180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

THREVO - RESERVA DOS PINHEIROS
Inocoop - Recanto das Palmeiras
unimed the shopping
TRAGA SEU IMOVEL PARA DANTAS
Helder Eugênio Advogados Associados
cev meeting de concursos

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Publicado Por: Lyza Freitas

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


WS Construtora - Alto das Palmeiras
meu blog 2
LIKE HR
WX - Village Leste
THREVO PIATZ
Inocoop Recanto das Palmeiras
Mirante da Mota Machado
VAL PRAEIRO HELICONIA
DREAM PARK ABC
Últimas Notícias
20h01 Carol Nakamura nega estar namorando homem casado: 'Estou solteira e feliz' 19h55 CRAS promove passeio com muita diversão e lazer para idosos de Canavieira 19h51 Giovanna Antonelli será ex-garota de programa na novela 'A Regra do Jogo' 19h31 Maurício Destri comenta relação com Bruna Marquezine: 'Acham que é real' 19h25 Preso Outro Traficante em São João dos Patos 19h21 Wart Tintas, Acessórios e Serviços 19h15 Realizado Palestra com Adolescentes 19h01 Anitta assume celulites e diz que tem 'bananas' embaixo do bumbum 19h01 Detonado por dívidas, Vasco diz à Justiça que pode fechar as portas 18h52 Defesa da empresa de empréstimos consignados possui 21 advogados 18h51 Governo iniciará projeto de incentivo ao empreendedorismo no município de Picos 18h51 Secretaria realiza licitação para construção da terceira via da ponte JK 18h40 Em José de Freitas 'Semar' irá colocar cem mil peixes na Barragem do Bezerro 18h34 Semar irá colocar cem mil peixes na Barragem do Bezerro em José de Freitas 18h30 Prefeito de Piripiri é convocado para reunião sobre o Programa Garantia Safra 18h30 Veículos de entrada são os mais financiados de 2015 com 26 % do mercado 18h28 Homem é flagrado embalando drogas e acaba preso com arma de fogo 18h23 Prefeito Paulo Martins de Campo Maior é convocado para reunião do Programa Garantia Safra 18h21 Prefeito de São Pedro do Piauí é convocado para reunião sobre o Programa Garantia Safra 18h20 Prefeito de Esperantina é convocado para reunião sobre o Programa Garantia Safra 18h04 Na cidades de Picos aposentado é acusado de matar cachorros 18h01 Teresina vira destaque internacional com o excesso de 'gatos' de energia 17h58 Aulas do 2ª semestre na rede estadual terão início no próximo dia 3 de agosto 17h56 Consumidor pode denunciar quem não colocar o CPF na nota ou cupom fiscal 17h55 Em Picos aposentado é acusado de matar cachorros
Mirante da Mota Machado
HR like
virada geek

Mais Lidas

    BRISA SUL PISCINA

    Enquete

    Que bancada trabalhou mais neste primeiro semestre?

    Total de Votos: 82

    Válida de 15/07/2015 a 22/07/2015

    Mirante da Mota Machado
    VILLAGE LESTE - WX
    MEU BLOG 2
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    THREVO POETIC
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    LIKE HR
    VAL PRAEIRO
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    Boa Vista - Brisa Sul - piscina

    180graus no Instagramno Instagram

    Inocoop Recanto das Palmeiras
    THREVO POETIC
    WX - Village Leste
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Mirante da Mota Machado