180graus

Era Secretário em Brasília - 01/04/2014 às 19h31

Operação Lava Jato prende ex-secretário e policial por lavar dinheiro com doleiro

Júlio Luis Urnau é investigado por suspeita de ser "sócio informal" do doleiro Carlos Habib Chater

Agua Branca
CasteloDoPiaui
Floriano
BuritiDosLopes
Cajueiro da Praia
Campo Maior
Paulistana
Riacho Frio
Beneditinos
Urucui
Curimata
Picos

Os doleiros investigados na operação Lava Jato também tinham ramificações no governo do Distrito Federal. O ex-secretário adjunto de Transportes do Distrito Federal Júlio Luis Urnau é investigado por suspeita de ser "sócio informal" do doleiro Carlos Habib Chater, na Valortur Câmbio e Turismo, e de ter se beneficiado de operações de lavagem de dinheiro. Não é a primeira vez que ele é alvo de um inquérito policial. Urnau chegou a ser preso em 2011 acusado de receber propina de uma cooperativa de transporte.

Na operação Lava Jato, a Polícia Federal investiga um esquema que movimentou cerca de 10 bilhões de reais em operações de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Há suspeitas de negócios das quadrilhas com a Petrobras e o Ministério da Saúde. Chater é um dos pivôs da investigação, junto com os doleiros Alberto Youssef, Nelma Kodama e Raul Srour. Desde o início do inquérito em meados de 2013, foram detectadas diversas ligações telefônicas que indicam transações financeiras entre Chater e Urnau. O ex-secretário é suspeito de lavagem de dinheiro, mas a Justiça Federal ordenou que seja melhor esclarecida a participação dele no esquema. Urnau foi secretário adjunto de Transportes no governo de José Roberto Arruda.

Outro funcionário do governo do Distrito Federal investigado na Lava Jato é o policial civil Clayton Rinaldi de Oliveira. Ele teve bens bloqueados por ordem da 13ª Vara Federal do Paraná. A polícia constatou que ele obteve dinheiro em espécie com a quadrilha comandada por Chater. Oliveira também fez transações consideradas atípicas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). De acordo com um relatório de inteligência financeira (RIF), o policial civil movimentou 947.267,00 mil reais de março a outubro de 2011 como pessoa física enquanto sua empresa Rinaldi Consultoria Empresarial girou 6,5 milhões de reais. E empresas ligadas a Chater estão na origem desses recursos. O agente da Polícia Civil recebeu cerca de 935.000,00 reais de um posto de gasolina que pertenceu ao doleiro e 344.500,00 reais de outro posto de combustíveis que ainda pertence a Chater.

Os investigadores suspeitam que o policial civil cometeu crime de lavagem de dinheiro, porque julgaram ser discrepante a movimentação financeira de sua empresa e os seus salários de policial civil.

O doleiro Chater motivou o início das investigações da Lava Jato. Ele foi flagrado inicialmente em uma aparente operação de lavagem de dinheiro de recursos do deputado federal José Janene (PP), que morreu em 2010 e foi um dos acusados no processo do mensalão, esquema de compra de apoio político de parlamentares de PP, PL (atual PR), PTB e PMDB pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva. No começo do inquérito da operação Lava Jato, foi detectado que Chater aplicou recursos de Janene na Dunel Indústria e Comércio, empresa da qual o deputado era sócio. As transações foram feitas por duas empresas controladas pelo doleiro, sem indicar que os recursos originalmente pertenciam ao político.

Fonte: Com informações da Veja Online

Publicado Por: Manoel José

Últimas Notícias
21h15 SSP publica portaria proibindo venda de bebida alcoólica nas eleições 21h00 Rubem Martins diz em entrevista que quer ajudar a agricultura familiar do Piauí 20h38 Fundação Wall Ferraz encerra turma de bombeiro hidráulico em Teresina 20h04 Teresina investe cerca de 1,5 milhão em reformas de unidades socioassistenciais 20h00 No 'Candidato Responde' Rubem Martins fala de suas propostas para o PI 19h51 Comitê gestor do Plano Juventude Viva se reúne nesta quinta (02/10) 19h47 Professores de Boa Hora fazem paralisação e prejudicam centenas de alunos 19h36 Firmino Filho prestigia o tradicional Baile do Idoso 19h21 O CAPS-1"Centro de Atenção Psicossocial" recebeu o projeto Loucomotiva da cidade de União-Pi 19h18 Alvejado por criminosos, delegado afirma:'Quero morrer em um tiroteio' 19h11 Garis de Boa Hora recebem treinamento para operarem o caminhão compactador de lixo 19h10 Governo do Estado nomeia 131 novos profissionais de saúde 19h05 'PI está enlameado de corrupção';'Não acreditem em campanhas milionárias' 19h05 PSDB vai entrar com ação na Justiça contra PT por uso da máquina pública 19h01 Brasil: Cerca de 30% dos deputados na eleição são investigados pelo Supremo 19h00 Rubem Martins fala de suas propostas para o Piauí durante entrevista 18h58 Inmet confirma pequeno tornado próximo ao aeroporto de Brasília. Vídeo! 18h47 BrVox em Alto Longá traz Heráclito Fortes e Antônio Félix na liderança 18h44 Latergram: como usar o Instagram no computador e agendar fotos e vídeos 18h32 SEMASC entrega certificados a concludentes de cursos 18h30 Zé Filho diz que o povo sabe como PT agiu em oito anos e não quer mais isso 18h28 Cantor Roberto Carlos quer fazer dueto com atriz Sophie Charlote 18h20 Ônibus vão circular normalmente nesta quinta-feira (2) 18h18 Motorista discute no trânsito, fica zangado e quebra faróis de caminhão 18h14 Cirilo de 'Carrossel' do México sofre de esquizofrenia e decepou dedo

Enquete

Dias 17 e 18 de outubro tem Piaui Fest Music. Para você, qual será o melhor atração?

Total de Votos: 153

Válida de 01/10/2014 a 08/10/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram