180graus

Era Secretário em Brasília - 01/04/2014 às 19h31

Operação Lava Jato prende ex-secretário e policial por lavar dinheiro com doleiro

Júlio Luis Urnau é investigado por suspeita de ser "sócio informal" do doleiro Carlos Habib Chater

DREAM PARK ABC
Construtora Boa Vista
WS Construtora - Recanto das Palmeiras
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
VANGUARDA BARCELONA
Helder Eugênio Advogados Associados
unimed the shopping
Inocoop - Recanto das Palmeiras
CEV - Bolsas





Os doleiros investigados na operação Lava Jato também tinham ramificações no governo do Distrito Federal. O ex-secretário adjunto de Transportes do Distrito Federal Júlio Luis Urnau é investigado por suspeita de ser "sócio informal" do doleiro Carlos Habib Chater, na Valortur Câmbio e Turismo, e de ter se beneficiado de operações de lavagem de dinheiro. Não é a primeira vez que ele é alvo de um inquérito policial. Urnau chegou a ser preso em 2011 acusado de receber propina de uma cooperativa de transporte.

Na operação Lava Jato, a Polícia Federal investiga um esquema que movimentou cerca de 10 bilhões de reais em operações de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Há suspeitas de negócios das quadrilhas com a Petrobras e o Ministério da Saúde. Chater é um dos pivôs da investigação, junto com os doleiros Alberto Youssef, Nelma Kodama e Raul Srour. Desde o início do inquérito em meados de 2013, foram detectadas diversas ligações telefônicas que indicam transações financeiras entre Chater e Urnau. O ex-secretário é suspeito de lavagem de dinheiro, mas a Justiça Federal ordenou que seja melhor esclarecida a participação dele no esquema. Urnau foi secretário adjunto de Transportes no governo de José Roberto Arruda.

Outro funcionário do governo do Distrito Federal investigado na Lava Jato é o policial civil Clayton Rinaldi de Oliveira. Ele teve bens bloqueados por ordem da 13ª Vara Federal do Paraná. A polícia constatou que ele obteve dinheiro em espécie com a quadrilha comandada por Chater. Oliveira também fez transações consideradas atípicas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). De acordo com um relatório de inteligência financeira (RIF), o policial civil movimentou 947.267,00 mil reais de março a outubro de 2011 como pessoa física enquanto sua empresa Rinaldi Consultoria Empresarial girou 6,5 milhões de reais. E empresas ligadas a Chater estão na origem desses recursos. O agente da Polícia Civil recebeu cerca de 935.000,00 reais de um posto de gasolina que pertenceu ao doleiro e 344.500,00 reais de outro posto de combustíveis que ainda pertence a Chater.

Os investigadores suspeitam que o policial civil cometeu crime de lavagem de dinheiro, porque julgaram ser discrepante a movimentação financeira de sua empresa e os seus salários de policial civil.

O doleiro Chater motivou o início das investigações da Lava Jato. Ele foi flagrado inicialmente em uma aparente operação de lavagem de dinheiro de recursos do deputado federal José Janene (PP), que morreu em 2010 e foi um dos acusados no processo do mensalão, esquema de compra de apoio político de parlamentares de PP, PL (atual PR), PTB e PMDB pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva. No começo do inquérito da operação Lava Jato, foi detectado que Chater aplicou recursos de Janene na Dunel Indústria e Comércio, empresa da qual o deputado era sócio. As transações foram feitas por duas empresas controladas pelo doleiro, sem indicar que os recursos originalmente pertenciam ao político.

Fonte: Com informações da Veja Online

Publicado Por: Manoel José

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


WX - Village Leste
WS Construtora - Alto das Palmeiras
Caminho para o Sucesso
LIKE HR
THREVO PIATZ
DREAM PARK ABC
VAL PRAEIRO HELICONIA
Últimas Notícias
11h42 Dia do Líder Comunitário entra para calendário de eventos de Teresina 11h40 PMDB realizará Convenção Municipal em Água Branca 11h39 Câmara entrega Medalha do Mérito Legislativo nesta sexta-feira (28) 11h37 Justiça determina que vice assuma as funções da 'Prefeita Ostentação' 11h29 Equipe Educacional da Cidade de Marcolândia se Reúne para Escolha do Livro Didático 2016 a 2018 11h29 MPF recorre para suspender os voos no aeroporto de SRN 11h27 Anote a receita: pão de mel leva cerveja preta e chá em seus ingredientes 11h17 Capote abre Audiência Pública de prestação de contas 11h05 Prefeita de Pio IX participa de passeata “SOS Município” contra a redução do FPM 11h04 Semana de Arquitetura discute Agenda Teresina 2030: A Cidade Desejada 10h58 APAE realiza caminhada em alusão a Semana Nacional de Pessoa com Deficiência 10h52 Prefeitura entrega nesta sexta (28) reforma do Hospital do Monte Castelo 10h50 Trabalhadores da Chesf e Eletrobras Distribuição decretam greve por 72h 10h31 PMT disponibiliza 66 vagas em processo seletivo para profissionais da saúde 10h26 Formas de lidar com o estresse pós formatura ao procurar emprego 10h13 HOMEM é morto com cinco facadas na cidade de Castelo 10h12 População estimada de Pimenteiras é de 11.913 habitantes aponta IBGE 10h07 Ação nas escolas de Agricolândia melhora saúde bucal dos alunos 10h03 Parada da Diversidade terá esquema de limpeza 09h53 Atividade cerebral é maior em crianças que escutam histórias de ninar 09h52 Sabe qual o maior medo de Cristiano Ronaldo? Morrer jovem 09h46 Vereador fala sobre as dificuldades que enfrenta a cidade de São João da Serra 09h42 Primeira-dama Maryanne Carvalho, comemora seu aniversário em grande estilo 09h34 Magalhães e Edson Ferreira destinam R$ 190 mil para eventos gospel e católico 09h33 Idolatria, assédio e títulos: atleticanos relembram passagem de Ronaldinho
Construtora Vanguarda
Contrutora Boa vista
BRISA SUL - BOA VISTA
SEU IMOVEL NA DANTAS
VANGUARDA BARCELONA
Mirante da Mota Machado

Mais Lidas

    BRISA SUL PISCINA

    Enquete

    Que bancada trabalhou mais neste primeiro semestre?

    Total de Votos: 82

    Válida de 15/07/2015 a 22/07/2015

    SEU IMOVEL NA DANTAS
    VILLAGE LESTE - WX
    Boa Vista
    VAL PRAEIRO
    LIKE HR
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    Boa Vista - Brisa Sul - piscina
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS

    180graus no Instagramno Instagram

    SEU IMOVEL NA DANTAS
    WX - Village Leste
    Caminho para o Sucesso
    Mirante da Mota Machado