180graus

Trabalhavam com os pais - 05/06/2011 às 12h07

Flagrado o trabalho infantil na zona rural de Parnaíba

De acordo com a Superintendência, no ano passado foram encontradas 159 crianças nessas condições

Islamar-Semana Santa
Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
Hotel Delta - Semana Santa
Terrazzo Poti
comserv

A Superintendência Regional de Trabalho encontrou oito crianças em situação de trabalho infantil na zona rural de Parnaíba, no litoral do Estado. A vistoria foi realizada na última semana, depois de denúncias. As crianças trabalhavam junto com os pais numa plantação de acerola. O auditor fiscal do Núcleo de Apoio à Fiscalização do Trabalho Infantil da Superintendência, Rubervam Du Nascimento, afirmou que um relatório está sendo elaborado e será encaminhado ao Ministério Público e ao gestor do município para quem tomem as providências legais.

"As mães levam as crianças para a colheita, pois assim elas conseguem ganhar um pouco mais, já que pela lata de acerola elas recebem R$ 0,25", disse. As crianças encontradas têm entre 10 e 13 anos de idade e atuam na plantação do projeto Platôs de Parnaíba. Segundo o auditor, através do relatório é requerida a implantação do PETI (Programa de Erradi-cação do Trabalho Infantil) na região. "Apesar de algumas crianças estudarem, o rendimento escolar delas está abaixo do esperado", complementa.

De acordo com dados da Superintendência, só no ano passado foram encontradas 159 crianças e adolescentes em situação irregular no Piauí, caracterizando a prática de trabalho infantil. Rubervam explica que por aqui o trabalho infantil está presente principalmente na agricultura familiar. Mas, o trabalho infantil doméstico e a exploração sexual com fins lucrativos também ocupam lugar de destaque. "E essas são as formas mais difíceis de combater", destaca. Segundo ele, as fiscalizações têm revelado novos focos do trabalho escravo.

"Em Floriano, encontramos crianças trabalhando em pedreiras, na extração de pedras, que não era uma atividade muito comum", relata. Também nesse caso geralmente as crianças são levadas pelos pais, que nem se dão conta do mal que estão fazendo. "A própria sociedade é quem diz: é melhor trabalhar a estar na rua, usando drogas. Não é bem assim", completa. Essa mesma consciência tem também aqueles que empregam meninas como empregadas domésticas.

A situação é quase sempre a mesma: uma menina vem do interior do Estado para morar na casa de alguém e aqui ela estuda e trabalha como babá de outra criança. Isso sem falar daquelas que acabam fugindo desse mundo e migrando para a prostituição. "No ano passado realizamos uma ação nos shoppings de Teresina e vimos a cena se repetir. Uma criança, geralmente negra, empurrando um carrinho de bebê. A abordagem é muito complicada nesses casos", disse.


Fonte: Jornal Diário Do Povo

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Preratório PM-PI
Terrazzo Poti
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
14h12 Prefeita Michelle participa do II Encontro das Mulheres Progressistas em Teresina 14h02 Suspeito de fazer grávida refém é detido no interior do PI 13h45 Prefeitas, vice-prefeitas, primeiras-damas e vereadoras do PP se reúnem em evento em Teresina 12h14 Repercussão de votação deixa deputado piauiense preocupado. Toda hora tenta se explicar. 12h07 Violência contra a mulher é tema do II Encontro do PP Mulher; veja fotos 11h54 Menor de 11 anos sequestrada no Estado de Goiás é encontrada em Oeiras 11h03 Estado do PI implanta comunicado eletrônico sobre venda de veículos 10h42 Oito filmes e séries que entram em cartaz na Netflix em abril 10h24 Capital: Polícia apreende dois menores suspeitos de assaltos na zona Sudeste 10h06 PI: Droga é encontrada enterrada na cidade de Valença; suspeito é preso 10h00 Prefeito Gutemberg Moura realiza entrega de materiais esportivos para seus atletas 09h37 Internauta filma momento exato em que raio atinge morro no CE; vídeo! 09h37 THE: Agentes abortam tentativa de fuga na Penitenciária 'Irmão Guido' 09h30 Prefeitura de Buriti dos Lopes prorroga inscrições para Seletivo 09h15 São José do Divino também já escolheu candidata a Miss Piauí 2017 09h13 Você está infeliz? Participe de um retiro espiritual por 7 dias 09h09 Remover células ‘adormecidas’ pode reverter envelhecimento 09h04 Novo estudo: Filhos de mães maduras são mais bem resolvidos 08h54 Cunha consegue na Justiça suspender publicação de livro que trata do impeachment 08h51 STJ concede habeas corpus que concede prisão domiciliar a mulher de Cabral 08h48 Habilitação no processo eletrônico é de responsabilidade do advogado 08h37 Teresina: Ministério Público cobra melhorias no serviço 'Transporte Eficiente' 08h36 Menor sequestrada em Goiás é encontrada pela PM no PI 08h27 River e Vitória/BA para explodir o Lindolfo Monteiro com uma vitória do Galo 08h10 Ponte Estaiada terá luzes apagadas para ação mundial 'Hora do Planeta'

Elegante é ter você em nossa companhia!
Antônio das Neves - Peritos Associados
Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas

Mais Lidas


    Enquete

    Qual foi o melhor carnaval do Piauí em 2017?

    Total de Votos: 1244

    Válida de 2017-03-02 09:43:00.0 a 2017-03-23

    comserv

    180graus no Instagramno Instagram