180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

kangaço
CEV
LB Fitness

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Publicado Por: Lyza Freitas

Últimas Notícias
12h13 Festejos de São Francisco do Piauí: Gonzaga e Lu e Trio Asa Branca no Arena Show dia 03 de outubro 12h06 Departamento Municipal de Esportes Divulga Horários de Funcionamento do Ginásio 12h06 W. Dias lança projeto e prevê o PIB de até R$ 70 bilhões em 10 anos no Piauí 11h55 Inter encerra novela dois anos depois e acerta volta de Nilmar 11h48 'Grupão da Unidade' em José de Freitas reúne vários comunitários 11h43 Cor Combinações quarto, dicas pra pintar sua casa. 11h39 Leonardo insinua que Enrico pode ser gay enrustido em Império; veja 11h33 Apple diz que 33 milhões de pessoas já ouviram o novo disco do U2 11h31 Crianças de Paço do Lumiar aprendem lições de cidadania com a Turma da Mônica 11h30 Prefeitura anuncia prorrogação do prazo de atualização do Bolsa Família 11h17 É realizada reunião para organização da inauguração do Programa Municipal Cartão Esperança 11h13 Confira programação dos Festejos religiosos do município de Miguel Alves 11h13 Deputada Juliana recebe apoio dos líderes de Altos 11h12 Secretaria de obras inicia sinalização da pavimentação do bairro trizidela 11h12 Professor Girafales é diagnosticado com depressão e vive isolado 11h09 Estudante miguelalvense tem trabalho aprovado em evento nacional na área da Agronomia 11h08 Inicia segunda etapa de vacinação contra HPV em Agricolândia 10h58 Semel divulga resultados da Taça Teresina Sub 13 de futebol; resultados! 10h56 Após impasse, PM e ocupantes de prédio entram em conflito em SP 10h56 Treinamento dos mesários e demais cargos do TRE em Curralinhos 10h53 Prefeitura de Curimatá realiza obras para investir cada vez mais na saúde da população 10h53 Aluno nota 10 Kayro Fernandes 10h50 Projeto discute distribuição regular de medicamentos para diabéticos do PI 10h50 Certificados dos cursos do Pronatec serão entregues pela prefeitura de Curralinhos 10h47 Cão salta com o próprio paraquedas a mais de 3.950 metros de altura nos EUA
Mesário Voluntário

Enquete

Dentre os 10 primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, qual você acredita que será o campeão de 2014?

Total de Votos: 455

Válida de 15/09/2014 a 22/09/2014

Mais lidas

    CONSTRUSUL

    180graus no Instagramno Instagram

    CONTREINA