180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

MUNICIPIO CONTABILIDADE
VAGA VENDAS
TELHAS MAFRENSE

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Publicado Por: Lyza Freitas

Últimas Notícias
09h34 Prefeito Lourival atrasa repasse da câmara e vereadores não votam LDO 09h31 Inscrições para a 3ª Corrida dos Advogados do Piauí via internet encerram hoje (29) 09h15 Encontro Religioso 09h04 Sem opção para o ataque, Muricy escala Pato ao lado de Ademílson 09h00 Vendido? Cavani não aparece em foto oficial do PSG; ele quer sair do time 08h54 Final da Liga dos Campeões pode não ter sul-americanos da Copa América 08h52 SEMEL define datas das competições esportivas em União 08h49 Título da Copa Verde é do Paysandu que vai disputar a Copa Sul-americana 08h49 Yasmin Brunet abusa de decote e garante: 'Ainda estou com tudo em cima' 08h37 Ex-Paquita Ana Paula Almeida faz a sua estreia como modelo plus size 08h28 Foi lançada a programação do Aniversário de Teresina 08h24 Médicos usam cimento, azeite, e até supercola em plásticas de bumbum 08h14 'Sou pago para falar o que penso', diz analista de consultoria cerceada do PT 08h10 Num ato ilegal, CUT e Lula fazem terrorismo eleitoral; entenda por que 08h06 Bebê morre após cair de rede com o pai 08h05 TRE-PI defere as candidaturas de Zé Filho e Sílvio Mendes; já pedem votos 08h05 Pedro II registra queda na incidência de casos de dengue 08h03 Forró Misturado agitará o final de semana em NSR 07h47 Câmera de segurança flagra homem furtando restaurante no Piauí; fotos 07h46 Prefeito Manin Geronço autoriza ordem de serviço da estrada da Comunidade Vila Boa Hora 07h43 Capa da GQ, Leandra Leal fala sobre sexo: 'é essencial para a vida, a felicidade' 07h42 Festejos de Cristino Castro 2014: Grandes atrações e cinco dias de festas 07h41 Motociclista fica com graves ferimentos após colisão com um Corsa na BR-230 07h40 Boletim médico: Jô Soares inicia tratamento com antibióticos 07h34 Pelada! Ex-BBB Vanessa Mesquita compartilha fotos tomando banho
Curso in company
ControlX
ControlX

Enquete

E agora qual dessas 20 maiores cidade do Piauí você acha que tem mais HOMEM FEIO?

Total de Votos: 72

Válida de 29/07/2014 a 05/08/2014

Mais lidas

    TELHAS MAFRENSE
    CONSTRUTORA HIDROS
    IRRITEC

    180graus no Instagramno Instagram