180graus

Comportamento em destaque - 18/07/2010 às 14h57

Pesquisa comprova: homens ligam mais para o prazer delas

Uma pesquisa sobre comportamento sexual masculino sugere que eles mudaram

BRVOX VAGA
Conserv
Casa na praia
COLEGIO CEV
GUIA DOS PARLAMENTARES II

Para o empresário paulistano Evandro Gomes dos Santos, de 25 anos, satisfação sexual está ligada mais à qualidade da relação sexual do que à quantidade de parceiras. Para que uma transa seja boa, afirma, é fundamental que a mulher também fique satisfeita. “Não me importava com isso, mas, de tanto ouvir reclamações sobre homens egoístas na cama, percebi que precisava mudar.” O discurso de Evandro está afinado com o da maioria dos 3.026 homens ouvidos em uma pesquisa sobre comportamento sexual masculino realizada no mês passado em cinco capitais brasileiras pela Sociedade Brasileira de Urologia – em parceria com o laboratório Bayer Schering Pharma. Questionados sobre o que consideram mais importante em relação ao sexo, a qualidade da relação sexual e a satisfação da parceira ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares de uma lista com seis itens (leia o quadro). Em primeiro lugar, claro, ficou a própria satisfação.

Os especialistas dizem que o resultado desse levantamento aponta mudanças importantes no comportamento masculino. A sexóloga Carla Cecarello, que coordenou a pesquisa, diz que é nova essa preocupação com a satisfação da parceira. Mas que não se trata de altruísmo. “Se ele consegue satisfazer a mulher, isso contribuiu para reafirmar sua virilidade”, diz ela. Trata-se, também, de uma adaptação ao novo mercado sexual. Os especialistas são unânimes em apontar as exigências femininas como o principal motor da mudança na atitude dos homens. O sociólogo Dario Caldas, organizador do livro Homens – Comportamento, identidade, crise, vaidade, lembra que as transformações do papel feminino durante o século XX modificaram a relação das mulheres com seu corpo. Elas passaram a fazer sexo por prazer. E a exigir prazer. A experiência do cirurgião vascular Carlos Araújo, especialista em disfunção erétil, corrobora essa teoria. Ele diz que metade das consultas em seu consultório é marcada pelas parceiras dos pacientes, que acompanham de perto o tratamento. “As mulheres não se contentam mais em satisfazer o companheiro e ficar insatisfeitas”, diz ele.

Outra mudança de comportamento revelada pela pesquisa é a maior disposição masculina em discutir a própria vida sexual. Ao contrário das mulheres, os homens só falavam do assunto para contar vantagens. Agora, mais de 64% dos entrevistados dizem discutir abertamente sua intimidade. “Achei significativo tantos homens se dizerem dispostos a falar desse assunto com liberdade. Isso sinaliza que o tema está deixando de ser tabu”, afirma Dario Caldas. O sociólogo adverte, porém, que nem tudo o que os homens falam sobre sexo deve ser levado ao pé da letra. “Eles fantasiam”, afirma. Em outra palavra, mentem. A mentira mais comum é sobre a frequência das relações sexuais. “Eles dizem aquilo que acham que a sociedade espera deles”, afirma Caldas.

Esse tipo de atitude defensiva se insinua nos resultados da pesquisa: 61,7% dos entrevistados disseram transar de duas a quatro vezes por semana. E 31% acham que “o ideal” é transar mais de cinco vezes na semana. Exagero? Provavelmente. Numa pesquisa nacional realizada no ano passado pelo Instituto Datafolha, 23% dos entrevistados disseram não ter feito sexo entre janeiro e setembro de 2009...

O urologista Archimedes Nardozza Jr., presidente do braço paulista da Sociedade Brasileira de Urologia, descobriu outra informação dúbia. Mais de 81% dos entrevistados disseram nunca ter tido problemas de “disfunção erétil”. Mas os dados nacionais, segundo o médico, sugerem que metade da população masculina já teve dificuldade de ereção alguma vez na vida. “Isso eles não admitem nem para os médicos”, afirma Nardozza Jr.

Por que tamanha negação? É ainda o medo de parecer menos macho. A sexóloga Carla Cecarello diz que, para a maioria dos homens brasileiros, admitir alguma dificuldade relacionada à ereção ainda equivale a assumir que não é “homem o suficiente” – uma obsessão marcante entre os povos latinos. Carla diz que os americanos têm uma visão do prazer na qual homem e mulher são corresponsáveis pela satisfação na cama. Na cultura asiática – por comparação –, a responsabilidade recai sobre a mulher: ela tem a obrigação de satisfazer o parceiro. Para os latinos, porém, o homem é quem tem de se mostrar o tal. O paulistano Evandro concorda: “Temos de ser fortes e infalíveis. Quem sai dessas regras está fora do jogo”. E ele, já saiu alguma vez? “Se eu saísse, não teria problema em admitir.” A pesquisa sugere que a maioria não funciona assim.

Fonte: Com Informações Da Época

Publicado Por: Fábio Carvalho

Últimas Notícias
01h35 Aplicativo do Facebook para iOS agora carrega fotos mais rápido 01h17 Rafinha Bastos usa fio-dental e repete pose de Paolla Oliveira 00h59 Graça Foster diz que Petrobras tentará manter os combustíveis com preços atuais 00h34 Apple alcança a Samsung em venda de smartphones no último trimestre de 2014 00h01 TV por assinatura cresce 8,65% no ano de 2014. 8,65% em relação a 2013 23h53 COMUNICADO - Torcida não deve ficar nas imediações do Almeidão no jogo contra o River 23h52 PM que atirou em Ricardo dos Santos é indiciado por homicídio e embriaguez ao volante 23h34 Paolla Oliveira foi o termo mais buscado na web no Brasil nesta quarta 23h32 Vilar elogia preparação do grupo após último coletivo antes da estreia 23h02 Setor de cosméticos vê alta de 12% em preços, venda menor e demissões 22h57 Segundo IBGE, 2014 tem a menor taxa de desemprego 22h32 Hospitais vão ajudar a recolher dados sobre agressões contra LGBT 22h25 Secretário Municipal de Educação de Beneditinos Prof.Pedro Alves da palestra em projeto da UNDIME 22h13 Professores sem mestrado ou doutorado não dão aulas em universidades 22h04 Foragido da penitenciária Major César é preso escondido na casa de vereador 22h04 Grupo Amarelo vence a prova e escolhe Rafael como novo Líder 21h46 Fátima Bernardes manda Maria Ribeiro 'sentar direito' e acaba criticada na internet 21h28 Nasce o segundo filho de Shakira e Gerad Piqué, diz jornal 21h22 O primeiro Medico Veterinário do HVU de Bom Jesus tomou posse em Teresina 21h10 Crítica a ator nas redes sociais irrita autor de ‘Império’; entenda caso 21h02 Autor de minissérie comenta papel de Paolla Oliveira: 'Soma de muitas fantasias' 20h51 Lília Cabral causa medo em equipe de apoio nos bastidores de 'Império' 20h27 SEMAS DE BENEDITINOS COMPRA MAIS UM TRANSPORTE 20h19 Figurante revela armação em diversos telebarracos: 'Precisa ser uma atriz' 20h16 Lorena Bueri, da 'A Fazenda 7' posa nua em uma tribo indígena na 'Sexy'
CURSO DE INGLES
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    Das seguintes obras que estão paradas, qual deve ser concluída com maior urgência?

    Total de Votos: 84

    Válida de 29/01/2015 a 05/02/2015

    180graus no Instagramno Instagram