180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

Phocus Galerie
DR GERMANO
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
COELHO FORTE E DOURADO
UNIMED
SAMBAIBA MODULADOS

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


UNIMED
Terno e Cia
Phocus Galerie
ISLAMAR
SAMBAIBA MODULADOS
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
Marquinhos do Pará
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
UNIMED
SAMBAIBA MODULADOS
Últimas Notícias
12h53 Homens traem por desejo e mulheres por insatisfação, diz pesquisa 12h36 Prefeitura de São João do Piauí realiza leilão de bens; veja a lista com os itens 12h31 Dormir com ventilador ligado pode trazer riscos à saúde; saiba mais 12h12 Fundador da Amazon supera Buffett e vira o 3º mais rico do mundo 11h56 Bruna Marquezine desabafa sobre vida amorosa com Ivete: 'Tá bem difícil' 11h52 População de Jerumenha organiza uma manifestação contra a transferência da Sede para Guadalupe-PI 11h50 Promotor expede recomendação para coibir propaganda eleitoral extemporânea 11h46 Oito homicídios já foram registrados nesse primeiro semestre de 2016 em Picos 11h43 Governo federal gasta R$ 16 mil em tablets para seguranças de Temer 11h32 BrVox/Luís Correia: Adriane Prado é reprovada por 46,43% dos eleitores 11h02 MPF: dinheiro do SUS e FUNDEB construiu Posto de Gasolina 11h01 'A curiosidade é o que mata o atleta antes de uma Olimpíada', diz Sarah 10h51 Jovem é assassinado a tiros e sua namorada fica gravemente ferida na zona rural de Picos 10h29 'Mais Médicos' faz a reposição de 29 profissionais para 17 cidades do PI 10h19 Ciro recorreu à Integração Nacional para explicar recursos contra a seca 10h19 SEMEC inicia aulas nos próximos dias 10h11 Bando faz arrastão em bar em Teresina e levam carro e dinheiro de empresário 09h51 Itália: manual recomenda uso de camisinha e não reagir a assalto 09h49 Festa dos pais em Ribeiro Gonçalves terá atração da Banda Anjo Azul na Villa Eventos 09h38 Dados: Desemprego chega a 11,3% no segundo trimestre, o maior desde 2012 09h32 Top piauiense Lais Ribeiro tira tudo para a revista 'GQ' no México; fotos 09h18 Dr Helder recebe em café da manhã o presidente do TJ-PI, Erivan Lopes 09h13 Preço do gás de cozinha chega a R$ 62 em Altos 09h12 Fernanda Vasconcellos impressiona ao posar sem sutiã para revista 08h59 Teoria apocalíptica afirma que fim do mundo será nesta sexta-feira (29)

JALES-PÓS GRADUAÇÃO
ISLAMAR
Phocus Galerie
Terno e Cia
SAMBAIBA MODULADOS

Mais Lidas

    SUNSET
    DR GERMANO ADV

    Enquete

    Você acha que o brasileiro irá escolher melhor ou pior o próximo prefeito de sua cidade?

    Total de Votos: 6

    Válida de 29/07/2016 a 05/08/2016

    Silva, Guedes & Barroso
    Casa do cartucho
    SAMBAIBA MODULADOS
    JALES-PÓS GRADUAÇÃO
    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    ISLAMAR
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)

    180graus no Instagramno Instagram

    Panificadora Canindé
    sunset