180graus

Relações Exteriores e Defesa - 09/09/2008 às 07h56

Heráclito e Parlamentares prestigiam tropas brasileiras no Haiti

Eles chegaram ao Haiti no momento em que o país lida com os estragos causados por furacões

Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
comserv
Você no controle do Processo

A comitiva de senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) que viaja em missão por países do Caribe e da América Central chegou a Porto Príncipe, capital do Haiti, no domingo (7). O objetivo da visita, explicou o chefe da delegação e presidente da CRE, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), é prestigiar as tropas brasileiras que coordenam missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) na região desde 2004. Atualmente, há 1.200 militares brasileiros no Haiti.

Os parlamentares chegaram ao Haiti no momento em que o país lida com os estragos causados pelos furacões Gustav e Hanna e, agora, pelo Ike, que atinge cidades do norte. O presidente do Haiti, René Préval, reuniu-se no domingo com representantes do Brasil, dos Estados Unidos, da França e do Canadá para pedir ajuda na reconstrução de pontes que foram derrubadas pelo Ike, ocorrência que deixou isoladas cidades ao norte do país. No sábado (6), o governo brasileiro anunciou que enviará US$ 100 mil de auxílio humanitário de emergência à população haitiana.

Os parlamentares desembarcaram no Aeroporto Internacional Toussaint Louverture, na capital Porto Príncipe, e foram acompanhados por escolta da ONU até a base militar brasileira General Bacellar, onde ficam hospedados. No primeiro dia, os senadores visitaram outras instalações militares brasileiras no Haiti: Forte Nacional e Base Raquel de Queiroz.

Sempre sob escolta da ONU, os parlamentares visitaram ainda o bairro mais pobre de Porto Príncipe, Cité Soleil, onde vivem cerca de 400 mil pessoas. Os senadores passaram pelas vielas do bairro sem presenciar cenas de violência e o comboio da ONU foi saudado pela população. Muitos haitianos pediram, em português, comida aos militares e parlamentares.

Os senadores assistiram na base militar a palestras sobre a atuação brasileira no Haiti. O comandante da Base, coronel Pedro Antônio Fioravante, contou aos parlamentares que, quando as tropas brasileiras chegaram a Porto Príncipe, encontraram a cidade tomada por guerras de gangues rivais, com lixo ocupando as ruas e o leito de rios. Viram pelas ruas de Porto Príncipe corpos em decomposição e cães vadios alimentando-se de cadáveres humanos. Grande parte da população não podia deixar suas casas por causa da violência.

Segundo o coronel Fioravante, a situação hoje está sob controle e a violência foi contida. Os militares transitam sem maiores problemas por toda a cidade. Os pelotões de engenharia auxiliam a população local em obras de limpeza e infra-estrutura.

Nesta segunda-feira (8), último dia da viagem da comissão, os parlamentares se encontrarão com senadores haitianos e com a primeira-ministra do país, Michele Duvivier Pierre-Louis. Além de Heráclito Fortes, fazem parte da comitiva os senadores Marco Antônio Costa (DEM-TO), Virgínio de Carvalho (PSC-SE), Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e o embaixador José Marcus Vinícius Sousa, que representa o Poder Executivo na delegação. Os senadores já visitaram a Guiana, o Panamá, a Jamaica e a República Dominicana e retornam ao Brasil na noite da segunda-feira.

No Haiti, a população se vê privada de serviços básicos. O país tem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,529, o que o deixa na 146ª posição entre 177 países. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), "a permanente crise política destruiu as já precárias condições, as estruturas produtivas e comerciais do país e 40% da receita haitiana vem da remessa de imigrantes ilegais que vivem no exterior". Ainda de acordo com o MRE, cerca de 52% dos haitianos estão abaixo da linha da pobreza e a desnutrição crônica afeta 51% da população. A expectativa de vida no país é de 52,4 anos.

Fonte: Agência Senado

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Informática p/ Concurso
Matemática Básica
Informática para concursos
Matemática e Raciocínio Lógico
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
17h25 FMS convoca novos classificados em seleção para Acadêmicos de Medicina 17h11 Justiça determina reintegração de posse da fazenda de Ciro 17h06 Água Branca ganha filial da Clinica COIFE ODONTO 17h01 Ministério da Saúde oferecerá um novo tratamento contra hepatite C; detalhes! 16h55 "A geração brasileira atual vai morrer sem conhecer outro líder e outro estadista como Lula" 16h42 Fundespi e FGV fazem visita técnica no Albertão; parceria privada é ideia 16h38 Lançamento do Livro que conta a História de Alto Longá, Ocorreu hoje. 16h22 Brasil diminui uso de substâncias que afetam camada de ozônio 16h20 Brasil está entre os cinco países com tecnologia para produzir dirigíveis 16h19 Com grande Missa e Show os Festejos de nossa Senhora do Perpétuo Socorro se encerrou 16h18 Taxa de juros de pagamento mínimo do cartão cai para 230,4% em junho 16h17 Oeirense com doença rara pede ajuda em redes sociais 16h16 IBGE: 28% das áreas urbanizadas do país estão em São Paulo, Rio e BH 16h13 Agricultores podem renegociar suas dívidas contraídas até 2016; entenda 16h12 Oeiras e Colônia do Piauí entre as cidades em situação de emergência por causa da estiagem 16h09 Polícia prende oeirense por tráfico de drogas em Campo Maior 16h07 Etiene Medeiros é primeira brasileira campeã em mundial de natação 15h56 Prefeito de Água Branca participou de ação social na Escola Tia França 15h49 Prefeito Jonas Moura acompanhou obras estruturais de Posto de Saúde 15h41 Prefeito Mão Santa disse que Themístocles é o melhor nome para vencer eleições para governador 15h20 Mulheres de Cocal participam de projeto pela qualidade de vida 15h14 THE: Homem é executado na porta de casa na zona Leste 15h14 Maçonaria: reconhecimento de mérito 15h13 Festa da Academia Eugênio vai premiar garoto e garota fitness nesta quinta (27) 15h12 Sexo oral: Veja dicas de como fazer. O que os homens gostam

Matemática Básica
Podium
Informática para concurso

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocínio Lógico
    Podium - Professor Atualidades
    Podium

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional