180graus

Queixas sobre material coletiv - 13/01/2014 às 07h33

Pais reclamam da lista de materiais das escolas particulares; abusos e altos valores

Em uma lista, pedia-se uma cola de 1 litro, na outra, a mãe deveria comprar duas colas brancas.

Laurice - Projetos
Phocus Galerie
Shop Festa - Inauguração
SAMBAIBA MODULADOS
COELHO FORTE E DOURADO
DR GERMANO





A bacharel em direito Raíres Cunha trocou os filhos de escola este ano. No momento da matrícula, pagou uma taxa estipulada pela escola para a aquisição de materiais, como caixa de giz, pincel e cola. Quando veio a lista de material individual, uma surpresa: lá estavam elencados materiais bem parecidos. Em uma lista, pedia-se uma cola de 1 litro, na outra, a mãe deveria comprar duas colas brancas.

No Distrito Federal, mais de 200 pais procuraram a Associação de Pais de Alunos das Instituições de Ensino (Aspa-DF) para reclamar de possíveis abusos e tirar dúvidas sobre listas de materiais escolares. As queixas são principalmente sobre a exigência de material coletivo, o que é proibido por lei, e a não especificação do uso dos produtos solicitados. A entidade recebeu reclamações também de pais de outros estados.

“Acho um absurdo. Se eles pedem um valor para comprar material de uso coletivo das crianças, por que a gente tem que comprar mais material ainda?”, reclama Raíres. “Aqui [aponta a lista coletiva] diz que a gente paga um pincel. Na outra [individual], pedem outro pincel”.

Tudo isso pesa no bolso. O presidente da Aspa-DF, Luis Claudio Megiorin, calcula que todo o material solicitado no início do ano letivo e durante o ano, como os extras, representam um acréscimo de 15% a 20% no gasto anual das famílias com a mensalidade escolar.

Sancionada no ano passado, a Lei 12.886/13 prevê o direito de comprar apenas o que o próprio filho vai consumir, individualmente ou coletivamente. O texto diz: “Será nula cláusula contratual que obrigue o contratante ao pagamento adicional ou ao fornecimento de qualquer material escolar de uso coletivo dos estudantes ou da instituição”.

A presidenta da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábiles Pacios, informa que o material coletivo a que se refere a lei é o de uso de expediente, como material de limpeza, papel higiênico e sabonete. Itens como cartolinas, giz de cera e pincéis podem ser pedidos pela escola, para uso do aluno em sala de aula. Mas, para esses materiais, o centro de ensino deve especificar a finalidade de cada um.

“Os pais devem comprar aquilo que for usado pedagogicamente em uma construção coletiva. Esse material volta para o pai em forma de trabalho das crianças”, diz Amábile, acrescentando que os pais com dúvida devem procurar as instituições, que estão à disposição para explicar sobre o uso dos materiais. Ela esclarece que não existe uma única regra e “as escolas têm autonomia para desenvolver propostas pedagógicas e solicitar o material para que ela seja desenvolvida”.

Na semana passada, o Procon-DF constatou que o plano de execução não está sendo apresentado aos pais por algumas instituições. A Operação Passa Régua fiscalizou 13 escolas, sendo que nove foram autuadas por apresentar irregularidades como a falta desse plano.

O Procon-DF recomenda que os pais exijam o plano de execução das escolas e fiquem atentos quanto às exigências da lista. Qualquer dúvida, devem procurar a instituição e registrar a queixa. A Aspa-DF orienta os pais a etiquetar todo o material comprado e deixado na escola. Ao final do ano, eles devem solicitar às escolas a devolução de pincéis, lápis de cor e do que não for completamente consumido ao longo do ano. “Isso pode ser guardado e usado no ano seguinte”, ressalta Megiorin.

Fonte: Agência Brasil

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


JALES-PÓS GRADUAÇÃO
SAMBAIBA MODULADOS
ISLAMAR
Phocus Galerie
Terno e Cia
SAMBAIBA MODULADOS
Marquinhos do Pará
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
Últimas Notícias
17h06 Seduc realizará o Projeto Paz no Meio Ambiente na Escola do Liceu Piauiense 17h05 Zona Leste: políciais trocam tiros com suspeitos após roubo de Hilux em THE 17h04 Foragido da justiça de São Paulo é preso pela polícia de Oeiras 17h00 Deveríamos querer políticos que não sabem mentir?, especialista responde 16h42 Prefeito demite 'todos' os servidores e dá 4 cargos à filha 16h31 Promotor pediu a 'impugnação' dos quatro candidatos a prefeito de SRN 16h28 Euvângelo e Viturino são candidatos da chapa ‘Bom Princípio em primeiro lugar’ 16h26 Kim Kardashian bate recorde de visualizações no Instagram com vídeo de 'twerk' 16h24 Piauí vacina mais de 92% do rebanho bovino contra aftosa 16h01 'Propaganda eleitoral' no rádio e na TV começa a partir desta sexta-feira, 25/08 15h54 Jullyvan Mendes é o candidato do PSDB em Beneditinos 15h40 Robert cobra ao TJ informações sobre pagamento de diária para magistrados 15h28 Caraíbas vence final do Campeonato de Futsal no povoado Pai Chico 15h26 Esposa do ex-prefeito assume coordenação da campanha de Américo de Sousa 15h14 PT apoia candidatura de Sória para prefeita em Bocaina 15h13 Saúde libera R$ 1.643.069 para Hospital Universitário em Teresina 15h11 Missa do dizimo foi realizada no povoado Pai Chico 15h00 Jantar de agradecimento aos profissionais da saúde. 14h59 Debate MN: Oposição cerca prefeito de PHB ao falar de saúde e emprego 14h57 Cúpula da segurança chega a Nunes Freire para investigar a morte de vereador 14h49 Dá para reconhecer o real e o fake? Esses são os dublês mais perfeitos de Hollywood 14h41 'ICMBio' fixa regras para práticas de windsurf e kitesurf em Jericoacoara 14h19 TSE adia decisão sobre investigação de propinas pagas a PP, PT e PMDB 14h10 Já é uma realidade: Cingapura faz teste com táxi sem motorista 14h00 Guardiola reencontra Barça na 1ª fase da Champions; Real pega Dortmund

SAMBAIBA MODULADOS
Terno e Cia
Phocus Galerie
Laurice - Projetos
ISLAMAR

Mais Lidas

    DR GERMANO ADV
    SUNSET

    Enquete

    O Senado Federal abriu consulta pública sobre projeto de lei que propõe diminuir o número de deputados e senadores. Você concorda com a proposta?

    Total de Votos: 111

    Válida de 23/08/2016 a 30/08/2016

    Shop Festa - Inauguração
    Casa do cartucho
    Silva, Guedes & Barroso
    SAMBAIBA MODULADOS
    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    ISLAMAR

    180graus no Instagramno Instagram

    Panificadora Canindé