180graus

Queixas sobre material coletiv - 13/01/2014 às 07h33

Pais reclamam da lista de materiais das escolas particulares; abusos e altos valores

Em uma lista, pedia-se uma cola de 1 litro, na outra, a mãe deveria comprar duas colas brancas.

WS Construtora - Recanto das Palmeiras
VANGUARDA BARCELONA
Inocoop - Recanto das Palmeiras
DREAM PARK ABC
Helder Eugênio Advogados Associados
Construtora Boa Vista
Revista R28
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
unimed the shopping
CEV - Bolsas





A bacharel em direito Raíres Cunha trocou os filhos de escola este ano. No momento da matrícula, pagou uma taxa estipulada pela escola para a aquisição de materiais, como caixa de giz, pincel e cola. Quando veio a lista de material individual, uma surpresa: lá estavam elencados materiais bem parecidos. Em uma lista, pedia-se uma cola de 1 litro, na outra, a mãe deveria comprar duas colas brancas.

No Distrito Federal, mais de 200 pais procuraram a Associação de Pais de Alunos das Instituições de Ensino (Aspa-DF) para reclamar de possíveis abusos e tirar dúvidas sobre listas de materiais escolares. As queixas são principalmente sobre a exigência de material coletivo, o que é proibido por lei, e a não especificação do uso dos produtos solicitados. A entidade recebeu reclamações também de pais de outros estados.

“Acho um absurdo. Se eles pedem um valor para comprar material de uso coletivo das crianças, por que a gente tem que comprar mais material ainda?”, reclama Raíres. “Aqui [aponta a lista coletiva] diz que a gente paga um pincel. Na outra [individual], pedem outro pincel”.

Tudo isso pesa no bolso. O presidente da Aspa-DF, Luis Claudio Megiorin, calcula que todo o material solicitado no início do ano letivo e durante o ano, como os extras, representam um acréscimo de 15% a 20% no gasto anual das famílias com a mensalidade escolar.

Sancionada no ano passado, a Lei 12.886/13 prevê o direito de comprar apenas o que o próprio filho vai consumir, individualmente ou coletivamente. O texto diz: “Será nula cláusula contratual que obrigue o contratante ao pagamento adicional ou ao fornecimento de qualquer material escolar de uso coletivo dos estudantes ou da instituição”.

A presidenta da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábiles Pacios, informa que o material coletivo a que se refere a lei é o de uso de expediente, como material de limpeza, papel higiênico e sabonete. Itens como cartolinas, giz de cera e pincéis podem ser pedidos pela escola, para uso do aluno em sala de aula. Mas, para esses materiais, o centro de ensino deve especificar a finalidade de cada um.

“Os pais devem comprar aquilo que for usado pedagogicamente em uma construção coletiva. Esse material volta para o pai em forma de trabalho das crianças”, diz Amábile, acrescentando que os pais com dúvida devem procurar as instituições, que estão à disposição para explicar sobre o uso dos materiais. Ela esclarece que não existe uma única regra e “as escolas têm autonomia para desenvolver propostas pedagógicas e solicitar o material para que ela seja desenvolvida”.

Na semana passada, o Procon-DF constatou que o plano de execução não está sendo apresentado aos pais por algumas instituições. A Operação Passa Régua fiscalizou 13 escolas, sendo que nove foram autuadas por apresentar irregularidades como a falta desse plano.

O Procon-DF recomenda que os pais exijam o plano de execução das escolas e fiquem atentos quanto às exigências da lista. Qualquer dúvida, devem procurar a instituição e registrar a queixa. A Aspa-DF orienta os pais a etiquetar todo o material comprado e deixado na escola. Ao final do ano, eles devem solicitar às escolas a devolução de pincéis, lápis de cor e do que não for completamente consumido ao longo do ano. “Isso pode ser guardado e usado no ano seguinte”, ressalta Megiorin.

Fonte: Agência Brasil

Publicado Por: Apoliana Oliveira

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


LIKE HR
Revista R28
WS Construtora - Alto das Palmeiras
WX - Village Leste
Caminho para o Sucesso
VAL PRAEIRO HELICONIA
DREAM PARK ABC
THREVO PIATZ
Últimas Notícias
22h01 Limpeza Urbana: PMT soma esforços para manter a cidade limpa 21h48 OAB Piauí evita falar sobre o Caso Alano Dourado e Angélica Lacerda 21h43 IPhone 6S deve ser lançado em 9 de setembro; fãs na expectativa 21h42 Brasileiro Lucas Silva é emprestado pelo Real ao Olympique de Marselha 21h31 MP apura irregularidades no Fundo de Informática do Piauí 21h23 Firmino Filho lança edital de licitação e garante 484 novos táxis em Teresina 21h21 OAB quer aumentar piso da classe e combate preventivo da corrupção 21h19 Caixa reclama, e Corinthians quer vetar cartão da Gaviões da Fiel 21h08 'Humanização' dos hospitais do Piauí é tema de encontro da Sesapi 21h02 THE: FMS lança processo seletivo para substituição de profissionais na saúde 21h01 Em THE, sem-tetos ocupam área de preservação ambiental na zona leste 20h56 Prefeito Josiel participa de protesto buscando soluções para crise 20h55 Prefeito Alecxo Belo participa de passeata em protesto das constantes quedas do FPM 20h53 Educação: 'MacGyver' é, oficialmente, um verbo no dicionário Oxford 20h52 Detran leiloa 218 lotes de veículos e sucatas em Picos 20h52 Homem é preso em José de Freitas após agredir durante viagem o cobrador de ônibus 20h50 Prefeito Afonso Damásio participa de passeata em protesto das constantes quedas do FPM 20h47 Prefeito Flávio do Teté participa de marcha em protesto a crise 20h45 Prefeito Junior Carvalho participa de passeata em protesto às quedas do FPM 20h40 SOS PREFEITURAS: Prefeito Capote e Secretário Cláudio César são recebidos por Deputado Georgiano 20h40 Prefeito Aurélio Sá participa de protesto buscando soluções para crise 20h38 Inconformada com a queda do FPM, prefeita Neta Santos protesta em Teresina 20h34 Prefeita Gadocha participa de passeata em protesto às quedas do FPM 20h34 Wellington Dias empossa membros do Conselho da Juventude do Piauí 20h27 Prefeito Zé Filho, inconformado com a queda do FPM protesta em Teresina
Construtora Vanguarda
Contrutora Boa vista
VANGUARDA BARCELONA
Mirante da Mota Machado
SEU IMOVEL NA DANTAS
BRISA SUL - BOA VISTA

Mais Lidas

    BRISA SUL PISCINA

    Enquete

    Que bancada trabalhou mais neste primeiro semestre?

    Total de Votos: 82

    Válida de 15/07/2015 a 22/07/2015

    Revista R28
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Boa Vista
    VILLAGE LESTE - WX
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    Revista R28
    Boa Vista - Brisa Sul - piscina
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    LIKE HR
    VAL PRAEIRO

    180graus no Instagramno Instagram

    Mirante da Mota Machado
    Caminho para o Sucesso
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    WX - Village Leste