180graus

Era Secretário em Brasília - 01/04/2014 às 19h31

Operação Lava Jato prende ex-secretário e policial por lavar dinheiro com doleiro

Júlio Luis Urnau é investigado por suspeita de ser "sócio informal" do doleiro Carlos Habib Chater

Inocoop - Recanto das Palmeiras
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
Mirante da Mota Machado
ENEM INTENSIVO CEV
SA CAVALCANTE RIO POTY
RESERVA HELICONIA
Tire sua habilitação na Servemplac
DREAM PARK ABC
WS Construtora - Recanto das Palmeiras
Anilson Feitosa Kangaco
THREVO - RESERVA DOS PINHEIROS





Os doleiros investigados na operação Lava Jato também tinham ramificações no governo do Distrito Federal. O ex-secretário adjunto de Transportes do Distrito Federal Júlio Luis Urnau é investigado por suspeita de ser "sócio informal" do doleiro Carlos Habib Chater, na Valortur Câmbio e Turismo, e de ter se beneficiado de operações de lavagem de dinheiro. Não é a primeira vez que ele é alvo de um inquérito policial. Urnau chegou a ser preso em 2011 acusado de receber propina de uma cooperativa de transporte.

Na operação Lava Jato, a Polícia Federal investiga um esquema que movimentou cerca de 10 bilhões de reais em operações de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Há suspeitas de negócios das quadrilhas com a Petrobras e o Ministério da Saúde. Chater é um dos pivôs da investigação, junto com os doleiros Alberto Youssef, Nelma Kodama e Raul Srour. Desde o início do inquérito em meados de 2013, foram detectadas diversas ligações telefônicas que indicam transações financeiras entre Chater e Urnau. O ex-secretário é suspeito de lavagem de dinheiro, mas a Justiça Federal ordenou que seja melhor esclarecida a participação dele no esquema. Urnau foi secretário adjunto de Transportes no governo de José Roberto Arruda.

Outro funcionário do governo do Distrito Federal investigado na Lava Jato é o policial civil Clayton Rinaldi de Oliveira. Ele teve bens bloqueados por ordem da 13ª Vara Federal do Paraná. A polícia constatou que ele obteve dinheiro em espécie com a quadrilha comandada por Chater. Oliveira também fez transações consideradas atípicas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). De acordo com um relatório de inteligência financeira (RIF), o policial civil movimentou 947.267,00 mil reais de março a outubro de 2011 como pessoa física enquanto sua empresa Rinaldi Consultoria Empresarial girou 6,5 milhões de reais. E empresas ligadas a Chater estão na origem desses recursos. O agente da Polícia Civil recebeu cerca de 935.000,00 reais de um posto de gasolina que pertenceu ao doleiro e 344.500,00 reais de outro posto de combustíveis que ainda pertence a Chater.

Os investigadores suspeitam que o policial civil cometeu crime de lavagem de dinheiro, porque julgaram ser discrepante a movimentação financeira de sua empresa e os seus salários de policial civil.

O doleiro Chater motivou o início das investigações da Lava Jato. Ele foi flagrado inicialmente em uma aparente operação de lavagem de dinheiro de recursos do deputado federal José Janene (PP), que morreu em 2010 e foi um dos acusados no processo do mensalão, esquema de compra de apoio político de parlamentares de PP, PL (atual PR), PTB e PMDB pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva. No começo do inquérito da operação Lava Jato, foi detectado que Chater aplicou recursos de Janene na Dunel Indústria e Comércio, empresa da qual o deputado era sócio. As transações foram feitas por duas empresas controladas pelo doleiro, sem indicar que os recursos originalmente pertenciam ao político.

Fonte: Com informações da Veja Online

Publicado Por: Manoel José

VANITY SANDRA SILVA
WS Construtora - Alto das Palmeiras
LIKE HR
WX - Village Leste
VAL PRAEIRO HELICONIA
THREVO PIATZ
Inocoop Recanto das Palmeiras
Mirante da Mota Machado
VANITY SANDRA SILVA
DREAM PARK ABC
Últimas Notícias
22h00 Decoração com pregador de roupa dá utilidade criativa a objeto curinga 22h00 No PI e mais 5 estados o nono dígito no celular passa a valer no domingo 21h57 Federação define árbitros da final do segundo turno entre Flamengo e Ríver 21h52 Seminário da educação em Joca Marques 21h47 POLÍTICOS aposentados do Piauí recebem R$ 1,4 milhão 21h36 Vereadora de Teresina quer tratamento especial para mulheres contra o fumo 21h02 Deputada aciona Governo para debater os graves problemas de Joaquim Pires 20h59 Cantor Ed Sheeran e seu 'olho preguiçoso' são imortalizados em estátua de cera 20h58 CNJ discute atualização de regras de tecnologia para Judiciário brasileiro 20h49 OAB-PI cobra ao CNJ implementação do processo eletrônico no TJ-PI 20h40 58% vota pedindo greve, mas UFPI fica de fora do movimento nacional 20h37 Consumo das famílias cai 1,5% no 1º trimestre, afirma IBGE 20h35 O blues contagiante do americano J.J. Jackson também estará no Festival de Inverno 20h26 O blues contagiante do americano J.J. Jackson também estará no Festival de Inverno 20h20 Robô criado pelo MIT consegue pular obstáculos no meio da corrida 20h16 Visando a segurança no Festival de Inverno, PRF-PI apreende 17 motos 20h10 Apple explica o que fazer quando iPhone travar depois de receber SMS 20h04 Mulher é colhida por moto e morre ao tentar atravessar a PI-113 20h01 Policiais afirmam que não 'choram de barriga cheia' e cobram reajustes 19h55 UFPI prorroga inscrições de seleção com sete vagas; acesse o edital 19h55 A prefeitura municipal de Fronteiras comemora os 80 anos do município 19h50 Assessor de Sabrina Sato nega affair dela com Lucas Lucco: 'Ela deu risada' 19h36 Ex-empresária rebate Anitta sobre show nos EUA sem visto: 'Com consentimento' 19h35 Com novo formato, Bonner decreta fim do 'folclore da bermuda' no 'JN' 19h27 A prefeitura municipal de Fronteiras comemora os 80 anos do município
SA CAVALCANTE RIO POTY
MELHORES IMOVEIS
BRISA SUL - BOA VISTA
HR like
Tire sua habilitação na Servemplac
SA CAVALCANTE RIO POTY
SEU IMOVEL NA DANTAS
Mirante da Mota Machado

Mais Lidas

    AGUAS DE TIMON
    BRISA SUL PISCINA
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    VANITY SANDRA SILVA
    Imobiliaria
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS

    Enquete

    Sem o pagamento integral do reajuste previsto para o mês de maio, os Policiais Militares ameaçam paralisar suas atividades integralmente, enquanto o governo negocia o parcelamento do reajuste. Você acha correto que os policiais cruzem os braços?

    Total de Votos: 235

    Válida de 27/05/2015 a 03/06/2015

    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    Mirante da Mota Machado
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    VILLAGE LESTE - WX
    SA CAVALCANTE RIO POTY
    VAL PRAEIRO
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    LIKE HR
    AGUAS DE TIMON

    180graus no Instagramno Instagram

    Inocoop Recanto das Palmeiras
    Mirante da Mota Machado
    WX - Village Leste
    AGUAS DE TIMON
    Tire sua habilitação na Servemplac