180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

GUIA DOS PARLAMENTARES II
COLEGIO CEV
Festa de Natal no Kangaco
CND_VAGA
Casa do Cartucho
IBIZA DRINKS
CASA DE PRAIA

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Publicado Por: Lyza Freitas

Últimas Notícias
21h35 Carioca, do Pânico, é internado em unidade semi-intensiva após aspirar tinta spray 21h17 Cientistas descobrem o que acontece com a gordura quando você perde peso 21h03 Robô Curiosity da Nasa identifica 'arrotos' de metano em Marte 20h20 Césio Tenório & Banda em Campinas do Piauí 20h03 Mulher gasta R$ 18 mil em outdoors para chamar a atenção de Boninho e entrar no BBB 20h01 Dilma Rousseff elogia reaproximação entre os Estados Unidos e Cuba 20h00 Direto do túnel do tempo: Falabella volta ao 'Vídeo Show' após 13 anos 19h53 'Missão cumprida', diz presidente do TRE-PI ao diplomar eleitos em 2014 19h42 Roncalli assumirá Setre no restinho do ano após exoneração de Warton 19h40 Prévia do Bloco Uh Papai Chegou 19h22 Papa Francisco faz aniversário, ganha bolo, e fiéis dançam tango 19h19 Em Breve Show de Natal com Forró Mala 100 Alça 19h18 Em Breve Grande Show com Gabriel Diniz 19h04 Mostrando a calcinha, Miss Bumbum Brasil posa de mamãe noel sexy! 19h00 Revista americana elege as 50 atletas mais saradas do mundo. Fotos! 18h58 Mais de 200 corpos de vítimas do Estado Islâmico são achados em vala 18h46 INÉDITO: Barrense é medalha de ouro em Olimpíada de Língua Portuguesa à nível nacional 18h31 Jovem sofre tentativa de homicídio após fim de relacionamento 18h30 Homem é encontrado morto dentro de roça no Bairro Várzea Alegre. Veja 18h18 Creches realizam festa de colação de grau com Doutores do ABC 2014 18h04 Empresários acusados de racha que causou duas mortes vão a júri popular 17h58 Estudo mostra aumento no número de famílias sem filhos no Brasil 17h40 Com muito atraso, Congresso Nacional aprova LDO de 2015 em Brasília 17h36 TENENTE acusado de fraudar concurso é afastado da PM 17h31 Alepi aprova projeto que limita em 10% cargos de DAS/DAI no Executivo do PI
GUIA DOS PARLAMENTARES II
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    O piauiense Luis Henrique foi o terceiro colocado no 1º MasterChef Brasil. Você concorda com a vitória de Elisa?

    Total de Votos: 74

    Válida de 17/12/2014 a 24/12/2014

    180graus no Instagramno Instagram