180graus

Trabalhavam com os pais - 05/06/2011 às 12h07

Flagrado o trabalho infantil na zona rural de Parnaíba

De acordo com a Superintendência, no ano passado foram encontradas 159 crianças nessas condições

MANINHO ATACADISTA
TELHAS MAFRENSE
CONSTRUTORA HIDROS
VAGA VENDAS
CONSTRUIR
PIAUI FEST
Kangaco

A Superintendência Regional de Trabalho encontrou oito crianças em situação de trabalho infantil na zona rural de Parnaíba, no litoral do Estado. A vistoria foi realizada na última semana, depois de denúncias. As crianças trabalhavam junto com os pais numa plantação de acerola. O auditor fiscal do Núcleo de Apoio à Fiscalização do Trabalho Infantil da Superintendência, Rubervam Du Nascimento, afirmou que um relatório está sendo elaborado e será encaminhado ao Ministério Público e ao gestor do município para quem tomem as providências legais.

"As mães levam as crianças para a colheita, pois assim elas conseguem ganhar um pouco mais, já que pela lata de acerola elas recebem R$ 0,25", disse. As crianças encontradas têm entre 10 e 13 anos de idade e atuam na plantação do projeto Platôs de Parnaíba. Segundo o auditor, através do relatório é requerida a implantação do PETI (Programa de Erradi-cação do Trabalho Infantil) na região. "Apesar de algumas crianças estudarem, o rendimento escolar delas está abaixo do esperado", complementa.

De acordo com dados da Superintendência, só no ano passado foram encontradas 159 crianças e adolescentes em situação irregular no Piauí, caracterizando a prática de trabalho infantil. Rubervam explica que por aqui o trabalho infantil está presente principalmente na agricultura familiar. Mas, o trabalho infantil doméstico e a exploração sexual com fins lucrativos também ocupam lugar de destaque. "E essas são as formas mais difíceis de combater", destaca. Segundo ele, as fiscalizações têm revelado novos focos do trabalho escravo.

"Em Floriano, encontramos crianças trabalhando em pedreiras, na extração de pedras, que não era uma atividade muito comum", relata. Também nesse caso geralmente as crianças são levadas pelos pais, que nem se dão conta do mal que estão fazendo. "A própria sociedade é quem diz: é melhor trabalhar a estar na rua, usando drogas. Não é bem assim", completa. Essa mesma consciência tem também aqueles que empregam meninas como empregadas domésticas.

A situação é quase sempre a mesma: uma menina vem do interior do Estado para morar na casa de alguém e aqui ela estuda e trabalha como babá de outra criança. Isso sem falar daquelas que acabam fugindo desse mundo e migrando para a prostituição. "No ano passado realizamos uma ação nos shoppings de Teresina e vimos a cena se repetir. Uma criança, geralmente negra, empurrando um carrinho de bebê. A abordagem é muito complicada nesses casos", disse.


Fonte: Jornal Diário Do Povo

Publicado Por: Thalyta Arrais

Últimas Notícias
14h50 Corregedoria da Justiça não terá expediente nesta sexta 14h47 Programação para quinta feira 24/07 dos festejos de Santa Ana no Bandarra 14h41 Sesapi:Diretor Jarbas do hospital de Valença juntamente com os secretários, participam de evento 14h35 Sedihc leva Caravana de Direitos Humanos a Santa Helena 14h35 Excursão para Litoral Piauiense 14h28 Previdência Própria é discutida em audiência pública em Cocal de Telha 14h16 Pressionado, Ney Franco larga o Fla na lanterna; Luxemburgo assume 14h13 Empregados e empregadores do setor de Transportes e Cargas do Maranhão têm nova audiência 14h10 Sesapi:Diretor do hospital de Oeiras juntamente com os secretários, participaram do evento. 14h09 Lideranças de Cocal de Telha conseguem emenda parlamentar para II Festa do Bode Rei 14h07 Antônio Félix é recebido por multidão para lançamento da candidatura em Lagoa Alegre 14h00 Lady Gaga descuida-se e mostra o peito numa 'selfie' 13h39 Prefeito deixa concurso de lado no PI e pode contratar até 179 por R$ 3,7 milhões 13h35 Ibedec não tem legitimidade para defender compradores de imóveis 13h20 Prefeitura já foi notificada sobre a decisão de rever o reajuste das passagens de ônibus 13h13 Vereador Luiz Lobão declara apoio a candidatura de Luciano Nunes em THE 13h08 ProJovem Urbano de Landri Sales promove festa junina 13h05 Secretaria de Agricultura de Picos articula encontro de mobilização do garantia safra 13h02 Identifique sinais de que o celular está atrapalhando a sua vida 13h02 Mitch Winehouse diz que fala com sua filha três anos após sua morte 13h02 Curso de técnico em segurança do trabalho é o mais procurado no Sisutec 13h01 DIRETO DA TV MN: Acompanhe o debate com os candidatos a senador 12h50 Mais uma contra W.Dias: advogados denunciam campanha em uma igreja 12h46 O Blog que faz a diferença ! 12h42 Curso Básico de Libras na Primeira Igreja Batista de São Luis.
Curso in company
ControlX
ControlX

Enquete

Você acha que o Dunga vai fazer realmente um bom trabalho de volta ao cargo de técnico da Seleção Brasileira ou sai antes mesmo da Copa 2018?

Total de Votos: 131

Válida de 22/07/2014 a 29/07/2014

Mais lidas

    IRRITEC
    TELHAS MAFRENSE
    CONSTRUTORA HIDROS

    180graus no Instagramno Instagram