180graus

Demanda dos diabéticos - 21/05/2013 às 10h58

Hospital Lineu Araújo recebeu 2600 novas unidades de insulina

Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina e 800 do tipo glulisina

kangaço
Ideal Box
Infatec
CEV
Sercomprev
Gerente Eficiente
Multcont
Essencial Construtora
Habitar
Vidraco

Desde a manhã de hoje (20), pacientes de diabetes do município já tem à sua disposição 2600 novas unidades de insulina. A Prefeitura de Teresina recebeu um novo lote da medicação e já repassou para o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), que é responsável pela distribuição.

“Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina (também conhecida como Lantus) e 800 do tipo glulisina (Apidra)”, informa Natálio Netto, farmacêutico do Lineu Araújo. O estoque, formado por canetas aplicadoras com 3ml cada, é suficiente para suprir uma demanda de 500 diabéticos, que é o número estimado de pessoas atendidas na capital. A quantidade de insulina fornecida para cada um vai depender do paciente e do tipo administrado, e pode ser suficiente para um, dois ou três meses.

Para a distribuição das insulinas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) segue um protocolo de dispensação de medicamentos que está em vigor desde o ano passado. Para solicitar, basta entrar com um processo na FMS portando identidade, CPF e cartão do SUS, laudo médico e exames de glicemia em jejum, glicemia pós prandial e hemoglobina. O cadastro tem validade de três meses, quando deve ser renovado.

Além da dispensação de medicamentos, o Lineu Araújo mantém ainda dois programas voltados ao acompanhamento de pessoas com diabetes. “Para prevenir e evitar danos nas feridas dos diabéticos, diminuindo assim a incidência de amputações, o Lineu Araújo mantém o Programa de Feridas e Pé Diabético”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão. Uma enfermeira e um angiologista prestam o devido atendimento aos pacientes, que consiste em reunir e evitar danos em feridas, curativos, orientação quanto ao cuidado do pé, entre outros.

Já o programa de Controle de diabetes é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, angiologista, nutricionista e endocrinologista. “É feito um trabalho de acompanhamento e orientação dos pacientes quanto aos cuidados básicos, atenção à dieta, aplicação de insulina e dispensação dos medicamentos”, explica Luiz Lobão. Além disso, eles são convidados a participar de reuniões mensais, em que são abordados assuntos que visam uma melhor convivência com a doença.

Publicado Por: Lídia Brito

Últimas Notícias
09h54 Bairro nobre de SP ganha 'lixeiras' que funcionam com energia solar 09h49 Bandidos arrobam Agência dos Correios em Ribeiro Gonçalves 09h47 Começou a Campanha Contra a Gripe 09h47 Caravana de Direito Eleitoral chega na cidade de São Raimundo Nonato 09h47 Custo para bancar setor elétrico é maior do que o previsto, diz jornal 09h45 Famem promove reunião para elaborar pauta de reivindicações de gestores 09h43 Localização dos primeiros beneficiários 'Minha Casa Minha Vida' será sorteada dia 25 09h40 Cuidado ao Trafegar na BR-230 09h39 Procura muito boa no 1º dia do curso para grávida,vai até amanhã 24/04 09h38 Prefeitura de Floriano fará VI Conferência municipal de saúde 09h38 Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira em Pedro II 09h37 Punição é suspensa e Barcelona pode voltar a comprar jogadores; entenda 09h35 Prefeitura de Wall Ferraz faz licitação de R$ 50 mil para comprar óculos 09h33 Brasil sedia evento com 90 países para discutir quem 'manda' na internet 09h28 Na semana santa a PRF de Floriano registrou uma movimentação tranquila sem acidentes 09h22 Deputado chama atenção para os números da violência durante o feriadão 09h16 Prefeito de Palmeiras fala sobre revolta da população 09h16 Washington Brasileiro faz show em Valença no dia 9 de maio 09h16 Ciclista idoso sofre acidente e fica desacordado no local 09h14 Com lesão no tornozelo, espanhol só volta para a Copa 09h13 Prefeitura de Valença realizará Audiência Pública nesta Quinta (24) 09h10 Família divulga a foto de acusado de esquartejar; já estaria preso em THE 09h09 Goleiro detona Brazuca, bola da Copa: 'Só vai ser boa para quem for assistir' 09h09 Moto Pega Fogo em Posto de Gasolina em São João dos Patos 09h05 Vídeos mostram garoto Bernardo fazendo homenagens a casal que o matou
Gerente Eficiente
Gerente Eficiente

Enquete

Revoltados por conta da falta de energia, populares queimam posto da Eletrobras em Palmeirais-PI. Você concorda com o ato?

Total de Votos: 10

Válida de 23/04/2014 a 30/04/2014

Mais lidas

    Galaxy
    BlueShark
    Babylandia
    Coelho Fortes Dourado

    180graus no Instagramno Instagram

    Gerente Eficiente