180graus

Demanda dos diabéticos - 21/05/2013 às 10h58

Hospital Lineu Araújo recebeu 2600 novas unidades de insulina

Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina e 800 do tipo glulisina

MANINHO ATACADISTA
PIAUI FEST
TELHAS MAFRENSE
CONSTRUIR
CONSTRUTORA HIDROS
VAGA VENDAS

Desde a manhã de hoje (20), pacientes de diabetes do município já tem à sua disposição 2600 novas unidades de insulina. A Prefeitura de Teresina recebeu um novo lote da medicação e já repassou para o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), que é responsável pela distribuição.

“Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina (também conhecida como Lantus) e 800 do tipo glulisina (Apidra)”, informa Natálio Netto, farmacêutico do Lineu Araújo. O estoque, formado por canetas aplicadoras com 3ml cada, é suficiente para suprir uma demanda de 500 diabéticos, que é o número estimado de pessoas atendidas na capital. A quantidade de insulina fornecida para cada um vai depender do paciente e do tipo administrado, e pode ser suficiente para um, dois ou três meses.

Para a distribuição das insulinas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) segue um protocolo de dispensação de medicamentos que está em vigor desde o ano passado. Para solicitar, basta entrar com um processo na FMS portando identidade, CPF e cartão do SUS, laudo médico e exames de glicemia em jejum, glicemia pós prandial e hemoglobina. O cadastro tem validade de três meses, quando deve ser renovado.

Além da dispensação de medicamentos, o Lineu Araújo mantém ainda dois programas voltados ao acompanhamento de pessoas com diabetes. “Para prevenir e evitar danos nas feridas dos diabéticos, diminuindo assim a incidência de amputações, o Lineu Araújo mantém o Programa de Feridas e Pé Diabético”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão. Uma enfermeira e um angiologista prestam o devido atendimento aos pacientes, que consiste em reunir e evitar danos em feridas, curativos, orientação quanto ao cuidado do pé, entre outros.

Já o programa de Controle de diabetes é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, angiologista, nutricionista e endocrinologista. “É feito um trabalho de acompanhamento e orientação dos pacientes quanto aos cuidados básicos, atenção à dieta, aplicação de insulina e dispensação dos medicamentos”, explica Luiz Lobão. Além disso, eles são convidados a participar de reuniões mensais, em que são abordados assuntos que visam uma melhor convivência com a doença.

Publicado Por: Lídia Brito

Últimas Notícias
19h51 Simony rebate crítica após anunciar que filha vai cantar em seu DVD 19h37 Governadora Roseana conversa com o poeta Ferreira Gullar 19h31 'Agora É Tarde' movimenta internet com 'Castelo Rá-Tim-Bum' 19h20 Zé Filho e comitiva vão ao encontro do povo em São Raimundo Nonato 19h09 Carol Nakamura nega briga com noivo e rebate comentários na web 18h50 Assista trailer de '50 Tons de Cinza': cenas devem mostrar 'sexo violento' 18h36 SSP prende suspeitos de assalto da casa lotérica em São Luís 18h16 Detran do Maranhão realiza terceiro leilão de 2014 18h12 Festa da Roça 18h12 Aliados de W. Dias seriam autores dos números do exterior de 'fake' contra Zé 18h11 Ceir lança edital para cadastro reserva em sete especialidades em todo Piauí 18h08 Primeiro relógio inteligente com Android vai custar R$ 700 18h08 Aconteceu o FEST PIZZA 18h07 Em guerra, primeiro-ministro da Ucrânia não resiste e pede renúncia 18h06 Ciro e JVC quase não aparecem mais e eleitores sentem 'isolamento' a Elmano 18h05 Velório de Ariano vira palanque: Dilma, Campos e governadores juntos 18h03 Kate gostou do... Casal real espera segundo filho; nome será Daiana 18h03 I Fórum do Selo Unicef de Alegrete do Piauí 18h02 Casal evangélico que matou zelador se torna réu; estão presos 18h01 Mentira? Maioria dos candidatos dizem ser empresários e professores 18h00 CASO MAKELLY: Suspeito seria empresário 'rico' de Teresina 17h57 Instituições assinam pacto para construção de Observatório do Semiárido 17h47 Orgãos estaduais não funcionaram na próxima segunda-feira (28) 17h43 Reunião de capacitação dos conselhos municipais 17h34 Pediatra do HDM/IMIP fala sobre Atualização do Calendário de Vacinação
Curso in company
ControlX
ControlX

Enquete

Violência no Piauí só cresce: você se sente uma pessoa segura hoje em dia?

Total de Votos: 168

Válida de 23/07/2014 a 30/07/2014

Mais lidas

    CONSTRUTORA HIDROS
    TELHAS MAFRENSE
    IRRITEC

    180graus no Instagramno Instagram