180graus

Em ato contra a violência - 07/09/2012 às 17h47

Manifestantes nuas são detidas no desfile do 7 de Setembro; Fotos!

Dupla foi levada a delegacia e seriam liberadas após prestar depoimento

Cajueiro da Praia
CasteloDoPiaui
Paulistana
BuritiDosLopes
Beneditinos
Urucui
Riacho Frio
Floriano
Curimata
Campo Maior
Picos
Agua Branca

Duas mulheres foram detidas nesta sexta-feira (7) por fazerem um protesto seminuas durante o desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. As duas manifestantes fazem parte do Femen, grupo internacional de feministas que começou na Ucrânia, em 2008, e ficou famoso por suas integrantes lutarem seminuas pelos direitos das mulheres.

Sara Winter, de São Carlos (SP), de 20 anos –, que está no Femen há cinco meses e já participou de cinco protestos, dois na Ucrânia. Ela já foi detida quatro vezes.

"O tema do protesto foi 'Brasil colônia da exploração, da violência e do machismo'. Foi nossa maneira de expressar que a mulher no Brasil ainda não é independente, é escrava da violência doméstica, da exploração sexual, do machismo cotidiano e da homofobia. A gente usou cordas nos braços para representar essa opressão, essa falta de independência da mulher ", afirmou.

As duas jovens foram levadas para a Delegacia de Repressão a Pequenas Infrações, onde deveriam ser liberadas após prestar depoimento.

As duas ativistas estavam sem camiseta e portavam cartazes quando foram detidas, próximas do palanque em que estava a presidente Dilma Rousseff.

Sara Winter criticou a ação da polícia ao deter ela e a amiga. Ela disse que no Carnaval a nudez é explorada como produto, mas não é tolerada durante um protesto. Desde 1º de abril, ela se dedica exclusivamente à militância feminista.

Na última Virada Cultural de São Paulo, em maio, ela tentou invadir o palco da cantora Gretchen, mas foi barrada pelos seguranças. Após o show, ela subiu no palco e falou por três minutos, segurando um cartaz com a frase: "A cada cinco minutos, uma mulher é espancada no Brasil".

No país, o Femem já realizou protestos na embaixada russa, em São Paulo. Três integrantes acabaram detidas. As manifestantes vestiam apenas calcinha e traziam cartazes em um protesto no qual gritaram pela liberdade de um grupo feminino punk preso na Rússia.

Fonte: Com Informações Do G1

Publicado Por: Redação 180graus

Últimas Notícias
03h06 Advogada piauiense se destaca na coordenação de campanhas em Brasília 02h55 Guardas são afastados após flagra com dinheiro de origem não explicada 02h38 Militar aposentado é encontrado morto dentro de casa 02h03 Repórter é atingido por bala de borracha durante protesto 01h20 'Acho que sou o primeiro cara galã gordinho do Brasil', brinca Alexandre Nero 01h20 Comício: prefeito Gustavo recepciona governador Zé Filho em uma visita a União 01h03 Em resposta aos fãs, Bruna Marquezine afasta volta com Neymar 00h30 'Latinete' Ariany Nogueira volta aos palcos após se recuperar de tiro 00h08 Sophia Abrahão debocha de torcedores do São Paulo em rede social: 'Bambis' 23h56 Prefeita Patrícia Leal pede reforço policial para cidade de Altos 23h55 Vereadores protestam contra a falta de água em Imperatriz 23h54 15 homens tentam de incêndiar ônibus na Campina em Ribamar 23h32 Corregedores-Gerais do Ministério Público fazem encontro no Piauí 23h06 DATAMAX: W.Dias 48%, Zé Filho 38% e Mão Santa com 7% 23h02 Defensoria do PI inicia processo para escolher novo Ouvidor Geral do estado 22h58 Semana Move Brasil promove atividades físicas em todo país 22h57 Relatório Justiça em Números 2014 será lançado nesta terça-feira, em Brasília 22h44 Sem sorteio, CBF confirma os confrontos das oitavas de final da Série D 22h36 CRAS faz homenagem aos idosos de Domingos Mourão 22h31 TJ-PI amplia divulgação das práticas de ‘Mediação e Conciliação’ 22h20 Elmano garante trabalhar para ampliar o ‘Luz para Todos’ no Piauí 22h08 Muitos gols marcam abertura do Campeonato Altoense de Futebol 21h46 Grande torneio de Futebol no Estádio Municipal Joaquim de Félix em Paes Landim 21h46 Praça de Eventos de Oeiras deve receber Ipês-rosa 21h40 THE:Jovem sai para comprar lanche e é assassinado com tiro na cabeça
Mesário Voluntário