180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

VANGUARDA
MELHORES IMOVEIS
ISLAMAR
INOCOOP

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Publicado Por: Lyza Freitas

INOCOOP
STARTUP WEEKEND
VANGUARDA
GUIA DE FESTAS
Últimas Notícias
17h32 Ciro emite parecer favorável a projeto que dá mais celeridade em certidões 17h20 Assessor de W. Dias acumula, de forma interina, direção geral da Agespisa 17h19 Desde Collor mercado prevê a maior retração do PIB em 25 anos 17h18 Confira o resultado final teste seletivo 2015 de Vila Nova do Piauí 17h14 Caridade do Piauí está sem o fornecimento de energia elétrica há mais de 48 horas 17h10 Prefeitura de Porto distribui dois mil quilos de sementes e incentiva agricultores rurais 17h09 Prefeito Lukano Sá faz visita técnica à obra do Mercado Público de Oeiras 17h09 Secretário de Turismo nomeia comissão de apoio ao Centro de Convenções 17h01 Justiça determina adoção de medidas contra desastre ambiental no Parnaíba 17h01 Balança comercial tem pior resultado da série para meses de fevereiro 16h58 'Fui ofendido em rede nacional', diz Rodolfo sobre quadro de Gugu 16h57 Instituto Federal do Piauí seleciona professores substitutos em 05 campi 16h47 Com o derrière 'redondinho', Boing Boing concorrerá ao Miss Bumbum 16h34 Ações a favor da Advocacia Pública acontecerá na terça no Distrito Federal 16h29 AABB de Valença-PI recebeu a visita do Presidente do CESABB-PI 16h25 Mais Saúde, boas-vindas – Itainópolis recebe uma médica dentro do Programa “Mais Médicos” 16h23 Grande oportunidade no setor imobiliário na região Norte do Piauí 16h17 W.Dias apresenta ao TRE defesa no caso onde é acusado de 'caixa dois' 16h07 Tradicional corrida de cavalo na cidade de Ilha Grande 16h05 Tromba d'água assusta e arrasta banhistas em praia no Nordeste. Vídeo 15h57 Agricultores atingidos pela seca têm sementes distribuídas pela SDR 15h53 Mãe diz que Talita sofre preconceito: 'Ela fez sexo sozinha?' 15h53 ProJovem Urbano abre seleção para educadores no Estado do Piauí 15h38 Hildo Rocha participa de inauguração em Lago da Pedra 15h34 POLÍCIA FEDERAL não encontrou a origem dos R$ 180 mil
FESTA FACIL
ISLAMAR
VANGUARDA
ABC

Mais Lidas

    Imobiliaria

    Enquete

    De manhã, qual noticiário você prefere assistir?

    Total de Votos: 251

    Válida de 28/02/2015 a 07/03/2015

    GUIA DE FESTAS
    Dantas Imobiliaria

    180graus no Instagramno Instagram

    STARTUP WEEKEND
    INOCOOP