180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

Kangaço
Galaxy
ARTE CONSTRUÇÕES

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Publicado Por: Lyza Freitas

Últimas Notícias
09h37 Prefeito é convidado para participar de reunião com governador eleito 09h35 1ª Copa Santa Inês sub 17 começa neste domingo. 09h30 Lei que aperta cerco contra corruptos ainda aguarda regulamentação; saiba 09h29 Campeonato Intermunicipal 2014: Maracaçumé goleia Centro do Guilherm 09h06 Nomes escolhidos indicam uma menor intervenção de Dilma na economia;veja 09h02 Meridional é o campeão 2014 de futebol amador de Porto Franco 09h01 Seminário da Campanha Conselheiro Cidadão será realizado na OAB- Piauí 08h56 Líder do PT no Senado é acusado de receber R$ 1 milhão no 'Petrolão'; veja 08h50 Básico e com 4G, destaque do Lumia 635 é o custo-benefício 08h49 Ceni admite ter filho de relação extraconjugal: 'darei todo o carinho' 08h39 'Me senti a primeira-dama', diz Rita Cadillac sobre affair com Pelé 08h38 Enade será realizado neste domingo com mais de 483,5 mil universitários 08h36 Municípios devem assumir ativos da iluminação pública até o final do ano 08h35 Neymar dá assistências para Messi fazer história: 'Craque e ídolo' 08h25 'TCE do Piauí não pode ser o objeto de pressão da Assembleia', afirma Atricon 08h21 Noite violenta em Joca Marques 08h16 Focos de incêndios aumentam 30% em várias cidades do Piauí em 2014 08h15 Ciclista é atropelado na BR 343 próximo a Luis Correia 08h06 HOMEM é detido acusado de agredir esposa e uma criança 08h06 Homem é ferido a golpes de facão em assalto e quase tem dedos decepados 08h01 Furto de processo do Tribunal de Justiça envolve até um deputado 07h45 Projeto 100% brasileiro, Nanico ganhará versão elétrica e preço pode cair 07h15 SES promove Mutirão de cirurgias urológicas 07h05 Prefeito Edivaldo sanciona lei que cria Conselho Municipal de Comunicação 07h01 UESPI abre processo seletivo para a contratação de servidores; detalhes!
CNH