180graus

Trabalhavam com os pais - 05/06/2011 às 12h07

Flagrado o trabalho infantil na zona rural de Parnaíba

De acordo com a Superintendência, no ano passado foram encontradas 159 crianças nessas condições

SAMBAIBA MODULADOS
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
Phocus Galerie
COELHO FORTE E DOURADO
UNIMED
DR GERMANO

A Superintendência Regional de Trabalho encontrou oito crianças em situação de trabalho infantil na zona rural de Parnaíba, no litoral do Estado. A vistoria foi realizada na última semana, depois de denúncias. As crianças trabalhavam junto com os pais numa plantação de acerola. O auditor fiscal do Núcleo de Apoio à Fiscalização do Trabalho Infantil da Superintendência, Rubervam Du Nascimento, afirmou que um relatório está sendo elaborado e será encaminhado ao Ministério Público e ao gestor do município para quem tomem as providências legais.

"As mães levam as crianças para a colheita, pois assim elas conseguem ganhar um pouco mais, já que pela lata de acerola elas recebem R$ 0,25", disse. As crianças encontradas têm entre 10 e 13 anos de idade e atuam na plantação do projeto Platôs de Parnaíba. Segundo o auditor, através do relatório é requerida a implantação do PETI (Programa de Erradi-cação do Trabalho Infantil) na região. "Apesar de algumas crianças estudarem, o rendimento escolar delas está abaixo do esperado", complementa.

De acordo com dados da Superintendência, só no ano passado foram encontradas 159 crianças e adolescentes em situação irregular no Piauí, caracterizando a prática de trabalho infantil. Rubervam explica que por aqui o trabalho infantil está presente principalmente na agricultura familiar. Mas, o trabalho infantil doméstico e a exploração sexual com fins lucrativos também ocupam lugar de destaque. "E essas são as formas mais difíceis de combater", destaca. Segundo ele, as fiscalizações têm revelado novos focos do trabalho escravo.

"Em Floriano, encontramos crianças trabalhando em pedreiras, na extração de pedras, que não era uma atividade muito comum", relata. Também nesse caso geralmente as crianças são levadas pelos pais, que nem se dão conta do mal que estão fazendo. "A própria sociedade é quem diz: é melhor trabalhar a estar na rua, usando drogas. Não é bem assim", completa. Essa mesma consciência tem também aqueles que empregam meninas como empregadas domésticas.

A situação é quase sempre a mesma: uma menina vem do interior do Estado para morar na casa de alguém e aqui ela estuda e trabalha como babá de outra criança. Isso sem falar daquelas que acabam fugindo desse mundo e migrando para a prostituição. "No ano passado realizamos uma ação nos shoppings de Teresina e vimos a cena se repetir. Uma criança, geralmente negra, empurrando um carrinho de bebê. A abordagem é muito complicada nesses casos", disse.


Fonte: Jornal Diário Do Povo

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terno e Cia
Phocus Galerie
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
SAMBAIBA MODULADOS
UNIMED
ISLAMAR
Marquinhos do Pará
SAMBAIBA MODULADOS
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
UNIMED
Últimas Notícias
17h51 Vencedor do Puskás, Wendell desiste do futebol e será jogador de game 17h45 Shop Festa oferece produtos e serviços completos para festa num só lugar 17h33 Lula entra com petição na ONU contra 'abuso de poder' de Moro 17h21 MPF aciona 29 municípios do Piauí por falta de transparência 17h16 PRF flagra picape roubada circulando com a placa clonada em rodovia do PI 17h14 Anvisa proíbe venda de extrato e molho de tomate de 5 marcas 17h07 TCE: denúncia envolvendo a CCOM só será julgada final de agosto 16h34 Pesquisa da CNT sobre estradas faz levantamento nas rodovias do Piauí 16h17 Wesley Safadão e Thyane Dantas se casam no civil em segredo; veja foto 15h47 Comunidade Catavento realiza 8ª Festa de Santa Ana 15h39 Lançamento da pré-candidatura de Leonel Arruda a prefeito de Lago do Junco será dia 31 de julho.. 15h38 Whindersson fará festa na Pink para comemorar '10 milhões no YouTube' 15h32 BrVox/Água Branca:Wilson Brandão e Iracema são melhores deputados 15h17 Por 11 a 6, TJ-PI aprova projeto para transferir Vara Agrária para Teresina 14h54 Equipe de Muay Thai de Teresina participa de disputa de cinturão em Canindé 14h32 Piauí confirma mais de 500 casos de chikungunya; aumento é de 672,9% 14h21 Veja aqui as 6 melhores posições para dar uma rapidinha 14h17 Facebook, WhatsApp e Instagram podem ser bloqueados no Brasil 14h11 Operação Zelotes: presidente do Bradesco e mais 9 viram réus 14h04 SBT ultrapassa Globo e é TV que mais vende merchandising no Brasil 13h29 Eleições 2016: Segundo TSE, 8,4% da população lisboense é analfabeta 12h40 Dupla é presa após invadir casa no sul do PI e espancar mulher de empresário 12h40 Após brigas, MP quer barrar entrada de torcidas organizadas no Albertão 12h33 Casal de jovens sofrem tentativa de assalto no conjunto Cajueiro em Oeiras 12h32 EUA: homem mata tartaruga com martelo e alega legítima defesa; vídeo!

Terno e Cia
SAMBAIBA MODULADOS
ISLAMAR
Phocus Galerie
JALES-PÓS GRADUAÇÃO

Mais Lidas

    SUNSET
    DR GERMANO ADV

    Enquete

    Você acha que existe o risco do Brasil sofrer um atentado terrorista nas Olimpíadas?

    Total de Votos: 318

    Válida de 19/07/2016 a 26/07/2016

    Casa do cartucho
    SAMBAIBA MODULADOS
    Silva, Guedes & Barroso
    JALES-PÓS GRADUAÇÃO
    ISLAMAR
    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)

    180graus no Instagramno Instagram

    Panificadora Canindé
    sunset