180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

PARAIBA
SHOPPING POTY
Dantas Imobiliaria
MELHORES IMOVEIS
COLEGIO CEV
ED NEUTON OSORIO

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Publicado Por: Lyza Freitas

VANGUARDA
INOCOOP
Últimas Notícias
02h04 Pai de líder do PP é alvo da operação que apura fraude 01h51 IBGE mostra que desemprego aumentou e o salário caiu 01h32 MP denuncia mais outros três envolvidos na morte do pai de jornalista de TV 01h31 Brasil junto com outros países criam relatório sobre direito à privacidade 01h05 Fase final: cabo de dados liga Brasil direto à Europa para evitar espionagem 01h05 Direito do Catador de Caranguejo:Seguro-desemprego para catadores de caranguejo 00h56 Muricy assume culpa por crise no São Paulo e torcida fala em protesto 00h54 PELC de Monsenhor Gil é avaliado por formador do programa 00h36 Lava Jato investiga dono de jatinho usado por Eduardo Campos 00h28 Futebol mundial perde patrocinadores em função da falta de clareza dos dirigentes 00h09 Brasil confirma compra de energia de Argentina e Uruguai semanalmente 23h51 Juiz concede dez dias para empreiteira apresentar contrato com empresa de Dirceu 23h34 O governo não tem projeto pronto de regulação da mídia, garante Berzoini 23h18 França 1 x 3 Brasil - Dunga estreia em 2015 com pé direito 23h17 Estrada da Pedra do Sal: Motociclista sobra em curva e dois ficam feridos 23h07 Câmara deve discutir reforma política em maio, diz Eduardo Cunha 22h53 Latas com estampas dos 450 anos do Rio são lançadas pela Antarctica 22h48 Ministro afirma que as exportações deverão ser o foco das montadoras 22h33 Projeto de lei aumenta pena para quem matar policial em serviço 22h14 'Apagão' na Zona Leste de Teresina é causado por explosão em subestação 22h06 Três novos modelos do iPhone estão sendo desenvolvidos pela Apple 21h41 Polícia Federal faz buscas no Banco Safra, dizem fontes 21h23 Inicio da Obra do Sistema de Abastecimento Dágua em Convênio FUNASA e Prefeitura de Pajeú 21h17 Ser Educacional cai na Bolsa e amplia queda para 62% no ano 21h03 Bolsa de Londres cai influenciada por ações de tecnologia
REVISTA180
VANGUARDA
ISLAMAR NOITE
MELHORES IMOVEIS

Mais Lidas

    Enquete

    Na sua opinião, a presença da Força Nacional...

    Total de Votos: 328

    Válida de 24/03/2015 a 31/03/2015

    MELHORES IMOVEIS
    Dantas Imobiliaria

    180graus no Instagramno Instagram