180graus

Demanda dos diabéticos - 21/05/2013 às 10h58

Hospital Lineu Araújo recebeu 2600 novas unidades de insulina

Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina e 800 do tipo glulisina

Laurice - Projetos
COMSERV
Unimed
COELHO FORTE E DOURADO
DR GERMANO





Desde a manhã de hoje (20), pacientes de diabetes do município já tem à sua disposição 2600 novas unidades de insulina. A Prefeitura de Teresina recebeu um novo lote da medicação e já repassou para o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), que é responsável pela distribuição.

“Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina (também conhecida como Lantus) e 800 do tipo glulisina (Apidra)”, informa Natálio Netto, farmacêutico do Lineu Araújo. O estoque, formado por canetas aplicadoras com 3ml cada, é suficiente para suprir uma demanda de 500 diabéticos, que é o número estimado de pessoas atendidas na capital. A quantidade de insulina fornecida para cada um vai depender do paciente e do tipo administrado, e pode ser suficiente para um, dois ou três meses.

Para a distribuição das insulinas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) segue um protocolo de dispensação de medicamentos que está em vigor desde o ano passado. Para solicitar, basta entrar com um processo na FMS portando identidade, CPF e cartão do SUS, laudo médico e exames de glicemia em jejum, glicemia pós prandial e hemoglobina. O cadastro tem validade de três meses, quando deve ser renovado.

Além da dispensação de medicamentos, o Lineu Araújo mantém ainda dois programas voltados ao acompanhamento de pessoas com diabetes. “Para prevenir e evitar danos nas feridas dos diabéticos, diminuindo assim a incidência de amputações, o Lineu Araújo mantém o Programa de Feridas e Pé Diabético”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão. Uma enfermeira e um angiologista prestam o devido atendimento aos pacientes, que consiste em reunir e evitar danos em feridas, curativos, orientação quanto ao cuidado do pé, entre outros.

Já o programa de Controle de diabetes é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, angiologista, nutricionista e endocrinologista. “É feito um trabalho de acompanhamento e orientação dos pacientes quanto aos cuidados básicos, atenção à dieta, aplicação de insulina e dispensação dos medicamentos”, explica Luiz Lobão. Além disso, eles são convidados a participar de reuniões mensais, em que são abordados assuntos que visam uma melhor convivência com a doença.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Phocus Galerie
Dr. Wilson Gondim
Terno e Cia
Unimed
Unimed
Últimas Notícias
15h30 CNJ confirma decisão do TJ-PI e rejeita eleição direta para Presidente 15h12 Condenado por estupro foragido do PI é localizado no TO 14h40 TCE recebe palestra do ex-ministro Ayres Britto nesta quinta-feira 29/09 14h37 Eleições 2016: secretária foi a Miguel Alves levar apoio a Oliveira Júnior 14h27 Deputada Rejane Dias foi a comício com candidato do PT em Corrente 14h23 Miss 2016: candidatas participam de desafio de maquiagem 'BE Emotion' 14h21 Termo permite que grupo de combate ao crime organizado atue com a Procuradoria da República 14h12 Treinamento com foco na Inteligência estratégica para o sucesso das Eleições-2016 14h03 Deputados denunciam 'organizações' criminosas atuando nas eleições do PI 14h03 Mesário como principal Ator deste processo 13h31 Mesário – Trabalho sinônimo de contribuição para o Fortalecimento da democracia. 13h07 Na reta final da campanha candidatos intensificam caminhadas 12h30 Administradores pedem impugnação de edital para concurso no Piauí; veja 12h28 Motociclista morre após colidir com animal 12h26 Mulher é encontrada morta dentro de uma casa no município de Paulistana 12h14 Metallica trata de fama e drogas em nova música; confira o clipe 12h13 Personagem infantil Peter Rabbit vai ganhar filme — de verdade em 2018 12h00 Governo do Piauí vai receber R$ 10 milhões para a operação carro-pipa 11h58 Mais um casal de famosos se separa: Naomi Watts e Liev Schreiber 11h49 Câmera subjetiva: solução de ‘Velho Chico’ para Santo é linda 11h32 Duas pessoas são detidas tentando arremessar celulares para Custódia 11h29 STJD avalia denúncias de irregularidade, mas decide não paralisar Série C 11h27 Corinthians mira contratação de xodó do Botafogo e revelação da Série B 11h22 Técnico da seleção inglesa é acusado de corrupção 11h15 TV argentina: Cauã Reymond deu uma constrangedora entrevista;veja o vídeo

Dr. Wilson Gondim
Terno e Cia
Laurice - Projetos
Phocus Galerie

Mais Lidas

    DR GERMANO ADV
    SUNSET

    Enquete

    Você acha que a Miss Piauí Lara Lobo tem chance de ganhar o Miss Brasil?

    Total de Votos: 382

    Válida de 15/09/2016 a 30/09/2016

    Silva, Guedes & Barroso
    Casa do cartucho
    Dr. Wilson Gondim
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)

    180graus no Instagramno Instagram

    Dr. Wilson Gondim
    Panificadora Canindé