180graus

Era Secretário em Brasília - 01/04/2014 às 19h31

Operação Lava Jato prende ex-secretário e policial por lavar dinheiro com doleiro

Júlio Luis Urnau é investigado por suspeita de ser "sócio informal" do doleiro Carlos Habib Chater

CONSTRUIR
VAGA VENDAS
PIAUI FEST
Kangaco
CONSTRUTORA HIDROS
TELHAS MAFRENSE
MANINHO ATACADISTA

Os doleiros investigados na operação Lava Jato também tinham ramificações no governo do Distrito Federal. O ex-secretário adjunto de Transportes do Distrito Federal Júlio Luis Urnau é investigado por suspeita de ser "sócio informal" do doleiro Carlos Habib Chater, na Valortur Câmbio e Turismo, e de ter se beneficiado de operações de lavagem de dinheiro. Não é a primeira vez que ele é alvo de um inquérito policial. Urnau chegou a ser preso em 2011 acusado de receber propina de uma cooperativa de transporte.

Na operação Lava Jato, a Polícia Federal investiga um esquema que movimentou cerca de 10 bilhões de reais em operações de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Há suspeitas de negócios das quadrilhas com a Petrobras e o Ministério da Saúde. Chater é um dos pivôs da investigação, junto com os doleiros Alberto Youssef, Nelma Kodama e Raul Srour. Desde o início do inquérito em meados de 2013, foram detectadas diversas ligações telefônicas que indicam transações financeiras entre Chater e Urnau. O ex-secretário é suspeito de lavagem de dinheiro, mas a Justiça Federal ordenou que seja melhor esclarecida a participação dele no esquema. Urnau foi secretário adjunto de Transportes no governo de José Roberto Arruda.

Outro funcionário do governo do Distrito Federal investigado na Lava Jato é o policial civil Clayton Rinaldi de Oliveira. Ele teve bens bloqueados por ordem da 13ª Vara Federal do Paraná. A polícia constatou que ele obteve dinheiro em espécie com a quadrilha comandada por Chater. Oliveira também fez transações consideradas atípicas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). De acordo com um relatório de inteligência financeira (RIF), o policial civil movimentou 947.267,00 mil reais de março a outubro de 2011 como pessoa física enquanto sua empresa Rinaldi Consultoria Empresarial girou 6,5 milhões de reais. E empresas ligadas a Chater estão na origem desses recursos. O agente da Polícia Civil recebeu cerca de 935.000,00 reais de um posto de gasolina que pertenceu ao doleiro e 344.500,00 reais de outro posto de combustíveis que ainda pertence a Chater.

Os investigadores suspeitam que o policial civil cometeu crime de lavagem de dinheiro, porque julgaram ser discrepante a movimentação financeira de sua empresa e os seus salários de policial civil.

O doleiro Chater motivou o início das investigações da Lava Jato. Ele foi flagrado inicialmente em uma aparente operação de lavagem de dinheiro de recursos do deputado federal José Janene (PP), que morreu em 2010 e foi um dos acusados no processo do mensalão, esquema de compra de apoio político de parlamentares de PP, PL (atual PR), PTB e PMDB pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva. No começo do inquérito da operação Lava Jato, foi detectado que Chater aplicou recursos de Janene na Dunel Indústria e Comércio, empresa da qual o deputado era sócio. As transações foram feitas por duas empresas controladas pelo doleiro, sem indicar que os recursos originalmente pertenciam ao político.

Fonte: Com informações da Veja Online

Publicado Por: Manoel José

Últimas Notícias
13h02 Identifique sinais de que o celular está atrapalhando a sua vida 13h02 Mitch Winehouse diz que fala com sua filha três anos após sua morte 13h02 Curso de técnico em segurança do trabalho é o mais procurado no Sisutec 13h01 DIRETO DA TV MN: Acompanhe o debate com os candidatos a senador 12h50 Mais uma contra W.Dias: advogados denunciam campanha em uma igreja 12h46 O Blog que faz a diferença ! 12h42 Curso Básico de Libras na Primeira Igreja Batista de São Luis. 12h30 É demais, Cutrim… 12h28 Prefeitura encerra neste mês pagamento em cota única do IPTU 12h27 Começa em Oeiras a campanha para a doação de sangue 12h17 Prefeito Gilberto Junior participa da nova contratualização de unidades hospitalares da rede SUS 12h12 Joninha teria desistido da candidatura de deputado para apoiar Firmino Paulo 12h12 Flamengo do Saquinho está na final do campeonato Picoense 12h09 Deputados estaduais do PI gastam R$ 3 mi com aluguel de carros e aviões 12h06 Confraternização em comemoração aos Festejos do Sagrado Coração de Jesus 12h06 Sesapi celebra nova contrualização de unidade hospitalares da rede SUS 12h04 Artista holandês cria nova forma de vida movida pelo vento 12h00 Ambev abre inscrições para Programa de Trainee 2015; projetos estratégicos 11h58 Piauiense que delatou o ex-ministro Palocci, promete doar a indenização 11h58 Capacitação dos Conselheiros Tutelares 11h45 TRE julga registro de candidatos e indefere candidatura de deputada estadual 11h42 Sem água no Jacinta Andrade, moradores abandonam casas 11h40 Segurança Pública do Estado ganha 17 novas viaturas 11h40 Justiça do Trabalho suspende expediente e prazos na próxima segunda-feira (28) 11h38 Obras na BR 316 causam acidentes em Ipiranga
Curso in company
ControlX
ControlX

Enquete

Você acha que o Dunga vai fazer realmente um bom trabalho de volta ao cargo de técnico da Seleção Brasileira ou sai antes mesmo da Copa 2018?

Total de Votos: 101

Válida de 22/07/2014 a 29/07/2014

Mais lidas

    CONSTRUTORA HIDROS
    IRRITEC
    TELHAS MAFRENSE

    180graus no Instagramno Instagram