcalino, e conseqüentemente, mais protegido contra o desenvolvimento de desequilíbrios", conclui o pesquisador.

Entre os compostos do fruto que beneficiam o organismo, podemos citar o ácido ascórbico, que é uma fonte de vitamina C; os ácidos linoléicos, que são ácidos gordurosos que regulam a absorção intestinal; as glucopiranosas, que regulam os níveis de açúcar; a acubina e o asperulósido, antibióticos naturais; a morindona e a morindina, que possuem propriedades antibacterianas e os bioflavonoides, antioxidantes, que impedem a formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento prematuro e degeneração das células.

É importante destacar outra substância presente no noni, o damnacantal e o morindiol, que é anticancerígena, pois inibe a ação de um grupo de células responsáveis pelo cancro. Ela impede o crescimento dos tecidos malignos e acelera o processo de formação de novos leucócitos, ou glóbulos brancos.

Entretanto, mesmo que o noni possua um valor nutritivo inconteste, suas propriedades medicinais ainda são contestadas pelos cientistas da saúde. Nesse sentido, é preciso lembrar que sua classificação como remédio exige a realização de mais estudos que mostram segurança e, principalmente, eficácia para o tratamento de alguma doença.

É possível que com o tempo, princípios ativos sejam isolados do fruto, e que estes sejam testados para o tratamento de patologias, mas até o momento não há um número suficiente de estudos atestando absoluta eficácia no tratamento de patologias para as quais este fruto vem sendo recomendado. Estudos in vitro e em camundongos sugerem que o uso de componentes de noni possam ser úteis no tratamento de diversas patologias, mas esses dados ainda não podem ser transpostos para o uso clínico.

Assim, o seu uso não elimina a necessidade de acompanhamento médico ou de medicações se essas forem prescritas, no caso de portadores de doenças crônicas ou graves.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


CFO - MA - Vem pro Podium!
Revisão Atualidades
PM-MA - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Últimas Notícias
01h50 Gustavo Neiva marca presença em jantar em Sebastião Leal com surpresa de aniversário 01h43 Prefeito faz jantar em comemoração a festejos e surpresa para deputado 00h32 Rodada final da primeira fase com três clubes piauienses na parada do mata-mata 23h33 Caminhada marca encerramento da ‘1ª Semana do Meio Ambiente’ em Landri Sales 21h49 Prefeito do município de Santa Cruz do Piauí participa de missa em Teresina 21h14 Adolescente suspeito de realizar roubo é morto na BR-316 20h16 Discutindo ideias para a XV Semana Cultural de Colônia do Gurguéia 2017 19h08 Dr. Pessoa vai a cidade de Batalha visitar obras pelo município 18h55 Vendedor ambulante é morto a tiros no Centro de Teresina; polícia apura 18h26 Polícia tenta identificar casal que roubou farmácia várias vezes 18h06 Deputado Francisco Limma vai a cidade de Batalha visitar obras pelo município 17h45 Aeroporto de Jericoacoara-CE será inaugurado neste sábado (24) 17h32 Jovem de 23 anos morre ao 'errar a curva' com motocicleta na BR-343 17h23 Deficiente visual, filha de Roger 'toca' gol do pai que ela não viu 17h23 Deputado Antônio Félix vai a cidade de Batalha visitar obras pelo município 17h21 Brasil emitiu quase 8 mil carteiras de trabalho para estrangeiros neste ano 17h20 Mistura Gostosa Cocatelhense participa nesta Sexta do Arraiá dos Municípios 17h16 Prefeito Mirim compareceu a sessão no plenário do TCE na capital 17h13 Igreja Mundial do Poder de Deus será inaugurada na cidade de Curimatá 17h12 Juiz Eliomar Rios fala na Assembleia sobre combate da grilagem no Piauí 17h10 Na capital, prefeito Dr. Carlos reuniu-se em sessão no plenário do TCE 17h05 AABB Teresina sediará o Campeonato Teresinense de Natação 17h04 Comodidade: Aplicativo do Sine Fácil já teve mais de 168 mil downloads 17h04 Na última quinta-feira,prefeito Betão marcou presença em sessão no TSE 17h03 Orquestra Sinfônica apresenta Concerto Junino neste domingo (25)

Escola de Sargentos - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional