180graus

Trabalhavam com os pais - 05/06/2011 às 12h07

Flagrado o trabalho infantil na zona rural de Parnaíba

De acordo com a Superintendência, no ano passado foram encontradas 159 crianças nessas condições

LA BELLE

A Superintendência Regional de Trabalho encontrou oito crianças em situação de trabalho infantil na zona rural de Parnaíba, no litoral do Estado. A vistoria foi realizada na última semana, depois de denúncias. As crianças trabalhavam junto com os pais numa plantação de acerola. O auditor fiscal do Núcleo de Apoio à Fiscalização do Trabalho Infantil da Superintendência, Rubervam Du Nascimento, afirmou que um relatório está sendo elaborado e será encaminhado ao Ministério Público e ao gestor do município para quem tomem as providências legais.

"As mães levam as crianças para a colheita, pois assim elas conseguem ganhar um pouco mais, já que pela lata de acerola elas recebem R$ 0,25", disse. As crianças encontradas têm entre 10 e 13 anos de idade e atuam na plantação do projeto Platôs de Parnaíba. Segundo o auditor, através do relatório é requerida a implantação do PETI (Programa de Erradi-cação do Trabalho Infantil) na região. "Apesar de algumas crianças estudarem, o rendimento escolar delas está abaixo do esperado", complementa.

De acordo com dados da Superintendência, só no ano passado foram encontradas 159 crianças e adolescentes em situação irregular no Piauí, caracterizando a prática de trabalho infantil. Rubervam explica que por aqui o trabalho infantil está presente principalmente na agricultura familiar. Mas, o trabalho infantil doméstico e a exploração sexual com fins lucrativos também ocupam lugar de destaque. "E essas são as formas mais difíceis de combater", destaca. Segundo ele, as fiscalizações têm revelado novos focos do trabalho escravo.

"Em Floriano, encontramos crianças trabalhando em pedreiras, na extração de pedras, que não era uma atividade muito comum", relata. Também nesse caso geralmente as crianças são levadas pelos pais, que nem se dão conta do mal que estão fazendo. "A própria sociedade é quem diz: é melhor trabalhar a estar na rua, usando drogas. Não é bem assim", completa. Essa mesma consciência tem também aqueles que empregam meninas como empregadas domésticas.

A situação é quase sempre a mesma: uma menina vem do interior do Estado para morar na casa de alguém e aqui ela estuda e trabalha como babá de outra criança. Isso sem falar daquelas que acabam fugindo desse mundo e migrando para a prostituição. "No ano passado realizamos uma ação nos shoppings de Teresina e vimos a cena se repetir. Uma criança, geralmente negra, empurrando um carrinho de bebê. A abordagem é muito complicada nesses casos", disse.


Fonte: Jornal Diário Do Povo

Publicado Por: Thalyta Arrais

Últimas Notícias
05h00 Veja como é a vida do 'classe média' de Eike Batista; ostenta com helicóptero 04h39 Assassino de Dorothy Stang é preso por morte de casal em Tomé-Açú 04h02 Grupo protesta contra a morte de camelô na Zona Oeste de SP 03h53 Começam terça-feira (23) as inscrições para a 17° Mini Maratona Davi Henrique 03h33 Torcedores do Atlético são baleados em confusão apos clássico em MG 03h01 Corpos de passageiros de helicóptero que caiu em MG são encontrados 02h52 Emissões de CO2 em 2013 batem recorde, segundo novo estudo global 02h51 HEDA será o hospital escola do curso de Medicina em Parnaíba 02h41 Promoções do Paraíba 02h33 Jovem vende objetos furtados em “boca de fumo” e acaba preso pela PM 02h31 Homem mata ex-esposa a facadas na frente de filho de 5 anos 02h29 MPMIB e FEPEME marcam comemoração do Dia do Piauí em Parnaíba 02h14 Após 13 dias na UTI, morre piloto de avião que caiu 01h50 Zé e Wilsão mobilizam população de Inhuma com carreata e comício.Foto 01h45 Príncipe William comenta saúde de Kate Middleton: 'Ela está mais ou menos' 01h44 Valença 252 anos: Zé Filho realiza a maior carreata e comício da história 01h17 Capitão dos bombeiros morre depois de participar do desafio do balde de gelo 00h48 Funcionários Públicos municipais Reúnem-se para criar o SINTEPA 00h01 VOTOS VÁLIDOS: W.DIAS 54,8% e demais candidatos 45,2 23h42 Confira os ganhadores do Troféu Empresarial 180graus 2014 23h01 Pedro II garante vitória sobre José de Freitas pela Taça Norte 22h45 River treina com o Sub-20 do Guarany de Sobral no Albertão 22h28 Deputado Gustavo Neiva cumpre agenda de campanha em Corrente neste domingo 22h18 VII edição do Cidadania Ativa encerra a temporada 2014 do Projeto em Corrente 22h15 Prefeito Jesualdo confirma a participação da prefeitura em evento de nível nacional da UESPI
Mesário Voluntário