180graus

Era Secretário em Brasília - 01/04/2014 às 19h31

Operação Lava Jato prende ex-secretário e policial por lavar dinheiro com doleiro

Júlio Luis Urnau é investigado por suspeita de ser "sócio informal" do doleiro Carlos Habib Chater

unimed fev





Os doleiros investigados na operação Lava Jato também tinham ramificações no governo do Distrito Federal. O ex-secretário adjunto de Transportes do Distrito Federal Júlio Luis Urnau é investigado por suspeita de ser "sócio informal" do doleiro Carlos Habib Chater, na Valortur Câmbio e Turismo, e de ter se beneficiado de operações de lavagem de dinheiro. Não é a primeira vez que ele é alvo de um inquérito policial. Urnau chegou a ser preso em 2011 acusado de receber propina de uma cooperativa de transporte.

Na operação Lava Jato, a Polícia Federal investiga um esquema que movimentou cerca de 10 bilhões de reais em operações de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Há suspeitas de negócios das quadrilhas com a Petrobras e o Ministério da Saúde. Chater é um dos pivôs da investigação, junto com os doleiros Alberto Youssef, Nelma Kodama e Raul Srour. Desde o início do inquérito em meados de 2013, foram detectadas diversas ligações telefônicas que indicam transações financeiras entre Chater e Urnau. O ex-secretário é suspeito de lavagem de dinheiro, mas a Justiça Federal ordenou que seja melhor esclarecida a participação dele no esquema. Urnau foi secretário adjunto de Transportes no governo de José Roberto Arruda.

Outro funcionário do governo do Distrito Federal investigado na Lava Jato é o policial civil Clayton Rinaldi de Oliveira. Ele teve bens bloqueados por ordem da 13ª Vara Federal do Paraná. A polícia constatou que ele obteve dinheiro em espécie com a quadrilha comandada por Chater. Oliveira também fez transações consideradas atípicas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). De acordo com um relatório de inteligência financeira (RIF), o policial civil movimentou 947.267,00 mil reais de março a outubro de 2011 como pessoa física enquanto sua empresa Rinaldi Consultoria Empresarial girou 6,5 milhões de reais. E empresas ligadas a Chater estão na origem desses recursos. O agente da Polícia Civil recebeu cerca de 935.000,00 reais de um posto de gasolina que pertenceu ao doleiro e 344.500,00 reais de outro posto de combustíveis que ainda pertence a Chater.

Os investigadores suspeitam que o policial civil cometeu crime de lavagem de dinheiro, porque julgaram ser discrepante a movimentação financeira de sua empresa e os seus salários de policial civil.

O doleiro Chater motivou o início das investigações da Lava Jato. Ele foi flagrado inicialmente em uma aparente operação de lavagem de dinheiro de recursos do deputado federal José Janene (PP), que morreu em 2010 e foi um dos acusados no processo do mensalão, esquema de compra de apoio político de parlamentares de PP, PL (atual PR), PTB e PMDB pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva. No começo do inquérito da operação Lava Jato, foi detectado que Chater aplicou recursos de Janene na Dunel Indústria e Comércio, empresa da qual o deputado era sócio. As transações foram feitas por duas empresas controladas pelo doleiro, sem indicar que os recursos originalmente pertenciam ao político.

Fonte: Com informações da Veja Online

Publicado Por: Manoel José

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


10 melhores piores prefeitos
18 Piauienses + Influentes de 2015
unimed fev
Últimas Notícias
00h09 Quarta da ressaca com rodada dupla no Albertão com EC Flamengo e River na parada 23h59 Talismã e Contágio fecharam o carnaval de N. S. dos Remédios 22h25 Firmino diz que passará por exames de rotina e deve fazer 'cateterismo' 20h42 Atraso tira Unidos da Santana da disputa; Ziriguidum, Skindô e Brasa desfilam 18h19 Peruche escapa de cair e reclama de Ju Isen: 'Peladona derrubou a gente' 18h15 Piauí registra 112 casos suspeitos de microcefalia em 42 municípios; veja lista 18h10 PM prende jovem suspeita de agredir e roubar aposentada 17h14 Após confusão na apuração, Império de Casa Verde é campeã em São Paulo 17h01 Presidente da Ziriguidum posa com as musas que irão desfilar em THE 16h47 Mutirão para matriculas do EJA será realizado nesta quinta pela Seduc-PI 16h34 Major Paulo Roberto decide mudar o seu gabinete após exposição;nomes 16h16 Políticos estão contratando serviços privados de segurança no Piauí 15h48 Bancada só conseguiu R$ 7 milhões do total que pediu para projeto no PI 15h25 Prefeito e Secretário Realizam Palestra em Retiro para Jovens 15h07 Domingão de Carnaval também pra criançada no tradicional Matinê no Favo de Mel 15h05 Programação de Carnaval contou com vesperal mirim no município 14h55 Prefeito Raimundo Ferreira visita comunidades em pleno carnaval ! 14h47 Vesperal mirim e paredões fazem o 3º dia de carnaval em Altos 14h29 Bloco Gatões atrai grande multidão nas ruas de União 13h32 Bloco do Bené agita a segunda-feira de carnaval em Agricolândia 13h13 7 tipos de homens com quem toda mulher mantém contato no WhatsApp 12h30 Foliões caíram na folia lotando os Bares em blocos no Sábado de Carnaval em Beneditinos,veja 12h23 Teste rápido diz se seu cabelo está detonado em apenas 5 minutos (e como salvá-lo) 12h19 Empresário piauiense é esfaqueado em festa de carnaval 12h14 Rei da Cacimbinha e Banda Triballis agitam a 3ª noite do Carnaval de Água Branca

Mais Lidas


    Enquete

    Você prefere...

    Total de Votos: 225

    Válida de 01/02/2016 a 08/02/2016

    180graus no Instagramno Instagram