180graus

Demanda dos diabéticos - 21/05/2013 às 10h58

Hospital Lineu Araújo recebeu 2600 novas unidades de insulina

Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina e 800 do tipo glulisina

Podium - Professor Newton Neto
comserv
MEU BLOG
Alugue quitinete em Luis Correia
Negócios ou lazer em Parnaíba?
MEU BLOG





Desde a manhã de hoje (20), pacientes de diabetes do município já tem à sua disposição 2600 novas unidades de insulina. A Prefeitura de Teresina recebeu um novo lote da medicação e já repassou para o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), que é responsável pela distribuição.

“Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina (também conhecida como Lantus) e 800 do tipo glulisina (Apidra)”, informa Natálio Netto, farmacêutico do Lineu Araújo. O estoque, formado por canetas aplicadoras com 3ml cada, é suficiente para suprir uma demanda de 500 diabéticos, que é o número estimado de pessoas atendidas na capital. A quantidade de insulina fornecida para cada um vai depender do paciente e do tipo administrado, e pode ser suficiente para um, dois ou três meses.

Para a distribuição das insulinas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) segue um protocolo de dispensação de medicamentos que está em vigor desde o ano passado. Para solicitar, basta entrar com um processo na FMS portando identidade, CPF e cartão do SUS, laudo médico e exames de glicemia em jejum, glicemia pós prandial e hemoglobina. O cadastro tem validade de três meses, quando deve ser renovado.

Além da dispensação de medicamentos, o Lineu Araújo mantém ainda dois programas voltados ao acompanhamento de pessoas com diabetes. “Para prevenir e evitar danos nas feridas dos diabéticos, diminuindo assim a incidência de amputações, o Lineu Araújo mantém o Programa de Feridas e Pé Diabético”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão. Uma enfermeira e um angiologista prestam o devido atendimento aos pacientes, que consiste em reunir e evitar danos em feridas, curativos, orientação quanto ao cuidado do pé, entre outros.

Já o programa de Controle de diabetes é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, angiologista, nutricionista e endocrinologista. “É feito um trabalho de acompanhamento e orientação dos pacientes quanto aos cuidados básicos, atenção à dieta, aplicação de insulina e dispensação dos medicamentos”, explica Luiz Lobão. Além disso, eles são convidados a participar de reuniões mensais, em que são abordados assuntos que visam uma melhor convivência com a doença.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


MEU BLOG
Terno e Cia
podium
podium
Marquinhos do Pará
Últimas Notícias
18h01 Intenção de consumo das famílias cai 1,7% em janeiro de 2017, segundo CNC 17h50 Balcão do Trabalhador inicia workshops de orientação 17h41 Assinaturas do Minha Casa Minha Vida iniciam nesta quarta-feira (18/01); veja 17h37 Polícia Federal prende suspeitos de enviar drogas pelos Correios para Europa e Ásia 17h35 River-PI confirma jogos da Copa do Nordeste para o 'Lindolfo Monteiro' 17h31 Record demite apresentador que chamou Ludmilla de ‘macaca’ 17h23 Primeira Faxina nos Bairros de 2017 recolheu 106 toneladas de lixo em Teresina 17h19 Turmas Recursais do TJ-PI pautam 55 processos para julgamento em Oeiras 17h19 Tribunal de Contas apura os decretos 'emergenciais' de prefeituras do Piauí 17h18 Venda-se terreno com ótima localização, piscina, banheiro e área de apoio. Confira! 17h13 Enem: provas poderão ser aplicadas em apenas um dia em 2017 17h13 Teresina entra no mapa de vacinação contra a febre amarela e FMS recomenda vacina para os viajantes 17h03 Anac reajusta tarifas de embarque em aeroportos; veja os valores 17h02 Escola de Governo abre inscrições para os cursos de Inglês e Espanhol para servidores do Estado 17h01 Decisão de autorizar Forças Armadas em presídios é uma ousadia, diz Temer 16h57 'BBB17': Globo começa a divulgar os nome dos participantes para o reality 16h54 Escoltados pela PF, vereadores tomam posse e voltam para a cadeia 16h53 Polícia prende suspeito de arrombar e furtar residências no interior do Piauí 16h50 THE: Homem é morto com tiro na cabeça na Santa Teresa 16h46 Serra da Capivara: gestão compartilhada deve garantir alento financeiro 16h37 Programa ID Jovem oferece descontos em viagens e eventos culturais para jovens de baixa renda 16h33 Polícia britânica identifica 526 vítimas de pedofilia no futebol em investigação 16h30 Ralph Lauren vestirá Melania Trump para a posse de Donald Trump; veja 16h02 Amigo pediu o seu carro emprestado e foi multado? Detran diz como proceder 16h02 Folião poderá garantir 2 dias de passaporte no Crocodilo Beach; confira a novidade

MEU BLOG
Hospede-se no Islamar
Podium - Professor Newton Neto
Terno e Cia
Laurice - Projetos

Mais Lidas

    Podium - Professor Newton Neto

    Enquete

    Você concorda com a decisão da Prefeitura de Teresina em não bancar os desfiles das escolas de Samba?

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-01-09 14:36:00.0 a 2017-01-16

    comserv
    Casa do cartucho
    Podium - Professor Newton Neto
    Negócios ou lazer em Parnaíba

    180graus no Instagramno Instagram

    Negócios ou lazer em Parnaíba
    Podium - Professor Newton Neto