180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

Alugue quitinete em Luis Correia
Negócios ou lazer em Parnaíba?
comserv
MEU BLOG
MEU BLOG

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


podium
MEU BLOG
Terno e Cia
podium
Marquinhos do Pará
Últimas Notícias
01h17 Conceição Santana será a nova presidente da Associação de moradores do bairro Boa Vista 22h09 Homem é morto com 3 tiros na Zona Sudeste de Teresina 21h41 Piauienses 'nota 1.000' no Enem dão dicas para ter sucesso nos estudos 21h29 Moro ao comentar morte de Teori: 'Sem ele, não teria havido a Lava Jato' 21h24 Prefeitura de Landri Sales licita até R$ 1,1 milhão para compra de combustível 21h15 Magistrados têm até o dia 08/02 para revisar processos de presos provisórios 21h09 'Se algo acontecer com alguém da minha família...', disse filho de Teori no Facebook 20h59 'Deve ser investigado a fundo', diz delegado da Lava Jato sobre morte de Teori 20h41 Trem ultrarrápido de Elon Musk dá passo para sair do papel 20h37 Polícia recupera R$ 45 mil do assalto à casa lotérica em Parnaíba 20h30 Lutador Anderson Silva 'participa' de filme de ação produzido na China; veja 20h24 Penas para furto, roubo ou receptação de fios elétricos podem aumentar; veja 20h18 Mais de 84 mil alunos tiraram nota zerada na redação do Enem 2016 20h16 Novo relator da Lava Jato será nomeado por Michel Temer 20h13 Filha do governador W. Dias é vítima de um acidente de carro em Brasília 20h11 Vídeo de Lula descendo de jatinho volta a repercutir nas redes sociais 20h11 Publicado decreto que cria comissão para reforma do sistema penitenciário 20h11 Ministro relator da Lava Jato no STF morre em acidente de avião, diz site 20h07 Homem parte a coluna em duas ao levantar peso em academia; verdade ou mentira? 20h06 Como o discreto ministro Teori Zavascki chegou ao STF e passou a relator da Lava-Jato 20h04 Jogador fez viagem de 24 horas pra descobrir que o 'Comercial' desistiu 20h03 Acelerar os julgamentos depende mais da união de todos os órgãos,diz Amapi 20h02 Obama divulga carta de despedida ao povo americano 19h17 Macacos são encontrados mortos em São José do Rio Preto com suspeita de febre amarela 19h15 Relator da Lava Jato, Teori Zavascki morre em queda de avião em Paraty

MEU BLOG
Hospede-se no Islamar
Terno e Cia
Laurice - Projetos

Mais Lidas

    Podium - Professor Newton Neto

    Enquete

    Você concorda com a decisão da Prefeitura de Teresina em não bancar os desfiles das escolas de Samba?

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-01-09 14:36:00.0 a 2017-01-16

    Casa do cartucho
    comserv
    Negócios ou lazer em Parnaíba
    Podium - Professor Newton Neto

    180graus no Instagramno Instagram

    Negócios ou lazer em Parnaíba
    Podium - Professor Newton Neto