180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
Participe!
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Você no controle do Processo
Cadastre-se
Semana da Enfermagem

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


PM MA - Vem pro Podium!
Vem pro Podium
Teresina Participativa
PRF - Vem pro Podium
Vem pro Podium!
PM BA - Vem pro Podium!
PM TO - Vem pro Podium!
Cadastre-se
Últimas Notícias
22h33 Gravação é 'imprestável', diz perito contratado por advogados de Temer 22h09 Janot recorre e volta a pedir ao STF a prisão de Aécio e Rodrigo Loures 22h01 Atentado durante show de Ariana Grande deixa pelo menos 19 mortos 21h26 Agenda social da XVII Assembleia da Academia Piauiense de Mestres Maçons 18h26 Dois casos de violência domestica é registrado em Pimenteiras 18h24 Galácticos estreia goleando no 1º Campeonato Municipal de Futebol em Paes Landim 18h23 105 anos: Ação da Secretaria Municipal de Saúde 18h08 Secretária de Saúde participa do VII congresso do COSENS 18h06 Estado licita projeto estimado em R$ 3,5 milhões para Centro de Eventos 18h04 Elmano Férrer apresenta projeto de Lei para garantir mais rigor em veículos 18h00 Taxista solicita Uber para armar uma 'emboscada' e é atropelado em THE 17h55 Homem sai de hospital antes de receber alta e é vitima de assalto 17h53 Crianças com menos de 1 ano não devem beber suco; saiba motivo! 17h51 Mulher é assassinada a tiros em Dom Expedito Lopes é encontrada as margens de rodovia 17h50 Quanto uma criança pode ver de TV sem ficar obesa? Saiba aqui! 17h50 Reuniões de Firmino com 4 ministros foram canceladas após escândalo 17h48 Polícia Militar foi informada por criadores de abelhas de veiculo de Oeiras 17h47 Prefeito Tomé participa do VII congresso de secretários da saúde 17h44 Caminhão roubado é encontrado depenado no município de Geminiano 17h40 Prefeito Zé Neto participa de congresso da saúde em Teresina 17h39 Celebração religiosa católica reúne dezenas de pessoas em terço 17h32 Prefeito participa do congresso de secretários municipais do PI realizado na Capital 17h32 VII Congresso de Secretários Municipais de Saúde conta com a participação de Jerumenha 17h32 Congresso em Teresina conta com a presença de representante de Bocaina 17h32 Representante de Jaicós marca presença em congresso na capital

Teresina Participativa

Mais Lidas

    Podium - Professores Dir. Constitucional

    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 913

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Suas ideias podem melhorar Teresina
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional