Acontece na avenida Raul Lopes -

'Parada da Diversidade' de Teresina reúne multidão com tema 'liberdade'

A avenida Raul Lopes recebe no início da noite deste domingo (03/09), a 16ª edição da Parada da Diversidade de Teresina. Mais de 100 mil pessoas são aguardadas pela organização e a concentração iniciou por volta de 16h em frente à loja da Pintos, que fica ao lado do Shopping Riverside.

O grupo seguiu até a Ponte Estaiada onde um palco foi montado e recebe os shows da rapper curitibana Karol Conka e do paulista Liniker, com a banda Liniker e os Caramelows. O palco também vai recebe o DJ Marcio Brytho, Nanda Machado e Chandelly Kidman.

"Temos evoluído na questão do respeito à diversidade, a prova é a quantidade de gente aqui hoje. Na primeira edição tínhamos mil pessoas, hoje isso é multiplicado dezenas de vezes mais. Enquanto houver discriminação, houver violência, temos que fazer parada, temos que fazer semana do orgulho de ser", disse Marinalva Santana, do Grupo Matizes.

O secretário de Cultura, Fábio Novo, destacou que é cada vez maior na sociedade e sentimento de tolerância. "Claro que tem um pensamento conservador. É importante ter movimentos como esse para firmar uma posição em favor da tolerância, em favor da diversidade", acrescenta.

Nesta edição, a tanto a parada como a Semana do Orgulho de Ser têm como mote o tema: "liberdade, liberdade abre as asas sobre nós", De acordo com a organização tem a ver com o momento político do país, com sucessivas retiradas de direitos, aumento da violência e da intolerância.

Os eventos são organizados pelo grupo Matizes em parceria com movimentos de promoção à identidade e cidadania LGBTTs. A Semana teve o apoio do Governo do Estado através dos órgãos de Saúde (Sesapi), Cultura (Secult), Assistência Social (Sasc), Comunicação (CCom) e da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

SEMANA DO ORGULHO DE SER
A parada da diversidade encerra a 13ª Semana do Orgulho de Ser teve uma vasta programação na cidade para debate do tema, que contou com várias discussões em instituições. O evento, que já faz parte do calendário de eventos do Piauí, reúne centenas de pessoas em uma programação variada com oficinas, shows, mostras de filme, atividades esportivas e ações de prevenção e de cidadania.

CONFIRA OS VÍDEOS

CONFIRA AS FOTOS

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco