180graus

Comportamento em destaque - 18/07/2010 às 14h57

Pesquisa comprova: homens ligam mais para o prazer delas

Uma pesquisa sobre comportamento sexual masculino sugere que eles mudaram

WS Construtora - Recanto das Palmeiras
Inocoop - Recanto das Palmeiras
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
Alguel, Venda e Adminsitração
RESERVA HELICONIA
Tire sua habilitação na Servemplac
DREAM PARK ABC
Mirante da Mota Machado
SA CAVALCANTE RIO POTY

Para o empresário paulistano Evandro Gomes dos Santos, de 25 anos, satisfação sexual está ligada mais à qualidade da relação sexual do que à quantidade de parceiras. Para que uma transa seja boa, afirma, é fundamental que a mulher também fique satisfeita. “Não me importava com isso, mas, de tanto ouvir reclamações sobre homens egoístas na cama, percebi que precisava mudar.” O discurso de Evandro está afinado com o da maioria dos 3.026 homens ouvidos em uma pesquisa sobre comportamento sexual masculino realizada no mês passado em cinco capitais brasileiras pela Sociedade Brasileira de Urologia – em parceria com o laboratório Bayer Schering Pharma. Questionados sobre o que consideram mais importante em relação ao sexo, a qualidade da relação sexual e a satisfação da parceira ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares de uma lista com seis itens (leia o quadro). Em primeiro lugar, claro, ficou a própria satisfação.

Os especialistas dizem que o resultado desse levantamento aponta mudanças importantes no comportamento masculino. A sexóloga Carla Cecarello, que coordenou a pesquisa, diz que é nova essa preocupação com a satisfação da parceira. Mas que não se trata de altruísmo. “Se ele consegue satisfazer a mulher, isso contribuiu para reafirmar sua virilidade”, diz ela. Trata-se, também, de uma adaptação ao novo mercado sexual. Os especialistas são unânimes em apontar as exigências femininas como o principal motor da mudança na atitude dos homens. O sociólogo Dario Caldas, organizador do livro Homens – Comportamento, identidade, crise, vaidade, lembra que as transformações do papel feminino durante o século XX modificaram a relação das mulheres com seu corpo. Elas passaram a fazer sexo por prazer. E a exigir prazer. A experiência do cirurgião vascular Carlos Araújo, especialista em disfunção erétil, corrobora essa teoria. Ele diz que metade das consultas em seu consultório é marcada pelas parceiras dos pacientes, que acompanham de perto o tratamento. “As mulheres não se contentam mais em satisfazer o companheiro e ficar insatisfeitas”, diz ele.

Outra mudança de comportamento revelada pela pesquisa é a maior disposição masculina em discutir a própria vida sexual. Ao contrário das mulheres, os homens só falavam do assunto para contar vantagens. Agora, mais de 64% dos entrevistados dizem discutir abertamente sua intimidade. “Achei significativo tantos homens se dizerem dispostos a falar desse assunto com liberdade. Isso sinaliza que o tema está deixando de ser tabu”, afirma Dario Caldas. O sociólogo adverte, porém, que nem tudo o que os homens falam sobre sexo deve ser levado ao pé da letra. “Eles fantasiam”, afirma. Em outra palavra, mentem. A mentira mais comum é sobre a frequência das relações sexuais. “Eles dizem aquilo que acham que a sociedade espera deles”, afirma Caldas.

Esse tipo de atitude defensiva se insinua nos resultados da pesquisa: 61,7% dos entrevistados disseram transar de duas a quatro vezes por semana. E 31% acham que “o ideal” é transar mais de cinco vezes na semana. Exagero? Provavelmente. Numa pesquisa nacional realizada no ano passado pelo Instituto Datafolha, 23% dos entrevistados disseram não ter feito sexo entre janeiro e setembro de 2009...

O urologista Archimedes Nardozza Jr., presidente do braço paulista da Sociedade Brasileira de Urologia, descobriu outra informação dúbia. Mais de 81% dos entrevistados disseram nunca ter tido problemas de “disfunção erétil”. Mas os dados nacionais, segundo o médico, sugerem que metade da população masculina já teve dificuldade de ereção alguma vez na vida. “Isso eles não admitem nem para os médicos”, afirma Nardozza Jr.

Por que tamanha negação? É ainda o medo de parecer menos macho. A sexóloga Carla Cecarello diz que, para a maioria dos homens brasileiros, admitir alguma dificuldade relacionada à ereção ainda equivale a assumir que não é “homem o suficiente” – uma obsessão marcante entre os povos latinos. Carla diz que os americanos têm uma visão do prazer na qual homem e mulher são corresponsáveis pela satisfação na cama. Na cultura asiática – por comparação –, a responsabilidade recai sobre a mulher: ela tem a obrigação de satisfazer o parceiro. Para os latinos, porém, o homem é quem tem de se mostrar o tal. O paulistano Evandro concorda: “Temos de ser fortes e infalíveis. Quem sai dessas regras está fora do jogo”. E ele, já saiu alguma vez? “Se eu saísse, não teria problema em admitir.” A pesquisa sugere que a maioria não funciona assim.

Fonte: Com Informações Da Época

Publicado Por: Fábio Carvalho

VANITY SANDRA SILVA
VAL PRAEIRO HELICONIA
ENCONTRO BLOGUEIROS
WX - Village Leste
WS Construtora - Alto das Palmeiras
Mirante da Mota Machado
THREVO PIATZ
Inocoop Recanto das Palmeiras
ABC DREAM PARK
DREAM PARK ABC
VANITY SANDRA SILVA
Últimas Notícias
08h25 TJ-PI analisa se empresa de transporte pode apoveitar o crédito de ICMS das peças 08h13 Kwid aposenta Clio e encerra ciclo francês da Renault no Brasil 07h57 Grêmio lança novo e 'revolucionário' uniforme que terá estreia no sábado 07h32 Santos recebe R$ 8 milhões de banco e quita dívida com jogadores do time 07h02 Presidente do Barcelona afirma: 'Messi sempre foi o melhor' e mereceu vencer 06h54 Governo estuda extinção de benefício tributário para empresas brasileiras 06h30 Construtora Engevix usou lobista para pagar 'falsa consultoria' em contratos 06h12 Supremo marca para 16 de junho posse de Edson Fachin como ministro 05h48 IPhones e Macs terão mesma tipografia do Apple Watch 05h03 Rafael e Talita, do 'BBB15', terminam namoro: 'Fica só os momentos bom' 05h02 Inauguração do Centro Cultural da Planície Litorânea 04h51 Todo monitoramento eletrônico e uso de tornozeleiras está sendo ampliado 04h25 Microempreendedores tem até o dia 31 para enviar declaração anual à Receita 04h03 Financiamento do Piauí junto ao BID depende de todo seu endividamento 03h50 Xuxa fala sobre a expectativa de estreia na Record e diz que quer divertir pessoas 03h45 River Plate-ARG 0 x 1 Cruzeiro – Raposa mais perto da semi 03h30 Dilma defende aprovação do ajuste fiscal nesta quinta-feira (21/05) 03h05 Mega-Sena; 14 pessoas ganharam no bolão; números escolhidos aleatoriamente 02h57 Dilma aumenta tributação sobre lucros dos bancos e de outras instituições 02h43 Paulistana está na lista dos municípios piauiense que tiraram nota zero em transparência 02h34 Cardozo afirma que Brasil aumentará número de vistos para haitianos 02h32 Rua do Parque de Vaquejada ganha calçamento 02h29 Definida a data da Vaquejada de Pimenteiras 02h14 Milton Brandão recebe certificação do Programa Palavra de Crianças - 2013 02h10 Robert Rios propõe derrubada de veto a benefícios para defensores públicos
MELHORES IMOVEIS
SA CAVALCANTE RIO POTY
HR like
Tire sua habilitação na Servemplac
SA CAVALCANTE RIO POTY
SEU IMOVEL NA DANTAS
ENCONTRO BLOGUEIROS
Mirante da Mota Machado

Mais Lidas

    Imobiliaria
    BRISA SUL PISCINA
    VANITY SANDRA SILVA
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    AGUAS DE TIMON

    Enquete

    Seu principal meio de transporte é um (a)...

    Total de Votos: 431

    Válida de 17/05/2015 a 24/05/2015

    SA CAVALCANTE RIO POTY
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Mirante da Mota Machado
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    AGUAS DE TIMON
    VAL PRAEIRO

    180graus no Instagramno Instagram

    WX - Village Leste
    Inocoop Recanto das Palmeiras
    Tire sua habilitação na Servemplac
    Mirante da Mota Machado
    AGUAS DE TIMON