180graus

Era Secretário em Brasília - 01/04/2014 às 19h31

Operação Lava Jato prende ex-secretário e policial por lavar dinheiro com doleiro

Júlio Luis Urnau é investigado por suspeita de ser "sócio informal" do doleiro Carlos Habib Chater

IEMP - Prof. Ana Cristina
180 & Gracom - Maratona
Cofen- Enfermagem
Phocus Galerie
Dr. Raimundo Junior
Cev- Maio
Coren Enfermagem
Alves e Alves- (Dr. Daniel)
Coren- Enfermagem
180 - Vende-se Hilux





Os doleiros investigados na operação Lava Jato também tinham ramificações no governo do Distrito Federal. O ex-secretário adjunto de Transportes do Distrito Federal Júlio Luis Urnau é investigado por suspeita de ser "sócio informal" do doleiro Carlos Habib Chater, na Valortur Câmbio e Turismo, e de ter se beneficiado de operações de lavagem de dinheiro. Não é a primeira vez que ele é alvo de um inquérito policial. Urnau chegou a ser preso em 2011 acusado de receber propina de uma cooperativa de transporte.

Na operação Lava Jato, a Polícia Federal investiga um esquema que movimentou cerca de 10 bilhões de reais em operações de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Há suspeitas de negócios das quadrilhas com a Petrobras e o Ministério da Saúde. Chater é um dos pivôs da investigação, junto com os doleiros Alberto Youssef, Nelma Kodama e Raul Srour. Desde o início do inquérito em meados de 2013, foram detectadas diversas ligações telefônicas que indicam transações financeiras entre Chater e Urnau. O ex-secretário é suspeito de lavagem de dinheiro, mas a Justiça Federal ordenou que seja melhor esclarecida a participação dele no esquema. Urnau foi secretário adjunto de Transportes no governo de José Roberto Arruda.

Outro funcionário do governo do Distrito Federal investigado na Lava Jato é o policial civil Clayton Rinaldi de Oliveira. Ele teve bens bloqueados por ordem da 13ª Vara Federal do Paraná. A polícia constatou que ele obteve dinheiro em espécie com a quadrilha comandada por Chater. Oliveira também fez transações consideradas atípicas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). De acordo com um relatório de inteligência financeira (RIF), o policial civil movimentou 947.267,00 mil reais de março a outubro de 2011 como pessoa física enquanto sua empresa Rinaldi Consultoria Empresarial girou 6,5 milhões de reais. E empresas ligadas a Chater estão na origem desses recursos. O agente da Polícia Civil recebeu cerca de 935.000,00 reais de um posto de gasolina que pertenceu ao doleiro e 344.500,00 reais de outro posto de combustíveis que ainda pertence a Chater.

Os investigadores suspeitam que o policial civil cometeu crime de lavagem de dinheiro, porque julgaram ser discrepante a movimentação financeira de sua empresa e os seus salários de policial civil.

O doleiro Chater motivou o início das investigações da Lava Jato. Ele foi flagrado inicialmente em uma aparente operação de lavagem de dinheiro de recursos do deputado federal José Janene (PP), que morreu em 2010 e foi um dos acusados no processo do mensalão, esquema de compra de apoio político de parlamentares de PP, PL (atual PR), PTB e PMDB pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva. No começo do inquérito da operação Lava Jato, foi detectado que Chater aplicou recursos de Janene na Dunel Indústria e Comércio, empresa da qual o deputado era sócio. As transações foram feitas por duas empresas controladas pelo doleiro, sem indicar que os recursos originalmente pertenciam ao político.

Fonte: Com informações da Veja Online

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Carvalho e Oliveira (Wildson de Almeida)
Alves e Alves (Dr. Daniel)
Phocus Galerie
180 & Gracom - Maratona
Terno e Cia
UNIMED DIA DAS MÃES
vaga pesquisadores
Marquinhos do Pará
Panificadora Canindé
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
12h08 Cerca de 15 mil pessoas cantam com os Paralamas no Festival de Inverno 12h03 Guaribas: quadra esportiva é mais uma obra sem resultado 12h01 Festival de Inverno: Shows inesquecíveis na terceira noite 11h48 Vizinha de Amber Heard testemunha a favor da atriz contra Depp 11h46 Em Guaribas, muitos estão felizes com o afastamento de Dilma Rousseff 11h45 Luiza Brunet retorna às novelas após 16 anos; ingressará em Velho Chico 11h40 Cantora do The Voice recebe ameaças de estupro e de morte: 'Ódio de graça' 11h36 Kaká se apresenta à seleção e já pode entrar em campo no amistoso de domingo 11h28 Hamilton aproveita trapalhada da Red Bull e vence a primeira no ano 11h25 Inscrição para o Sisu começa nesta segunda-feira (30); consulte vagas! 11h18 Temer se encontra com Gilmar Mendes e irrita o Partido dos Trabalhadores 11h08 Blog diz que Dilma mentiu sobre seus encontros com Marcelo Odebrecht 11h01 No palco do 'Rock in Rio Lisboa', Ivete Sangalo falou sobre situação no Brasil 10h48 Parlamentares divergem sobre reajuste de servidores e recursos para a saúde 10h42 Tribunal cria comissão para conduzir intervenção no Cartório Naila Bucar 10h39 Modelo esportivo: Este pode ser um 'carro de família' em 2030 10h36 Veículo é encontrado incendiado na zona rural da cidade de Cocal; fotos 10h27 Saúde em destaque: Dieta com pouco sal pode fazer mal ao coração 10h20 Em um ano, quase 1 milhão de famílias brasileiras desceram de classe social 10h01 Detentos fogem da Casa de Custódia por buraco aberto no teto 09h44 Segunda Fase do XIX Exame de Ordem acontece neste domingo em 4 cidades 09h32 PI: Residências do 'Minha Casa' são entregues sem água e sem energia 09h25 Crise: Seis em cada dez cidades fecharão no vermelho este ano 09h21 PRF apreende LSD durante festa em sítio na cidade de Pedro II; imagens! 09h10 Homens são mortos durante tiroteio na zona Leste de THE

Alves e Alves (Dr. Daniel)
Dr. Raimundo Junior
Dr. Wildson de Almeida
Conplan
Terno e Cia
Phocus Galerie

Mais Lidas


    Enquete

    Cai o primeiro ministro do novo governo em apenas 12 dias. Na sua opinião, Michel Temer consegue terminar seu mandato?

    Total de Votos: 219

    Válida de 24/05/2016 a 31/05/2016

    vaga pesquisadores
    180 & Gracom - Maratona
    Phocus Galerie - Eventos
    Casa do cartucho
    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    Dr. Raimundo Junior
    Terno e Cia
    Profº Márcio Lima - Dia da Mudança
    ZikaZero

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset
    Panificadora Canindé