180graus

Demanda dos diabéticos - 21/05/2013 às 10h58

Hospital Lineu Araújo recebeu 2600 novas unidades de insulina

Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina e 800 do tipo glulisina

BLOG DO BETO
Dantas Imobiliaria
Kangaco Anilson Feitosa
CEV
MELHORES IMOVEIS
ED NEUTON OSORIO
SHOPPING POTY





Desde a manhã de hoje (20), pacientes de diabetes do município já tem à sua disposição 2600 novas unidades de insulina. A Prefeitura de Teresina recebeu um novo lote da medicação e já repassou para o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), que é responsável pela distribuição.

“Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina (também conhecida como Lantus) e 800 do tipo glulisina (Apidra)”, informa Natálio Netto, farmacêutico do Lineu Araújo. O estoque, formado por canetas aplicadoras com 3ml cada, é suficiente para suprir uma demanda de 500 diabéticos, que é o número estimado de pessoas atendidas na capital. A quantidade de insulina fornecida para cada um vai depender do paciente e do tipo administrado, e pode ser suficiente para um, dois ou três meses.

Para a distribuição das insulinas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) segue um protocolo de dispensação de medicamentos que está em vigor desde o ano passado. Para solicitar, basta entrar com um processo na FMS portando identidade, CPF e cartão do SUS, laudo médico e exames de glicemia em jejum, glicemia pós prandial e hemoglobina. O cadastro tem validade de três meses, quando deve ser renovado.

Além da dispensação de medicamentos, o Lineu Araújo mantém ainda dois programas voltados ao acompanhamento de pessoas com diabetes. “Para prevenir e evitar danos nas feridas dos diabéticos, diminuindo assim a incidência de amputações, o Lineu Araújo mantém o Programa de Feridas e Pé Diabético”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão. Uma enfermeira e um angiologista prestam o devido atendimento aos pacientes, que consiste em reunir e evitar danos em feridas, curativos, orientação quanto ao cuidado do pé, entre outros.

Já o programa de Controle de diabetes é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, angiologista, nutricionista e endocrinologista. “É feito um trabalho de acompanhamento e orientação dos pacientes quanto aos cuidados básicos, atenção à dieta, aplicação de insulina e dispensação dos medicamentos”, explica Luiz Lobão. Além disso, eles são convidados a participar de reuniões mensais, em que são abordados assuntos que visam uma melhor convivência com a doença.

Publicado Por: Lídia Brito

VANGUARDA
INOCOOP
Últimas Notícias
22h04 Projeto obriga estabelecimentos a manter um exemplar do Estatuto do Idoso 21h45 Demanda fraca derruba exportações globais de uísque escocês 21h24 River perde para o Fortaleza pela Copa do Brasil e vai disputar o 2º jogo no CE 21h19 Comunidade Batista de Amorim realizou via sacra em parceria com escola municipal 21h19 Ação solidária leva alegria para dezenas de famílias em Miguel Leão 21h11 Secretaria da Educação realiza obra de construção de um muro em escola da zona rural 21h06 Produção de cerveja tem queda de 7,2% em março 20h33 Aline troca silicone e se prepara para encontrar Fernando na final do BBB15 20h24 Miss Bumbum Juliana Guerim diz ter sido agredida após briga em boate 20h12 Avril Lavigne desabafa ao descobrir doença: 'Pensei que estivesse morrendo' 20h05 Prefeitura distribui 03 toneladas de peixes aos domingosmouranenses na Semana Santa 20h03 Ibovespa fecha acima dos 52 mil pts pela primeira vez no ano 19h42 Dólar inicia abril em queda no 1º dia sem intervenção do BC; chegou a R$ 3,17 19h36 Secretária Participa de Assinatura de Compromisso na SASC 19h26 Secretaria apreende celulares dentro de embalagem de 'Nissin' em presídios 19h24 Desembargador pede a Ministério público que investigue Construtora 18h54 Quem manda mais no presidencialismo? Ministro negocia para resolver impasse 18h48 Mulher tenta entrar em presídio com 19 celulares e drogas para o companheiro 18h38 Brasil é o 6º país que mais controla conteúdo exposto no Twitter 18h22 CASO REALIZE: TJ pede investigação após matéria do 180 18h19 Superintendência da Caixa vai emitir nota sobre a posição de Construtora 18h05 Trabalhadores de 40 Países, incluindo do Brasil, organizam greve 17h57 'Cadeia não conserta ninguém', diz ministro sobre redução da maioridade 17h43 Datena afirma que foi aconselhado a não responder critica de vagabundo 17h39 Em Oeiras campanha promove hábitos de vida saudável
MELHORES IMOVEIS
MELHORES IMOVEIS
BLOG DO BETO

Mais Lidas

    Imobiliaria

    Enquete

    Qual cidade do Piauí tem a melhor programação na Semana Santa?

    Total de Votos: 328

    Válida de 30/03/2015 a 06/04/2015

    MELHORES IMOVEIS
    BLOG DO BETO
    INOCOOP
    Dantas Imobiliaria

    180graus no Instagramno Instagram