180graus

Demanda dos diabéticos - 21/05/2013 às 10h58

Hospital Lineu Araújo recebeu 2600 novas unidades de insulina

Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina e 800 do tipo glulisina

UNIMED
Dr. Igor Martins
Unimed- diga 33





Desde a manhã de hoje (20), pacientes de diabetes do município já tem à sua disposição 2600 novas unidades de insulina. A Prefeitura de Teresina recebeu um novo lote da medicação e já repassou para o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), que é responsável pela distribuição.

“Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina (também conhecida como Lantus) e 800 do tipo glulisina (Apidra)”, informa Natálio Netto, farmacêutico do Lineu Araújo. O estoque, formado por canetas aplicadoras com 3ml cada, é suficiente para suprir uma demanda de 500 diabéticos, que é o número estimado de pessoas atendidas na capital. A quantidade de insulina fornecida para cada um vai depender do paciente e do tipo administrado, e pode ser suficiente para um, dois ou três meses.

Para a distribuição das insulinas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) segue um protocolo de dispensação de medicamentos que está em vigor desde o ano passado. Para solicitar, basta entrar com um processo na FMS portando identidade, CPF e cartão do SUS, laudo médico e exames de glicemia em jejum, glicemia pós prandial e hemoglobina. O cadastro tem validade de três meses, quando deve ser renovado.

Além da dispensação de medicamentos, o Lineu Araújo mantém ainda dois programas voltados ao acompanhamento de pessoas com diabetes. “Para prevenir e evitar danos nas feridas dos diabéticos, diminuindo assim a incidência de amputações, o Lineu Araújo mantém o Programa de Feridas e Pé Diabético”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão. Uma enfermeira e um angiologista prestam o devido atendimento aos pacientes, que consiste em reunir e evitar danos em feridas, curativos, orientação quanto ao cuidado do pé, entre outros.

Já o programa de Controle de diabetes é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, angiologista, nutricionista e endocrinologista. “É feito um trabalho de acompanhamento e orientação dos pacientes quanto aos cuidados básicos, atenção à dieta, aplicação de insulina e dispensação dos medicamentos”, explica Luiz Lobão. Além disso, eles são convidados a participar de reuniões mensais, em que são abordados assuntos que visam uma melhor convivência com a doença.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Unimed- diga 33
UNIMED
Dr. Igor Martins
Unimed- diga 33
UNIMED
Últimas Notícias
13h01 Prefeituras desobedecem lei e mantem publicidades no ar 12h57 Corpo do ex-prefeito Dr. Noronha Filho será sepultado neste sábado 12h48 Garoto e Garota Cultural são escolhidos em São Félix do Piauí 12h45 Jogos de futebol de Salão têm abertura oficial em São Félix do Piauí 12h42 Mulher é assassinada dentro de casa e marido é suspeito de cometer o crime 12h42 Renan Calheiros diz a Michel Temer que presidente Dilma não volta mais 12h40 Aconteceu em São Félix do Piauí Passeio Unificado de carros, motos e bicicletas pela cidade 12h34 Torneio de Baralho aconteceu em São Félix do Piauí 12h16 É possível desbloquear o iPhone com outras partes do corpo 12h04 Convenção Municipal no Clube Tropical será realizada na cidade de João Costa 12h01 Siena bate em muro da Eletrobras e jovem de 21 anos morre em Teresina 11h52 Dia 31 de julho acontecerá em Inhuma Convenções Municipais de homologação de pré-candidaturas 11h19 Grupos fazem homenagens durante velório do médico Antônio Noronha 11h17 Casa de apostas próximo à Novafapi funciona sem qualquer interferência 11h14 River x Fortaleza se enfrentam neste sábado pela Série C do 'Brasileirão' 11h01 Será realizado no domingo (24/07) convenções municipais em Barra D'Alcântara 10h59 PTB realizará convenção dia 29 de julho em Sebastião Barros 10h48 Dia 30/07 acontecerá Convenção Municipal em Nossa Senhora de Nazaré 10h44 Bom Jesus participou de mapeamento pontos de internet em locais públicos 10h42 Cociente eleitoral de Teresina será de 14 mil votos; veja regra para suplente 10h35 Reunião e apoio do PSDB a pré-candidatura de Quirino Avelino 10h22 UBS do Matadouro de portas abertas atendendo quem reside no Bairro 10h21 Resposta de Bauza pode demorar e São Paulo já começa a traçar plano B 10h20 Mapeamento foi realizado em Picos para melhoria dos pontos de internet pública 10h13 Polícia troca tiros com bandidos em Timon em tentativa de assalto ao BB

Mais Lidas


    Enquete

    Você acha que existe o risco do Brasil sofrer um atentado terrorista nas Olimpíadas?

    Total de Votos: 208

    Válida de 19/07/2016 a 26/07/2016

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset