180graus

Trabalhavam com os pais - 05/06/2011 às 12h07

Flagrado o trabalho infantil na zona rural de Parnaíba

De acordo com a Superintendência, no ano passado foram encontradas 159 crianças nessas condições

Vestibular
Kangaco
Casa do Cartucho

A Superintendência Regional de Trabalho encontrou oito crianças em situação de trabalho infantil na zona rural de Parnaíba, no litoral do Estado. A vistoria foi realizada na última semana, depois de denúncias. As crianças trabalhavam junto com os pais numa plantação de acerola. O auditor fiscal do Núcleo de Apoio à Fiscalização do Trabalho Infantil da Superintendência, Rubervam Du Nascimento, afirmou que um relatório está sendo elaborado e será encaminhado ao Ministério Público e ao gestor do município para quem tomem as providências legais.

"As mães levam as crianças para a colheita, pois assim elas conseguem ganhar um pouco mais, já que pela lata de acerola elas recebem R$ 0,25", disse. As crianças encontradas têm entre 10 e 13 anos de idade e atuam na plantação do projeto Platôs de Parnaíba. Segundo o auditor, através do relatório é requerida a implantação do PETI (Programa de Erradi-cação do Trabalho Infantil) na região. "Apesar de algumas crianças estudarem, o rendimento escolar delas está abaixo do esperado", complementa.

De acordo com dados da Superintendência, só no ano passado foram encontradas 159 crianças e adolescentes em situação irregular no Piauí, caracterizando a prática de trabalho infantil. Rubervam explica que por aqui o trabalho infantil está presente principalmente na agricultura familiar. Mas, o trabalho infantil doméstico e a exploração sexual com fins lucrativos também ocupam lugar de destaque. "E essas são as formas mais difíceis de combater", destaca. Segundo ele, as fiscalizações têm revelado novos focos do trabalho escravo.

"Em Floriano, encontramos crianças trabalhando em pedreiras, na extração de pedras, que não era uma atividade muito comum", relata. Também nesse caso geralmente as crianças são levadas pelos pais, que nem se dão conta do mal que estão fazendo. "A própria sociedade é quem diz: é melhor trabalhar a estar na rua, usando drogas. Não é bem assim", completa. Essa mesma consciência tem também aqueles que empregam meninas como empregadas domésticas.

A situação é quase sempre a mesma: uma menina vem do interior do Estado para morar na casa de alguém e aqui ela estuda e trabalha como babá de outra criança. Isso sem falar daquelas que acabam fugindo desse mundo e migrando para a prostituição. "No ano passado realizamos uma ação nos shoppings de Teresina e vimos a cena se repetir. Uma criança, geralmente negra, empurrando um carrinho de bebê. A abordagem é muito complicada nesses casos", disse.


Fonte: Jornal Diário Do Povo

Publicado Por: Thalyta Arrais

Últimas Notícias
04h18 Empresário diz que Corinthians lhe 'deu' Malcom para pagar Ralf e detona cartola 04h05 Casal se reencontra em asilo 65 anos após rompimento de noivado e voltam a namorar 04h05 Piauienses que moram no Sudeste do país estão voltando para votar no 2º turno 03h56 João Mádison comemora primeira Expoapi livre da aftosa 03h31 Representantes do Sescoop/PI e da Ocepi visitam mais cooperativas no estado 03h08 TRE-PI leva Ação Justiça Eleitoral e Cidadania nesta sexta-feira (24) ao CEUT 01h29 Daniel procura Suzana Alves após ameaça de processo e ex-Tiazinha o ignora 01h07 Prefeitura de Teresina realiza ação educativa nas passagens de nível 00h38 Com vestido curtinho, Fernanda Lacerda lança ensaio nu em São Paulo 00h33 'É complicado, mas dou apoio', diz marido da Miss Bumbum Bahia 23h55 2ª Semana de Formação de Magistrados termina com resultado positivo 23h55 Ceir promove semana de combate ao AVC na cidade de Teresina 23h38 Núcleo do Sinproesemma de Nova Olinda do Maranhão fará Assembleia Geral extraordinária dia 24. 23h35 Liziane pede que CDHM ouça mãe de vigilante que confessou matar advogado 23h33 Outubro é mês de missão nas universidades da arquidiocese de Teresina 23h33 Assaltante morre em troca de tiros após assaltar Caixa Aqui em Zé Doca. 23h29 Babão: Lourival, ex-atacante do Interporto, revela que jogadores receberam "bicho" do River-PI 23h16 Banco do Nordeste vai investir R$ 3 milhões em projetos que combatem a desertificação 23h15 Comunicação eletrônica é novidade na 2ª Vara de Porto Franco 23h05 Encerrado o festejo do Divino Espírito Santo de Paço do Lumiar 22h56 Ruas do bairro Tancredo Neves na cidade de Teresina serão asfaltadas este ano 22h55 Judiciário lança projeto para combater a violência doméstica e familiar 22h35 Juristas de renome nacional parabenizam indicação de Secretário da Transparência 22h31 Com alto calor, varejistas registram aumento de 100% nas vendas de ventiladores 22h15 Deputada contesta matéria da TV Band sobre irregularidades em maternidade
TRE

Enquete

Na sua opinião, dos novos deputados estaduais eleitos, qual realizará o melhor trabalho?

Total de Votos: 236

Válida de 21/10/2014 a 28/10/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram