180graus

Trabalhavam com os pais - 05/06/2011 às 12h07

Flagrado o trabalho infantil na zona rural de Parnaíba

De acordo com a Superintendência, no ano passado foram encontradas 159 crianças nessas condições

VANGUARDA
ISLAMAR
INOCOOP
MELHORES IMOVEIS

A Superintendência Regional de Trabalho encontrou oito crianças em situação de trabalho infantil na zona rural de Parnaíba, no litoral do Estado. A vistoria foi realizada na última semana, depois de denúncias. As crianças trabalhavam junto com os pais numa plantação de acerola. O auditor fiscal do Núcleo de Apoio à Fiscalização do Trabalho Infantil da Superintendência, Rubervam Du Nascimento, afirmou que um relatório está sendo elaborado e será encaminhado ao Ministério Público e ao gestor do município para quem tomem as providências legais.

"As mães levam as crianças para a colheita, pois assim elas conseguem ganhar um pouco mais, já que pela lata de acerola elas recebem R$ 0,25", disse. As crianças encontradas têm entre 10 e 13 anos de idade e atuam na plantação do projeto Platôs de Parnaíba. Segundo o auditor, através do relatório é requerida a implantação do PETI (Programa de Erradi-cação do Trabalho Infantil) na região. "Apesar de algumas crianças estudarem, o rendimento escolar delas está abaixo do esperado", complementa.

De acordo com dados da Superintendência, só no ano passado foram encontradas 159 crianças e adolescentes em situação irregular no Piauí, caracterizando a prática de trabalho infantil. Rubervam explica que por aqui o trabalho infantil está presente principalmente na agricultura familiar. Mas, o trabalho infantil doméstico e a exploração sexual com fins lucrativos também ocupam lugar de destaque. "E essas são as formas mais difíceis de combater", destaca. Segundo ele, as fiscalizações têm revelado novos focos do trabalho escravo.

"Em Floriano, encontramos crianças trabalhando em pedreiras, na extração de pedras, que não era uma atividade muito comum", relata. Também nesse caso geralmente as crianças são levadas pelos pais, que nem se dão conta do mal que estão fazendo. "A própria sociedade é quem diz: é melhor trabalhar a estar na rua, usando drogas. Não é bem assim", completa. Essa mesma consciência tem também aqueles que empregam meninas como empregadas domésticas.

A situação é quase sempre a mesma: uma menina vem do interior do Estado para morar na casa de alguém e aqui ela estuda e trabalha como babá de outra criança. Isso sem falar daquelas que acabam fugindo desse mundo e migrando para a prostituição. "No ano passado realizamos uma ação nos shoppings de Teresina e vimos a cena se repetir. Uma criança, geralmente negra, empurrando um carrinho de bebê. A abordagem é muito complicada nesses casos", disse.


Fonte: Jornal Diário Do Povo

Publicado Por: Thalyta Arrais

STARTUP WEEKEND
INOCOOP
VANGUARDA
GUIA DE FESTAS
Últimas Notícias
17h17 Lei vai obrigar passageiro a apresentar identificação ao pegar táxi em Teresina 17h16 Aprenda a fazer um delicioso e inusitado Sovaco de cobra; veja receita 17h12 Para quem gosta de fazer dieta, experimente uma 'polenta suja'; veja receita 17h07 SDR irá distribuí sementes para agricultores atingidos pela seca em Valença do Piauí 17h02 Confira 20 dicas de como adaptar seu roteiro de viagem para levar seu bichinho de estimação 17h01 Miss Piauí 2013 é clicada como veio ao mundo para o editorial de revista 16h55 Prefeitura de Floriano inicia programa de obras no município 16h51 Turismólogo com down ganha emprego na Secretaria de Turismo na formatura 16h42 Smartphone mais fino do mundo é tão leve que dá até medo de quebrar 16h38 Ministra do Meio Ambiente recebe diretora do Banco Mundial 16h33 Representantes do SEBRAE realiza reunião no município de Redenção do Gurguéia 16h30 SDR entrega sementes de feijão e milho para agricultura familiar em Corrente 16h26 Apple criará dois datacenters com fontes de energia renováveis na Europa 16h14 Vila Nova do Piauí: NUCA se reúne para planejar o 2º seminário 16h13 SDR distribui sementes para agricultores atingidos pela seca nos municípios 16h10 STF extingue pena de Genoino após induto de Natal assinado por Dilma 16h07 Anderson Silva não vê a sua reputação manchada e quer enfrentar Nick Diaz 16h07 Média de gols de Neymar cai pela metade quando Barça tem trio completo 16h07 Unidade Escolar Pedro Mendes Pessoa o Ensino Médio,fará reunião com Pais e Mestres,veja 16h06 Imobiliária Vega realiza evento 'Shopping Imóveis' no dias 5 a 7 de março 16h05 Muricy ensaia time para clássico com Centurión no lugar de Alexandre Pato 16h04 Golpe do SMS: Paraíba e CrediShop dizem que estão tendo nome usado 16h03 Real Madrid sai na frente do Barça para contar com lateral Danilo, diz jornal 15h52 Coordenadora do lar Maria João de Deus tem casa destelhada enquanto dormia 15h42 Deputado Federal Hildo Rocha faz homenagem ao líder politico Waldir Jorge na tribuna da Câmara
FESTA FACIL
ISLAMAR
STARTUP WEEKEND
VANGUARDA

Mais Lidas

    Imobiliaria

    Enquete

    Os 10 deputados federais completaram o primeiro mês na Câmara. Até agora, qual deles você acha que mais se destacou?

    Total de Votos: 7

    Válida de 04/03/2015 a 11/03/2015

    GUIA DE FESTAS
    Dantas Imobiliaria

    180graus no Instagramno Instagram

    STARTUP WEEKEND
    INOCOOP