180graus

Era Secretário em Brasília - 01/04/2014 às 19h31

Operação Lava Jato prende ex-secretário e policial por lavar dinheiro com doleiro

Júlio Luis Urnau é investigado por suspeita de ser "sócio informal" do doleiro Carlos Habib Chater

Dantas Imobiliaria
BLOG DO BETO
SHOPPING POTY
MELHORES IMOVEIS
ED NEUTON OSORIO
CEV
Kangaco Anilson Feitosa





Os doleiros investigados na operação Lava Jato também tinham ramificações no governo do Distrito Federal. O ex-secretário adjunto de Transportes do Distrito Federal Júlio Luis Urnau é investigado por suspeita de ser "sócio informal" do doleiro Carlos Habib Chater, na Valortur Câmbio e Turismo, e de ter se beneficiado de operações de lavagem de dinheiro. Não é a primeira vez que ele é alvo de um inquérito policial. Urnau chegou a ser preso em 2011 acusado de receber propina de uma cooperativa de transporte.

Na operação Lava Jato, a Polícia Federal investiga um esquema que movimentou cerca de 10 bilhões de reais em operações de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Há suspeitas de negócios das quadrilhas com a Petrobras e o Ministério da Saúde. Chater é um dos pivôs da investigação, junto com os doleiros Alberto Youssef, Nelma Kodama e Raul Srour. Desde o início do inquérito em meados de 2013, foram detectadas diversas ligações telefônicas que indicam transações financeiras entre Chater e Urnau. O ex-secretário é suspeito de lavagem de dinheiro, mas a Justiça Federal ordenou que seja melhor esclarecida a participação dele no esquema. Urnau foi secretário adjunto de Transportes no governo de José Roberto Arruda.

Outro funcionário do governo do Distrito Federal investigado na Lava Jato é o policial civil Clayton Rinaldi de Oliveira. Ele teve bens bloqueados por ordem da 13ª Vara Federal do Paraná. A polícia constatou que ele obteve dinheiro em espécie com a quadrilha comandada por Chater. Oliveira também fez transações consideradas atípicas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). De acordo com um relatório de inteligência financeira (RIF), o policial civil movimentou 947.267,00 mil reais de março a outubro de 2011 como pessoa física enquanto sua empresa Rinaldi Consultoria Empresarial girou 6,5 milhões de reais. E empresas ligadas a Chater estão na origem desses recursos. O agente da Polícia Civil recebeu cerca de 935.000,00 reais de um posto de gasolina que pertenceu ao doleiro e 344.500,00 reais de outro posto de combustíveis que ainda pertence a Chater.

Os investigadores suspeitam que o policial civil cometeu crime de lavagem de dinheiro, porque julgaram ser discrepante a movimentação financeira de sua empresa e os seus salários de policial civil.

O doleiro Chater motivou o início das investigações da Lava Jato. Ele foi flagrado inicialmente em uma aparente operação de lavagem de dinheiro de recursos do deputado federal José Janene (PP), que morreu em 2010 e foi um dos acusados no processo do mensalão, esquema de compra de apoio político de parlamentares de PP, PL (atual PR), PTB e PMDB pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva. No começo do inquérito da operação Lava Jato, foi detectado que Chater aplicou recursos de Janene na Dunel Indústria e Comércio, empresa da qual o deputado era sócio. As transações foram feitas por duas empresas controladas pelo doleiro, sem indicar que os recursos originalmente pertenciam ao político.

Fonte: Com informações da Veja Online

Publicado Por: Manoel José

VANGUARDA
INOCOOP
Últimas Notícias
10h07 Site ajuda internautas a criar piadas para o dia de hoje, 1º de abril 09h59 Cachorros conseguem identificar se a pessoa é de confiança ou não 09h58 Comércio de Floriano fecha na sexta e só reabre na segunda 09h56 Sel. de Guadalupe Inaugura estadio em Antônio Almeida 09h54 Cantora Joni Mitchell está na UTI após ser encontrada inconsciente em sua casa 09h44 Centro de Convivência do Idoso promove o Dia da Beleza 09h43 75% das internações de crianças no Piauí ocorrem por falta de saneamento 09h39 Confira a arrecadação de Guadalupe no mês de Março 2015 09h38 Nos postos de saúde de Florianos as Atividades de vacinações já foram retomada 09h36 Curso sobre novo Código de Processo Civil na OAB-PI oferece 100 vagas 09h34 Enfrentando dificuldades na Band, programa 'Pânico' pode ir para SBT 09h32 Aprenda 05 cuidados diários para se livrar das principais causas da caspa 09h30 Banco do Nordeste divulga resultado de edital de patrocínio; veja alista 09h26 Vereador Edilson, acompanhado pelo dep. Fábio Novo, reivindica melhorias para o Hospital de Corrente 09h23 Cuide dos bichos de estimação durante longas ausências 09h18 Em Floriano: Bancos funcionarão até quinta feira 09h18 Secretaria Estadual de Saúde implanta Centro de Parto Normal no Hospital de Altos 09h13 Óculos de sol geométricos viram febre entre as famosas; aprenda a usar 09h11 Real Madrid paga R$ 108 milhões para contratação do lateral Danilo 09h11 Jovem é morto na porta de casa e é encontrado pelo padrasto 09h08 Em 11 dos 12 segmentos Confiança de serviços tem nova mínima recorde 09h02 III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável será realizado em Brasília 09h01 Inflação do IPC-S perde força e acumula alta de 8,59% em 12 meses 09h00 Passo a passo da simulação do financiamento da Caixa Imóveis 08h59 Na Câmara Federal Júlio César assume 'nova' comissão Transparência Pública
MELHORES IMOVEIS
MELHORES IMOVEIS
BLOG DO BETO

Mais Lidas

    Imobiliaria

    Enquete

    Qual cidade do Piauí tem a melhor programação na Semana Santa?

    Total de Votos: 238

    Válida de 30/03/2015 a 06/04/2015

    MELHORES IMOVEIS
    BLOG DO BETO
    Dantas Imobiliaria
    INOCOOP

    180graus no Instagramno Instagram