180graus

Demanda dos diabéticos - 21/05/2013 às 10h58

Hospital Lineu Araújo recebeu 2600 novas unidades de insulina

Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina e 800 do tipo glulisina

CEV
RESERVA HELICONIA
ZAP ZAP DO BETO
REVISAO FINAL
Osório - Ed. Neuton Oliveira
Anilson Feitosa Kangaço





Desde a manhã de hoje (20), pacientes de diabetes do município já tem à sua disposição 2600 novas unidades de insulina. A Prefeitura de Teresina recebeu um novo lote da medicação e já repassou para o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), que é responsável pela distribuição.

“Foram 1800 unidades de insulina do tipo glargina (também conhecida como Lantus) e 800 do tipo glulisina (Apidra)”, informa Natálio Netto, farmacêutico do Lineu Araújo. O estoque, formado por canetas aplicadoras com 3ml cada, é suficiente para suprir uma demanda de 500 diabéticos, que é o número estimado de pessoas atendidas na capital. A quantidade de insulina fornecida para cada um vai depender do paciente e do tipo administrado, e pode ser suficiente para um, dois ou três meses.

Para a distribuição das insulinas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) segue um protocolo de dispensação de medicamentos que está em vigor desde o ano passado. Para solicitar, basta entrar com um processo na FMS portando identidade, CPF e cartão do SUS, laudo médico e exames de glicemia em jejum, glicemia pós prandial e hemoglobina. O cadastro tem validade de três meses, quando deve ser renovado.

Além da dispensação de medicamentos, o Lineu Araújo mantém ainda dois programas voltados ao acompanhamento de pessoas com diabetes. “Para prevenir e evitar danos nas feridas dos diabéticos, diminuindo assim a incidência de amputações, o Lineu Araújo mantém o Programa de Feridas e Pé Diabético”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão. Uma enfermeira e um angiologista prestam o devido atendimento aos pacientes, que consiste em reunir e evitar danos em feridas, curativos, orientação quanto ao cuidado do pé, entre outros.

Já o programa de Controle de diabetes é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, angiologista, nutricionista e endocrinologista. “É feito um trabalho de acompanhamento e orientação dos pacientes quanto aos cuidados básicos, atenção à dieta, aplicação de insulina e dispensação dos medicamentos”, explica Luiz Lobão. Além disso, eles são convidados a participar de reuniões mensais, em que são abordados assuntos que visam uma melhor convivência com a doença.

Publicado Por: Lídia Brito

ZAP ZAP DO BETO
WX - Village Leste
VAL PRAEIRO HELICONIA
Curta a nossa fanpage
VAL PRAEIRO HELICONIA
Duas cabeças pensam melhor do que uma
THREVO PIATZ
Últimas Notícias
22h31 PGE garante vitória no STJ sobre tributação do terço constitucional de férias 22h28 Governo e Ministério da Defesa realizarão etapa especial do Projeto Rondon em municípios do Mais IDH 22h24 Pesquisadores criam um humano transgênico e provocam polêmica 22h08 Escola Tertuliano Solon Brandão comemora 29 anos 22h03 Para financiar o BNDES o governo quer usar dinheiro do fundo de garantia 22h02 Grupo de amigos realiza cavalgada na Roça dos Pereira 21h59 Governo investe em curso de Operações de Sobrevivência em Área Rural 21h53 Joaquim Levy aprende a fazer política para salvar Dilma 21h44 Livro 'Estado Contemporâneo' é lançado pela OAB-PI em solenidade 21h36 Sistema de inteligência artificial ajuda a detectar câncer 21h25 Iracema participa de visita ao complexo eólico da Chapada do Araripe 21h02 Leopoldina Cipriano secretária municipal de saúde Beneditinos participa de encontro com secretário 21h01 Lula aparece fazendo academia em vídeo no Facebook 20h57 Ex-BBB Clara revela que gosta de brinquedos eróticos: 'Tenho uns 20’ 20h38 Calçamento das Ruas Benjamin Constante com 13 de Maio está sendo finalizado 20h35 Vídeo explica por que você não deve esmagar uma aranha; confira 20h34 Federação de Futebol altera a programação de jogos da 1ª rodada do returno 20h02 Brasileira revela que fugiu de pijama após vulcão em erupção no Chile 20h02 Miguel Alves está entre as que serão beneficiadas com micro ônibus 19h56 DER cumpre prazo e BR-343 que dá acesso ao norte do Estado é liberada 19h47 PREFEITO acusado de matar a própria esposa é cassado 19h26 Veja as atrações que irão se apresentar no clube o Moraes nos festejos de Pau d'arco 18h46 CMDCA e SETAS de Piripiri preparam-se para a X Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente 18h41 Motorista de Civic perde controle do carro e derruba poste na Raul Lopes 18h13 Programa ProJovem Campo beneficia 80 jovens agricultores de Miguel Alves
ZAP ZAP DO BETO
Duas cabeças pensam melhor do que uma
Curta a nossa fanpage

Mais Lidas

    VAL PRAEIRO HELICONIA

    Enquete

    Sobre a estreia do tão esperado filme Vingadores: Era de Ultron...

    Total de Votos: 30

    Válida de 24/04/2015 a 01/05/2015

    ZAP ZAP DO BETO
    Curta a nossa fanpage
    THREVO POETIC
    Duas cabeças pensam melhor do que uma
    VAL PRAEIRO

    180graus no Instagramno Instagram

    VAL PRAEIRO HELICONIA
    THREVO POETIC
    WX - Village Leste