180graus

Economia em destaque - 17/07/2017 às 16h57

País cria 9,8 mil vagas de trabalho em junho; resultado é o 3º positivo seguido

'É melhor que seja gradual, em patamares menores, do que termos uma bolha'

Você no controle do Processo
Venha para o Hotel Delta em Parnaíba





Foto: Arquivo/Agência Brasil

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O mercado de trabalho brasileiro abriu 9.821 novos postos em junho, variação de 0,03% em relação ao mês anterior. Essa é a terceira expansão consecutiva e a quarta registrada no ano, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgadas hoje (17).

Para o ministro do Trabalho e Emprego, Ronaldo Nogueira, os dados mostram que “a economia dá sinais de recuperação”.

“É melhor que seja gradual, em patamares menores, do que termos uma bolha. Isso nos dá a sinalização de que a economia se recupera de forma positiva”, afirmou.

O resultado do Caged é resultado da diferença de 1.181.930 admissões e 1.172.109 demissões. No acumulado do ano, o saldo alcançou 67.358 vagas de emprego abertas. No mesmo período do ano passado, o saldo foi negativo, com 531.765 postos de trabalho fechados a mais que abertos. O resultado acumulado nos últimos 12 meses ainda aponta uma redução de 749.060 postos de trabalho.

“Nós gostaríamos de comemorar números melhores, mas o Brasil é um país que tem especificidades e a economia é um conjunto de fatores – externos e internos. O governo está cumprindo seu papel no sentido de dar sinais para o mercado, com a aprovação de reformas. A expectativa é que se mantenham os números positivos até o final do ano”, ressaltou Nogueira.

Setores
No mês de junho, o saldo positivo do Caged foi impulsionado pela agropecuária e pela Administração Pública. Em maio, foram gerados 36.827 novos postos de trabalho na agropecuária, repetindo o desempenho do setor em maio, quando registrou um saldo positivo de 46.049 novas vagas. O setor de produção de café repetiu o desempenho do mês de maio e foi novamente o destaque do período, com 10.804 vagas abertas, concentras em Minas Gerais.

A Administração Pública fechou o mês com a criação de 704 novas vagas de emprego, um aumento de 0,08%.

Já os demais setores tiveram saldo negativo de emprego, com mais fechamentos de vagas que aberturas, como a construção civil (redução de 8.963 postos de trabalho), indústria de transformação (redução de 7.887 postos), serviços (redução de 7.273 postos) e comércio (com o fechamento de 2.747 vagas de trabalho).

Segundo o ministro, no caso da construção civil, o setor deve retomar a geração de empregos nos próximos meses. “Não é possível que a construção civil se perpetue todos os meses apresentando números negativos. Construção civil para gerar emprego demora, tem a fase dos projetos, das licenças, das organizações das plantas de construção, isso leva de seis a oito meses. Todos os setores que apresentaram números negativos, quando se faz o comparativo com ano passado, os números são muito menores”, comparou.

Desempenho regional
O desempenho do emprego com carteira assinada foi liderado pela Região Sudeste, com a criação de 9.273 novos postos de trabalho, puxado por Minas Gerais, favorecido pela agropecuária e serviços, com saldo positivo de 15.445 vagas criadas. A Região Centro-Oeste abriu 8.340 vagas, impulsionada por Mato Grosso, principalmente por setores como a agropecuária, comércio, serviços, construção civil e indústria da transformação. Goiás também teve expansão com a criação de 4.975 novos postos de trabalho, refletindo o setor de indústria da transformação, serviços e construção civil.

Reforma Trabalhista
A expectativa do governo federal é a geração de 2 milhões de postos de trabalhos nos próximos dois anos. A previsão, segundo Nogueira, será conduzida por atividades que utilizam contrato com jornada parcial, trabalho intermitente e home office – quando o trabalhador exerce suas atividades de casa ou em outro local fora da empresa.

“O governo tem tomado medidas concretas. Ordenou as suas despesas, isso é um sinal muito importante para o mercado. O segundo sinal é a segurança jurídica: através da reforma trabalhista se sinaliza para o empregador não ficar com medo de contratar.”

(Com informações da Agência Brasil)

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática Básica
Mestrado | Vem pro Podium
Informática p/ Concurso
Informática para concursos
Matemática e Raciocínio Lógico
Vem pro Podium
Últimas Notícias
01h45 Confira as principais informações esportivas veiculadas na TV Assembleia 21h22 Missa é realizada em ação de graças aos 63 anos de Angical 21h10 Jovem de apenas 15 anos morre em acidente na zona rural de Francinópolis 20h35 Município de Altos será beneficiada com 4.000 m de pavimentação asfaltica 20h20 Parceria entre prefeitura e SEBRAE incentiva microempreendedores em União 18h55 Linhas Guanabara 18h04 Colônia do Gurguéia: Abertura oficial da XV Semana Cultural 18h02 FMS: Inscrições para o teste seletivo seguem até essa sexta; acesse edital 18h00 Fundação Lupagus seleciona enfermeiros com experiência em sala de aula 17h52 Definidos os grupos do II Copão AMPAR 17h46 Prefeito de Avelino Lopes se reúne com Movimento Camponês 17h34 Prefeitura fecha parceria com o SEBRAE e vai ofertar serviços durante festejos 17h26 Modernização da gestão foi tema na reunião entre Osvaldo e o secretário 17h22 Prefeito de Nazária se reúniu com secretário Franzé e discutiram modernização da gestão 17h15 TCE-PI notifica prefeitos sobre publicação de atos oficiais 17h14 Francisco Macedo recebe caminhão com equipamento para associação 17h12 Alunos do Bolshoi retornam ao Piauí para período de férias 17h09 Vocalista da banda Linkin Park é encontrado morto 17h04 Classificados da Guarda Municipal vão ser convocados em seis meses 17h02 Campanha Nacional convoca população para fazer exames anti-hepatite C e diabetes 17h01 Nova norma permite a inclusão do nome social no CPF 16h52 Expocorrente está sendo realizada no município de Corrente-Piauí 16h45 Ex-assessor dos ex-presidentes Lula e Dilma morre aos 76 anos 16h41 Feira de Adoção de Animais acontece neste domingo (23) na Potycabana 16h30 Novo sistema disponibiliza chamadas públicas para agricultura familiar

Podium
Matemática Básica
Mestrado | Vem pro Podium!
Informática para concurso

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocínio Lógico
    Polícia Civil
    Polícia Civil
    Podium
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional