180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

sebrae
dr Wilson
unimed zika
cev maio

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


zika adv6
UNIMED DIA DAS MÃES
Últimas Notícias
23h53 Volêi no topo da rede e do pódio, Circuito em Fortaleza 23h52 IV edição do EXPOEIRAS acontece de 26 a 28 de Maio. Confira a programação! 23h50 Prefeitura de Oeiras promove vacinação contra H1N1 23h33 Carência de Planos de Saúde podem confundir os pacientes. Veja aqui os apectos legais 22h18 No emparelhamento Semifinal teremos River x Parnahyba e Atlética x Piauizão 22h13 Piauí conquista 10 medalhas na Copa Nordeste de Ciclismo em Sergipe 19h40 Abertura dos festejos de nossa Senhora de Fátima em Colônia do Gurgueia 19h06 De férias, Ivete Sangalo segue sem postar fotos com o marido 19h05 CEO do Yahoo pode receber US$ 55 milhões se deixar a empresa 19h00 Boa audiência: Band vai colocar o 'MasterChef' duas vezes por semana 18h54 Jovem ergue enxada durante formatura em homenagem aos pais 18h47 Veículo bate em árvore na cidade de Parnaíba e deixa 3 pessoas feridas 18h41 Adélia, do 'BBB16', muda o visual e aparece com o cabelo preto; confira 18h40 Primeira revisão para o Enem reúne dois mil estudantes no Atlantic City 18h39 Fora da televisão, Regina Volpato lança canal no YouTube 18h35 M 1992, Gugu criou programa de videocassetadas para combater Faustão 18h30 Carreira de Bruno de Luca como repórter do Faustão dura apenas dois meses 18h30 Do PI, sanfoneira de 5 anos toca no palco do 'Domingo Show' da Record 18h28 Ex-BBB Ana Paula revela o sonho de ser apresentadora do 'Vídeo Show' 18h11 Inscrições para concurso da prefeitura de Lagoa Alegre-PI acaba esta semana 18h03 Entorpecentes apreende adolescente com cocaína e um revólver municiado 17h36 Lojas Renner vê 'desarranjo' entre demanda e capacidade 17h34 Salário mínimo cresceu 77% desde 2002, diz ministério 17h14 Maurício de Nassau sedia III Ciclo de palestras do XII CONAFISIO 17h07 Prefeita Vânia Ribeiro entrega o Anexo PSF em São Domingos zona rual de Cajueiro da Praia
SUNSET

Mais Lidas


    Enquete

    O Coordenador de Comunicação do Governo do Estado, João Rodrigues, gasta mais com publicidade do que Fábio Abreu gasta com segurança pública. Como você avalia essa situação?

    Total de Votos: 125

    Válida de 27/04/2016 a 04/05/2016

    elite

    180graus no Instagramno Instagram