180graus

Era Secretário em Brasília - 01/04/2014 às 19h31

Operação Lava Jato prende ex-secretário e policial por lavar dinheiro com doleiro

Júlio Luis Urnau é investigado por suspeita de ser "sócio informal" do doleiro Carlos Habib Chater

DREAM PARK ABC
agua de chocalho
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
Casa Praia
Inocoop - Recanto das Palmeiras
unimed the shopping
THREVO - RESERVA DOS PINHEIROS
cev meeting de concursos
VANGUARDA BARCELONA
TRAGA SEU IMOVEL PARA DANTAS
Helder Eugênio Advogados Associados





Os doleiros investigados na operação Lava Jato também tinham ramificações no governo do Distrito Federal. O ex-secretário adjunto de Transportes do Distrito Federal Júlio Luis Urnau é investigado por suspeita de ser "sócio informal" do doleiro Carlos Habib Chater, na Valortur Câmbio e Turismo, e de ter se beneficiado de operações de lavagem de dinheiro. Não é a primeira vez que ele é alvo de um inquérito policial. Urnau chegou a ser preso em 2011 acusado de receber propina de uma cooperativa de transporte.

Na operação Lava Jato, a Polícia Federal investiga um esquema que movimentou cerca de 10 bilhões de reais em operações de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Há suspeitas de negócios das quadrilhas com a Petrobras e o Ministério da Saúde. Chater é um dos pivôs da investigação, junto com os doleiros Alberto Youssef, Nelma Kodama e Raul Srour. Desde o início do inquérito em meados de 2013, foram detectadas diversas ligações telefônicas que indicam transações financeiras entre Chater e Urnau. O ex-secretário é suspeito de lavagem de dinheiro, mas a Justiça Federal ordenou que seja melhor esclarecida a participação dele no esquema. Urnau foi secretário adjunto de Transportes no governo de José Roberto Arruda.

Outro funcionário do governo do Distrito Federal investigado na Lava Jato é o policial civil Clayton Rinaldi de Oliveira. Ele teve bens bloqueados por ordem da 13ª Vara Federal do Paraná. A polícia constatou que ele obteve dinheiro em espécie com a quadrilha comandada por Chater. Oliveira também fez transações consideradas atípicas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). De acordo com um relatório de inteligência financeira (RIF), o policial civil movimentou 947.267,00 mil reais de março a outubro de 2011 como pessoa física enquanto sua empresa Rinaldi Consultoria Empresarial girou 6,5 milhões de reais. E empresas ligadas a Chater estão na origem desses recursos. O agente da Polícia Civil recebeu cerca de 935.000,00 reais de um posto de gasolina que pertenceu ao doleiro e 344.500,00 reais de outro posto de combustíveis que ainda pertence a Chater.

Os investigadores suspeitam que o policial civil cometeu crime de lavagem de dinheiro, porque julgaram ser discrepante a movimentação financeira de sua empresa e os seus salários de policial civil.

O doleiro Chater motivou o início das investigações da Lava Jato. Ele foi flagrado inicialmente em uma aparente operação de lavagem de dinheiro de recursos do deputado federal José Janene (PP), que morreu em 2010 e foi um dos acusados no processo do mensalão, esquema de compra de apoio político de parlamentares de PP, PL (atual PR), PTB e PMDB pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva. No começo do inquérito da operação Lava Jato, foi detectado que Chater aplicou recursos de Janene na Dunel Indústria e Comércio, empresa da qual o deputado era sócio. As transações foram feitas por duas empresas controladas pelo doleiro, sem indicar que os recursos originalmente pertenciam ao político.

Fonte: Com informações da Veja Online

Publicado Por: Manoel José

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


WX - Village Leste
meu blog 2
LIKE HR
WS Construtora - Alto das Palmeiras
DREAM PARK ABC
THREVO PIATZ
Mirante da Mota Machado
VAL PRAEIRO HELICONIA
Inocoop Recanto das Palmeiras
Últimas Notícias
07h51 Aplaudido até em derrota, Palmeiras atribui boa campanha à torcida 07h34 CBF confirma Costa Rica como primeiro rival do Brasil após Copa América 07h08 Mayweather anuncia volta aos ringues após luta do século com Pacquiao 06h56 Em manifesto,grupos CUT, MST e UNE poupam Dilma e pedem o 'Fora Cunha' 06h35 Presidente do PT defende o 'direito de defesa' de Dirceu, preso na Lava Jato 06h06 Deputado Robert Rios afirma: 'Falo o que quiser, não aluguei meu discurso' 05h58 Indiozinho de "O Rei do Gado" agora é DJ e reaparece com visual barbudo 05h29 O bom é que o beijo não é técnico, diz Brichta sobre 1º filme com Esteves 05h04 Ex-operadora de telemarketing fatura R$ 6 milhões com franquia de cursos 04h55 Fernanda Lima é acusada de racismo por foto de babás negras 04h36 Andressa Urach teme ameaças de morte por biografia 04h02 Erros de tradução atrasam acordo comercial entre Brasil e países africanos 03h53 Projeto de arborização na escola conscientiza alunos 03h33 Obra de construção de cobertura do pátio de escola tem licitação aprovada 03h18 Mandos de campos das oitavas de final da Copa Sadia do Brasil estão definidos. 03h03 Orquestra Sinfônica realiza Concerto para Teresina; veja 02h56 Levy discute 'agenda de crescimento' durante reunião com Renan Calheiros 02h45 Motorista perde controle de carro e bate em árvore no bairro Sacy 02h42 Basquetebol movimentou o final de semana esportivo no litoral piauiense 02h34 'Tenho vontade de ser a Disney brasileira', diz filha de Silvio Santos 02h07 Cyborg cobra que Ronda suba de peso após limpar categoria no UFC 01h36 Veículo público foi alvo de vandalismo em NSR 00h53 PT decide que não fará defesa pública de José Dirceu, preso na Lava Jato 00h43 CFF abre as inscrições para o Prêmio Jayme Torres 2015 00h43 Alunos do Pelotão Mirim ganham uniforme em Miguel Leão
VANGUARDA BARCELONA
BRISA SUL
Mirante da Mota Machado
SEU IMOVEL NA DANTAS
HR like
virada geek

Mais Lidas

    BRISA SUL PISCINA

    Enquete

    Que bancada trabalhou mais neste primeiro semestre?

    Total de Votos: 82

    Válida de 15/07/2015 a 22/07/2015

    VILLAGE LESTE - WX
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    MEU BLOG 2
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    LIKE HR
    Boa Vista - Brisa Sul - piscina
    THREVO POETIC
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    VAL PRAEIRO

    180graus no Instagramno Instagram

    Mirante da Mota Machado
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    WX - Village Leste
    THREVO POETIC