180graus

Haitianos querem paz - 16/10/2013 às 12h41

Haitianos querem a retirada das tropas do ONU do país

Além do senador Jean Charles Moises, outros grupos são contra a permanência dos países interventores

Você no controle do Processo
Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
comserv

A oposição às ações da MINUSTAH (Missão de Paz das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti) ganha voz na política haitiana. O senador haitiano Jean Charles Moises questiona a presença das forças armadas internacionais e a postura do Brasil na reconstrução do país.

A Minustah entrou no país em 2004 com previsão de saída para 2011, no entanto o terremoto ocorrido em 2010 prolongou a permanência das tropas. Na última sexta-feira, 10 a ONU (Organização das Nações Unidas) decidiu por prorrogar a permanência dos apoiadores estrangeiros até outubro de 2014, com a redução gradativa do número de soldados. De acordo com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a justificativa para a continuidade é porque o Haiti ainda passa por um conflito armado e os trabalhos da frente internacional são necessários para estabelecer a ordem e a segurança.

Nesse processo de falência do país, o senador Jean Charles defende a saída das tropas estrangeiras e é autor também de um projeto de lei. Ele afirma que a missão de paz no Haiti tem o objetivo de assegurar o domínio político e econômico de outros países por intermédio da intervenção militar brasileira. “Quem ocupou realmente o Haiti foram os Estados Unidos, a França e o Canadá.”, explica. A justificativa, para o senador, seria a estratégia estadunidense de usar a imagem do Brasil para facilitar a presença da Minustah no Haiti. “Os norte-americanos foram estratégicos, porque uma invasão com brasileiros é aceita pela população, já que existem semelhanças culturais entre os países”, afirma.

O exército brasileiro se defende das acusações. Segundo o coronel José Mateus Teixeira Ribeiro, oficial do CCOMSEx (Centro de Comunicação Social do Exército), em entrevista aos alunos do Curso de jornalismo em Situações de Guerra em São Paulo, o Brasil não tem interesse econômico no Haiti. “Quando fui ao Haiti só vi apenas três produtos de origem brasileira no país. Definitivamente, o Brasil não esta lá para garantir interesses políticos ou econômicos”, afirma.

Outros também querem a saída

Além do senador Jean Charles Moises, outros grupos são contra a permanência dos países interventores. Em junho deste ano foi realizado em Porto Príncipe, capital do Haiti, a Conferência Continental Contra a Ocupação Estrangeira e Retirada das Tropas da Minustah. O evento contou com uma delegação brasileira, organizada pelo comitê “Defender o Haiti é Defender Nós Mesmos”, e também com grupos da Argentina, Argélia, Estados Unidos, França, El Salvador, Guadalupe e México.

Blogueiro: Gemma Macellaro - Especial para o 180graus

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Informática para concursos
Informática p/ Concurso
Matemática Básica
Matemática e Raciocínio Lógico
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
17h25 FMS convoca novos classificados em seleção para Acadêmicos de Medicina 17h11 Justiça determina reintegração de posse da fazenda de Ciro 17h06 Água Branca ganha filial da Clinica COIFE ODONTO 17h01 Ministério da Saúde oferecerá um novo tratamento contra hepatite C; detalhes! 16h55 "A geração brasileira atual vai morrer sem conhecer outro líder e outro estadista como Lula" 16h42 Fundespi e FGV fazem visita técnica no Albertão; parceria privada é ideia 16h38 Lançamento do Livro que conta a História de Alto Longá, Ocorreu hoje. 16h22 Brasil diminui uso de substâncias que afetam camada de ozônio 16h20 Brasil está entre os cinco países com tecnologia para produzir dirigíveis 16h19 Com grande Missa e Show os Festejos de nossa Senhora do Perpétuo Socorro se encerrou 16h18 Taxa de juros de pagamento mínimo do cartão cai para 230,4% em junho 16h17 Oeirense com doença rara pede ajuda em redes sociais 16h16 IBGE: 28% das áreas urbanizadas do país estão em São Paulo, Rio e BH 16h13 Agricultores podem renegociar suas dívidas contraídas até 2016; entenda 16h12 Oeiras e Colônia do Piauí entre as cidades em situação de emergência por causa da estiagem 16h09 Polícia prende oeirense por tráfico de drogas em Campo Maior 16h07 Etiene Medeiros é primeira brasileira campeã em mundial de natação 15h56 Prefeito de Água Branca participou de ação social na Escola Tia França 15h49 Prefeito Jonas Moura acompanhou obras estruturais de Posto de Saúde 15h41 Prefeito Mão Santa disse que Themístocles é o melhor nome para vencer eleições para governador 15h20 Mulheres de Cocal participam de projeto pela qualidade de vida 15h14 THE: Homem é executado na porta de casa na zona Leste 15h14 Maçonaria: reconhecimento de mérito 15h13 Festa da Academia Eugênio vai premiar garoto e garota fitness nesta quinta (27) 15h12 Sexo oral: Veja dicas de como fazer. O que os homens gostam

Podium
Matemática Básica
Informática para concurso

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocínio Lógico
    Podium - Professor Atualidades
    Podium

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional