180graus

Demanda dos diabéticos - 21/05/2013 às 10h58

Hospital Lineu Araújo recebeu 2600 novas unidades de insulina

Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina e 800 do tipo glulisina

Kangaco
Vestibular
Casa do Cartucho
Kangaço

Desde a manhã de hoje (20), pacientes de diabetes do município já tem à sua disposição 2600 novas unidades de insulina. A Prefeitura de Teresina recebeu um novo lote da medicação e já repassou para o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), que é responsável pela distribuição.

“Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina (também conhecida como Lantus) e 800 do tipo glulisina (Apidra)”, informa Natálio Netto, farmacêutico do Lineu Araújo. O estoque, formado por canetas aplicadoras com 3ml cada, é suficiente para suprir uma demanda de 500 diabéticos, que é o número estimado de pessoas atendidas na capital. A quantidade de insulina fornecida para cada um vai depender do paciente e do tipo administrado, e pode ser suficiente para um, dois ou três meses.

Para a distribuição das insulinas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) segue um protocolo de dispensação de medicamentos que está em vigor desde o ano passado. Para solicitar, basta entrar com um processo na FMS portando identidade, CPF e cartão do SUS, laudo médico e exames de glicemia em jejum, glicemia pós prandial e hemoglobina. O cadastro tem validade de três meses, quando deve ser renovado.

Além da dispensação de medicamentos, o Lineu Araújo mantém ainda dois programas voltados ao acompanhamento de pessoas com diabetes. “Para prevenir e evitar danos nas feridas dos diabéticos, diminuindo assim a incidência de amputações, o Lineu Araújo mantém o Programa de Feridas e Pé Diabético”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão. Uma enfermeira e um angiologista prestam o devido atendimento aos pacientes, que consiste em reunir e evitar danos em feridas, curativos, orientação quanto ao cuidado do pé, entre outros.

Já o programa de Controle de diabetes é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, angiologista, nutricionista e endocrinologista. “É feito um trabalho de acompanhamento e orientação dos pacientes quanto aos cuidados básicos, atenção à dieta, aplicação de insulina e dispensação dos medicamentos”, explica Luiz Lobão. Além disso, eles são convidados a participar de reuniões mensais, em que são abordados assuntos que visam uma melhor convivência com a doença.

Publicado Por: Lídia Brito

Últimas Notícias
08h05 STJD reduz só em um jogo suspensão de Guerrero, e ele está fora do clássico 08h05 Cinco plantões policiais funcionarão durante o 2º turno das eleições na capital 08h05 Garoto apontado nos EUA como atirador em escola aparece com arma 08h01 Adolescentes são flagrados pela Polícia Militar com drogas 07h56 Clássico é último duelo de Messi e C. Ronaldo antes do Bola de Ouro 07h55 Prefeitura prepara implantação do sistema de biometria facial 07h52 Lavrador é encontrado morto no Piauí e polícia investiga; corpo com marcas 07h46 Muricy já decidiu quem ele quer como substituto de Rogério Ceni em 2015 07h45 Eleitores antecipam a viagem para votar no interior do Maranhão 07h41 Caracol reabre concurso público com salários de até 7,8 mil reais 07h40 Eleição em 6 estados do país aponta empate técnico no segundo turno; veja 07h35 HOMEM É ASSALTADO e bandidos levam mais de R$ 5 mil 07h30 TRE prepara locais de votação em São Luís para o segundo turno 07h19 Andressa dispara:'Na cama sou sem vergonha e adoro ouvir sacanagem' 07h15 Sem perder a oito jogos, Sampaio pega o Vila Nova hoje 07h11 Ibope: Em duas semanas, Dilma sobe e Aécio cai entre os eleitores de Marina 07h05 Projeto do MPMA desenvolvido em Imperatriz é apresentado em Brasília 07h02 Rally do Pirão reserva fortes emoções aos pilotos 07h00 Movimento Você e a Paz será realizado em Brasília nos 06 a 09 de novembro 06h55 Prefeitura garante inserção de jovens com deficiência no mercado de trabalho 06h45 Firmino apresenta obras da Ponte da Gil Martins para vereadores 06h30 Unibanco indenizará oficial de justiça que teve nome falsificado 06h15 Município de Ribamar inova na confecção da decoração natalina 06h02 Brasileiro troca futebol por musculação, aponta estudo 06h00 JT-MA define plantonistas para fim de semana, segunda-feira (ponto facultativo)
TRE

Mais lidas

    Enquete

    Na sua opinião, dos novos deputados estaduais eleitos, qual realizará o melhor trabalho?

    Total de Votos: 1,290

    Válida de 21/10/2014 a 28/10/2014

    180graus no Instagramno Instagram