180graus

Trabalhavam com os pais - 05/06/2011 às 12h07

Flagrado o trabalho infantil na zona rural de Parnaíba

De acordo com a Superintendência, no ano passado foram encontradas 159 crianças nessas condições

unimed fev

A Superintendência Regional de Trabalho encontrou oito crianças em situação de trabalho infantil na zona rural de Parnaíba, no litoral do Estado. A vistoria foi realizada na última semana, depois de denúncias. As crianças trabalhavam junto com os pais numa plantação de acerola. O auditor fiscal do Núcleo de Apoio à Fiscalização do Trabalho Infantil da Superintendência, Rubervam Du Nascimento, afirmou que um relatório está sendo elaborado e será encaminhado ao Ministério Público e ao gestor do município para quem tomem as providências legais.

"As mães levam as crianças para a colheita, pois assim elas conseguem ganhar um pouco mais, já que pela lata de acerola elas recebem R$ 0,25", disse. As crianças encontradas têm entre 10 e 13 anos de idade e atuam na plantação do projeto Platôs de Parnaíba. Segundo o auditor, através do relatório é requerida a implantação do PETI (Programa de Erradi-cação do Trabalho Infantil) na região. "Apesar de algumas crianças estudarem, o rendimento escolar delas está abaixo do esperado", complementa.

De acordo com dados da Superintendência, só no ano passado foram encontradas 159 crianças e adolescentes em situação irregular no Piauí, caracterizando a prática de trabalho infantil. Rubervam explica que por aqui o trabalho infantil está presente principalmente na agricultura familiar. Mas, o trabalho infantil doméstico e a exploração sexual com fins lucrativos também ocupam lugar de destaque. "E essas são as formas mais difíceis de combater", destaca. Segundo ele, as fiscalizações têm revelado novos focos do trabalho escravo.

"Em Floriano, encontramos crianças trabalhando em pedreiras, na extração de pedras, que não era uma atividade muito comum", relata. Também nesse caso geralmente as crianças são levadas pelos pais, que nem se dão conta do mal que estão fazendo. "A própria sociedade é quem diz: é melhor trabalhar a estar na rua, usando drogas. Não é bem assim", completa. Essa mesma consciência tem também aqueles que empregam meninas como empregadas domésticas.

A situação é quase sempre a mesma: uma menina vem do interior do Estado para morar na casa de alguém e aqui ela estuda e trabalha como babá de outra criança. Isso sem falar daquelas que acabam fugindo desse mundo e migrando para a prostituição. "No ano passado realizamos uma ação nos shoppings de Teresina e vimos a cena se repetir. Uma criança, geralmente negra, empurrando um carrinho de bebê. A abordagem é muito complicada nesses casos", disse.


Fonte: Jornal Diário Do Povo

Publicado Por: Thalyta Arrais

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


18 Piauienses + Influentes de 2015
10 melhores piores prefeitos
unimed fev
Últimas Notícias
14h07 Senadora Regina Sousa gastou R$ 86 mil só com os Correios em 2015 13h54 'BBB16': Ana Paula traça suas estratégias para quando voltar a casa 13h46 Cláudia Leitte pode largar posto de Rainha de Bateria devido ao cansaço 13h36 Xé Pop e Bicho Q Balança fecham com chave de ouro o carnaval de Água Branca 13h18 Juízes do Trabalho dizem ser alvo de ‘chantagem’ após corte do orçamento 13h09 Desmembramento de inquérito sobre sítio foi divulgado por equívoco 12h47 Carnaval do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo de Paes Landim 11h47 Juiz autoriza PF a abrir inquérito sobre sítio frequentado por Lula 11h42 Oito receitas de sucos para desintoxicar o organismo após a folia de Carnaval 11h40 Desemprego agora também afeta o setor de serviços 11h30 INSS é condenado por quebrar sigilo de dados cadastrais 11h27 Áudio de Fátima Bernardes nos bastidores do Carnaval causa polêmica entre espectadores 11h25 Rafael Fonteles diz que arrecadação de ICMS ficou abaixo da inflação no PI 11h16 Virose deixa Ivete fora do tradicional Arrastão da quarta-feira de cinzas 11h08 Pré-selecionados já podem contratar o financiamento a partir desta quarta (10) 11h02 Em A Regra do Jogo, Toia confessa a Dante que matou Romero: 'Sou um monstro' 10h34 Presença de público e tranquilidade são destaques no carnaval de Pedro II 10h32 Ao ter acesso às conversas do BBB, Ana Paula chamou Brother de 'naja' 10h31 Brasil reduz alunos sem conhecimento básico de matemática, mas continua atrás em ranking 10h27 Naldo, o irmão e Moranguinho se envolvem em polêmica na web 10h26 Festa de Carnaval acaba com três pessoas feridas no Piauí 10h17 Musas distribuiram simpatia durante o desfile na avenida Marechal; fotos 10h16 Monica Iozzi e Klebber Toledo estão juntos há 3 semanas; saiba quem foi o cupido 10h12 Piauiense Leonardo, ex-atacante do Sport-PE, tem piora e está em coma 09h59 Quarta-feira de Cinzas, início da quaresma

Mais Lidas


    Enquete

    Você prefere...

    Total de Votos: 225

    Válida de 01/02/2016 a 08/02/2016

    180graus no Instagramno Instagram