180graus

Ensinos fundamental e médio - 20/03/2017 às 17h51

Inscrições para a Olimpíada de Astronomia são prorrogadas até abril

A competição envolve estudantes dos ensinos fundamental e médio

Islamar-Semana Santa
comserv
Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
Terrazzo Poti
Hotel Delta - Semana Santa
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados





Foto: Reprodução/Ascom PMT

Foto: Reprodução/Ascom PMT

As escolas da rede municipal de ensino ainda podem realizar as inscrições para a 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2017. Alunos dos ensinos fundamental e médio podem participar da competição que possui fase única e acontece no dia 19 de maio. As escolas precisam fazer a inscrição por meio do endereço eletrônico disponível no site http://www.oba.org.br/, até o dia 02 de abril.

Em 2016, Teresina alcançou mais uma vez bons resultados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2016, onde os alunos das escolas públicas municipais de Teresina conquistaram 74 medalhas, sendo 20 de ouro, 20 de prata e 34 de bronze.

A competição envolveu estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela ciência.

O primeiro contato dos estudantes da Rede Municipal com a Astronomia e a Astronáutica é através do Programa Cidade Olímpica Educacional, que promove aulas de aprofundamento em disciplinas específicas aos sábados. Com laboratório para as experiências e simulados baseados nas principais competições de conhecimento, o Programa prepara campeões para chegarem cada vez mais longe.

“Estamos crescendo em qualidade de ensino”, declara a coordenadora do Cidade Olímpica, Valdete Silva. A afirmativa vem junto com o resultado da OBA, que ano passado utilizou a média 6,8 como média de corte e esse ano pulou para 8,2, tornando o desafio ainda mais exigente. “Ainda sim tivemos um resultado excelente em 2016. Nossos alunos e professores estão de parabéns, pois toda a cidade fica orgulhosa com conquistas assim”, destaca Valdete.

Provas
As provas estão divididas em quatro níveis; três para os alunos do fundamental e um para os do médio, com dez perguntas cada: três de astronáutica e sete de astronomia. A maioria delas, porém, exige apenas raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas de acordo com a classificação em cada um dos níveis.

Os melhores classificados irão representar o Brasil nas olímpiadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2018. Além disso, os participantes também irão concorrer a vagas nas Jornadas Espaciais de São José dos Campos, em São Paulo, onde assistirão palestras e receberão material próprio.

Mostra Brasileira de Foguetes
As inscrições para a 11ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) também estão abertas e vão até o dia 02 de abril. O mesmo procedimento deve ser realizado no site da OBA. Nela, alunos e professores desenvolvem e lançam foguetes de diferentes materiais.

A competição é de fase única e pode ser realizada nas próprias escolas até o dia 19 de maio. Além do certificado recebido por todos, aqueles que conseguirem percorrer as maiores distância receberão medalhas.

Em 20 anos de existência, a OBA já distribuiu cerca de 40 mil de medalhas e recebeu oito milhões de participantes entre alunos da escola pública e privada. Segundo os organizadores, o objetivo é estimular o interesse pela área nos jovens.

Fonte: Com informações da PMT

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Preratório PM-PI
Terrazzo Poti
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
08h01 Melhor Secretário: Rejane 12%, Abreu 8% e Dr Chiquim 5% 07h52 Graciele Lacerda compara o seu corpo atual com o de 20 anos atrás; veja foto 07h43 Plenário da Câmara de Vereadores de Jaicós aprova Moção de Pesar pelo falecimento de professora 07h34 Viatura da Eletrobras capota e tem carro totalmente destruído; suspeita de excesso de velocidade 07h30 Salão de beleza é arrombado no bairro Pedrinhas 07h22 Após reunião com estudantes, Pe. Walmir congela preço da passagem de ônibus para estudantes 07h22 Morre Sargento da PM atropelado e agredido em assalto no Norte do PI 07h13 Juiz eleitoral adia audiência do processo que pede cassação do mandato do Padre Walmir 07h02 Com golaços, Brasil vence Paraguai com 3 a 0 e está na Copa 06h54 Sindicato dos Médicos realizará campanha em Picos 06h43 River se prepara para enfrentar Vitória nas quartas da Copa do Nordeste; veja 06h36 Divulgada retificação de Edital do Concurso para Soldado da PM-PI; confira 06h07 Inscrições para OBMEP 2017 terminam nesta sexta (31); saiba como participar 06h01 População registra B.O. por falta de médicos e higiene em hospital do PI 05h41 Policial é espancado e assaltado ao fazer caminhada às margens de BR 05h34 Idoso é agredido a cadeiradas no Norte do PI; autor seria seu próprio sobrinho 05h23 MPF pede que Justiça mantenha presos operadores de Sérgio Cabral 05h22 Michel Temer diz que governo não está interessado em 'medidas populistas' 05h19 CCJ valida assinaturas de projeto popular das dez medidas anticorrupção 05h19 Mãe pede ajuda para filha de três anos não perder a visão; precisa fazer cirurgia 05h18 Médico piauiense vence concurso cultural de fotografia em São Paulo 05h18 Caçamba carregada de barro perde o controle e tomba na BR 343; veja 05h17 Economistas divergem sobre reforma da Previdência em comissão especial da Câmara 05h14 Kassab afirma que 'Correios' precisam cortar gastos; pode até ser privatizado 05h12 Whindersson traz a Teresina o show 'Proparoxítona' neste sábado (01/04)

Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
Antônio das Neves - Peritos Associados
Elegante é ter você em nossa companhia!

Mais Lidas


    Enquete

    Qual foi o melhor carnaval do Piauí em 2017?

    Total de Votos: 1244

    Válida de 2017-03-02 09:43:00.0 a 2017-03-23

    comserv

    180graus no Instagramno Instagram