180graus

Demanda dos diabéticos - 21/05/2013 às 10h58

Hospital Lineu Araújo recebeu 2600 novas unidades de insulina

Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina e 800 do tipo glulisina

MUNICIPIO CONTABILIDADE
Kangaco
Artcores
TELHAS MAFRENSE
CEV

Desde a manhã de hoje (20), pacientes de diabetes do município já tem à sua disposição 2600 novas unidades de insulina. A Prefeitura de Teresina recebeu um novo lote da medicação e já repassou para o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), que é responsável pela distribuição.

“Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina (também conhecida como Lantus) e 800 do tipo glulisina (Apidra)”, informa Natálio Netto, farmacêutico do Lineu Araújo. O estoque, formado por canetas aplicadoras com 3ml cada, é suficiente para suprir uma demanda de 500 diabéticos, que é o número estimado de pessoas atendidas na capital. A quantidade de insulina fornecida para cada um vai depender do paciente e do tipo administrado, e pode ser suficiente para um, dois ou três meses.

Para a distribuição das insulinas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) segue um protocolo de dispensação de medicamentos que está em vigor desde o ano passado. Para solicitar, basta entrar com um processo na FMS portando identidade, CPF e cartão do SUS, laudo médico e exames de glicemia em jejum, glicemia pós prandial e hemoglobina. O cadastro tem validade de três meses, quando deve ser renovado.

Além da dispensação de medicamentos, o Lineu Araújo mantém ainda dois programas voltados ao acompanhamento de pessoas com diabetes. “Para prevenir e evitar danos nas feridas dos diabéticos, diminuindo assim a incidência de amputações, o Lineu Araújo mantém o Programa de Feridas e Pé Diabético”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão. Uma enfermeira e um angiologista prestam o devido atendimento aos pacientes, que consiste em reunir e evitar danos em feridas, curativos, orientação quanto ao cuidado do pé, entre outros.

Já o programa de Controle de diabetes é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, angiologista, nutricionista e endocrinologista. “É feito um trabalho de acompanhamento e orientação dos pacientes quanto aos cuidados básicos, atenção à dieta, aplicação de insulina e dispensação dos medicamentos”, explica Luiz Lobão. Além disso, eles são convidados a participar de reuniões mensais, em que são abordados assuntos que visam uma melhor convivência com a doença.

Publicado Por: Lídia Brito

Últimas Notícias
19h22 Caema divulga nota de utilidade pública 19h11 Recaída? Ana Maria Braga viaja com ex para Miami 18h49 Prefeitura vistoria veículos do transporte coletivo na capital 18h45 MP quer investigar Banco Central por autorizar venda do banco de Sílvio Santos 18h43 Ibope mostra Dilma com dificuldade em São Paulo e Minas e com folga no Rio 18h32 Aberto curso de atualização em Direito Eleitoral 18h25 Adriane Galisteu aceita voltar à Record sem salário e como sócia; entenda 18h20 Justiça confisca mais de R$ 2 milhões em bens do sertanejo Renner 18h10 W.DIAS 53 X Zé Filho 33% / W.Dias 60% X Mão Santa 19% 18h06 Nutricionista ensina como beber sem ganhar aqueles quilinhos a mais 18h02 Jogadora de vôlei de 17 anos, por ser linda demais, vira alvo de críticas na internet 18h02 'Império' Cláudio despista esposa para cair nos braços de seu amante, Léo 18h01 10 concursos são confirmados; devem oferecer 1,9 mil vagas até o fim do ano 17h49 Polícia recupera parte do dinheiro levado de assalto nos Correios e ainda apreende carro 17h48 Infor Delta abre inscrições para cursos na área de informatica em Campo Largo do Piaui 17h46 Governo brasileiro reforça vigilância contra vírus ebola 17h35 Obras de asfaltamento em Altos seguem pelo Conjunto Ludgero Raulino 17h34 Justiça Itinerante atende à população no bairro Pedra Mole 17h31 Recomeçam os trabalhos da Câmara de Montes Altos 17h30 Prefeitura avança na formação do grupo de educação fiscal 17h23 Homem tem cabeça arrancada em acidente 17h22 6º FESTIVAL DA CULTURA 2º DIA 17h20 Voluntários usam eletrochoque e palavras contra o assédio sexual 17h18 Confira a programação do circuito Cultura Viva em Picos 17h15 Heráclito Fortes diz que W. Dias deve ser punido por uso do dinheiro público