180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

Você no controle do Processo
comserv
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Quer mudar de vida?
Teresina 165 anos
Matemática Básica
Assist. Administrativo UFMA
Aux. Administrativo UFMA
Tire sua CNH com a Autoescola Gallantys
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
03h17 Cruzeiro e Flamengo vão decidir o título de 2017 02h03 Prefeitura intensifica limpeza e manutenção de praças e logradouros públicos 01h41 Prefeito Ângelo leva água para comunidade no município de Sebastião Leal. 01h27 Agricultores rurais de União participam de palestra sobre o Programa Sertão Irrigado 01h20 Primeira dama Lendinalva presenteia o SCFV com novos instrumentos musicais 01h09 Praça do Amor se transforma em cartão-postal de Parnaíba 01h01 Um golpe no Hino de Campo Maior 23h42 Patrimônio estreia novo 'showroom' e apresenta novidades para Teresina 23h26 Sebastião leal se transforma em canteiro de obras 21h18 Polícia prende suspeitos de matar jovem após festa no PI 21h17 Professor Gilbert Gaertner II fará palestra sobre sonho de estudar no exterior 21h12 51 concursos oferecem salários de até R$ 26,1 mil em várias regiões do Brasil 21h07 Comissão especial conclui votação e antecipa fim das coligações partidárias 20h36 Número de mortos em naufrágio no Rio Xingu sobe para dez 20h32 Festival da Cajuína reúne produtores na capital durante três dias 20h31 Uespi lança edital com mais de mil vagas para especializações nesta quinta (24) 20h30 Secretário Estadual Fábio Abreu estará ao vivo no EugenioShow nesta quarta-feira 20h27 Semana universitária do ASA orienta estudantes do ensino médio na escolha de profissão 20h25 Ex-prefeito que sofreu acidente na BR-135 criticou sobre obra em vídeo 20h23 Técnicos da Secretaria de Agricultura visitam unidade de produção familiar em José de Freitas 20h17 Secretaria de saúde de Pimenteiras realiza mutirão com crianças 20h14 Prefeito Márcio Alencar tem prestações de contas aprovadas pelo TCE 20h14 Prefeito e secretária trazem aula de balé para Santa Cruz do Piauí 20h08 Prefeito Roger Linhares participa de evento em homenagem aos pais em José de Freitas 20h08 Cajazeiras: Dentistas realizam ações e entrega de kits para alunos

Tire sua CNH com a Autoescola Gallantys
Assist Administrativo UFMA
Matemática Básica
Aux. Administrativo UFMA

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Ajude!
    Podium - Professor Atualidades
    Assist. Administrativo UFMA

    180graus no Instagramno Instagram

    Aux. Administrativo UFMA