180graus

2º FestLuso do Harém - 12/08/2009 às 01h34

Lançado o 2º FestLuso para valorização da Língua Portuguesa

O Festival tem como objetivo a valorização da língua portuguesa

comserv
Você no controle do Processo
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados

O lançamento do 2º FestLuso - Festival de Teatro Lusófono, realizado pelo Grupo Harém de Teatro, que está comemorando 24 anos, aconteceu nesta segunda-feira (10), às 20 horas, no Espaço Cultural Trilhos.

O Festival tem como objetivo a valorização da língua portuguesa e traz para o público local a experiência de diretores e atores portugueses. Com o diferencial de não só trazer espetáculos de diferentes países que comungam a mesma língua, mas também por priorizar formação e informação, com a realização de workshops, conferências e troca de experiências, além de lançamento de livros.

O FestLuso acontecerá de 23 a 29 de agosto em vários espaços culturais da cidade, como o Theatro 4 de Setembro, Teatro João Paulo II, Teatro Estação, Complexo Clube dos Diários, Praça Pedro II e Praça dos Bambus, na Universidade Estadual do Piauí – Uespi.

Durante o evento, serão apresentados espetáculos de companhias e grupos de teatro de Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, Brasil, São Tomé e Príncipe, todos de idioma português. Além das peças, o FestLuso terá exposição fotográfica, palestras, debates e oficinas com criadores e estudiosos do teatro de língua portuguesa.

Dentre outras atividades, o Festival terá duas oficinas de teatro: Oficina de Iluminação Cênica, com Ronaldo Costa (RN), de 24 a 29 de agosto, na Sala Torquato Neto, das 14 às 18 horas, e Oficina Corpo e Teatralidade, com a coreógrafa Kênia Dias (MG), de 24 a 26 de agosto, das 9 às 17 horas, na Casa da Cultura de Teresina.

Os ingressos para as apresentações estão disponíveis nos locais dos espetáculos e as inscrições para palestras e oficinas devem ser feitas na sede do Grupo Harém de Teatro (Av. Miguel Rosa, 3003, Estação Ferroviária – Galpão 3), desde esta segunda-feira (10). Informações: (86) 3223-2325. Todas as atividades serão gratuitas - um atrativo a mais ao evento, que se configura como uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura do Brasil e de outros países.

O FestLuso tem patrocínio da Oi, com o apoio cultural do Oi Futuro, da Caixa Cultural, do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura - SIEC, da Funarte, da Fundac e do Governo do Estado do Piauí.

Lançamento

Durante o lançamento do 2º FestLuso estiveram presentes os parceiros do evento, inúmeros artistas e autoridades. Na solenidade, foi apresentada a programação repleta de espetáculos de alto nível, como \'Parem de falar mal da rotina\', com a atriz global Elisa Lucinda; \'No inferno\', do Grupo de Teatro do Centro Português de Mindêlo – Cabo Verde; e \'Velho Palhaço Precisa-se\', do Teatro Extremo de Lisboa.

O Governo do Piauí está entre os maiores patrocinadores do Festival. A presidente da Fundação Cultural do Estado – Fundac, Sônia Terra, ressaltou a importância do FestLuso, que possibilita aos nossos artistas interagirem com um fazer das artes cênicas mais amplo, mostrando a profundidade do fazer cultural. “Parabenizo o Grupo Harém de Teatro por este projeto grandioso e desejo mais sucesso para o FestLuso, de forma que possamos participar deste evento pela variedade cultural”, destacou Sônia Terra.

Já o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Cineas Santos, ressaltou que \"através do FestLuso é possível que haja um diálogo com a África, diálogo este que devemos há muitos anos ao povo africano, mas, por outro lado, lamentou que a Fundação não possa apoiar ainda mais o evento.

Logo após o lançamento do 2º FestLuso, os convidados puderam conferir a apresentação do cantor Gomes Brasil e degustar um bom vinho.

Fonte: Ccom

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Informática p/ concursos
Quer mudar de vida?
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Matemática Básica
Agente PRF
Agente PF
Aulão beneficente para carreira administrativa
Informática Cespe/UNB
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
00h48 Músico conhecido, de família humilde de S. Mendes é detido por transportar material ilícito 23h36 Prefeitura de João Costa realiza entrega de Fardamento Escolar 22h22 Idoso é assassinado com facada no pescoço após assalto 22h19 Prefeito de Canavieira prestigia evento na APPM 21h34 Refeitura de Cocal abre inscrições para o 1º Concurso Literário de Poesia 21h32 Localidade Floresta contemplada com um poço artesiano 21h14 CRAS de Coivaras realiza palestras em comemoração ao Dia da Gestante 20h59 Informativo da 6ª Companhia Independente da Policia Miliar 20h35 Policiais Militares da 6º Companhia Independente Palestram sobre Drogas em Paraibano-Ma 20h23 Prefeito Diego Teixeira participa de evento na APPM com presença do governador do estado 20h15 ID Jovem 18h25 Campanha Agosto Dourado é realizada em Pimenteiras 18h24 Perícia vai apontar se planta causou a morte de cinco crianças no Piauí 18h22 Continuação 18h20 Secretaria de Assistência Social realiza palestra sobre trânsito 18h18 Quinta, 17 de agosto, na Bahia, começa a viagem do ex-presidente Lula pelo nordeste brasileiro 18h15 Programa Hiperdia realiza atividades em Pimenteiras 18h14 Velocross está confirmado na programação do aniversário de 60 anos de Landri Sales 17h53 Estado Islâmico assume autoria do atentado em Barcelona 17h52 TV Picos é alvo de furto 17h48 Piauiense é destaque na Amazônia por falar vários 'idiomas' da natureza 17h43 Prefeita participa de encontro com prefeitos e governador na APPM 17h40 Prefeito em exercício de Nossa Sra. de Nazaré participou do 'Dialogo Municipalista' 17h31 Santuário lança programação da Festa da Exaltação da Santa Cruz dos Milagres 17h25 Polícia Rodoviária Federal apreende três animais silvestres em Teresina

Carreira administrativa
Informática p/ concursos
Matemática Básica

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocício Lógico
    Cespe/UNB
    Vem pro Podium!
    Podium - Professor Atualidades
    Cespe/UNB

    180graus no Instagramno Instagram