180graus

'A família aprendendo junto' - 19/05/2011 às 18h12

ProBem orienta famílias para acompanhamento escolar dos filhos

O objetivo é fortalecer a participação das famílias na vida escolar de seus filhos

Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
comserv
Você no controle do Processo

O Instituto ProBem realiza, até amanhã, reuniões para implantação do projeto A Família Aprendendo Junto. Hoje (19), técnicos do ProBem conduzem encontro com pais de alunos, professores e membros da Secretaria Municipal de Educação de Santa Rosa do Piauí. Amanhã (20), a reunião será em Castelo do Piauí.

O projeto A Família Aprendendo Junto será implantado nos municípios em que o Instituto ProBem desenvolve o programa Palavra de Criança, em parceria com o Unicef. O objetivo é fortalecer a participação das famílias na vida escolar de seus filhos, como forma de incentivar a aprendizagem e a alfabetização na idade correta.
Ontem (18), durante a implantação do A Família Aprendendo Junto em Piracuruca, a técnica do Instituto ProBem, Giovanna Saraiva, destacou o acompanhamento familiar como forma de fortalecer as ações da vida escolar do aluno no seu cotidiano.

“A escola não educa sozinha. Para que a criança efetivamente aprenda, é preciso que escola e família sejam parceiras e caminhem juntas, dando a cada aluno o suporte de que ele necessita para se desenvolver plenamente. Essa parceria deve iniciar quando a criança ingressa na escola e jamais deve ser perdida, mesmo quando o aluno tiver encerrado sua vida escolar. O espaço escolar é de toda a comunidade. É dessa forma que a escola cresce e cria condições favoráveis para a aprendizagem de seus alunos”, ressaltou Giovanna Saraiva.

Em Piracuruca, a parceria entre escola e comunidade começa a dar resultados. Segundo a secretária municipal de Educação, Elizabete Bezerra Melo, o programa Palavra de Criança despertou nova consciência em toda a comunidade escolar.

“Alfabetizar na idade correta é fundamental para o sucesso em toda a vida escolar da criança. Mas não é possível alfabetizarmos sozinhos. A criança precisa ter em casa orientações que completem o que ela recebe na escola. A educação do município firmou essa parceria com o Unicef e o ProBem visando alfabetizar nossas crianças na idade certa e estreitar as relações com as famílias. Com a implantação do projeto A Família Aprendendo Junto convidamos os pais a assumirem conosco a responsabilidade de construir um futuro melhor. Temos a certeza de que estamos plantando a semente de uma árvore frondosa, que dará muitos doces frutos a Piracuruca”, declarou Elizabete Bezerra Melo.

Dona Conceição Oliveira, mãe de aluno da rede municipal de Piracuruca, resumiu bem o sentimento do projeto A Família Aprendendo Junto: “Tive uma vida muito difícil, meu pai não me deixava estudar, sou analfabeta. Como sei o quanto é ruim, não quero isso para meus filhos. O projeto agora me ensinou a ajudar meus filhos a aprender. Eu não sabia que, mesmo analfabeta, podia acompanhar as tarefas escolares, mas agora estou preparada e sei que meus filhos aprenderão muito mais”, afirmou.

As reuniões para implantação do projeto A Família Aprendendo Junto acontecerão também nos municípios de Água Branca, Campo Maior, Coivaras, Floriano, Inhuma, José de Freitas, Lagoa Alegre e Monsenhor Gil.

Em todos os encontros, técnicos do Instituto ProBem instrumentalizam os pais para o acompanhamento da vida escolar de seus filhos. O ProBem parte da sensibilização de familiares e educadores por meio de vídeos e textos, fomenta um debate entre os participantes a respeito de estratégias de acompanhamento familiar – acertos e dificuldades e, ao final, distribui aos pais e responsáveis pelas crianças dicas de acompanhamento dos filhos em forma de ímã de geladeira.

“Esse primeiro encontro é de sensibilização das famílias, de norteamento. Muitas vezes os pais têm vontade de contribuir com a escola, mas não sabem como fazer isso. Noutras, pensam que, por serem analfabetos ou possuírem poucos anos de escolaridade, não são capazes de ajudar seus filhos no cotidiano escolar. Escutamos as dúvidas e dificuldades, propomos caminhos e incentivamos o diálogo entre escola e família. O ímã de geladeira é um pequeno lembrete, um mimo para que os pais se recordem sempre de que uma das formas de demonstrar amor ao filho é ajudá-lo a aprender na idade correta”, encerrou Giovanna Saraiva, técnica do Instituto ProBem.

Fonte: Asscom

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Agente PRF
Matemática Básica
Quer mudar de vida?
Informática p/ concursos
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Aulão beneficente para carreira administrativa
Agente PF
Casa do Cartucho
Informática Cespe/UNB
Últimas Notícias
22h35 Monalysa Alcântara entra no Top 15 do concurso Miss Brasil 2017; siga! 20h33 Prefeitura de Cocal promove curso “Como Conduzir Negociações Eficazes” 18h28 Assistência Social de Água Branca reinicia atividades do Projeto Nascer Saudável 18h03 "Firmino Filho coloca a Câmara de joelhos, se Doria receber o título será uma imposição do prefeito" 17h48 Estado Islâmico assume autoria de ataque que deixou feridos na Rússia 17h19 'Radar' diz que Dilma foi convidada para concorrer ao Senado pelo Piauí 17h14 Caçadores suspeitos de matar vigia de parque são detidos 17h02 Orquestra Sinfônica fará apresentação no 'Parque da Cidadania' domingo, 20 17h01 Guarda Municipal de Teresina encontra menor de idade desaparecida; detalhes 16h39 Serra da Capivara: Ministro divulga nota de pesar por morte de vigilante 16h31 Incêndio atinge residência e destrói carro que estava na garagem; fotos 16h31 TJ-PI deve realizar cerca de 500 audiências durante esforço concentrado 16h18 Simone Castro participa do Criança Esperança direto do Rio de Janeiro 16h05 Prefeitura de Pedro Laurentino divulga as atrações do festejo do Bom Jesus 15h54 Gilmar Mendes derruba decisão de juiz e manda soltar Jacob Barata 15h13 Ex-prefeito no PI é condenado e fica sem direitos políticos por cinco anos 15h09 Lei no Piauí proíbe corte de água e energia antes de feriado e final de semana 15h00 Começou ontem o Sétimo festival da Melancia em Alto Longá. 14h58 MP alerta para porte indiscriminado de armas brancas na cidade de Parnaíba 14h26 Advogadas lançam livro no TJ-PI sobre inquietações do universo feminino 14h05 Monalysa disputa hoje o Miss Brasil 2017 e pode fazer história pelo Piauí 13h50 Jovem é executado dentro de casa na zona Leste de THE 12h21 Curiosidade: Saiba qual é a frequência sexual média para cada idade 12h19 Henrique e Juliano levam susto com pane em avião: 'Encheu de fumaça' 12h03 Plenário do Senado votará mudança no registro de nascimentos

Carreira administrativa
Informática p/ concursos
Matemática Básica

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Cespe/UNB
    Raciocício Lógico
    Podium - Professor Atualidades
    Cespe/UNB
    Vem pro Podium!

    180graus no Instagramno Instagram