180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

Você no controle do Processo
Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


CFO - MA - Vem pro Podium!
Revisão Atualidades
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
PM-MA - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
04h59 Com Humberto liberado River vai forte para a batalha no Junco 23h54 Cocal de Telha sedia seminário do PNAIC com presença de 5 municípios 21h03 Acidente entre motos em estrada vicinal deixa 2 mortos 20h35 Receita Federal alerta para o envio de falsas intimações pelos Correios 20h32 Projeto de Ciro prevê qualificação profissional para adolescentes em abrigos 20h29 Promotoria visita Cabral e encontra antidepressivos em excesso na cela 20h15 Prefeitura de Bom Princípio do PI abre Seletivo para 10 gavas; confira o edital 20h11 Prazo da Base Nacional para alfabetização de crianças pode ser revisto pelo CNE 20h08 Seminário apresentará propostas de requalificação do Centro de Teresina 19h55 OMS diz que epidemia de cólera no Iêmen é a pior do mundo 19h36 Dia “D” contra a Dengue é realizado em Campo Largo do Piauí 19h26 Atlético Vermelhense perde e é vice-campeão da Liga Maior de Futsal em Campo Maior – PI 18h10 Prefeito de Avelino Lopes asfalta mais uma rua 17h40 Professor Benigno Soares ministra curso de oratória no Galaxy; fotos! 17h34 Serviço social de Colônia do Gurgueia em ação 16h04 Ator Fábio Assunção é preso por dano ao patrimônio público e desacato; veja 15h49 Política de Trump produz mais prisões de imigrantes e 'reduziu deportações' 15h26 Seleção Brasileira é convocada para confronto contra Portugal 15h18 Família e amigos de jovem vítima de feminicídio em THE exigem justiça 15h04 Marcelo Rezende grava mensagem de gratidão e de fé pela 'cura do Câncer' 14h55 Em tentativa de assalto, criminosos atiram em ônibus de Francis Lopes 14h53 Gilmar Mendes será relator de um dos inquéritos sobre Aécio Neves no STF 14h25 Campeonato Brasileiro 2017: Santos e Sport prometem grande jogo hoje (24) 14h18 Investimento público federal em transportes caiu 6,1% em seis anos 13h56 Ex-BBB Juliana Goes anuncia nas redes sociais primeira gravidez

Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Escola de Sargentos - Vem pro Podium!

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional