180graus

Infraestrutura em destaque - 17/07/2017 às 13h03

Iniciada urbanização das calçadas da Avenida Nossa Senhora de Fátima

O trabalho consiste na nivelação, reestruturação e arborização das calçadas

Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
Você no controle do Processo





Imagem: Divulgação/Ascom Setrans

Imagem: Divulgação/Ascom Setrans

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), deu início às obras de urbanização e revitalização das calçadas da Avenida Nossa Senhora de Fátima, na zona leste de Teresina. O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Teresina, responsável pela elaboração do projeto, e o Governo do Estado, executor da obra.

No total, o Governo do Estado está investindo R$ 1.308.038,52 com recursos próprios e de outras fontes. As intervenções abrangem 16 quadras da avenida, entre a Rua Visconde da Parnaíba e a Avenida Dom Severino, garantindo o livre acesso e o trânsito de pedestres, sobretudo de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

O trabalho consiste na nivelação, reestruturação e arborização das calçadas. Atualmente, o trecho conta com calçadas totalmente danificadas, desniveladas e sem a orientação visual necessária para a locomoção. Outro problema identificado é o estacionamento irregular, onde veículos invadem as calçadas ao longo do percurso, forçando os pedestres a circularem pelo meio da avenida.

Para o secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires, a obra representará um ganho expressivo para o turismo da capital. “Trata-se de uma obra muito importante para o turismo de Teresina, sobretudo para o setor culinário, uma vez que vai padronizar uma área bastante consolidada da nossa capital, que é o polo gastronômico. Em breve, contaremos com um espaço mais aconchegante, bem sinalizado e seguro para a população e para os turistas que visitam o local.”, destaca o gestor.

Os novos passeios estão sendo feitos com blocos de concreto intertravado, do tipo “paver”. Ao longo da via, serão instalados pisos de alerta, em borracha, sempre que houver necessidade de sinalizar situação de perigo ou risco de queda. As calçadas também contarão com bancos, bicicletário e lixeiras.

A empresária Laís Sobreira acredita que a movimentação no local deve aumentar com o término das obras. “Com essa reforma, o movimento deve aumentar, já que o nivelamento e a nova roupagem das calçadas vão favorecer a circulação de pedestre,” comentou Laís.

Outra novidade serão as placas de sinalização ao lado das vagas para pessoas com deficiência, que serão instaladas nas esquinas das ruas perpendiculares, após a rampa de rebaixamento. Já, a parte da iluminação, que atualmente se encontra no canteiro central, deve ser substituída por luminárias mais baixas com lâmpadas de LED, tendo em vista a complementação dos passeios.

O projeto contempla a construção de dois modelos de rampas, condicionando a largura dos novos passeios às calçadas existentes, sendo rampas diretas, localizadas no meio da quadra, e rampas laterais, instaladas a uma distância mínima de 5 metros das esquinas.

O trecho também contará com faixas de serviço, utilizadas para acomodar equipamentos urbanos, como mobiliário, caixa das concessionárias, postes de fiação, sinalização e rampas de rebaixamento, tanto de pedestres quanto de veículos. Já, a faixa livre terá como objetivo garantir a acessibilidade a todas as pessoas, sendo contínua, nivelada e livre de obstáculos.

Fonte: Com informações da CCOM

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Mestrado | Vem pro Podium
Matemática Básica
Informática para concursos
Informática p/ Concurso
Vem pro Podium
Matemática e Raciocínio Lógico
Últimas Notícias
01h45 Confira as principais informações esportivas veiculadas na TV Assembleia 21h22 Missa é realizada em ação de graças aos 63 anos de Angical 21h10 Jovem de apenas 15 anos morre em acidente na zona rural de Francinópolis 20h35 Município de Altos será beneficiada com 4.000 m de pavimentação asfaltica 20h20 Parceria entre prefeitura e SEBRAE incentiva microempreendedores em União 18h55 Linhas Guanabara 18h04 Colônia do Gurguéia: Abertura oficial da XV Semana Cultural 18h02 FMS: Inscrições para o teste seletivo seguem até essa sexta; acesse edital 18h00 Fundação Lupagus seleciona enfermeiros com experiência em sala de aula 17h52 Definidos os grupos do II Copão AMPAR 17h46 Prefeito de Avelino Lopes se reúne com Movimento Camponês 17h34 Prefeitura fecha parceria com o SEBRAE e vai ofertar serviços durante festejos 17h26 Modernização da gestão foi tema na reunião entre Osvaldo e o secretário 17h22 Prefeito de Nazária se reúniu com secretário Franzé e discutiram modernização da gestão 17h15 TCE-PI notifica prefeitos sobre publicação de atos oficiais 17h14 Francisco Macedo recebe caminhão com equipamento para associação 17h12 Alunos do Bolshoi retornam ao Piauí para período de férias 17h09 Vocalista da banda Linkin Park é encontrado morto 17h04 Classificados da Guarda Municipal vão ser convocados em seis meses 17h02 Campanha Nacional convoca população para fazer exames anti-hepatite C e diabetes 17h01 Nova norma permite a inclusão do nome social no CPF 16h52 Expocorrente está sendo realizada no município de Corrente-Piauí 16h45 Ex-assessor dos ex-presidentes Lula e Dilma morre aos 76 anos 16h41 Feira de Adoção de Animais acontece neste domingo (23) na Potycabana 16h30 Novo sistema disponibiliza chamadas públicas para agricultura familiar

Podium
Informática para concurso
Mestrado | Vem pro Podium!
Matemática Básica

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocínio Lógico
    Polícia Civil
    Polícia Civil
    Podium
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional