180graus

Era Secretário em Brasília - 01/04/2014 às 19h31

Operação Lava Jato prende ex-secretário e policial por lavar dinheiro com doleiro

Júlio Luis Urnau é investigado por suspeita de ser "sócio informal" do doleiro Carlos Habib Chater

ZAP ZAP DO BETO
RESERVA HELICONIA
Osório - Ed. Neuton Oliveira
REVISAO FINAL
CEV
Anilson Feitosa Kangaco





Os doleiros investigados na operação Lava Jato também tinham ramificações no governo do Distrito Federal. O ex-secretário adjunto de Transportes do Distrito Federal Júlio Luis Urnau é investigado por suspeita de ser "sócio informal" do doleiro Carlos Habib Chater, na Valortur Câmbio e Turismo, e de ter se beneficiado de operações de lavagem de dinheiro. Não é a primeira vez que ele é alvo de um inquérito policial. Urnau chegou a ser preso em 2011 acusado de receber propina de uma cooperativa de transporte.

Na operação Lava Jato, a Polícia Federal investiga um esquema que movimentou cerca de 10 bilhões de reais em operações de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Há suspeitas de negócios das quadrilhas com a Petrobras e o Ministério da Saúde. Chater é um dos pivôs da investigação, junto com os doleiros Alberto Youssef, Nelma Kodama e Raul Srour. Desde o início do inquérito em meados de 2013, foram detectadas diversas ligações telefônicas que indicam transações financeiras entre Chater e Urnau. O ex-secretário é suspeito de lavagem de dinheiro, mas a Justiça Federal ordenou que seja melhor esclarecida a participação dele no esquema. Urnau foi secretário adjunto de Transportes no governo de José Roberto Arruda.

Outro funcionário do governo do Distrito Federal investigado na Lava Jato é o policial civil Clayton Rinaldi de Oliveira. Ele teve bens bloqueados por ordem da 13ª Vara Federal do Paraná. A polícia constatou que ele obteve dinheiro em espécie com a quadrilha comandada por Chater. Oliveira também fez transações consideradas atípicas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). De acordo com um relatório de inteligência financeira (RIF), o policial civil movimentou 947.267,00 mil reais de março a outubro de 2011 como pessoa física enquanto sua empresa Rinaldi Consultoria Empresarial girou 6,5 milhões de reais. E empresas ligadas a Chater estão na origem desses recursos. O agente da Polícia Civil recebeu cerca de 935.000,00 reais de um posto de gasolina que pertenceu ao doleiro e 344.500,00 reais de outro posto de combustíveis que ainda pertence a Chater.

Os investigadores suspeitam que o policial civil cometeu crime de lavagem de dinheiro, porque julgaram ser discrepante a movimentação financeira de sua empresa e os seus salários de policial civil.

O doleiro Chater motivou o início das investigações da Lava Jato. Ele foi flagrado inicialmente em uma aparente operação de lavagem de dinheiro de recursos do deputado federal José Janene (PP), que morreu em 2010 e foi um dos acusados no processo do mensalão, esquema de compra de apoio político de parlamentares de PP, PL (atual PR), PTB e PMDB pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva. No começo do inquérito da operação Lava Jato, foi detectado que Chater aplicou recursos de Janene na Dunel Indústria e Comércio, empresa da qual o deputado era sócio. As transações foram feitas por duas empresas controladas pelo doleiro, sem indicar que os recursos originalmente pertenciam ao político.

Fonte: Com informações da Veja Online

Publicado Por: Manoel José

Curta a nossa fanpage
ZAP ZAP DO BETO
VAL PRAEIRO HELICONIA
WX - Village Leste
THREVO PIATZ
VAL PRAEIRO HELICONIA
Duas cabeças pensam melhor do que uma
Últimas Notícias
15h08 Alunos desenvolvem projeto de sustentabilidade em escola da zona leste 15h07 Para presentear a sogra, aprenda a preparar um Romeu e Julieta Moderno 15h05 Campanha contra dengue e Chikungunya é realizada em ruas do centro da cidade 15h00 Como aproveitar as vantagens da imobiliária e do corretor na compra de imóveis 15h00 Plano Plurianual terá apoio do setor privado e participação da população 14h56 Fundação Municipal de Saúde realiza ação preventiva a viroses em CMEI do Mocambinho 14h49 APAE de José de Freitas irá sediar a XI Olimpíadas Especiais das APAEs do Piauí 14h45 Indonésia executa Rodrigo Gularte por pelotão de fuzilamento, diz TV 14h35 Campanha Nacional contra a gripe irá vacinar mais de 150 mil pessoas 14h35 Tudo Pronto para a grande final da Copa Municipal de Futsal 2015 14h32 Foi divulgado o edital de pintura sustentável na Avenida Maranhão 14h32 Dupla assalta lanchonete com arma de fogo, um é capturado em Parnaíba 14h28 Confira a programação do Dia do Vaqueiro em Landri Sales 14h22 TRE derruba a liminar que mantinha prefeito cassado exercendo o cargo 14h14 Equipe da Globo é assaltada ao vivo durante uma reportagem 14h11 Em ensaio de sutiã aberto, Simony revela sexo arriscado em carro em movimento 14h10 Strans participa de ação para poder conscientizar motoristas nas rodovias 14h05 Prazo para tomar posse no concurso da Semec encerra nesta quarta-feira, 29 14h04 Assembleia Legislativa enviará ao Congresso manifesto contra a terceirização 14h04 Prefeito Esdras Avelino participa de audiência na UESPI 14h01 UESPI e prefeito de Avelino Lopes discutem qualificação educacional da região 14h00 'Adora Alegrete' marcou as festividades de aniversário com grande show evangélico 13h55 Espaço do empreendedor de Pio IX oferece curso 'Sei Planejar' 13h52 Projeto de Lei da terceirização chega ao Senado; pode haver resistência 13h48 Prefeita de Pio IX se reúne com secretários para debate sobre Fundeb
Curta a nossa fanpage
ZAP ZAP DO BETO
Duas cabeças pensam melhor do que uma

Mais Lidas

    VAL PRAEIRO HELICONIA

    Enquete

    Para você, no âmbito do Executivo, qual o pior nível de administração?

    Total de Votos: 381

    Válida de 25/04/2015 a 02/05/2015

    ZAP ZAP DO BETO
    Curta a nossa fanpage
    Duas cabeças pensam melhor do que uma
    THREVO POETIC
    VAL PRAEIRO

    180graus no Instagramno Instagram

    VAL PRAEIRO HELICONIA
    THREVO POETIC
    WX - Village Leste