180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

ABC IMOVEIS

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terno e Cia
Marquinhos do Pará
Últimas Notícias
12h52 A Secretaria Municipal de Saúde, realizou palestra de conscientização e prevenção ao TABAGISMO 12h42 Com 57 km de extensão, maior túnel do mundo entrará em operação na Suíça 12h32 Firmino confirma mais 6 nomes para sua equipe de secretários; veja lista! 12h27 Município de Miguel Alves da continuidade ao grande projeto de abastecimento de água 12h17 Prefeitura de Vila Nova divulga programação completa do 21º aniversário do município; Veja 12h13 OAB oferece mais de 150 livros de direito gratuítamente 12h10 Centro Integrado de Reabilitação terá programação especial natalina 12h09 Justiça do Piauí implanta sistema para acessar o Serasa de forma mais rápida 12h05 Taxa de juros do cheque especial tem leve alta e chega a 13,6% ao mês 12h03 Procuradores-gerais assinam Declaração contra 'crimes de abuso do poder' 12h01 Folha de José de Freitas chega a R$ 33 milhões/ano. Veja nomes e salários 11h57 SPFC no campeonato Sub-20 passa dos 200 gols na temporada de 2016 11h51 Corinthians Tem 14 atletas no Mundial de Piscina Curta que acontece no Canadá 11h48 'Listinha' de de compras da filha de Cunha tem 'blusinhas' de R$ 1,2 mil 11h47 Filme piauiense Retratos da Eficiência será lançado nesta quarta-feira(07/12) 11h43 Robinho crê em virada decisiva na final da Copa do Brasil 11h43 Centro de Convivência de Idosos realiza jantar de confraternização 11h40 Brinquedoteca de Pimenteiras encerra atividades 11h37 Primeiro campeonato de videogame da CBF terá final nesta quarta-feira (07/12) 11h37 Índice de Vendas de consórcio caem 6,7% no período de 10 meses 11h34 Maior projeto de abastecimento de água do Piauí será realizado em Miguel Alves 11h25 THE: homem é morto a facadas e companheira é suspeita 11h23 Custo da 'Cesta Básica' de Teresina sofre queda; a 19ª mais cara do país 11h23 Junior Bill marca presença em seminário para novos gestores na APPM 11h20 Betim encontra prefeitos em seminário para novos gestores de 2017/2020

Islamar - A melhor hospedagem em Luís Correia
Terno e Cia
Laurice - Projetos

Mais Lidas

    CLIQUE AQUI

    Enquete

    O STF foi correto ao proibir Vaquejadas no Brasil?

    Total de Votos: 734

    Válida de 2016-10-17 18:46:00.0 a 2016-10-31

    Casa do cartucho
    CLIQUE AQUI

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset
    ABC IMOVEIS