180graus

Demanda dos diabéticos - 21/05/2013 às 10h58

Hospital Lineu Araújo recebeu 2600 novas unidades de insulina

Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina e 800 do tipo glulisina

DREAM PARK ABC
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
TRAGA SEU IMOVEL PARA DANTAS
unimed the shopping
THREVO - RESERVA DOS PINHEIROS
cev meeting de concursos
Helder Eugênio Advogados Associados
Inocoop - Recanto das Palmeiras





Desde a manhã de hoje (20), pacientes de diabetes do município já tem à sua disposição 2600 novas unidades de insulina. A Prefeitura de Teresina recebeu um novo lote da medicação e já repassou para o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), que é responsável pela distribuição.

“Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina (também conhecida como Lantus) e 800 do tipo glulisina (Apidra)”, informa Natálio Netto, farmacêutico do Lineu Araújo. O estoque, formado por canetas aplicadoras com 3ml cada, é suficiente para suprir uma demanda de 500 diabéticos, que é o número estimado de pessoas atendidas na capital. A quantidade de insulina fornecida para cada um vai depender do paciente e do tipo administrado, e pode ser suficiente para um, dois ou três meses.

Para a distribuição das insulinas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) segue um protocolo de dispensação de medicamentos que está em vigor desde o ano passado. Para solicitar, basta entrar com um processo na FMS portando identidade, CPF e cartão do SUS, laudo médico e exames de glicemia em jejum, glicemia pós prandial e hemoglobina. O cadastro tem validade de três meses, quando deve ser renovado.

Além da dispensação de medicamentos, o Lineu Araújo mantém ainda dois programas voltados ao acompanhamento de pessoas com diabetes. “Para prevenir e evitar danos nas feridas dos diabéticos, diminuindo assim a incidência de amputações, o Lineu Araújo mantém o Programa de Feridas e Pé Diabético”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão. Uma enfermeira e um angiologista prestam o devido atendimento aos pacientes, que consiste em reunir e evitar danos em feridas, curativos, orientação quanto ao cuidado do pé, entre outros.

Já o programa de Controle de diabetes é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, angiologista, nutricionista e endocrinologista. “É feito um trabalho de acompanhamento e orientação dos pacientes quanto aos cuidados básicos, atenção à dieta, aplicação de insulina e dispensação dos medicamentos”, explica Luiz Lobão. Além disso, eles são convidados a participar de reuniões mensais, em que são abordados assuntos que visam uma melhor convivência com a doença.

Publicado Por: Lídia Brito

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


LIKE HR
meu blog 2
WX - Village Leste
NEURACI ROCHA - PALAZZO MONTICELLO
WS Construtora - Alto das Palmeiras
Mirante da Mota Machado
VANITY SANDRA SILVA
VAL PRAEIRO HELICONIA
DREAM PARK ABC
THREVO PIATZ
Inocoop Recanto das Palmeiras
Últimas Notícias
15h52 Homem se passa por produtor da Record, aplica golpes e ameaça modelos 15h44 Audiência Pública para prestação de contas do I QUADRIMESTRE de 2015 15h42 Windows 10 será vendido no Brasil a partir de R$ 330 chegando a R$ 560 15h36 Ministro diz que Lava Jato pode gerar impacto econômico, mas é benéfica 15h36 MPF quer a suspensão do concurso da Polícia Federal em todo o país;entenda 15h34 Em audiência pública prefeito presta contas do 1° semestre de 2015 15h32 Cepal vê crescimento menor na A. Latina e Brasil encolhendo 1,5% neste ano 15h31 Mercado de Tecnologia da Informação se fortalece mesmo na crise econômica 15h30 Jornal Diário do Povo repercute visita do prefeito Afonso Damásio ao Secretário Estadual de Saúde 15h14 São João da Mariana realizado nos dias 25 e 26 de Julho 15h10 Pela primeira vez, time da NFL terá uma mulher na sua comissão técnica 15h10 Próximo a cidade de Barão de Grajaú, animal na pista provoca acidente na BR-230 15h10 Primeira-dama Ana Paula participa de solenidade do governador em Domingos Mourão 15h07 Romário 'não acha' milhões na Suíça e ironiza revista Veja: chateado 15h07 Secretaria de Educação de Vila Nova cria Núcleo de Educação para o Programa Palavra de Criança 15h02 Jovem é envenenado com soda cáustica na cidade de Esperantina 15h01 PRF recupera carro roubado e acha material usado para arrombamentos 15h00 Cidade de Cristalândia é contemplada com 'Salas dos Advogados' pela OAB-PI 15h00 CN Motos é exemplo de trajetória de sucesso no mercado 14h59 Giro Final de Semana 14h55 5ª 'Festa do Vaqueiro' será realizada com cavalgada no dia 13 de agosto 14h53 Bug descoberto em sistema Android pode afetar até 1 bilhão de telefones 14h51 Água Branca realiza 5ª Cavalgada “Festa do Vaqueiro” no dia 13 de agosto 14h41 Primeira-dama e assistente social Carmelina participou da missão em ação de graça 14h40 Defesa Civil fez levantamento do estrago causado pelo incêndio no mercado de Esperantina
BRISA SUL
Mirante da Mota Machado
HR like
SEU IMOVEL NA DANTAS
virada geek

Mais Lidas

    Imobiliaria
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    BRISA SUL PISCINA
    VANITY SANDRA SILVA

    Enquete

    Que bancada trabalhou mais neste primeiro semestre?

    Total de Votos: 82

    Válida de 15/07/2015 a 22/07/2015

    VILLAGE LESTE - WX
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    Mirante da Mota Machado
    MEU BLOG 2
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    LIKE HR
    THREVO POETIC
    Boa Vista - Brisa Sul - piscina
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    VAL PRAEIRO

    180graus no Instagramno Instagram

    WX - Village Leste
    Inocoop Recanto das Palmeiras
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    THREVO POETIC
    Mirante da Mota Machado