180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

Vidraco
Alencar Ximenes
Infatec
Gerente Eficiente
FSA
Multcont
Habitar
Sercomprev
kangaço
Ideal Box
CEV

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Publicado Por: Lyza Freitas

Últimas Notícias
11h46 W.Dias quer pressão contra decisão do STF sobre CPI exclusiva da Petrobras 11h43 Inicio da Campanha de vacinação contra gripe em Canavieira 11h38 Programa ‘A Prefeitura Até Você’ acontece neste sábado (26/04) no bairro Flor dos Campos 11h34 Governador Zé Filho recebeu no Palácio de Karnak, prefeitos que reivindicam continuidade nas obras. 11h33 Jovem Castelense capota carro na PI 322 próximo Buriti dos Montes 11h32 Coordenadora da UESPI de Corrente participa de simpósio em Portugal 11h28 Após saída da Suzano moradores desempregados abandonam o local 11h26 Carreta bi-trem perde força e bloqueia estrada 11h20 Coivaras comemora seus 22 anos com muitas atrações no dia 29 de abril 11h18 No Piauí cerca de 240 mil mulheres sofrem com problemas de hipertensão 11h08 Carregador wireless alimenta 40 smarts a 5 metros de distância; veja 11h05 'Malhação' comemora 19 anos no ar nesta quinta (24) 11h05 Em rádio, Shopping da Cidade lança programa para os micro-empresários 11h05 Moradores revoltados em THE criam abaixo-assinado contra falta de energia 11h04 IFPI de Picos e General Eletric fazem parceria para seleção de técnicos 11h04 OAB do PI aponta falta de medidor de pressão em alguns presídios do estado 11h02 Teresina recebe hoje(24) a exposição 'ANALLINA' do artista Antonio Cardoso 11h02 Jon Jones declara: 'Nada no jogo do Glover me deixa preocupado' 11h01 Inspire-se nas famosas e veja cinco maneiras de usar o lápis de olho preto 11h01 Brasil tem hoje 5,2 mil refugiados de 79 nacionalidades e os números só crescem 11h01 Procuradoria de Floriano divulga resultado final de seleção de estágio 11h00 Cleo Pires: sua personalidade mais uma vez entre o real e o fictício 10h54 Sec. de Educação e Sec. de Saúde realizam Campanha e Mobilização Municipal Contra a Dengue 10h48 Veja como foi o encerramento do curso de gestante 10h41 Carreta bitrem perde força em subida e bloqueia trânsito em rodovia do Piauí
Gerente Eficiente
Gerente Eficiente

Enquete

Você teme que, com o Marco Civil da Internet, passem a controlar mais as pessoas pelo que elas publicam, por exemplo, nas redes sociais?

Total de Votos: 41

Válida de 24/04/2014 a 01/05/2014

Mais lidas

    Galaxy
    Coelho Fortes Dourado
    Babylandia
    BlueShark

    180graus no Instagramno Instagram

    Gerente Eficiente