180graus

Alimentação em destaque - 20/03/2017 às 17h15

Pesquisa mostra riqueza nutricional do bagaço de frutas cítricas

Cálcio, ferro e magnésio foram os minerais mais encontrados no bagaço da laranja e do limão

Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Você no controle do Processo
Venha para o Hotel Delta em Parnaíba





Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

Cem gramas de resíduos secos — como são chamados cientificamente os bagaços — fornecem, respectivamente, 68%, 35% e 83% da ingestão diária recomendada de cálcio, ferro e magnésio.

É o que revela pesquisa divulgada hoje pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, sobre o bagaço de frutas cítricas, em especial da laranja pera, laranja hamlin, limão taiti e limão siciliano, fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Segundo o estudo, conduzido pela engenheira de alimentos Joyce Grazielle Siqueira Silva, é possível absorver parte significativa das quantidades diárias desses três nutrientes apenas com essa quantidade de bagaço.

Para a avaliação da bio acessibilidade foi feita a simulação em laboratório do que acontece no processo digestivo, reproduzindo as condições do estômago e do intestino em termos de pH, presença de enzimas e temperatura, com vistas a saber que quantidades dos quatro elementos quantificados no bagaço se transferem dele para a fase líquida durante o processo gastrointestinal.

É na forma solúvel que os elementos se credenciam a serem absorvidos pelo organismo, já que os que permanecem na fase sólida provavelmente serão eliminados, Os resultados encontrados mostraram que cálcio, ferro e magnésio têm grande potencialidade de serem absorvidos pelo organismo. Mas restava saber em que proporção isso efetivamente acontece.

Os resíduos cítricos podem vir a ser utilizados em formulações industriais de bolos, sorvetes, barras de cereais, contribuindo não apenas com as funções tecnológicas relacionadas a esses produtos mas, também, para melhorar o sabor desses alimentos, enriquecendo-os. Para isso, é preciso antes deixá-lo secar por algum tempo e triturá-lo. Assim, ele ficará com aspecto próximo ao de uma farinha e não vai alterar a textura do alimento.

O bagaço das frutas ainda é inutilizado na alimentação humana. E isso ocorre num país em que a produção anual de laranjas e limões é superior a 19 milhões de toneladas — 30% da produção mundial. E a maior parte disso, cerca de 80%, é destinada à extração de sucos, o que consequentemente gera bagaço — o que corresponde a 50% da fruta. No entanto, o destino de todo esse resíduo é o lixo.

(Com informações da VEJA.com)

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


CFO - MA - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
PM-MA - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
23h16 Prefeito de Campinas do Piauí compareceu a reunião técnica na APPM nesta terça 23h11 Prefeito de Uruçuí compareceu a reunião técnica na APPM nesta terça 23h05 Prefeito de Santa Filomena compareceu a reunião técnica na APPM nesta terça 22h59 Prefeito Ângelo conquista mais benefícios para Sebastião Leal 22h50 Polícia Federal suspende a emissão de passaportes 22h28 Operação Pastor: há ex-gestor que é aconselhado a delatar se for preso 22h16 Após operação da PF há muito medo na região de São Raimundo Nonato 22h00 Preso pela PF, Décio Macêdo possui conduta reiterada para o crime; veja 20h40 32ª Vaquejada de Paraibano 20h29 Audiência sobre Homicídio do Professo Manim 20h26 Parada LGBT 2017 20h09 Prefeito de Nazária compareceu a reunião técnica na APPM nesta terça 20h09 Residencial e Loteamento Vale do Amanhecer 20h09 Prefeito de Corrente compareceu a reunião técnica na APPM nesta terça 20h02 Prefeito de Landri Sales compareceu a reunião técnica na APPM nesta terça 19h57 Realizado a Décima Sétima Sessão de Vereadores 19h53 Construsonhos Imobiliária 19h48 Prefeita Gilvana Entrega Calçamento na Rua Pedro Gama 19h38 Inaugurado a Unidade Básica de Saúde II do Bairro São Raimundo 19h36 Residencial e Loteamento Vale do Amanhecer 19h36 CBF adia início da Segunda Fase da Série D 19h28 Missa em Comemoração aos 79 Anos de São João dos Patos-Ma 18h24 Secretário participa da inauguração de novo centro para tratamento de dependentes químico 17h48 Feminicídio: Tenente do Exército é indiciado pela morte da namorada 17h45 Prefeito de Aroazes compareceu a reunião técnica na APPM nesta terça

Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Escola de Sargentos - Vem pro Podium!

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional