180graus

Demanda dos diabéticos - 21/05/2013 às 10h58

Hospital Lineu Araújo recebeu 2600 novas unidades de insulina

Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina e 800 do tipo glulisina

Mirante da Mota Machado
WS Construtora - Recanto das Palmeiras
Tire sua habilitação na Servemplac
Inocoop - Recanto das Palmeiras
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
RESERVA HELICONIA
DREAM PARK ABC
Anilson Feitosa Kangaco
ENEM INTENSIVO CEV
THREVO - RESERVA DOS PINHEIROS
SA CAVALCANTE RIO POTY





Desde a manhã de hoje (20), pacientes de diabetes do município já tem à sua disposição 2600 novas unidades de insulina. A Prefeitura de Teresina recebeu um novo lote da medicação e já repassou para o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), que é responsável pela distribuição.

“Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina (também conhecida como Lantus) e 800 do tipo glulisina (Apidra)”, informa Natálio Netto, farmacêutico do Lineu Araújo. O estoque, formado por canetas aplicadoras com 3ml cada, é suficiente para suprir uma demanda de 500 diabéticos, que é o número estimado de pessoas atendidas na capital. A quantidade de insulina fornecida para cada um vai depender do paciente e do tipo administrado, e pode ser suficiente para um, dois ou três meses.

Para a distribuição das insulinas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) segue um protocolo de dispensação de medicamentos que está em vigor desde o ano passado. Para solicitar, basta entrar com um processo na FMS portando identidade, CPF e cartão do SUS, laudo médico e exames de glicemia em jejum, glicemia pós prandial e hemoglobina. O cadastro tem validade de três meses, quando deve ser renovado.

Além da dispensação de medicamentos, o Lineu Araújo mantém ainda dois programas voltados ao acompanhamento de pessoas com diabetes. “Para prevenir e evitar danos nas feridas dos diabéticos, diminuindo assim a incidência de amputações, o Lineu Araújo mantém o Programa de Feridas e Pé Diabético”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão. Uma enfermeira e um angiologista prestam o devido atendimento aos pacientes, que consiste em reunir e evitar danos em feridas, curativos, orientação quanto ao cuidado do pé, entre outros.

Já o programa de Controle de diabetes é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, angiologista, nutricionista e endocrinologista. “É feito um trabalho de acompanhamento e orientação dos pacientes quanto aos cuidados básicos, atenção à dieta, aplicação de insulina e dispensação dos medicamentos”, explica Luiz Lobão. Além disso, eles são convidados a participar de reuniões mensais, em que são abordados assuntos que visam uma melhor convivência com a doença.

Publicado Por: Lídia Brito

VANITY SANDRA SILVA
VAL PRAEIRO HELICONIA
WX - Village Leste
LIKE HR
WS Construtora - Alto das Palmeiras
Inocoop Recanto das Palmeiras
DREAM PARK ABC
THREVO PIATZ
Mirante da Mota Machado
VANITY SANDRA SILVA
Últimas Notícias
16h13 Menor drone de todos anda, carrega itens pesados e se destrói 16h00 Inspire-se em ideias de bancadas para sua casa ficar com design moderno 15h55 Drogaria é arrombada na madrugada em Esperantina 15h54 HGV realiza procedimento inédito de alta complexidade no estado do Piauí 15h51 Histórico de Felipe Mendes indica que ele abandona cargos públicos 15h42 Motociclista bate moto em cavalo e morre em Valença 15h33 Justiça Federal do PR bloqueia 137,5 milhões da empreiteira Mendes Junior 15h18 Evo Road terá circuito com muitas subidas valendo etapa do Piauiense de Ciclismo e ranking da CBC 15h14 Manutenção das coligações acaba com a fusão de partidos 15h12 CNMP começa a julgar reclamação de promotores contra Procuradoria 15h09 Ministro do TST Lelio Bentes Corrêa é nomeado para compor quadro do CNJ 15h05 Vândulos explode caixa eletrônico em Colônia do Gurgueia 14h51 'Garotas estavam no local errado, na hora errada', diz o delegado do caso 14h50 Pequim enfim inicia a proibição ao fumo em lugares públicos 14h44 Leitores estão querendo saber como conseguir um emprego na APROJUV 14h30 Casagrande tem uma boa evolução e quadro estável após cirurgia 14h23 SCFV realiza confraternização para mães em Monte Alegre 14h05 Está ruim com o ministro Joaquim Levy no governo? Pois pior sem ele 14h01 Themístocles Filho garante apoio às vítimas de crime bárbaro em Castelo 13h50 Dilma reconhece momento difícil que o governo está enfrentando 13h49 CNMP começa a julgar reclamação de promotores contra Procuradoria 13h30 Direito ao aborto lidera todas as pesquisa nos Estados Unidos 13h26 Hospital nega que garotas tenham sido esfaqueadas enquanto eram abusadas 13h17 Coreanos vão instalar usina de energia solar no Piauí; região de bom potencial 13h10 Ex-prefeito condenado à prisão por estupro de vulnerável está foragido
MELHORES IMOVEIS
SA CAVALCANTE RIO POTY
Tire sua habilitação na Servemplac
HR like
BRISA SUL - BOA VISTA
SEU IMOVEL NA DANTAS
Mirante da Mota Machado
SA CAVALCANTE RIO POTY

Mais Lidas

    VANITY SANDRA SILVA
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    AGUAS DE TIMON
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    BRISA SUL PISCINA
    Imobiliaria

    Enquete

    Sem o pagamento integral do reajuste previsto para o mês de maio, os Policiais Militares ameaçam paralisar suas atividades integralmente, enquanto o governo negocia o parcelamento do reajuste. Você acha correto que os policiais cruzem os braços?

    Total de Votos: 262

    Válida de 27/05/2015 a 03/06/2015

    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Mirante da Mota Machado
    VILLAGE LESTE - WX
    SA CAVALCANTE RIO POTY
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    LIKE HR
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    VAL PRAEIRO
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    AGUAS DE TIMON

    180graus no Instagramno Instagram

    Inocoop Recanto das Palmeiras
    AGUAS DE TIMON
    Mirante da Mota Machado
    WX - Village Leste
    Tire sua habilitação na Servemplac