180graus

Era Secretário em Brasília - 01/04/2014 às 19h31

Operação Lava Jato prende ex-secretário e policial por lavar dinheiro com doleiro

Júlio Luis Urnau é investigado por suspeita de ser "sócio informal" do doleiro Carlos Habib Chater

PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
SA CAVALCANTE RIO POTY
Helder Eugênio Advogados Associados
MEDFACID CEV
THREVO - RESERVA DOS PINHEIROS
MEDFACID CEV
Inocoop - Recanto das Palmeiras
TRAGA SEU IMOVEL PARA DANTAS
Prof. Antônio Luis - Noções de Contabilidade
VANGUARDA BARCELONA
DREAM PARK ABC





Os doleiros investigados na operação Lava Jato também tinham ramificações no governo do Distrito Federal. O ex-secretário adjunto de Transportes do Distrito Federal Júlio Luis Urnau é investigado por suspeita de ser "sócio informal" do doleiro Carlos Habib Chater, na Valortur Câmbio e Turismo, e de ter se beneficiado de operações de lavagem de dinheiro. Não é a primeira vez que ele é alvo de um inquérito policial. Urnau chegou a ser preso em 2011 acusado de receber propina de uma cooperativa de transporte.

Na operação Lava Jato, a Polícia Federal investiga um esquema que movimentou cerca de 10 bilhões de reais em operações de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Há suspeitas de negócios das quadrilhas com a Petrobras e o Ministério da Saúde. Chater é um dos pivôs da investigação, junto com os doleiros Alberto Youssef, Nelma Kodama e Raul Srour. Desde o início do inquérito em meados de 2013, foram detectadas diversas ligações telefônicas que indicam transações financeiras entre Chater e Urnau. O ex-secretário é suspeito de lavagem de dinheiro, mas a Justiça Federal ordenou que seja melhor esclarecida a participação dele no esquema. Urnau foi secretário adjunto de Transportes no governo de José Roberto Arruda.

Outro funcionário do governo do Distrito Federal investigado na Lava Jato é o policial civil Clayton Rinaldi de Oliveira. Ele teve bens bloqueados por ordem da 13ª Vara Federal do Paraná. A polícia constatou que ele obteve dinheiro em espécie com a quadrilha comandada por Chater. Oliveira também fez transações consideradas atípicas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). De acordo com um relatório de inteligência financeira (RIF), o policial civil movimentou 947.267,00 mil reais de março a outubro de 2011 como pessoa física enquanto sua empresa Rinaldi Consultoria Empresarial girou 6,5 milhões de reais. E empresas ligadas a Chater estão na origem desses recursos. O agente da Polícia Civil recebeu cerca de 935.000,00 reais de um posto de gasolina que pertenceu ao doleiro e 344.500,00 reais de outro posto de combustíveis que ainda pertence a Chater.

Os investigadores suspeitam que o policial civil cometeu crime de lavagem de dinheiro, porque julgaram ser discrepante a movimentação financeira de sua empresa e os seus salários de policial civil.

O doleiro Chater motivou o início das investigações da Lava Jato. Ele foi flagrado inicialmente em uma aparente operação de lavagem de dinheiro de recursos do deputado federal José Janene (PP), que morreu em 2010 e foi um dos acusados no processo do mensalão, esquema de compra de apoio político de parlamentares de PP, PL (atual PR), PTB e PMDB pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva. No começo do inquérito da operação Lava Jato, foi detectado que Chater aplicou recursos de Janene na Dunel Indústria e Comércio, empresa da qual o deputado era sócio. As transações foram feitas por duas empresas controladas pelo doleiro, sem indicar que os recursos originalmente pertenciam ao político.

Fonte: Com informações da Veja Online

Publicado Por: Manoel José

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


NEURACI ROCHA - PALAZZO MONTICELLO
WX - Village Leste
LIKE HR
VANITY SANDRA SILVA
VANITY SANDRA SILVA
VAL PRAEIRO HELICONIA
Inocoop Recanto das Palmeiras
Mirante da Mota Machado
Últimas Notícias
22h11 Concurso 'Minha escola é a mais florida' será lançado durante a 40ª ExpoCorrente 22h00 Série "Atlanta", do canal FX, já tem seu elenco definido; confira 22h00 Conheça sobre a rentabilidade do investimento em imóveis 21h52 Cia. Barbixas de Humor participará de novo humorístico da Globo 21h34 Marisa Tomei entra para o elenco da segunda temporada de 'Empire' 21h13 Piauiense concorre a promoção exclusiva do programa Xuxa Meneguel, confira 21h02 MPF já ingressou com 76 processos de combate à corrupção no Piauí este ano 21h01 Record decide contratar Márcio Garcia para apresentar A Fazenda 21h01 Carreta carregada de esferas de aço tomba após colidir em Kadett; fotos! 21h00 Feira da Agricultura Familiar abriu oficialmente as festividades dos 105 anos de Piripiri 21h00 Primeiro dia de Pirifolia atraiu uma multidão para a Avenida Raimundo Holanda 20h39 Acidente em serra entre um caminhão e moto deixa uma pessoa morta no PI 20h30 Mulheres de São João da Serra são beneficiadas com 'Projeto Chamada Pública Carnaubais' 20h13 Ex-prefeito no PI é condenado no TCE por falha durante a sua gestão em 2012 20h06 OAB só vai ao Supremo se redução da maioridade for aprovada; confira 20h02 PROMOTORA do Piauí leva punição por faltar a audiências 19h17 Ex-gestora do hospital regional de São João do Piauí vai pagar multa no TCE 18h12 Emater realiza oficina para mulheres de São João da Serra 18h00 Refinanciamento: um empréstimo com juros baixos 18h00 Internet 'infinita' e segura: aparelho distribui sinal em área de até 4 km 17h56 Ministro aprova projeto de arborização e reformas dos parques ambientais 17h53 Bebida que mata: refrigerante causa 184 mil mortes ao ano no mundo 17h41 Última vítima do estupro coletivo em Castelo recebe alta do Hospital de Urgência 17h39 Suas habilidades no trabalho mudam conforme a idade, diz estudo 17h36 WhatsApp Lock: aprenda a colocar senha no app e proteja suas conversas
VANGUARDA BARCELONA
BRISA SUL
SA CAVALCANTE RIO POTY
SEU IMOVEL NA DANTAS
SA CAVALCANTE RIO POTY
HR like

Mais Lidas

    VANITY SANDRA SILVA
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    Imobiliaria

    Enquete

    Para o Enem, você...

    Total de Votos: 150

    Válida de 23/06/2015 a 30/06/2015

    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    Mirante da Mota Machado
    SA CAVALCANTE RIO POTY
    SEU IMOVEL NA DANTAS

    180graus no Instagramno Instagram

    THREVO POETIC
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Inocoop Recanto das Palmeiras