180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

Kangaço
Galaxy
CASA DE PRAIA
ARTE CONSTRUÇÕES

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Publicado Por: Lyza Freitas

Últimas Notícias
04h52 Tim lança plano controle que promete WhastApp ilimitado 04h33 Peixe de Procurando Nemo é filmado pela primeira vez no mar 04h16 Realizado a 33ª Sessão de Vereadores 04h12 Mega acumula e prêmio pode chegar a R$ 7,5 milhões; veja as dezenas 03h50 Xuxa fala sobre ida para a Rede Record; confira 03h36 Regina Casé fala sobre acusações da mãe de DG: 'Injustas e cruéis' 03h01 Justin Bieber é o cantor que mais ganhou dinheiro este ano 02h43 Com assistência de Hulk, Zenit vence e elimina o Benfica da Champions 02h20 Ansiedade e vida sedentária andam muito próximas, avisa cardiologista 02h01 Ex de Mariah Carey falha em detector de mentiras e admite sexo com Kim Kardashian 01h59 Semana Nacional da Conciliação encerrou nesta quarta-feira (26/11) 01h35 Jovem é alvejado a tiros de pistola ponto 40, em Parnaíba 01h34 Consumo de álcool foi proíbo no campus da Faculdade de medicina da USP 01h32 Prefeitura reinicia a demolição e retirada dos escombros 01h07 Segundo Banco Central juros sobem e crédito desacelera em outubro 00h44 Diaz revela que não pretende acertar perna que Anderson Silva fraturou 00h42 Comercial pronto para disputar o Piauiense de 2015 00h26 Caio Castro explica cabelo platinado: 'Era para personagem, mas não vou aderir' 00h10 MC Ludmilla nega rivalidade com Anitta e diz que não está rica: 'Mas estou tentando' 00h00 Santo Inácio do PI: CNM divulga valor de R$ 248.272,04 do repasse do FPM 23h50 Chapa da situação vence eleição da mesa diretora da Câmara de Campo Maior 23h48 Nova fornecedora promete apostar alto para tirar Nike do Barcelona 23h36 Alunos do Curso Técnico em Desenvolvimento Infantil e Técnico em Serviço Público de Campinas do PI 23h18 Atriz de ‘Pé na cova’ é asfixiada durante tentativa de assalto 23h14 Atlético, campeão da Copa do Brasil e SP é eliminado da Sul-Americana
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    Você confia nas promoções de Black Friday?

    Total de Votos: 66

    Válida de 26/11/2014 a 03/12/2014

    ARTE CONSTRUÇÕES
    SERCOMPREV

    180graus no Instagramno Instagram

    Galaxy
    MAFRENSE MÁQUINAS