180graus

Demanda dos diabéticos - 21/05/2013 às 10h58

Hospital Lineu Araújo recebeu 2600 novas unidades de insulina

Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina e 800 do tipo glulisina

Hotel Delta - Semana Santa
Terrazzo Poti
Islamar-Semana Santa
comserv
Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas





Desde a manhã de hoje (20), pacientes de diabetes do município já tem à sua disposição 2600 novas unidades de insulina. A Prefeitura de Teresina recebeu um novo lote da medicação e já repassou para o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), que é responsável pela distribuição.

“Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina (também conhecida como Lantus) e 800 do tipo glulisina (Apidra)”, informa Natálio Netto, farmacêutico do Lineu Araújo. O estoque, formado por canetas aplicadoras com 3ml cada, é suficiente para suprir uma demanda de 500 diabéticos, que é o número estimado de pessoas atendidas na capital. A quantidade de insulina fornecida para cada um vai depender do paciente e do tipo administrado, e pode ser suficiente para um, dois ou três meses.

Para a distribuição das insulinas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) segue um protocolo de dispensação de medicamentos que está em vigor desde o ano passado. Para solicitar, basta entrar com um processo na FMS portando identidade, CPF e cartão do SUS, laudo médico e exames de glicemia em jejum, glicemia pós prandial e hemoglobina. O cadastro tem validade de três meses, quando deve ser renovado.

Além da dispensação de medicamentos, o Lineu Araújo mantém ainda dois programas voltados ao acompanhamento de pessoas com diabetes. “Para prevenir e evitar danos nas feridas dos diabéticos, diminuindo assim a incidência de amputações, o Lineu Araújo mantém o Programa de Feridas e Pé Diabético”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão. Uma enfermeira e um angiologista prestam o devido atendimento aos pacientes, que consiste em reunir e evitar danos em feridas, curativos, orientação quanto ao cuidado do pé, entre outros.

Já o programa de Controle de diabetes é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, angiologista, nutricionista e endocrinologista. “É feito um trabalho de acompanhamento e orientação dos pacientes quanto aos cuidados básicos, atenção à dieta, aplicação de insulina e dispensação dos medicamentos”, explica Luiz Lobão. Além disso, eles são convidados a participar de reuniões mensais, em que são abordados assuntos que visam uma melhor convivência com a doença.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terrazzo Poti
Preratório PM-PI
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
20h42 EugenioShow apresenta a família Batista, conhecida como 'Caburé' 19h25 Procissão e missa de encerramento dos Festejos de São José na cidade de Paes Landim 18h05 Gerente é rendido e agência dos Correios é alvo de assalto 17h58 Rapaz que sofreu acidente de moto está a 3 meses no hospital de S. Mendes e pede ajuda 17h44 Homem compra carro e veículo pega fogo no caminho de casa 17h43 Concurso para Corpo de Bombeiros no PI é anulado após investigações 17h32 Estudo: contágio de dengue ocorre a até 200 metros de casa 17h32 Prefeito Ribinha empossará nesta sexta-feira novos secretários e superintendentes 17h31 Obra da Prefeitura de Teresina demora tanto que milharal cresce em canteiro 17h25 Dudu diz que PL da terceirização é o 'sepultamento dos concursos públicos' 17h16 Supremo nega recurso de Lula para suspender processo da Lava Jato 17h12 Seduc retifica o Seletivo para Técnicos de nível Médio, Superior e Professores 17h12 Senador diz que Câmara aplicou 'golpe' ao aprovar terceirização irrestrita 17h11 Prefeito e comitiva vistoriam prédio onde será instalada a Companhia de Polícia 17h10 MEC analisará contribuições para novo currículo do ensino médio; saiba mais! 17h05 Dupla faz arrastão dentro de ônibus no centro de Teresina 16h50 Marcelo defende 'lista fechada' e diz que políticos fazem campanha pra si 16h45 Água Branca revela novos talentos no futebol 16h43 Dois jogos e 100% de aproveitamento Rio Negro segue se mantendo no jogo 16h36 Formandos em Administração pela UFPI de Picos colam grau 16h33 Divulgada a programação do aniversário de 53 anos da cidade de Bocaina 16h24 Secretária das cidades anuncia 10 milhões em pavimentação; Pajéu será beneficiada 16h02 Com investimento de 10 milhões de secretária;Santo Antonio de Lisboa entra na lista 16h01 Água Branca participa de reunião da CIR do Território Entre Rios 16h00 Secretaria das Cidades investe 10 milhões em pavimentação; Luis Correia foi beneficiado

Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
Elegante é ter você em nossa companhia!
Antônio das Neves - Peritos Associados

Mais Lidas


    Enquete

    Qual foi o melhor carnaval do Piauí em 2017?

    Total de Votos: 1239

    Válida de 2017-03-02 09:43:00.0 a 2017-03-23

    comserv

    180graus no Instagramno Instagram