180graus

Demanda dos diabéticos - 21/05/2013 às 10h58

Hospital Lineu Araújo recebeu 2600 novas unidades de insulina

Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina e 800 do tipo glulisina

Você no controle do Processo
Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados





Desde a manhã de hoje (20), pacientes de diabetes do município já tem à sua disposição 2600 novas unidades de insulina. A Prefeitura de Teresina recebeu um novo lote da medicação e já repassou para o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), que é responsável pela distribuição.

“Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina (também conhecida como Lantus) e 800 do tipo glulisina (Apidra)”, informa Natálio Netto, farmacêutico do Lineu Araújo. O estoque, formado por canetas aplicadoras com 3ml cada, é suficiente para suprir uma demanda de 500 diabéticos, que é o número estimado de pessoas atendidas na capital. A quantidade de insulina fornecida para cada um vai depender do paciente e do tipo administrado, e pode ser suficiente para um, dois ou três meses.

Para a distribuição das insulinas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) segue um protocolo de dispensação de medicamentos que está em vigor desde o ano passado. Para solicitar, basta entrar com um processo na FMS portando identidade, CPF e cartão do SUS, laudo médico e exames de glicemia em jejum, glicemia pós prandial e hemoglobina. O cadastro tem validade de três meses, quando deve ser renovado.

Além da dispensação de medicamentos, o Lineu Araújo mantém ainda dois programas voltados ao acompanhamento de pessoas com diabetes. “Para prevenir e evitar danos nas feridas dos diabéticos, diminuindo assim a incidência de amputações, o Lineu Araújo mantém o Programa de Feridas e Pé Diabético”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão. Uma enfermeira e um angiologista prestam o devido atendimento aos pacientes, que consiste em reunir e evitar danos em feridas, curativos, orientação quanto ao cuidado do pé, entre outros.

Já o programa de Controle de diabetes é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, angiologista, nutricionista e endocrinologista. “É feito um trabalho de acompanhamento e orientação dos pacientes quanto aos cuidados básicos, atenção à dieta, aplicação de insulina e dispensação dos medicamentos”, explica Luiz Lobão. Além disso, eles são convidados a participar de reuniões mensais, em que são abordados assuntos que visam uma melhor convivência com a doença.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Revisão Atualidades
CFO - MA - Vem pro Podium!
PM-MA - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Últimas Notícias
01h50 Gustavo Neiva marca presença em jantar em Sebastião Leal com surpresa de aniversário 01h43 Prefeito faz jantar em comemoração a festejos e surpresa para deputado 00h32 Rodada final da primeira fase com três clubes piauienses na parada do mata-mata 23h33 Caminhada marca encerramento da ‘1ª Semana do Meio Ambiente’ em Landri Sales 21h49 Prefeito do município de Santa Cruz do Piauí participa de missa em Teresina 21h14 Adolescente suspeito de realizar roubo é morto na BR-316 20h16 Discutindo ideias para a XV Semana Cultural de Colônia do Gurguéia 2017 19h08 Dr. Pessoa vai a cidade de Batalha visitar obras pelo município 18h55 Vendedor ambulante é morto a tiros no Centro de Teresina; polícia apura 18h26 Polícia tenta identificar casal que roubou farmácia várias vezes 18h06 Deputado Francisco Limma vai a cidade de Batalha visitar obras pelo município 17h45 Aeroporto de Jericoacoara-CE será inaugurado neste sábado (24) 17h32 Jovem de 23 anos morre ao 'errar a curva' com motocicleta na BR-343 17h23 Deficiente visual, filha de Roger 'toca' gol do pai que ela não viu 17h23 Deputado Antônio Félix vai a cidade de Batalha visitar obras pelo município 17h21 Brasil emitiu quase 8 mil carteiras de trabalho para estrangeiros neste ano 17h20 Mistura Gostosa Cocatelhense participa nesta Sexta do Arraiá dos Municípios 17h16 Prefeito Mirim compareceu a sessão no plenário do TCE na capital 17h13 Igreja Mundial do Poder de Deus será inaugurada na cidade de Curimatá 17h12 Juiz Eliomar Rios fala na Assembleia sobre combate da grilagem no Piauí 17h10 Na capital, prefeito Dr. Carlos reuniu-se em sessão no plenário do TCE 17h05 AABB Teresina sediará o Campeonato Teresinense de Natação 17h04 Comodidade: Aplicativo do Sine Fácil já teve mais de 168 mil downloads 17h04 Na última quinta-feira,prefeito Betão marcou presença em sessão no TSE 17h03 Orquestra Sinfônica apresenta Concerto Junino neste domingo (25)

Escola de Sargentos - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional