180graus

Demanda dos diabéticos - 21/05/2013 às 10h58

Hospital Lineu Araújo recebeu 2600 novas unidades de insulina

Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina e 800 do tipo glulisina

Artcores
LB Fitness
TECNIQUIMICA
CEV
Kangaço

Desde a manhã de hoje (20), pacientes de diabetes do município já tem à sua disposição 2600 novas unidades de insulina. A Prefeitura de Teresina recebeu um novo lote da medicação e já repassou para o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), que é responsável pela distribuição.

“Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina (também conhecida como Lantus) e 800 do tipo glulisina (Apidra)”, informa Natálio Netto, farmacêutico do Lineu Araújo. O estoque, formado por canetas aplicadoras com 3ml cada, é suficiente para suprir uma demanda de 500 diabéticos, que é o número estimado de pessoas atendidas na capital. A quantidade de insulina fornecida para cada um vai depender do paciente e do tipo administrado, e pode ser suficiente para um, dois ou três meses.

Para a distribuição das insulinas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) segue um protocolo de dispensação de medicamentos que está em vigor desde o ano passado. Para solicitar, basta entrar com um processo na FMS portando identidade, CPF e cartão do SUS, laudo médico e exames de glicemia em jejum, glicemia pós prandial e hemoglobina. O cadastro tem validade de três meses, quando deve ser renovado.

Além da dispensação de medicamentos, o Lineu Araújo mantém ainda dois programas voltados ao acompanhamento de pessoas com diabetes. “Para prevenir e evitar danos nas feridas dos diabéticos, diminuindo assim a incidência de amputações, o Lineu Araújo mantém o Programa de Feridas e Pé Diabético”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão. Uma enfermeira e um angiologista prestam o devido atendimento aos pacientes, que consiste em reunir e evitar danos em feridas, curativos, orientação quanto ao cuidado do pé, entre outros.

Já o programa de Controle de diabetes é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, angiologista, nutricionista e endocrinologista. “É feito um trabalho de acompanhamento e orientação dos pacientes quanto aos cuidados básicos, atenção à dieta, aplicação de insulina e dispensação dos medicamentos”, explica Luiz Lobão. Além disso, eles são convidados a participar de reuniões mensais, em que são abordados assuntos que visam uma melhor convivência com a doença.

Publicado Por: Lídia Brito

Últimas Notícias
18h11 Gerente de posto no DF quebra vidro de carro com rodo: 'Sou quase doido' 18h11 Vereadores aprovam pedido de mandado de segurança contra a Caema 18h09 Solteira, Marina Ruy Barbosa só quer saber de Maria Ísis 18h08 Terrorista divulga vídeo de decapitação de outro jornalista americano 18h04 Anitta supera sertanejos nas rádios no primeiro trimestre em todo país 18h02 Presidenciáveis aprovam no TSE foto que será usada nas urnas 18h01 Dirigente do PSB para políticas LGBT deixa campanha de Marina 18h01 Prefeito Jesualdo Cavalcanti convida a comunidade a comparecer aos desfiles cívicos 18h00 Globo despenca no horário nobre e registra pior audiência da história 17h52 Justin Bieber foi preso no Canadá após acidente automobilístico, diz site 17h45 Projeto de aquisição de ônibus é aprovado pelo Ministério da Justiça 17h38 Dia do Educador Físico comemorado em Pedro II 17h30 Prefeitura oferta aulas de pilates no Centro de Saúde da Liberdade 17h28 CALENDÁRIO DE RENOVAÇÃO E CADASTRAMENTO DO PROGRAMA DO GARANTIA SAFRA 2014/2015 17h25 Equipe de Campo Largo juntamente com Primeira Dama Jaci participam de capacitação do selo UNICEF 17h22 Prefeitura de Paço do Lumiar incentiva o consumo do Pescado 17h21 FUNCIONÁRIO da Barroso é esfaqueado em rodoviária no PI 17h21 Aumento no número de assaltos em José de Freitas preocupa população 17h18 INAUGURAÇÃO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA 17h18 O que um laboratório médico pode fazer pelos clientes além oferecer exames confiáveis? 17h11 IPhone 6 aparece desmontado em vídeo; veja imagens do possível Apple 17h10 Lady Gaga exibe pneuzinhos durante show 17h10 Tribunal vai construir um novo Fórum eleitoral em THE; orçado em R$ 14 mi 17h07 Justiça eleitoral determina que o PSC retire a propaganda que 'detona' Assis 17h05 Polícia encontra motocicleta de idoso mutilado; ele foi espancado até morrer
Mesário Voluntário

Enquete

Com o início de setembro, começa também o período mais quente para os piauienses: o chamado B-R-O-Bró. Com temperaturas castigantes, o que há de pior pra você neste período do ano?

Total de Votos: 301

Válida de 01/09/2014 a 08/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram