180graus

Alimentação em destaque - 20/03/2017 às 17h15

Pesquisa mostra riqueza nutricional do bagaço de frutas cítricas

Cálcio, ferro e magnésio foram os minerais mais encontrados no bagaço da laranja e do limão

Teresina Participativa
Você no controle do Processo
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados





Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

Cem gramas de resíduos secos — como são chamados cientificamente os bagaços — fornecem, respectivamente, 68%, 35% e 83% da ingestão diária recomendada de cálcio, ferro e magnésio.

É o que revela pesquisa divulgada hoje pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, sobre o bagaço de frutas cítricas, em especial da laranja pera, laranja hamlin, limão taiti e limão siciliano, fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Segundo o estudo, conduzido pela engenheira de alimentos Joyce Grazielle Siqueira Silva, é possível absorver parte significativa das quantidades diárias desses três nutrientes apenas com essa quantidade de bagaço.

Para a avaliação da bio acessibilidade foi feita a simulação em laboratório do que acontece no processo digestivo, reproduzindo as condições do estômago e do intestino em termos de pH, presença de enzimas e temperatura, com vistas a saber que quantidades dos quatro elementos quantificados no bagaço se transferem dele para a fase líquida durante o processo gastrointestinal.

É na forma solúvel que os elementos se credenciam a serem absorvidos pelo organismo, já que os que permanecem na fase sólida provavelmente serão eliminados, Os resultados encontrados mostraram que cálcio, ferro e magnésio têm grande potencialidade de serem absorvidos pelo organismo. Mas restava saber em que proporção isso efetivamente acontece.

Os resíduos cítricos podem vir a ser utilizados em formulações industriais de bolos, sorvetes, barras de cereais, contribuindo não apenas com as funções tecnológicas relacionadas a esses produtos mas, também, para melhorar o sabor desses alimentos, enriquecendo-os. Para isso, é preciso antes deixá-lo secar por algum tempo e triturá-lo. Assim, ele ficará com aspecto próximo ao de uma farinha e não vai alterar a textura do alimento.

O bagaço das frutas ainda é inutilizado na alimentação humana. E isso ocorre num país em que a produção anual de laranjas e limões é superior a 19 milhões de toneladas — 30% da produção mundial. E a maior parte disso, cerca de 80%, é destinada à extração de sucos, o que consequentemente gera bagaço — o que corresponde a 50% da fruta. No entanto, o destino de todo esse resíduo é o lixo.

(Com informações da VEJA.com)

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Podium PM-MA
Terrazzo Poti
Teresina Participativa
Podium PMPI
Últimas Notícias
00h44 Federação de Futebol ajusta rodada final de classificação do returno 21h59 Acompanhando Lula, W.Dias se reúne com lideranças indígenas em Brasília 21h32 Indígenas lançam flechas conta PMs em protesto em frente ao Congresso 21h17 Câmara Municipal aprova projeto de reforma administrativa em Oeiras 19h54 Secretaria de saúde ao lado da Secretaria de Educação realizam atividade do–PSE na E. Raio de Luz 19h36 Secretaria de saúde em parceria com Secretaria de Educação realiza atividade do–PSE 19h01 Secretaria Municipal de Assistência Social através do SCFV comemora a Páscoa dos Idosos 18h29 Piauiense perde 15 kg com corrida de rua e comemora mudança de vida 18h22 Robert desafia que promotor aponte 'Ali Babá e 40 ladrões' 18h12 Nunca na história deste país, vimos uma eleição como vamos ver a de 2018 18h02 MP questiona exigências constantes no edital de certame da PM do Piauí 17h56 Prefeitura de Cocal antecipa pagamento de servidores para esta terça (25) 17h50 Ação de chapa Dilma-Temer voltará a ser julgada em maio, diz Mendes 17h45 Adolescente de 17 anos é dopada e estuprada no Interior do Piauí 17h27 Estudo revela que maioria dos alunos não entraram em universidade por falta de dinheiro 17h27 Texto base da reforma trabalhista é aprovado por comissão na Câmara 17h18 Durante votação em comissão, PSB libera voto na reforma trabalhista 17h04 FFP altera data e horário dos jogos da última rodada do returno do Piauiense 17h02 'Canal Educação' inicia o preparatório para Enem no próximo sábado, dia 29 17h01 Homem morre em acidente ao puxar volante de veículo conduzido pela esposa 16h31 Doria vai cortar ponto de quem aderir à greve geral 16h29 Seduc fecha parceria com Fundação Lemann para melhorar ensino no PI 16h23 Confira a programação de palestras de maio na Federação Espírita Piauiense 16h19 Castelenses participam do lançamento do Identidade Jovem pela Conjuv 16h09 Elmano defende cláusula de barreira como respeito ao bolso do eleitor

Teresina Participativa

Mais Lidas


    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 796

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Teresina Participativa
    Teresina Participativa

    180graus no Instagramno Instagram