180graus

Demanda dos diabéticos - 21/05/2013 às 10h58

Hospital Lineu Araújo recebeu 2600 novas unidades de insulina

Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina e 800 do tipo glulisina

COELHO FORTE E DOURADO
Phocus Galerie
Shop Festa - Inauguração
SAMBAIBA MODULADOS
Laurice - Projetos
DR GERMANO





Desde a manhã de hoje (20), pacientes de diabetes do município já tem à sua disposição 2600 novas unidades de insulina. A Prefeitura de Teresina recebeu um novo lote da medicação e já repassou para o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), que é responsável pela distribuição.

“Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina (também conhecida como Lantus) e 800 do tipo glulisina (Apidra)”, informa Natálio Netto, farmacêutico do Lineu Araújo. O estoque, formado por canetas aplicadoras com 3ml cada, é suficiente para suprir uma demanda de 500 diabéticos, que é o número estimado de pessoas atendidas na capital. A quantidade de insulina fornecida para cada um vai depender do paciente e do tipo administrado, e pode ser suficiente para um, dois ou três meses.

Para a distribuição das insulinas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) segue um protocolo de dispensação de medicamentos que está em vigor desde o ano passado. Para solicitar, basta entrar com um processo na FMS portando identidade, CPF e cartão do SUS, laudo médico e exames de glicemia em jejum, glicemia pós prandial e hemoglobina. O cadastro tem validade de três meses, quando deve ser renovado.

Além da dispensação de medicamentos, o Lineu Araújo mantém ainda dois programas voltados ao acompanhamento de pessoas com diabetes. “Para prevenir e evitar danos nas feridas dos diabéticos, diminuindo assim a incidência de amputações, o Lineu Araújo mantém o Programa de Feridas e Pé Diabético”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão. Uma enfermeira e um angiologista prestam o devido atendimento aos pacientes, que consiste em reunir e evitar danos em feridas, curativos, orientação quanto ao cuidado do pé, entre outros.

Já o programa de Controle de diabetes é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, angiologista, nutricionista e endocrinologista. “É feito um trabalho de acompanhamento e orientação dos pacientes quanto aos cuidados básicos, atenção à dieta, aplicação de insulina e dispensação dos medicamentos”, explica Luiz Lobão. Além disso, eles são convidados a participar de reuniões mensais, em que são abordados assuntos que visam uma melhor convivência com a doença.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terno e Cia
ISLAMAR
Phocus Galerie
SAMBAIBA MODULADOS
Marquinhos do Pará
SAMBAIBA MODULADOS
Últimas Notícias
18h48 Niède ameaça ir à Unesco denunciar o descaso com a 'Serra da Capivara' 18h42 Vídeo: menina de 10 anos é resgatada após 17h sob os destroços 18h38 ‘Aquarius’ vence prêmio de melhor filme em festival de Amsterdã 18h33 River perde para o Confiança (SE) e continua como lanterna da 'Série C' 18h30 'É durinho e lisinho', diz a candidata pelo Piauí no 'Miss Bumbum'; fotos! 18h04 Mais de 35% dos atletas da Paralimpíada são vítimas de acidentes 18h02 No Brasil, 4% dos alunos do 9º ano já sofreram estupro, diz IBGE 17h54 Brasileira de 33 anos pode ser eleita deputada estadual nos EUA 17h51 Após estupro coletivo,mais dois casos de abuso sexual acontecem em Oeiras 17h32 Eleições: No Piauí, 24% das candidaturas já foram aceitas 17h15 Sorteio da 'Nota Piauiense' acontecerá nesta segunda (29); R$ 250 mil no total 17h13 Ciro não questiona testemunhas no impeachment contra Dilma Rousseff 17h09 Regina Sousa abandona os autos e apela a questões político-partidárias 16h39 Segunda rodada cheia de gols no I interclasse da Escola Municipal de Campo Largo do Piaui 16h38 Lula teria pedido à OAS construção de capela no famoso sítio de Atibaia 15h54 Jovem ginasta viraliza na web após Rio-2016 ao fazer acrobacias 15h54 A advogada que atua contra Dilma Rousseff no processo de impeachment 15h53 Nico Rosberg vence GP agitado da Bélgica, mas Lewis Hamilton é líder 15h51 Fim do mistério: fotos em Preto e Branco são campanha contra o câncer 15h49 Caminhão do Exército com três toneladas maconha é apreendido 15h48 Senadores ‘não aceitarão provocações’ durante defesa de Dilma 15h46 Polícia prende dois pilotos embriagados antes de voo em aeroporto 15h42 Dilma Rousseff sai do Palácio da Alvorada junto com a cachorrinha 15h35 Duelo difícil do River com o Confiança no Batistão em Aracaju 15h05 Dona Rejane foi à Sussuapara levar apoio ao comício do Pé Trocado

SAMBAIBA MODULADOS
Phocus Galerie
Terno e Cia
Laurice - Projetos
ISLAMAR

Mais Lidas

    SUNSET
    DR GERMANO ADV

    Enquete

    O Senado Federal abriu consulta pública sobre projeto de lei que propõe diminuir o número de deputados e senadores. Você concorda com a proposta?

    Total de Votos: 224

    Válida de 23/08/2016 a 30/08/2016

    Silva, Guedes & Barroso
    Casa do cartucho
    Shop Festa - Inauguração
    SAMBAIBA MODULADOS
    ISLAMAR
    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)

    180graus no Instagramno Instagram

    Panificadora Canindé