180graus

Em ato contra a violência - 07/09/2012 às 17h47

Manifestantes nuas são detidas no desfile do 7 de Setembro; Fotos!

Dupla foi levada a delegacia e seriam liberadas após prestar depoimento

CASA DE PRAIA
GUIA DOS PARLAMENTARES II
Casa do Cartucho
CND_VAGA

Duas mulheres foram detidas nesta sexta-feira (7) por fazerem um protesto seminuas durante o desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. As duas manifestantes fazem parte do Femen, grupo internacional de feministas que começou na Ucrânia, em 2008, e ficou famoso por suas integrantes lutarem seminuas pelos direitos das mulheres.

Sara Winter, de São Carlos (SP), de 20 anos –, que está no Femen há cinco meses e já participou de cinco protestos, dois na Ucrânia. Ela já foi detida quatro vezes.

"O tema do protesto foi 'Brasil colônia da exploração, da violência e do machismo'. Foi nossa maneira de expressar que a mulher no Brasil ainda não é independente, é escrava da violência doméstica, da exploração sexual, do machismo cotidiano e da homofobia. A gente usou cordas nos braços para representar essa opressão, essa falta de independência da mulher ", afirmou.

As duas jovens foram levadas para a Delegacia de Repressão a Pequenas Infrações, onde deveriam ser liberadas após prestar depoimento.

As duas ativistas estavam sem camiseta e portavam cartazes quando foram detidas, próximas do palanque em que estava a presidente Dilma Rousseff.

Sara Winter criticou a ação da polícia ao deter ela e a amiga. Ela disse que no Carnaval a nudez é explorada como produto, mas não é tolerada durante um protesto. Desde 1º de abril, ela se dedica exclusivamente à militância feminista.

Na última Virada Cultural de São Paulo, em maio, ela tentou invadir o palco da cantora Gretchen, mas foi barrada pelos seguranças. Após o show, ela subiu no palco e falou por três minutos, segurando um cartaz com a frase: "A cada cinco minutos, uma mulher é espancada no Brasil".

No país, o Femem já realizou protestos na embaixada russa, em São Paulo. Três integrantes acabaram detidas. As manifestantes vestiam apenas calcinha e traziam cartazes em um protesto no qual gritaram pela liberdade de um grupo feminino punk preso na Rússia.

Fonte: Com Informações Do G1

Publicado Por: Redação 180graus

Últimas Notícias
03h03 Aumentou o número de cursos superiores com avaliação satisfatória no país 02h50 TIM é acusada de humilhar e repreender funcionários que vendiam chip pré-pago 02h09 Rendeiras do Delta-Conquista 02h08 Agora suários podem avaliar serviços de aeroportos por meio de aplicativo 01h25 Shows emocionantes e um cenário encantador marcaram o II Cantatas na Serra 01h12 Preso no caso mensalão, João Paulo Cunha passará fim de ano com familiares 00h58 Carro é arrastado por trem aproximadamente 300 metros e deixa um ferido 00h06 Brasileiro é preso na Bulgária e Itamaraty presta assistência 00h00 Brasil empata com os Estados Unidos e conquista o pentacampeonato do Torneio Internacional Feminino 23h56 Prefeitura modifica circulação de veículos na Avenida Jóquei Clube 23h21 Crise e escândalos na Petrobras freiam a economia do país em 2014 23h09 Festa de comemoração aos 59 anos de Nazaré do Piauí foi um sucesso! 22h43 Perigo: Estradas cearenses registram 24 acidentes nas últimas 24h 22h23 Chinês constrói carro minúsculo e dirige por ruas de Xangai 22h15 'Não vou parar', diz ex-gerente sobre denúncia de corrupção na Petrobras 21h45 CNJ quer criar mais varas e cargos na Justiça do Trabalho em todo país 21h21 STJ divulga balanço das atividades de 2014 e revela produtividade 20h47 Em jogo emocionante Salinas sagra-se Campeã do 1º Campeonato de Fut. Society da Arena Canto do Alto 20h42 Ceir entra em recesso coletivo e retoma atividades dia 4 de janeiro de 2015 20h42 Confira a 4° novena dos festejos de Castelo do Piauí 20h18 Compartilhamento de carros elétricos chega ao Brasil para reduzir poluição 19h44 Orquestra Sinfônica encerra temporada natalina em Teresina nesta segunda 19h19 Prefeitura alerta que quase 6 mil ainda não foram imunizadas contra o HPV 19h19 Bebê de apenas 4 meses é atendido pelo Samu: engasgado com sacola 18h34 Justiça da Argentina absolve orangotango em decisão inédita; entenda
GUIA DOS PARLAMENTARES II
CNH