180graus

Trabalhavam com os pais - 05/06/2011 às 12h07

Flagrado o trabalho infantil na zona rural de Parnaíba

De acordo com a Superintendência, no ano passado foram encontradas 159 crianças nessas condições

RESERVA HELICONIA
Alguel, Venda e Adminsitração
SA CAVALCANTE RIO POTY
Tire sua habilitação na Servemplac
Inocoop - Recanto das Palmeiras
WS Construtora - Recanto das Palmeiras
Mirante da Mota Machado
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
DREAM PARK ABC

A Superintendência Regional de Trabalho encontrou oito crianças em situação de trabalho infantil na zona rural de Parnaíba, no litoral do Estado. A vistoria foi realizada na última semana, depois de denúncias. As crianças trabalhavam junto com os pais numa plantação de acerola. O auditor fiscal do Núcleo de Apoio à Fiscalização do Trabalho Infantil da Superintendência, Rubervam Du Nascimento, afirmou que um relatório está sendo elaborado e será encaminhado ao Ministério Público e ao gestor do município para quem tomem as providências legais.

"As mães levam as crianças para a colheita, pois assim elas conseguem ganhar um pouco mais, já que pela lata de acerola elas recebem R$ 0,25", disse. As crianças encontradas têm entre 10 e 13 anos de idade e atuam na plantação do projeto Platôs de Parnaíba. Segundo o auditor, através do relatório é requerida a implantação do PETI (Programa de Erradi-cação do Trabalho Infantil) na região. "Apesar de algumas crianças estudarem, o rendimento escolar delas está abaixo do esperado", complementa.

De acordo com dados da Superintendência, só no ano passado foram encontradas 159 crianças e adolescentes em situação irregular no Piauí, caracterizando a prática de trabalho infantil. Rubervam explica que por aqui o trabalho infantil está presente principalmente na agricultura familiar. Mas, o trabalho infantil doméstico e a exploração sexual com fins lucrativos também ocupam lugar de destaque. "E essas são as formas mais difíceis de combater", destaca. Segundo ele, as fiscalizações têm revelado novos focos do trabalho escravo.

"Em Floriano, encontramos crianças trabalhando em pedreiras, na extração de pedras, que não era uma atividade muito comum", relata. Também nesse caso geralmente as crianças são levadas pelos pais, que nem se dão conta do mal que estão fazendo. "A própria sociedade é quem diz: é melhor trabalhar a estar na rua, usando drogas. Não é bem assim", completa. Essa mesma consciência tem também aqueles que empregam meninas como empregadas domésticas.

A situação é quase sempre a mesma: uma menina vem do interior do Estado para morar na casa de alguém e aqui ela estuda e trabalha como babá de outra criança. Isso sem falar daquelas que acabam fugindo desse mundo e migrando para a prostituição. "No ano passado realizamos uma ação nos shoppings de Teresina e vimos a cena se repetir. Uma criança, geralmente negra, empurrando um carrinho de bebê. A abordagem é muito complicada nesses casos", disse.


Fonte: Jornal Diário Do Povo

Publicado Por: Thalyta Arrais

VAL PRAEIRO HELICONIA
WS Construtora - Alto das Palmeiras
VANITY SANDRA SILVA
WX - Village Leste
ENCONTRO BLOGUEIROS
Inocoop Recanto das Palmeiras
VANITY SANDRA SILVA
ABC DREAM PARK
Mirante da Mota Machado
THREVO PIATZ
DREAM PARK ABC
Últimas Notícias
06h55 Governo Federal fecha acordo para aprovação de Medidas Provisórias 06h43 Ato da bancada feminina pede cota de 30% para mulheres no Legislativo 06h34 Maioria do STF proíbe nova sabatina para ministros de tribunais superiores 06h07 Corte orçamentário não vai paralisar governo, destaca a presidente Dilma 06h00 Com fazer a decoração de uma sala de estar pequena 05h57 IOS 9 pode incluir aplicativo da Apple para casas conectadas 05h38 Talita e Rafael terminam namoro que começou dentro do 'BBB15' 05h25 TJ-PI analisa se empresa de transporte pode apoveitar o crédito de ICMS das peças 05h13 Kwid aposenta Clio e encerra ciclo francês da Renault no Brasil 04h57 Grêmio lança novo e 'revolucionário' uniforme que terá estreia no sábado 04h32 Santos recebe R$ 8 milhões de banco e quita dívida com jogadores do time 04h02 Presidente do Barcelona afirma: 'Messi sempre foi o melhor' e mereceu vencer 03h54 Governo estuda extinção de benefício tributário para empresas brasileiras 03h30 Construtora Engevix usou lobista para pagar 'falsa consultoria' em contratos 03h12 Supremo marca para 16 de junho posse de Edson Fachin como ministro 02h48 IPhones e Macs terão mesma tipografia do Apple Watch 02h03 Rafael e Talita, do 'BBB15', terminam namoro: 'Fica só os momentos bom' 02h02 Inauguração do Centro Cultural da Planície Litorânea 01h51 Todo monitoramento eletrônico e uso de tornozeleiras está sendo ampliado 01h25 Microempreendedores tem até o dia 31 para enviar declaração anual à Receita 01h03 Financiamento do Piauí junto ao BID depende de todo seu endividamento 00h50 Xuxa fala sobre a expectativa de estreia na Record e diz que quer divertir pessoas 00h45 River Plate-ARG 0 x 1 Cruzeiro – Raposa mais perto da semi 00h30 Dilma defende aprovação do ajuste fiscal nesta quinta-feira (21/05) 00h05 Mega-Sena; 14 pessoas ganharam no bolão; números escolhidos aleatoriamente
MELHORES IMOVEIS
SA CAVALCANTE RIO POTY
Mirante da Mota Machado
HR like
SA CAVALCANTE RIO POTY
ENCONTRO BLOGUEIROS
Tire sua habilitação na Servemplac
SEU IMOVEL NA DANTAS

Mais Lidas

    BRISA SUL PISCINA
    VANITY SANDRA SILVA
    Imobiliaria
    AGUAS DE TIMON
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    VAL PRAEIRO HELICONIA

    Enquete

    Seu principal meio de transporte é um (a)...

    Total de Votos: 432

    Válida de 17/05/2015 a 24/05/2015

    SEU IMOVEL NA DANTAS
    SA CAVALCANTE RIO POTY
    Mirante da Mota Machado
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    AGUAS DE TIMON
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    VAL PRAEIRO

    180graus no Instagramno Instagram

    Inocoop Recanto das Palmeiras
    Tire sua habilitação na Servemplac
    WX - Village Leste
    AGUAS DE TIMON
    Mirante da Mota Machado