180graus

Comportamento em destaque - 18/07/2010 às 14h57

Pesquisa comprova: homens ligam mais para o prazer delas

Uma pesquisa sobre comportamento sexual masculino sugere que eles mudaram

unimed the shopping
THREVO - RESERVA DOS PINHEIROS
Helder Eugênio Advogados Associados
TRAGA SEU IMOVEL PARA DANTAS
cev meeting de concursos

Para o empresário paulistano Evandro Gomes dos Santos, de 25 anos, satisfação sexual está ligada mais à qualidade da relação sexual do que à quantidade de parceiras. Para que uma transa seja boa, afirma, é fundamental que a mulher também fique satisfeita. “Não me importava com isso, mas, de tanto ouvir reclamações sobre homens egoístas na cama, percebi que precisava mudar.” O discurso de Evandro está afinado com o da maioria dos 3.026 homens ouvidos em uma pesquisa sobre comportamento sexual masculino realizada no mês passado em cinco capitais brasileiras pela Sociedade Brasileira de Urologia – em parceria com o laboratório Bayer Schering Pharma. Questionados sobre o que consideram mais importante em relação ao sexo, a qualidade da relação sexual e a satisfação da parceira ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares de uma lista com seis itens (leia o quadro). Em primeiro lugar, claro, ficou a própria satisfação.

Os especialistas dizem que o resultado desse levantamento aponta mudanças importantes no comportamento masculino. A sexóloga Carla Cecarello, que coordenou a pesquisa, diz que é nova essa preocupação com a satisfação da parceira. Mas que não se trata de altruísmo. “Se ele consegue satisfazer a mulher, isso contribuiu para reafirmar sua virilidade”, diz ela. Trata-se, também, de uma adaptação ao novo mercado sexual. Os especialistas são unânimes em apontar as exigências femininas como o principal motor da mudança na atitude dos homens. O sociólogo Dario Caldas, organizador do livro Homens – Comportamento, identidade, crise, vaidade, lembra que as transformações do papel feminino durante o século XX modificaram a relação das mulheres com seu corpo. Elas passaram a fazer sexo por prazer. E a exigir prazer. A experiência do cirurgião vascular Carlos Araújo, especialista em disfunção erétil, corrobora essa teoria. Ele diz que metade das consultas em seu consultório é marcada pelas parceiras dos pacientes, que acompanham de perto o tratamento. “As mulheres não se contentam mais em satisfazer o companheiro e ficar insatisfeitas”, diz ele.

Outra mudança de comportamento revelada pela pesquisa é a maior disposição masculina em discutir a própria vida sexual. Ao contrário das mulheres, os homens só falavam do assunto para contar vantagens. Agora, mais de 64% dos entrevistados dizem discutir abertamente sua intimidade. “Achei significativo tantos homens se dizerem dispostos a falar desse assunto com liberdade. Isso sinaliza que o tema está deixando de ser tabu”, afirma Dario Caldas. O sociólogo adverte, porém, que nem tudo o que os homens falam sobre sexo deve ser levado ao pé da letra. “Eles fantasiam”, afirma. Em outra palavra, mentem. A mentira mais comum é sobre a frequência das relações sexuais. “Eles dizem aquilo que acham que a sociedade espera deles”, afirma Caldas.

Esse tipo de atitude defensiva se insinua nos resultados da pesquisa: 61,7% dos entrevistados disseram transar de duas a quatro vezes por semana. E 31% acham que “o ideal” é transar mais de cinco vezes na semana. Exagero? Provavelmente. Numa pesquisa nacional realizada no ano passado pelo Instituto Datafolha, 23% dos entrevistados disseram não ter feito sexo entre janeiro e setembro de 2009...

O urologista Archimedes Nardozza Jr., presidente do braço paulista da Sociedade Brasileira de Urologia, descobriu outra informação dúbia. Mais de 81% dos entrevistados disseram nunca ter tido problemas de “disfunção erétil”. Mas os dados nacionais, segundo o médico, sugerem que metade da população masculina já teve dificuldade de ereção alguma vez na vida. “Isso eles não admitem nem para os médicos”, afirma Nardozza Jr.

Por que tamanha negação? É ainda o medo de parecer menos macho. A sexóloga Carla Cecarello diz que, para a maioria dos homens brasileiros, admitir alguma dificuldade relacionada à ereção ainda equivale a assumir que não é “homem o suficiente” – uma obsessão marcante entre os povos latinos. Carla diz que os americanos têm uma visão do prazer na qual homem e mulher são corresponsáveis pela satisfação na cama. Na cultura asiática – por comparação –, a responsabilidade recai sobre a mulher: ela tem a obrigação de satisfazer o parceiro. Para os latinos, porém, o homem é quem tem de se mostrar o tal. O paulistano Evandro concorda: “Temos de ser fortes e infalíveis. Quem sai dessas regras está fora do jogo”. E ele, já saiu alguma vez? “Se eu saísse, não teria problema em admitir.” A pesquisa sugere que a maioria não funciona assim.

Fonte: Com Informações Da Época

Publicado Por: Fábio Carvalho

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


WS Construtora - Alto das Palmeiras
meu blog 2
LIKE HR
WX - Village Leste
Inocoop Recanto das Palmeiras
VAL PRAEIRO HELICONIA
DREAM PARK ABC
THREVO PIATZ
Mirante da Mota Machado
Últimas Notícias
04h55 Sem Neymar e Messi, Barcelona perde amistoso para a Fiorentina na Itália 04h32 Santos sai do Maracanã satisfeito com empate contra o Fla: 'de bom tamanho' 04h08 Com camisa do Fla, Ronda Rousey assiste a jogo no Maracanã e ganha aplausos 03h51 Projeto que proíbe ligações telefônicas sem identificação é pauta de comissão 03h32 Projeto quer curso de aperfeiçoamento a profissionais da área da enfermagem 03h11 Dilma diz que mesmo com diferenças partidárias é sua 'obrigação' dialogar 01h20 Palmas-TO 0 x 0 Guarani-CE - Cearenses seguem só no empate na Série D! 01h02 Culpa da CBV: A crise técnica no voleibol brasileiro masculino e feminino 00h54 Mariana Santos e Flávio Canto estarão no 'Dança dos Famosos'. Veja lista! 00h32 Bruna Marquezine brinca de tentar ficar vesga, mas não consegue 00h06 Sophia Abrahão e Sergio Malheiros trocam beijos em passeio em shopping no Rio 00h01 BrVox/PEDRO II: Pesquisa mostra ex-prefeito na liderança 23h47 Sport é o time com mais consciência tática no campeonato, diz Luxemburgo 23h33 'No início fiquei com um pouco de receio', diz Agatha Moreira sobre 'Dança' 23h07 ONU conclui plano de ação para o planeta até 2030 22h49 Gestantes recebe kits para recém-nascido 22h47 Faustão apresenta 12 participantes do elenco da 'Dança dos Famosos' 22h30 Trump quer indenização de US$ 10 milhões de chef de cozinha 22h03 Anistia Internacional alerta sobre mortes por violência policial no Rio 21h51 Brasileirão bate recorde de público dos últimos três anos 21h40 Polícia Federal precisa investigar Minha Casa, Minha Vida em Paes Landim 21h34 SEP e Baixinha empatam em jogo de abertura do Campeonato Portuense 21h30 Cristiano Ronaldo se irrita com pergunta sobre Fifa e abandona entrevista 21h13 Assassinato de fotojornalista e 4 mulheres gera protesto 20h45 Alto Bonito estreia com vitória sobre Atalanta no campeonato portuense 2015
virada geek
HR like
Mirante da Mota Machado

Mais Lidas

    BRISA SUL PISCINA

    Enquete

    Que bancada trabalhou mais neste primeiro semestre?

    Total de Votos: 82

    Válida de 15/07/2015 a 22/07/2015

    MEU BLOG 2
    VILLAGE LESTE - WX
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    THREVO POETIC
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    Boa Vista - Brisa Sul - piscina
    LIKE HR
    VAL PRAEIRO
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS

    180graus no Instagramno Instagram

    Mirante da Mota Machado
    WX - Village Leste
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    THREVO POETIC