180graus

Demanda dos diabéticos - 21/05/2013 às 10h58

Hospital Lineu Araújo recebeu 2600 novas unidades de insulina

Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina e 800 do tipo glulisina

ABC IMOVEIS





Desde a manhã de hoje (20), pacientes de diabetes do município já tem à sua disposição 2600 novas unidades de insulina. A Prefeitura de Teresina recebeu um novo lote da medicação e já repassou para o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), que é responsável pela distribuição.

“Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina (também conhecida como Lantus) e 800 do tipo glulisina (Apidra)”, informa Natálio Netto, farmacêutico do Lineu Araújo. O estoque, formado por canetas aplicadoras com 3ml cada, é suficiente para suprir uma demanda de 500 diabéticos, que é o número estimado de pessoas atendidas na capital. A quantidade de insulina fornecida para cada um vai depender do paciente e do tipo administrado, e pode ser suficiente para um, dois ou três meses.

Para a distribuição das insulinas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) segue um protocolo de dispensação de medicamentos que está em vigor desde o ano passado. Para solicitar, basta entrar com um processo na FMS portando identidade, CPF e cartão do SUS, laudo médico e exames de glicemia em jejum, glicemia pós prandial e hemoglobina. O cadastro tem validade de três meses, quando deve ser renovado.

Além da dispensação de medicamentos, o Lineu Araújo mantém ainda dois programas voltados ao acompanhamento de pessoas com diabetes. “Para prevenir e evitar danos nas feridas dos diabéticos, diminuindo assim a incidência de amputações, o Lineu Araújo mantém o Programa de Feridas e Pé Diabético”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão. Uma enfermeira e um angiologista prestam o devido atendimento aos pacientes, que consiste em reunir e evitar danos em feridas, curativos, orientação quanto ao cuidado do pé, entre outros.

Já o programa de Controle de diabetes é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, angiologista, nutricionista e endocrinologista. “É feito um trabalho de acompanhamento e orientação dos pacientes quanto aos cuidados básicos, atenção à dieta, aplicação de insulina e dispensação dos medicamentos”, explica Luiz Lobão. Além disso, eles são convidados a participar de reuniões mensais, em que são abordados assuntos que visam uma melhor convivência com a doença.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terno e Cia
Marquinhos do Pará
Últimas Notícias
15h34 Embratur estima visitas de mais de 2,4 milhões de estrangeiros no verão 15h32 Danilo Pernambucano convida a todos para a festa da posse do prefeito Gilson Nunes 15h29 W.Dias cutuca governo do MA ao tratar de convênios entre estado e municípios 15h27 PI: homem é detido suspeito de tentar subornar agentes da PRF em rodovia 15h12 Primeiro trailer de filme do palhaço Bozo tem sexo e drogas 15h01 Ex-presidente do Corinthians é denunciado ao STF 15h00 Álcool na adolescência afeta, sim, o desenvolvimento cerebral 14h55 Proposta que muda cálculo de dívidas estaduais é defendida em debate na CDH 14h52 Volkswagen faz recall do Up! por problemas na seta e na tampa de combustível 14h51 Atletas do Lagoas do Norte conquistam medalhas no Norte Nordeste de Atletismo 14h51 Tonho Veríssimo acompanha licitação da Barragem de Castelo 14h50 Estudo diz que tirar um cochilo no trabalho aumenta a produtividade 14h47 Prefeito João Luiz esteve em reunião do PSD com ministro Kassab 14h46 Maia avalia que reforma da Previdência permitirá investimentos e ajuste fiscal 14h45 Lançado editais com 1.460 vagas para graduação e pós-graduação no 'NEAD' 14h34 Prefeito Molão participou de reunião de prefeitos do PSD com Gilberto Kassab 14h30 Miguel e Alice foram os nomes mais escolhidos para bebês em 2016 14h26 Corpo de Ferreira Gullar é velado na sede da Academia Brasileira de Letras 14h26 Tico Santa Cruz comanda festa do Réveillon Tropical Barramares 14h22 Valmi Soares esteve na reunião do PSD com Gilberto Kassab 14h11 Projeto voltado para saúde do idoso é destaque em evento nacional 14h10 Garotinha ganha ‘clipe de papel’ de presente e se emociona; veja vídeo 14h03 PM é preso suspeito de matar homem após jogo de futebol 13h54 Guardiões da galáxia 2, explosão de fofura com Baby Groot 13h53 Alunas da E.M de Campo Largo do Piauí recebem menção honrosa na OBMEP

Terno e Cia
Islamar - A melhor hospedagem em Luís Correia
Laurice - Projetos

Mais Lidas

    CLIQUE AQUI

    Enquete

    O STF foi correto ao proibir Vaquejadas no Brasil?

    Total de Votos: 734

    Válida de 2016-10-17 18:46:00.0 a 2016-10-31

    Casa do cartucho
    CLIQUE AQUI

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset
    ABC IMOVEIS