180graus

Trabalhavam com os pais - 05/06/2011 às 12h07

Flagrado o trabalho infantil na zona rural de Parnaíba

De acordo com a Superintendência, no ano passado foram encontradas 159 crianças nessas condições

unimed the shopping
WS Construtora - Recanto das Palmeiras
CEV - Bolsas
DREAM PARK ABC
Construtora Boa Vista
Novo de motivação
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
Inocoop - Recanto das Palmeiras

A Superintendência Regional de Trabalho encontrou oito crianças em situação de trabalho infantil na zona rural de Parnaíba, no litoral do Estado. A vistoria foi realizada na última semana, depois de denúncias. As crianças trabalhavam junto com os pais numa plantação de acerola. O auditor fiscal do Núcleo de Apoio à Fiscalização do Trabalho Infantil da Superintendência, Rubervam Du Nascimento, afirmou que um relatório está sendo elaborado e será encaminhado ao Ministério Público e ao gestor do município para quem tomem as providências legais.

"As mães levam as crianças para a colheita, pois assim elas conseguem ganhar um pouco mais, já que pela lata de acerola elas recebem R$ 0,25", disse. As crianças encontradas têm entre 10 e 13 anos de idade e atuam na plantação do projeto Platôs de Parnaíba. Segundo o auditor, através do relatório é requerida a implantação do PETI (Programa de Erradi-cação do Trabalho Infantil) na região. "Apesar de algumas crianças estudarem, o rendimento escolar delas está abaixo do esperado", complementa.

De acordo com dados da Superintendência, só no ano passado foram encontradas 159 crianças e adolescentes em situação irregular no Piauí, caracterizando a prática de trabalho infantil. Rubervam explica que por aqui o trabalho infantil está presente principalmente na agricultura familiar. Mas, o trabalho infantil doméstico e a exploração sexual com fins lucrativos também ocupam lugar de destaque. "E essas são as formas mais difíceis de combater", destaca. Segundo ele, as fiscalizações têm revelado novos focos do trabalho escravo.

"Em Floriano, encontramos crianças trabalhando em pedreiras, na extração de pedras, que não era uma atividade muito comum", relata. Também nesse caso geralmente as crianças são levadas pelos pais, que nem se dão conta do mal que estão fazendo. "A própria sociedade é quem diz: é melhor trabalhar a estar na rua, usando drogas. Não é bem assim", completa. Essa mesma consciência tem também aqueles que empregam meninas como empregadas domésticas.

A situação é quase sempre a mesma: uma menina vem do interior do Estado para morar na casa de alguém e aqui ela estuda e trabalha como babá de outra criança. Isso sem falar daquelas que acabam fugindo desse mundo e migrando para a prostituição. "No ano passado realizamos uma ação nos shoppings de Teresina e vimos a cena se repetir. Uma criança, geralmente negra, empurrando um carrinho de bebê. A abordagem é muito complicada nesses casos", disse.


Fonte: Jornal Diário Do Povo

Publicado Por: Thalyta Arrais

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


Caminho para o Sucesso
WS Construtora - Alto das Palmeiras
LIKE HR
NEURACI ROCHA - PALAZZO MONTICELLO
VANITY SANDRA SILVA
DREAM PARK ABC
VANITY SANDRA SILVA
Mirante da Mota Machado
THREVO PIATZ
VAL PRAEIRO HELICONIA
Inocoop Recanto das Palmeiras
Últimas Notícias
15h06 Papa Francisco permite perdão do aborto durante Ano Santo 15h01 Gays também são bem-vindos à Universal, diz bispo Macedo 14h53 Com dores na coxa, Uendel tem exame marcado no Corinthians 14h49 Piauí fica abaixo da meta de vacinação contra a paralisia infantil 14h49 Picos não atende à solicitação feita pelo Blog Bastidores sobre licitação 14h42 JUCEPI promove encontro em Parnaíba para simplificação do registro de empresas 14h37 Prefeitura de Vila Nova realizou 1º teste da orelhinha 14h36 APPM realiza nova capacitação do Portal da Transparência para os municípios 14h31 Muricy vê Osorio 'bem demais' após baixas, ataca críticos e apoia rodízio 14h26 Diretoria do Cruzeiro acerta com Mano Menezes para comandar o time 14h26 Petista ameaça quem é contra Dilma com uma faca; assista ao video 14h25 Em Pio IX, campanha contra a poliomielite vacina mais de mil crianças 14h22 Minotauro anuncia aposentadoria e aceita cargo de embaixador do UFC 14h21 Pio IX vacina mais de mil crianças em campanha contra a poliomielite 14h18 São João do Piauí recebe etapa da Conferência Estadual da Juventude 14h18 'Caso Moreti': pedida a demissão do defensor acusado de cobrar propina 14h17 Prefeita de Pio IX solicita reforço no policiamento do município 14h16 Cidade de Miguel Alves supera a meta de vacinação contra poliomielite 14h15 PIAUIENSE morre eletrocutado em empresa de São Paulo 14h12 Miguel Alves supera a meta de vacinação contra poliomielite 14h07 Polícia Militar de Valença prende homem em flagrante com arma de fogo na cintura 14h06 Governo vai cofinanciar UPA do Renascença 13h52 Lagoas Ambiental retira 360 toneladas de lixo de lagoa do Nova Brasília 13h43 Meteorologia: Piauí vai ter altas temperaturas até o mês de dezembro 13h37 Advogado manda Dilma 'sair' ou se matar: 'vamos arrancar sua cabeça'
Construtora Vanguarda
Contrutora Boa vista
HR like
BRISA SUL - BOA VISTA
Mirante da Mota Machado
VANGUARDA BARCELONA
SEU IMOVEL NA DANTAS

Mais Lidas

    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    Imobiliaria
    VANITY SANDRA SILVA
    BRISA SUL PISCINA

    Enquete

    Que bancada trabalhou mais neste primeiro semestre?

    Total de Votos: 82

    Válida de 15/07/2015 a 22/07/2015

    VILLAGE LESTE - WX
    Mirante da Mota Machado
    Boa Vista
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    LIKE HR
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    VAL PRAEIRO
    Boa Vista - Brisa Sul - piscina
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS

    180graus no Instagramno Instagram

    Inocoop Recanto das Palmeiras
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    Caminho para o Sucesso
    Mirante da Mota Machado
    WX - Village Leste