180graus

'A família aprendendo junto' - 19/05/2011 às 18h12

ProBem orienta famílias para acompanhamento escolar dos filhos

O objetivo é fortalecer a participação das famílias na vida escolar de seus filhos

Você no controle do Processo
Podium PC-MA
Podium - Aulas Exclusivas

O Instituto ProBem realiza, até amanhã, reuniões para implantação do projeto A Família Aprendendo Junto. Hoje (19), técnicos do ProBem conduzem encontro com pais de alunos, professores e membros da Secretaria Municipal de Educação de Santa Rosa do Piauí. Amanhã (20), a reunião será em Castelo do Piauí.

O projeto A Família Aprendendo Junto será implantado nos municípios em que o Instituto ProBem desenvolve o programa Palavra de Criança, em parceria com o Unicef. O objetivo é fortalecer a participação das famílias na vida escolar de seus filhos, como forma de incentivar a aprendizagem e a alfabetização na idade correta.
Ontem (18), durante a implantação do A Família Aprendendo Junto em Piracuruca, a técnica do Instituto ProBem, Giovanna Saraiva, destacou o acompanhamento familiar como forma de fortalecer as ações da vida escolar do aluno no seu cotidiano.

“A escola não educa sozinha. Para que a criança efetivamente aprenda, é preciso que escola e família sejam parceiras e caminhem juntas, dando a cada aluno o suporte de que ele necessita para se desenvolver plenamente. Essa parceria deve iniciar quando a criança ingressa na escola e jamais deve ser perdida, mesmo quando o aluno tiver encerrado sua vida escolar. O espaço escolar é de toda a comunidade. É dessa forma que a escola cresce e cria condições favoráveis para a aprendizagem de seus alunos”, ressaltou Giovanna Saraiva.

Em Piracuruca, a parceria entre escola e comunidade começa a dar resultados. Segundo a secretária municipal de Educação, Elizabete Bezerra Melo, o programa Palavra de Criança despertou nova consciência em toda a comunidade escolar.

“Alfabetizar na idade correta é fundamental para o sucesso em toda a vida escolar da criança. Mas não é possível alfabetizarmos sozinhos. A criança precisa ter em casa orientações que completem o que ela recebe na escola. A educação do município firmou essa parceria com o Unicef e o ProBem visando alfabetizar nossas crianças na idade certa e estreitar as relações com as famílias. Com a implantação do projeto A Família Aprendendo Junto convidamos os pais a assumirem conosco a responsabilidade de construir um futuro melhor. Temos a certeza de que estamos plantando a semente de uma árvore frondosa, que dará muitos doces frutos a Piracuruca”, declarou Elizabete Bezerra Melo.

Dona Conceição Oliveira, mãe de aluno da rede municipal de Piracuruca, resumiu bem o sentimento do projeto A Família Aprendendo Junto: “Tive uma vida muito difícil, meu pai não me deixava estudar, sou analfabeta. Como sei o quanto é ruim, não quero isso para meus filhos. O projeto agora me ensinou a ajudar meus filhos a aprender. Eu não sabia que, mesmo analfabeta, podia acompanhar as tarefas escolares, mas agora estou preparada e sei que meus filhos aprenderão muito mais”, afirmou.

As reuniões para implantação do projeto A Família Aprendendo Junto acontecerão também nos municípios de Água Branca, Campo Maior, Coivaras, Floriano, Inhuma, José de Freitas, Lagoa Alegre e Monsenhor Gil.

Em todos os encontros, técnicos do Instituto ProBem instrumentalizam os pais para o acompanhamento da vida escolar de seus filhos. O ProBem parte da sensibilização de familiares e educadores por meio de vídeos e textos, fomenta um debate entre os participantes a respeito de estratégias de acompanhamento familiar – acertos e dificuldades e, ao final, distribui aos pais e responsáveis pelas crianças dicas de acompanhamento dos filhos em forma de ímã de geladeira.

“Esse primeiro encontro é de sensibilização das famílias, de norteamento. Muitas vezes os pais têm vontade de contribuir com a escola, mas não sabem como fazer isso. Noutras, pensam que, por serem analfabetos ou possuírem poucos anos de escolaridade, não são capazes de ajudar seus filhos no cotidiano escolar. Escutamos as dúvidas e dificuldades, propomos caminhos e incentivamos o diálogo entre escola e família. O ímã de geladeira é um pequeno lembrete, um mimo para que os pais se recordem sempre de que uma das formas de demonstrar amor ao filho é ajudá-lo a aprender na idade correta”, encerrou Giovanna Saraiva, técnica do Instituto ProBem.

Fonte: Asscom

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terrazzo Poti
Podium PC-MA
Podium PMPI
Últimas Notícias
12h53 Governador inaugura obras de mobilidade urbana, saúde e educação em Alegrete 12h51 Estado quer médicos atuando na promoção da saúde 12h50 Evangelina Rosa oferece curso de prevenção de risco de queda para funcionários 12h49 Confira a programação da Festa do Trabalhador em Domingos Mourão 12h48 Mulheres do interior do Piauí recebem atendimento das Unidades Móveis 12h47 Hospial Getúlio Vargas realiza mais um Mutirão Ortopédico 12h43 Para setores do jornalismo piauiense e nacional, a Greve de ontem não aconteceu 12h42 Futsal Solidário arrecada alimentos em jogo para famílias carentes em Domingos Mourão 12h38 Reflorestamento da Caatinga contará com 600 mil mudas produzidas no PI 12h36 Aberto edital para curso na Alemanha com bolsa de 3.500 euros 12h35 Manancial Bar e Pousada Por do Sol vencem e vão à decisão do III Torneio de Futsal das Empresas 12h35 Aniversário de Baixa Grande do Ribeiro inicia com missa de ação de graças 12h34 Contribuintes que não enviaram declaração terão que pagar multa 12h27 É preciso falar sobre bullying, depressão e suicídio, alertam especialistas 12h03 Rômulo Cordão deixa Gaeco após a polêmica com áudio sobre PEC;veja 11h59 Corte de bolo gigante acontece em comemoração ao aniversário de Fartura do Piauí 11h59 Torneio de voleibol intermunicipal recebe cidades vizinhas em Baixa Grande do Ribeiro 11h41 Conferência municipal de saneamento básico em Baixa Grande do Ribeiro trás planos para a cidade 11h30 'Embeleze Cidadão' em Baixa Grande do Ribeiro promove serviços gratuitos à população 11h30 Hasteamento de bandeiras marca o início das comemorações em Fartura do Piauí 11h21 Adolescente de 14 anos é espancado até a morte em THE 11h17 Imóveis: consumidor poderá ter cartão com acesso a taxa de juros mais baixa 11h00 Final do campeonato de futebol lota estádio em Baixa Grande do Ribeiro 10h52 Suspeito de matar e estuprar idosa é preso pela polícia em cidade do Piauí 10h33 Governo investe R$ 70 milhões em equipamentos para educação do PI

Podium - Aulas exclusivas

Mais Lidas


    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 896

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    180graus no Instagramno Instagram