Modalidade mais ágil -

Pregoeiros participam de treinamento para realizar RDC eletrônico

Pregoeiros e membros das Comissões Permanentes de Licitações da Prefeitura de Teresina participaram, nesta sexta-feira (20/10), de um treinamento para começar a realizar o Regime Diferenciado de Contratação (RDC) por meio eletrônico.

Segundo o coordenador da Central de Licitações, João Emílio Lemos, a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) está ampliando as licitações eletrônicas para dar maior celeridade aos procedimentos.

"O RDC é uma modalidade que, por si só, já é mais ágil, com prazos mais curtos de realização. E ampliando seu uso através do meio eletrônico, vamos abrir o leque de concorrência, já que empresas de outras cidades também podem concorrer ao certame”, explicou.

O sistema que será utilizado é o Licitações-e, que já está em uso na Prefeitura para a realização de pregão eletrônico. A ferramenta foi desenvolvida pelo Banco do Brasil, que ministrou o treinamento na Sema, e deve modernizar a realização dos procedimentos licitatórios, conferindo maior eficiência e transparência aos trâmites.

 

O que é o RDC?

O RDC é uma modalidade recente, regulamentada em outubro de 2011, e que representa um avanço no modelo tradicional de licitações ao encurtar o tempo do processo e o custo dos projetos por adotar o critério de inversão de fases. Inicialmente utilizado para dar celeridade às obras da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos de 2016, o regime pode ser empregado hoje em todos os empreendimentos da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Fonte: Com informações da Ascom / PMT

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco