180graus

Demanda dos diabéticos - 21/05/2013 às 10h58

Hospital Lineu Araújo recebeu 2600 novas unidades de insulina

Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina e 800 do tipo glulisina

Inocoop - Recanto das Palmeiras
MeuBlog
WS Construtora - Recanto das Palmeiras
CEV - Bolsas
Novo de motivação
DREAM PARK ABC
unimed the shopping
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
Construtora Boa Vista





Desde a manhã de hoje (20), pacientes de diabetes do município já tem à sua disposição 2600 novas unidades de insulina. A Prefeitura de Teresina recebeu um novo lote da medicação e já repassou para o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), que é responsável pela distribuição.

“Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina (também conhecida como Lantus) e 800 do tipo glulisina (Apidra)”, informa Natálio Netto, farmacêutico do Lineu Araújo. O estoque, formado por canetas aplicadoras com 3ml cada, é suficiente para suprir uma demanda de 500 diabéticos, que é o número estimado de pessoas atendidas na capital. A quantidade de insulina fornecida para cada um vai depender do paciente e do tipo administrado, e pode ser suficiente para um, dois ou três meses.

Para a distribuição das insulinas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) segue um protocolo de dispensação de medicamentos que está em vigor desde o ano passado. Para solicitar, basta entrar com um processo na FMS portando identidade, CPF e cartão do SUS, laudo médico e exames de glicemia em jejum, glicemia pós prandial e hemoglobina. O cadastro tem validade de três meses, quando deve ser renovado.

Além da dispensação de medicamentos, o Lineu Araújo mantém ainda dois programas voltados ao acompanhamento de pessoas com diabetes. “Para prevenir e evitar danos nas feridas dos diabéticos, diminuindo assim a incidência de amputações, o Lineu Araújo mantém o Programa de Feridas e Pé Diabético”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão. Uma enfermeira e um angiologista prestam o devido atendimento aos pacientes, que consiste em reunir e evitar danos em feridas, curativos, orientação quanto ao cuidado do pé, entre outros.

Já o programa de Controle de diabetes é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, angiologista, nutricionista e endocrinologista. “É feito um trabalho de acompanhamento e orientação dos pacientes quanto aos cuidados básicos, atenção à dieta, aplicação de insulina e dispensação dos medicamentos”, explica Luiz Lobão. Além disso, eles são convidados a participar de reuniões mensais, em que são abordados assuntos que visam uma melhor convivência com a doença.

Publicado Por: Lídia Brito

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


WS Construtora - Alto das Palmeiras
VANITY SANDRA SILVA
NEURACI ROCHA - PALAZZO MONTICELLO
Caminho para o Sucesso
VANITY SANDRA SILVA
Mirante da Mota Machado
Inocoop Recanto das Palmeiras
VAL PRAEIRO HELICONIA
DREAM PARK ABC
THREVO PIATZ
Últimas Notícias
23h13 Câmara aprova PEC que proíbe União de causar despesas para os estados 23h09 Bola rolando: Demerval Lobão realiza COPÃO 2015 23h05 Saúde de Pimenteiras intensifica ações de prevenção à saúde bucal 23h01 Paes Landim conquista título de campeão máster de futebol amador 22h56 Senado vota projeto de lei que proíbe doação de empresas às campanhas 22h34 Ministro da Justiça tem bate boca com produtores rurais em reunião no MS 22h07 Plenário do Senado aprova uma janela permanente para migração de partidos 21h23 William Bonner usa chapézinho de festa para comemorar 46 anos do 'JN' 21h22 Com descoberta de vilã, Além do Tempo bate novo recorde no Ibope 21h06 Missoes no Sertao arrecada Brinquedos 21h02 Lucas Lucco fala de suposto namoro com uma cantora 'baiana e famosa' 20h53 Seplan vai elaborar diagnóstico do cenário de Segurança Alimentar no Piauí 20h33 Segurança inicia processo de melhorias nos distritos policiais 20h05 Beneficiários do PAIS receberão dia de campo 20h03 Adolescentes do CEM recebem serviços do Cidadania Ativa 19h58 Catadores de materiais recicláveis são capacitados pelo Sebrae 19h33 FMS se prepara para segunda fase da campanha de vacinação contra o HPV 19h26 Prefeito consegue, em caráter de urgência, a restauração da Ponte sobre o Riachão 19h12 Vereador Djalma Cardoso traz Dermatologista para atender em Alto Longá. 19h03 Bairros da zona Leste de Teresina recebem mutirão de limpeza 18h52 Renato Augusto revela tentativas frustradas de voltar ao Flamengo 18h37 Desfile de 7 de setembro será realizado na segunda-feira em Miguel Leão 19h26 Assembleia aprova 1ª parceria público privada do Piauí; Rios foi o relator 18h30 Feng shui express: saiba como transformar a energia de sua casa 18h25 Município de Curralinhos realiza mega show para o enceramento dos festejos de São Raimundo Nonato
Contrutora Boa vista
Construtora Vanguarda
180graus
BRISA SUL - BOA VISTA
VANGUARDA BARCELONA
SEU IMOVEL NA DANTAS
HR like
Mirante da Mota Machado

Mais Lidas

    Imobiliaria
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    MeuBlog
    VANITY SANDRA SILVA
    BRISA SUL PISCINA

    Enquete

    Que bancada trabalhou mais neste primeiro semestre?

    Total de Votos: 82

    Válida de 15/07/2015 a 22/07/2015

    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    Mirante da Mota Machado
    Boa Vista
    VILLAGE LESTE - WX
    MeuBlog
    LIKE HR
    Boa Vista - Brisa Sul - piscina
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    VAL PRAEIRO
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS

    180graus no Instagramno Instagram

    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    WX - Village Leste
    Inocoop Recanto das Palmeiras
    Caminho para o Sucesso
    Mirante da Mota Machado