Ações de prevenção -

Prefeitura de Teresina intensifica ações de combate a incêndios

Com a chegada do período mais quente em Teresina, a Prefeitura está em alerta para evitar focos de incêndios. Desde o início do segundo semestre, uma equipe da Semcaspi (Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas) tem se reunido com o Corpo de Bombeiros e representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) para a busca de alternativas no controle das queimadas.

“Temos debatido as formas de pôr em prática o Plano Municipal de Combate a Incêndios em Teresina. No documento, há o mapeamento das zonas rurais onde os focos de queimadas foram registrados com maior incidência no ano passado, a exemplo das comunidades Salobro e Alegria, ambos na Zona Rural Sul de Teresina”, informa o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.

Segundo ele, o objetivo é evitar que as queimadas tomem a mesma proporção observada no ano passado. “Estamos verificando junto ao Corpo de Bombeiros do Estado os principais focos de incêndios urbanos para que as SDUs possam fiscalizar. Muitos são terrenos de propriedade particular, murados e que não têm o devido controle. São potenciais focos de incêndios”, alerta.

Na zona rural de Teresina, o trabalho de combate às queimadas este ano começou com a conscientização dos moradores. A Defesa Civil realizou palestras em duas comunidades atingidas por incêndios: Salobro, que teve 70% de sua área queimada, e Alegria, que teve 30% da área atingida por incêndios. “Falamos para mais de 50 famílias, divulgando informações essenciais na prevenção do princípio de incêndios”, informa o coordenador da Defesa Civil do município, Marcos

A intenção é levar as palestras para outras regiões já atingidas por incêndios. No ano passado, muitas famílias da capital viveram o drama de terem suas casas atingidas pelas queimadas, sobretudo na zona rural. Em caráter emergencial, a Prefeitura realizou a reconstrução e entrega dessas residências, no mês de dezembro. No povoado São Vicente de Baixo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) entregou três imóveis reconstruídos que haviam sido tomados pelo fogo.

Fonte: Com informações da PMT

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco