180graus

Trabalhavam com os pais - 05/06/2011 às 12h07

Flagrado o trabalho infantil na zona rural de Parnaíba

De acordo com a Superintendência, no ano passado foram encontradas 159 crianças nessas condições

LB Fitness
Kangaco
180 NOVALOGO
Casa do Cartucho

A Superintendência Regional de Trabalho encontrou oito crianças em situação de trabalho infantil na zona rural de Parnaíba, no litoral do Estado. A vistoria foi realizada na última semana, depois de denúncias. As crianças trabalhavam junto com os pais numa plantação de acerola. O auditor fiscal do Núcleo de Apoio à Fiscalização do Trabalho Infantil da Superintendência, Rubervam Du Nascimento, afirmou que um relatório está sendo elaborado e será encaminhado ao Ministério Público e ao gestor do município para quem tomem as providências legais.

"As mães levam as crianças para a colheita, pois assim elas conseguem ganhar um pouco mais, já que pela lata de acerola elas recebem R$ 0,25", disse. As crianças encontradas têm entre 10 e 13 anos de idade e atuam na plantação do projeto Platôs de Parnaíba. Segundo o auditor, através do relatório é requerida a implantação do PETI (Programa de Erradi-cação do Trabalho Infantil) na região. "Apesar de algumas crianças estudarem, o rendimento escolar delas está abaixo do esperado", complementa.

De acordo com dados da Superintendência, só no ano passado foram encontradas 159 crianças e adolescentes em situação irregular no Piauí, caracterizando a prática de trabalho infantil. Rubervam explica que por aqui o trabalho infantil está presente principalmente na agricultura familiar. Mas, o trabalho infantil doméstico e a exploração sexual com fins lucrativos também ocupam lugar de destaque. "E essas são as formas mais difíceis de combater", destaca. Segundo ele, as fiscalizações têm revelado novos focos do trabalho escravo.

"Em Floriano, encontramos crianças trabalhando em pedreiras, na extração de pedras, que não era uma atividade muito comum", relata. Também nesse caso geralmente as crianças são levadas pelos pais, que nem se dão conta do mal que estão fazendo. "A própria sociedade é quem diz: é melhor trabalhar a estar na rua, usando drogas. Não é bem assim", completa. Essa mesma consciência tem também aqueles que empregam meninas como empregadas domésticas.

A situação é quase sempre a mesma: uma menina vem do interior do Estado para morar na casa de alguém e aqui ela estuda e trabalha como babá de outra criança. Isso sem falar daquelas que acabam fugindo desse mundo e migrando para a prostituição. "No ano passado realizamos uma ação nos shoppings de Teresina e vimos a cena se repetir. Uma criança, geralmente negra, empurrando um carrinho de bebê. A abordagem é muito complicada nesses casos", disse.


Fonte: Jornal Diário Do Povo

Publicado Por: Thalyta Arrais

Últimas Notícias
08h41 Lula aparece em programa de Elmano falando sobre trabalho do ex-prefeito 08h40 Prefeitura coloca manta impermeabilizante no aterro sanitário de Picos 08h38 Ministro das Cidade, Gilberto Occhi, vem ao Piauí anunciar obras 08h36 Vem aí o II Festival Cultural de Domingos Mourão-PI, dia 29 de Agosto, NÃO PERCA! 08h34 Piauí cresceu 400% entre 2003 e 2010, diz Welligton Dias em entrevista 08h34 Escola Lourdes Cury realiza culminância de projeto em comemoração ao dia do Folclore 08h33 Gata! Mãe de Lucas Lucco bate um bolão e faz sucesso nas redes socias 08h31 8 coisas que você precisa saber sobre esmalte com glitter 08h30 CLA lança mais um Foguete de Treinamento Intermediário 08h21 Maquiagem para disfarçar olheira e cansaço, aprenda a fazer os truques 08h21 APRENDENDO MATEMÁTICA 08h19 Ouro mundial no judô vale 551 vezes menos que o título de Wimbledon 08h18 Desafio do 'balde de gelo' estraga 16 milhões de m³ de água só em 1 mês 08h17 Ganhe leite: Programa custaria R$ 2 milhões ao mês, beneficiando 50 mil 08h14 Fred condena protesto e ameaça: 'Se nada mudar, time não joga domingo' 08h12 SONHO REALIZADO 08h11 OAB-PI inaugura Sala dos Advogados em Marcos Parente. Saiba! 08h11 Maquiagem retrô de Boogie Oogie é tendência; veja como fazer 08h10 Priscila Pires posta foto inacreditável do antes e depois: '85 kg e agora com 60' 08h06 Candidatos vão assistir propaganda lado a lado durante o Fogo Cruzado 08h06 Ribeiro Gonçalves terá sala dos advogados inaugurada nesta sexta, 22 08h06 ESPORTE 08h05 Votação simulada ocorre em mais três municípios 08h04 Solteira e na pista, Susana Vieira estreia novo corte de cabelo em festa 08h04 OAB-PI inaugura Sala dos Advogados em Nazaré do Piauí
ControlX

Enquete

O acidente com o presidenciável Eduardo Campos ainda permanece um mistério para os investigadores. Para você, a queda do avião que deixou sete mortos em Santos-SP, foi...

Total de Votos: 901

Válida de 17/08/2014 a 24/08/2014

Mais lidas

    180 NOVALOGO
    TELHAS MAFRENSE

    180graus no Instagramno Instagram