180graus

Cultura e entretenimento - 27/10/2009 às 17h09

II Festival da Uva será lançado sexta-feira (30) em São João do Piauí

Haverá concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública

Marielle Baia - Educação Financeira
Prof. Antônio Luis - Noções de Contabilidade
SA CAVALCANTE RIO POTY
TRAGA SEU IMOVEL PARA DANTAS
VANGUARDA BARCELONA
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
Helder Eugênio Advogados Associados
THREVO - RESERVA DOS PINHEIROS
Inocoop - Recanto das Palmeiras
MEDFACID CEV
MEDFACID CEV
DREAM PARK ABC

A segunda edição do Festival da Uva será lançada, oficialmente, na próxima sexta-feira (30), no Centro Cultural de São João do Piauí, às 9 horas. Além do governador Wellington Dias, o lançamento vai reunir parceiros como o Sebrae, Codevasf, lideranças políticas, técnicos rurais atuam na produção de uva no Assentamento Marrecas e representantes de toda a cadeia produtiva envolvida ou beneficiada com o Festival.

Uma das inovações desta edição é o concurso de redação e desenho direcionado aos alunos da rede pública de São João do Piauí. O concurso será lançado do Festival em São João, e o prazo de entrega para análise das redações será dia 23 de novembro. Já a premiação acontecerá durante o Festival, de 3 a 6 de dezembro. A proposta é trabalhar junto aos alunos da rede pública as contribuições do Festival e da presença da uva para o desenvolvimento sócioeconômico da região.

Segundo a secretária Rejane Dias, o foco do festival é o empreendedorismo, por isso a programação trará palestras e debates relacionadas à fruticultura, mas o Festival também terá espaço para cultura, lazer e entretenimento com uma rica programação cultural que será apresentada no lançamento do Festival. “O carro-chefe é a uva, mas apostamos no potencial da fruticultura daquela região como um todo, por isso, o governador está dotando a região de infraestrutura necessária, bem como, viabilizando a atração de investimentos para promover o desenvolvimento desse polo de fruticultura no Estado”, explica.

O governador Wellington Dias destaca que, além da produção de uva, São João do Piauí também é um grande produtor de frutas como banana, goiaba, melancia, manga e que, por isso, o Governo do Piauí está investindo em ações, como uma escola que oferece cursos de educação profissional na Escola Agrotécnica de São João. “É a prática aliada à teoria para fortalecer o desenvolvimento”, explica. O Assentamento Marrecas foi o primeiro investimento da Codevasf na área de irrigação, com aproveitamento dos 140 metros cúbicos de água dos poços jorrantes.

Para a sanjoanense Ivone Amorim, um dos maiores legados do Festival foi a melhoria da autoestima da população local, que agora se orgulha em dizer que São João é a capital da uva. “Depois do I Festival da Uva o povo se orgulha em dizer que é de São João do Piauí a capital da uva piauiense”, explica.

A realização do Festival é resultado de um conjunto de parcerias que inclui vários órgãos do Governo do Estado como Piemtur, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Fundac, Fundespi, além do Governo Federal, através da Codevasf, do Sebrae e da Prefeitura de São João do Piauí.

Imprimir esta página

Fonte: Ccom

Publicado Por: Lyza Freitas

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


NEURACI ROCHA - PALAZZO MONTICELLO
LIKE HR
VANITY SANDRA SILVA
WX - Village Leste
Inocoop Recanto das Palmeiras
VAL PRAEIRO HELICONIA
Mirante da Mota Machado
VANITY SANDRA SILVA
Últimas Notícias
17h50 MP instaura inquérito civil para apurar condições de Conselhos Tutelares 17h50 Segurança Pública é tema de debate no município de Floriano 17h49 Na cidade de Floriano deputado Gustavo Neiva fala sobre Segurança Pública 17h48 Investimentos em Energia Solar no Piauí 17h46 Deputado acompanha Inauguração 17h45 Aos 17 anos, Lívia Araújo dá início a carreira internacional em Paris 17h45 Prefeita Ducilene Amorim participa de audiência com o Secretário de Sáude, Francisco Costa 17h43 Em José de Freitas, assaltantes arrombam agência dos Correios e levam todo o dinheiro 17h43 Espaço Cultural Lota na segunda noite de apresentações neste Domingo 05/07 no VI festival e Cultura 17h43 Deputado estadual Júlio Arcoverde acompanha Inauguração no Dirceu 17h40 Em Floriano plantão da PM registra final de semana sem muitas ocorrências 17h37 Prefeita Ducilene Amorim assina convênio na CODEVASF 17h36 Governo prepara nova faixa de renda para o Minha Casa, Minha Vida 17h36 Curso de moda da UFPI realiza mais uma edição do Piauilismo 17h33 Receita deve liberar nesta semana consulta ao 2º lote de restituições 17h32 Assaltantes arrombam agência dos Correios de José de Freitas e levam todo o dinheiro 17h28 No município de Floriano Caminhada Pela Paz é remarcada 17h26 Em Floriano alunos do curso de eletricista participam de aula inaugural 17h24 Em Valença do Piauí 27º Festival Junino de Quadrilha encerra com aprovação popular 17h22 Prefeito realiza solenidade de entrega de certificados do PRONATEC, IFPI e SENAC 17h20 Robert Rios pede a CPI da Agespisa e diz ter dossiê com irregularidades 17h18 Festival de Quadrilhas realizado pela secretaria de educação 17h13 Na zona rural de Altos mais um poço tubular é perfurado pela prefeitura 17h11 Prefeitura de São Félix lança oficialmente a programação da XXV Semana Cultural 17h06 Prefeitura perfura mais um poço tubular na zona rural de Altos
VANGUARDA BARCELONA
SA CAVALCANTE RIO POTY
BRISA SUL
SEU IMOVEL NA DANTAS
SA CAVALCANTE RIO POTY
HR like

Mais Lidas

    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    Imobiliaria
    VANITY SANDRA SILVA
    VAL PRAEIRO HELICONIA

    Enquete

    No final do mês, sua conta de energia fica em média...

    Total de Votos: 31

    Válida de 06/07/2015 a 13/07/2015

    SEU IMOVEL NA DANTAS
    SA CAVALCANTE RIO POTY
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    Mirante da Mota Machado

    180graus no Instagramno Instagram

    Inocoop Recanto das Palmeiras
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    THREVO POETIC