180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

ZAP ZAP DO BETO
Osório - Ed. Neuton Oliveira
REVISAO FINAL
RESERVA HELICONIA
CEV

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Publicado Por: Lyza Freitas

Curta a nossa fanpage
WX - Village Leste
ZAP ZAP DO BETO
VAL PRAEIRO HELICONIA
THREVO PIATZ
VAL PRAEIRO HELICONIA
Duas cabeças pensam melhor do que uma
Últimas Notícias
16h22 Brasileiro 'rejeita três últimos pedidos' na Indonésia; saiba mais! 16h14 Após vitória, Rampage se diz impressionado com Fábio Maldonado: 'Não é humano' 15h57 Flavia Nara! Faça o teste de compatibilidade! 15h53 Wesley vira opção para a Libertadores e pode ganhar vaga 15h52 Faleceu em Teresina aos 83 anos o senhor Carlos Medeiros Barros 15h34 Jogadores escalam Philippe Coutinho no time do ano no Inglês 15h13 População 'tapa' buraco com três carcaças de veículos no interior do CE 15h10 Prefeita Regina Coeli participa de grande campeonato no povoado Taboca 15h03 Durante debate sobre Reforma Política, senadora afirma que PT 'saiu na frente' 14h54 Cooperados piauienses definem ações para evolução do cooperativismo no estado 14h52 Dilma Rousseff manteve sanção de verbas para Vila Olímpica de Parnaíba 14h41 Bial e Galvão Bueno dão um selinho nos bastidores de especial da Globo 14h37 Mulher passa por cirurgia após engolir lâmina de barbear esncondida em água 14h33 São José Operário, o patrono dos trabalhadores está sendo celebrado no Planalto Uruguai 14h31 Homem morre após facada no peito e a sua mulher é suspeita do crime 14h10 Prefeito Eudes Agripino participa de visita do governador à parque eólico 14h08 Na visita ao parque eólico em seguida governador participa de grande almoço 14h05 População 'tapa' buraco com três carcaças de veículos no interior do CE 13h56 Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência é contra lei da terceirização 13h35 Trecho sem sinalização na 316 no PI pode causar acidentes; Relata internauta. 13h33 Dilma lamenta mortes causadas por terremoto no Nepal, Índia e na China 13h27 Hospital onde bebê real vai nascer fecha ala após superbactéria infectar oito pessoas 13h12 Planalto aposta em Renan Calheiros para travar projeto da terceirização 13h04 JUSTIÇA manda suspender prazo de validade de concurso 12h56 Empreiteiras não comprovam natureza do serviço prestado por José Dirceu
Curta a nossa fanpage
ZAP ZAP DO BETO
Duas cabeças pensam melhor do que uma

Mais Lidas

    VAL PRAEIRO HELICONIA

    Enquete

    Para você, no âmbito do Executivo, qual o pior nível de administração?

    Total de Votos: 111

    Válida de 25/04/2015 a 02/05/2015

    ZAP ZAP DO BETO
    Curta a nossa fanpage
    VAL PRAEIRO
    THREVO POETIC
    Duas cabeças pensam melhor do que uma

    180graus no Instagramno Instagram

    VAL PRAEIRO HELICONIA
    WX - Village Leste
    THREVO POETIC