180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

Kangaço
LB Fitness
Casa do Cartucho

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Publicado Por: Lyza Freitas

Últimas Notícias
21h55 Centenas de pessoas já receberam atendimento no Centro Ambulatorial de Atenção à Saúde do Paciente 21h48 Dois terços dos fumantes mantêm cigarro após diagnóstico de câncer 21h35 Eleitores de São Domingos do Azeitão, Nova Iorque e Pastos Bons participam de votação simulada 21h35 Biomade realiza capacitação para rendeiras do Delta 21h13 Lourdes Melo surge amordaçada, Zé mostra família e W.Dias cita Guaribas 21h02 Papa vai colocar padroeira de Cuba nos jardins do Vaticano 20h37 Prefeito Zé Resende recebe representantes da empresa RM responsável pelo asfaltamento da PI 331 20h36 Barcelona elogia Douglas, que se diz preparado para jogar 20h33 Marina nega divergência com o vice e diz que não é contra transgênicos 20h19 O debate para presidente que você não viu na Rede Bandeirantes 20h16 Sem peixes, pescadores de Teresina tem de comprar a mercadoria de fora 20h11 Prefeito Zé Resende acompanha engenheiros do FNDE em visita aos ginásios cobertos 19h51 Jovem é surpreendido por assaltantes e morto a tiros à porta de sua residencia 19h47 ERRO DA SA INDICA que agência 'chupou' ideias de Duda 19h28 Robin Williams recusou ótima proposta de trabalho de mais de R$ 1 milhão 19h00 Gêmeas usam nome de Cauã Reymond para se promover e ator fica revoltado 18h38 Uespi lança editais para ensino superior no município de Castelo do Piauí 18h36 Pesquisa mostra queda das torcidas de Flamengo e São Paulo; Corinthians cresce 18h21 Por 5 a 3, STF nega prisão domiciliar a Roberto Jefferson; sem os benefícios 18h21 Vagas:Hospital em município cearense abre inscrições para concurso; confira! 18h07 Em vídeo, Bernardo grita por socorro, e madrasta o ameaça de morte 18h05 Sérgio Mallandro realiza show 'Sem Censura' em Teresina a R$ 60; veja! 18h04 Aécio sobe tom contra Marina: 'Brasil não é para amadores' 18h01 Justiça nos EUA diz que 'selfie' de macaco não pertence a fotógrafo 18h00 Bruna Marquezine: 'Se vivemos para agradar às pessoas, não chegamos a lugar nenhum'
ControlX

Enquete

Os 7 candidatos a governo do Estado já ficaram frente a frente em 3 debates na TV. Para você, qual dos encontros foi o mais polêmico?

Total de Votos: 126

Válida de 27/08/2014 a 03/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram