180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

Dr. Raimundo Junior
Coren- Enfermagem
Phocus Galerie
Cev- Maio
Coren Enfermagem
Alves e Alves- (Dr. Daniel)
Cofen- Enfermagem
180 - Vende-se Hilux
180 & Gracom - Maratona
IEMP - Prof. Ana Cristina

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Phocus Galerie
Terno e Cia
Carvalho e Oliveira (Wildson de Almeida)
Alves e Alves (Dr. Daniel)
180 & Gracom - Maratona
UNIMED DIA DAS MÃES
Casa do Cartucho
Marquinhos do Pará
vaga pesquisadores
Panificadora Canindé
Últimas Notícias
17h12 Ederson e Rafinha não treinam após amistoso e aumentam risco de corte 17h01 TRE-PI testa sistemas de candidaturas e das propagandas eleitorais para 2016 16h38 Foi realizado grande festa em comemoração ao dia das mães em São Felix do Piauí 16h27 Prefeitura de Simplício Mendes realizou capacitação sobre prevenção e combate às drogas 16h21 Prefeito Luciano Fonseca realizou uma grande festa em comemoração ao dia das mães 16h09 Prefeito Chico Pitu assina termo para início da reforma e ampliação de escola em Marcolândia 16h03 Alunos da rede municipal de Batalha recebem fardamento 15h57 Osternes e Anatália agradecem a todos pela ajuda do DIVINO na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus 15h54 Prefeitura inicia cadastro de estabelecimentos comerciais para fomentar o turismo 15h50 Foi divulgado o resultado da licitação de compra e venda de alimentos da Agricultura Familiar 15h50 Projeto de Lei defende no PI gratuidade para pessoas com câncer 15h46 Deputada do PI reclama de liberação de acusados de estupro 15h44 SDR e SEMED divulgam resultado da licitação de compra e venda de alimentos da Agricultura Familiar 15h41 Seleção da Champions tem dois brasileiros que não estão com Dunga 15h39 Ex-presidente do PSDB de Minas é preso em operação 15h38 Prefeito Dedé Marinho e governador inauguram obras em Arraial 15h38 Em Batalha, Campeonato de Futebol movimenta final de semana 15h38 Governo tem superávit acima do esperado em abril, de R$ 9,75 bi 15h30 Condutor da tocha olímpica no Piauí estaria vendendo peça por R$ 50 mil 15h26 Prefeitura de Cajueiro da Praia intensifica combate à dengue 15h21 Brasil tem mais de 16 milhões de pessoas filiadas a partidos políticos 15h18 Prefeitura de Cajueiro da Praia reabre Posto de Informação ao Turista 15h08 'Crime está provado', diz a delegada que investiga estupro coletivo no RJ 15h07 Projeto “Nascer Saudável” apoia mães de Água Branca 15h02 Piauí possui ao menos 50 mil km de estradas não pavimentadas, diz CNT

Phocus Galerie
Dr. Raimundo Junior
Dr. Wildson de Almeida
Alves e Alves (Dr. Daniel)
Conplan
Terno e Cia

Mais Lidas


    Enquete

    Cai o primeiro ministro do novo governo em apenas 12 dias. Na sua opinião, Michel Temer consegue terminar seu mandato?

    Total de Votos: 301

    Válida de 24/05/2016 a 31/05/2016

    180 & Gracom - Maratona
    Casa do cartucho
    Phocus Galerie - Eventos
    vaga pesquisadores
    Dr. Raimundo Junior
    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    ZikaZero
    Terno e Cia
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    Profº Márcio Lima - Dia da Mudança

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset
    Panificadora Canindé