180graus

Ensinos fundamental e médio - 20/03/2017 às 17h51

Inscrições para a Olimpíada de Astronomia são prorrogadas até abril

A competição envolve estudantes dos ensinos fundamental e médio

Você no controle do Processo
Cadastre-se
Participe!
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
Semana da Enfermagem





Foto: Reprodução/Ascom PMT

Foto: Reprodução/Ascom PMT

As escolas da rede municipal de ensino ainda podem realizar as inscrições para a 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2017. Alunos dos ensinos fundamental e médio podem participar da competição que possui fase única e acontece no dia 19 de maio. As escolas precisam fazer a inscrição por meio do endereço eletrônico disponível no site http://www.oba.org.br/, até o dia 02 de abril.

Em 2016, Teresina alcançou mais uma vez bons resultados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2016, onde os alunos das escolas públicas municipais de Teresina conquistaram 74 medalhas, sendo 20 de ouro, 20 de prata e 34 de bronze.

A competição envolveu estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela ciência.

O primeiro contato dos estudantes da Rede Municipal com a Astronomia e a Astronáutica é através do Programa Cidade Olímpica Educacional, que promove aulas de aprofundamento em disciplinas específicas aos sábados. Com laboratório para as experiências e simulados baseados nas principais competições de conhecimento, o Programa prepara campeões para chegarem cada vez mais longe.

“Estamos crescendo em qualidade de ensino”, declara a coordenadora do Cidade Olímpica, Valdete Silva. A afirmativa vem junto com o resultado da OBA, que ano passado utilizou a média 6,8 como média de corte e esse ano pulou para 8,2, tornando o desafio ainda mais exigente. “Ainda sim tivemos um resultado excelente em 2016. Nossos alunos e professores estão de parabéns, pois toda a cidade fica orgulhosa com conquistas assim”, destaca Valdete.

Provas
As provas estão divididas em quatro níveis; três para os alunos do fundamental e um para os do médio, com dez perguntas cada: três de astronáutica e sete de astronomia. A maioria delas, porém, exige apenas raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas de acordo com a classificação em cada um dos níveis.

Os melhores classificados irão representar o Brasil nas olímpiadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2018. Além disso, os participantes também irão concorrer a vagas nas Jornadas Espaciais de São José dos Campos, em São Paulo, onde assistirão palestras e receberão material próprio.

Mostra Brasileira de Foguetes
As inscrições para a 11ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) também estão abertas e vão até o dia 02 de abril. O mesmo procedimento deve ser realizado no site da OBA. Nela, alunos e professores desenvolvem e lançam foguetes de diferentes materiais.

A competição é de fase única e pode ser realizada nas próprias escolas até o dia 19 de maio. Além do certificado recebido por todos, aqueles que conseguirem percorrer as maiores distância receberão medalhas.

Em 20 anos de existência, a OBA já distribuiu cerca de 40 mil de medalhas e recebeu oito milhões de participantes entre alunos da escola pública e privada. Segundo os organizadores, o objetivo é estimular o interesse pela área nos jovens.

Fonte: Com informações da PMT

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Vem pro Podium
Teresina Participativa
Cadastre-se
PM BA - Vem pro Podium!
PM TO - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
01h01 Deborah Cecília apita Maranhão x River domingo(28), no Castelão em São Luis/MA 00h53 Venicio do Ó defende empréstimos para Pimenteiras 22h41 Manifestante fica com a mão dilacerada ao tentar jogar um rojão em policial; vídeo 21h51 Polícia prende dois homens com munições de arma de fogo 21h43 Campanha de vacinação em Parnaíba tem baixa procura 21h24 CONDOLÊNCIAS ÀS FAMILIAS: Granja de Farias, Mariano da Silva e Alves Trindade ) 21h11 Tentativa de roubo perto do Sinopse faz boato se espalhar no WhatsApp 17h47 Tribunal de Contas faz exposição e mostra ‘armas’ de combate à corrupção 17h43 STF mantém sessão apesar de protestos na Esplanada 17h42 Eleições do COSEMS incluem secretária de Lagoa do Piauí no Conselho fiscal suplente 17h41 TCE-PI envia ao TCU denúncia sobre obra de R$ 1 milhão 17h33 Garoto de apenas 13 anos é encontrado morto por familiares em Altos 17h25 Heinz fará recall de 22 mil embalagens de molho de tomate com pelo de roedor 17h25 Prefeito de Jaicós participa do VII Congresso de Secretários Municipais da Saúde 17h25 Pronunciamento da Secretaria de Educação na Câmara Municipal de Vereadores 17h25 Chico Lucas estará em Brasília para entrega de pedido de impeachment 17h22 Maior campeonato de eSport do Nordeste deve acontecer em junho 17h20 Prefeito Erivelto participa de Congresso da Saúde em Teresina 17h15 Alunas ingerem 'Rivotril' escondidas em escola de Teresina e passam mal 17h14 Prefeito de Corrente participa de Congresso de Secretário Municipais da Saúde 17h10 Meu Malvado Favorito 3: Gru encontra irmão gêmeo em novo trailer dublado 17h07 Iracema comemora aprovação que regulamenta atribuições de agentes de saúde 17h02 Festival de Inverno 2017 traz novidades para gastronomia e artesanato 17h01 Piauí atinge 58% da cobertura vacinal e campanha vai ser encerrada sexta (26) 17h01 Prefeitura De Jaicós realiza Programa Minha Casa Minha Vida e faz sorteio de 15 casas

Teresina Participativa

Mais Lidas

    Podium - Professores Dir. Constitucional

    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 913

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Suas ideias podem melhorar Teresina
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional