180graus

Demanda dos diabéticos - 21/05/2013 às 10h58

Hospital Lineu Araújo recebeu 2600 novas unidades de insulina

Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina e 800 do tipo glulisina

180 NOVALOGO
Kangaco
Casa do Cartucho
CEV
LB Fitness
GUANABARA

Desde a manhã de hoje (20), pacientes de diabetes do município já tem à sua disposição 2600 novas unidades de insulina. A Prefeitura de Teresina recebeu um novo lote da medicação e já repassou para o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), que é responsável pela distribuição.

“Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina (também conhecida como Lantus) e 800 do tipo glulisina (Apidra)”, informa Natálio Netto, farmacêutico do Lineu Araújo. O estoque, formado por canetas aplicadoras com 3ml cada, é suficiente para suprir uma demanda de 500 diabéticos, que é o número estimado de pessoas atendidas na capital. A quantidade de insulina fornecida para cada um vai depender do paciente e do tipo administrado, e pode ser suficiente para um, dois ou três meses.

Para a distribuição das insulinas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) segue um protocolo de dispensação de medicamentos que está em vigor desde o ano passado. Para solicitar, basta entrar com um processo na FMS portando identidade, CPF e cartão do SUS, laudo médico e exames de glicemia em jejum, glicemia pós prandial e hemoglobina. O cadastro tem validade de três meses, quando deve ser renovado.

Além da dispensação de medicamentos, o Lineu Araújo mantém ainda dois programas voltados ao acompanhamento de pessoas com diabetes. “Para prevenir e evitar danos nas feridas dos diabéticos, diminuindo assim a incidência de amputações, o Lineu Araújo mantém o Programa de Feridas e Pé Diabético”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão. Uma enfermeira e um angiologista prestam o devido atendimento aos pacientes, que consiste em reunir e evitar danos em feridas, curativos, orientação quanto ao cuidado do pé, entre outros.

Já o programa de Controle de diabetes é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, angiologista, nutricionista e endocrinologista. “É feito um trabalho de acompanhamento e orientação dos pacientes quanto aos cuidados básicos, atenção à dieta, aplicação de insulina e dispensação dos medicamentos”, explica Luiz Lobão. Além disso, eles são convidados a participar de reuniões mensais, em que são abordados assuntos que visam uma melhor convivência com a doença.

Publicado Por: Lídia Brito

Últimas Notícias
17h12 Poder público e sociedade civil organizada discutem Lei Orçamentária Anual de Paço do Lumiar 17h11 Gustavo Medeiros entrega kits de irrigação a horticultores do Projeto Raiz. 17h06 Bruna Marquezine posa com visual repaginado em rede social: 'Cabelo rosa' 17h04 Atriz Aracy Balabanian é internada com infecção respiratória no Rio 17h02 Ema Flora visita Guarda Mirim e elogia trabalho de professores. Confira! 17h00 Cristina Mortágua assina contrato com Record para participar de 'A Fazenda 7' 16h48 Paolla Oliveira dispensa 'desafio do balde de gelo', mas faz doação 16h47 Piauiense, 'Pesadão do Brega' lança música para a campanha de Dilma 16h30 Governo e Concidades realizam Oficina de Capacitação dos Conselheiros das Cidades 16h24 Segep desenvolve ações para a melhoria da gestão previdenciária 16h24 Grave acidente na BR-020 envolve pessoas de Avelino Lopes 16h19 Prefeita Ema Flora visita Guarda Mirim e elogia trabalho dos educadores 16h14 8 dicas de maquiagem para quem usa óculos de grau 16h11 Rui Pimenta defende população armada para combater o crime no Brasil 16h11 Entidades estimulam voto consciente entre alunos no estado do Piauí 16h09 12 maneiras criativas de prender a franja. Inspire-se! 16h09 Encontro com os professores é realizado em escola Estadual de Vila Nova do Piauí 16h06 Aécio: 'Marina não mudará absolutamente mais nada' 16h06 Escolas participarão da campanha contra hanseníase, verminose e tracoma 16h01 Silvio Santos ganha processo contra antigo dono de mansão no litoral de SP 16h00 Elmano defende atuação voltada para viabilizar recursos para as cidades 15h57 Entidades se reúnem para estimular o voto consciente dos jovens no Liceu 15h57 Superintendência de Meio Ambiente flagra caminhão despejando lixo em área proibida 15h49 Prefeito entrega reforma de escola que beneficia 200 alunos no Acarape 15h46 FWF e Vikstar abrem inscrições hoje para cursos gratuitos via EAD
ControlX

Enquete

O acidente com o presidenciável Eduardo Campos ainda permanece um mistério para os investigadores. Para você, a queda do avião que deixou sete mortos em Santos-SP, foi...

Total de Votos: 682

Válida de 17/08/2014 a 24/08/2014

Mais lidas

    TELHAS MAFRENSE
    180 NOVALOGO

    180graus no Instagramno Instagram