180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

GUIA DOS PARLAMENTARES II
COLEGIO CEV
ROSMANNY
Conserv
BRVOX VAGA
Casa na praia

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Publicado Por: Lyza Freitas

Últimas Notícias
17h16 Parceria entre Amapi e Minds garante 40% de desconto em curso de inglês 17h03 W. Dias manda Sefaz pagar bolsistas da Fapepi; valores estavam em atraso 17h02 Sejus recebe fotos da OAB mostrando situação caótica de presídios do Piauí 16h56 Talita e Rafael assumiram fazer sexo na noite anterior dentro da casa 16h55 Gratificações de diretores de escolas serão reincorporadas em fevereiro 16h46 Caminhão com milhares de gatos para consumo é interceptado no Vietnã 16h29 Carnaval alemão desiste de alegoria inspirada em Charlie Hebdo 16h21 Prefeito Jesualdo se reúne com integrantes da Orquestra Sanfônica Santa Martha 16h13 Núbia: 'Adoro fazer sexo em banheiro de posto de combustível na estrada' 16h13 Líbia vive caos com 2 governos, 1.700 milícias e avanço do Estado Islâmico 16h07 Nossa Senhora de Fátima: obra gera prejuízos e comerciantes reclamam 16h06 Prefeitura de Oeiras realiza campanha e ações nas UBS 16h00 Multidão acompanha empate entre River e Associação Atlética de Altos 15h57 Pagamentos dos pipeiros das cidades de S. Mendes e Bela Vista do Piauí encontra-se em atraso 15h55 Preço de refrigerante e cerveja deve subir com mais imposto 15h54 Parto orgásmico dá prazer ao invés de dor durante o nascimento. Entenda 15h34 MOTORISTA acusado de estuprar as 2 filhas é capturado 15h34 Os coques e rabos de cavalo reinventados fazem sucesso na semana de Alta Costura 15h33 Shailene Woodley aparece musa em novo trailer de Insurgente 15h30 Campanha de combate à Hanseníase em Oeiras 15h30 Programa leva jovens com tudo pago para Nova York; participe! 15h25 Aberta consulta pública para regulamentar o Marco Civil da web 15h20 Picos: Conceição Portela assume Secretaria Municipal de Saúde 15h17 Vereador Carlos Torres assume secretaria de Planejamento e Mércia a Câmara 15h15 Escola da rede municipal de Oeiras se destaca no IDEB
CURSO DE INGLES
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    Das seguintes obras que estão paradas, qual deve ser concluída com maior urgência?

    Total de Votos: 34

    Válida de 29/01/2015 a 05/02/2015

    180graus no Instagramno Instagram