180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

COELHO FORTE E DOURADO
DR GERMANO
Laurice - Projetos
COMSERV
Unimed

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Phocus Galerie
Terno e Cia
Dr. Wilson Gondim
Unimed
Unimed
Últimas Notícias
18h13 TSE autoriza envio de Força Federal para 59 municípios do PI; veja a lista 18h04 Justiça Federal condenou dois ex-prefeitos e empresários 17h55 Convenção G12 2016 em Teresina 17h53 Aniversário de 6 anos da Jocum Teresina, parece que foi ontem.... 17h40 Ator Rodrigo Lombardi não fará mais Sergio Moro no cinema 17h34 Imagem do Brasil entre jornalistas estrangeiros melhora após Rio 2016 17h25 UAB lançará edital para 10 mil vagas de graduação e pós-graduação 17h18 Campanha de 'Multivacinação' termina nesta sexta-feira (30); mobilização total 17h15 Produtores do Nordeste vão ter até 95% de desconto para quitar dívidas 17h13 Lua Negra acontece nesta sexta. Conheça sua verdadeira história 17h10 Notificado 2.150 casos de chikungunya em 70 municípios do PI; veja números! 17h01 Corrente: MPE opina pelo deferimento da candidatura de Murilo Mascarenhas 16h35 MEC divulga os dados preliminares do Censo Escolar 2016; confira! 16h30 Interact apresenta projeto em prol da APIPA 16h15 Tecnologia: Estados Unidos liberam o uso de pâncreas artificial 16h07 Samyra Show se apresenta no município de Madeiro dia 29 15h55 Empresário tem carro alvejado durante carreata em Castelo do Piauí 15h52 Rotary Club Piçarra recebe documento histórico da criação do Rotary em Teresina 15h42 Secretaria de Justiça entrega novos rádios comunicadores a presídios 15h34 Jornal inglês revela salário de Tite, o 2º mais bem pago do mundo 15h21 Vereador é acusado de agressão por mulher que registra BO contra ele 15h00 Justiça Federal condena ex-prefeito Auricélio por improbidade administrativa 14h52 Decisão unânime do TRE-PI mantém Valdecir Júnior candidato a prefeito 14h27 Prorrogado prazo de inscrição para 29º Concurso de procurador; edital 14h18 Delegacia regional de Picos vai jurisdicionar temporiamente mais oito cidades da região

Dr. Wilson Gondim
Laurice - Projetos
Terno e Cia

Mais Lidas

    SUNSET
    DR GERMANO ADV

    Enquete

    Você acha que a Miss Piauí Lara Lobo tem chance de ganhar o Miss Brasil?

    Total de Votos: 446

    Válida de 15/09/2016 a 30/09/2016

    Silva, Guedes & Barroso
    Casa do cartucho
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    Dr. Wilson Gondim

    180graus no Instagramno Instagram

    Dr. Wilson Gondim
    Panificadora Canindé