180graus

Trabalhavam com os pais - 05/06/2011 às 12h07

Flagrado o trabalho infantil na zona rural de Parnaíba

De acordo com a Superintendência, no ano passado foram encontradas 159 crianças nessas condições

Você no controle do Processo
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Teresina Participativa

A Superintendência Regional de Trabalho encontrou oito crianças em situação de trabalho infantil na zona rural de Parnaíba, no litoral do Estado. A vistoria foi realizada na última semana, depois de denúncias. As crianças trabalhavam junto com os pais numa plantação de acerola. O auditor fiscal do Núcleo de Apoio à Fiscalização do Trabalho Infantil da Superintendência, Rubervam Du Nascimento, afirmou que um relatório está sendo elaborado e será encaminhado ao Ministério Público e ao gestor do município para quem tomem as providências legais.

"As mães levam as crianças para a colheita, pois assim elas conseguem ganhar um pouco mais, já que pela lata de acerola elas recebem R$ 0,25", disse. As crianças encontradas têm entre 10 e 13 anos de idade e atuam na plantação do projeto Platôs de Parnaíba. Segundo o auditor, através do relatório é requerida a implantação do PETI (Programa de Erradi-cação do Trabalho Infantil) na região. "Apesar de algumas crianças estudarem, o rendimento escolar delas está abaixo do esperado", complementa.

De acordo com dados da Superintendência, só no ano passado foram encontradas 159 crianças e adolescentes em situação irregular no Piauí, caracterizando a prática de trabalho infantil. Rubervam explica que por aqui o trabalho infantil está presente principalmente na agricultura familiar. Mas, o trabalho infantil doméstico e a exploração sexual com fins lucrativos também ocupam lugar de destaque. "E essas são as formas mais difíceis de combater", destaca. Segundo ele, as fiscalizações têm revelado novos focos do trabalho escravo.

"Em Floriano, encontramos crianças trabalhando em pedreiras, na extração de pedras, que não era uma atividade muito comum", relata. Também nesse caso geralmente as crianças são levadas pelos pais, que nem se dão conta do mal que estão fazendo. "A própria sociedade é quem diz: é melhor trabalhar a estar na rua, usando drogas. Não é bem assim", completa. Essa mesma consciência tem também aqueles que empregam meninas como empregadas domésticas.

A situação é quase sempre a mesma: uma menina vem do interior do Estado para morar na casa de alguém e aqui ela estuda e trabalha como babá de outra criança. Isso sem falar daquelas que acabam fugindo desse mundo e migrando para a prostituição. "No ano passado realizamos uma ação nos shoppings de Teresina e vimos a cena se repetir. Uma criança, geralmente negra, empurrando um carrinho de bebê. A abordagem é muito complicada nesses casos", disse.


Fonte: Jornal Diário Do Povo

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terrazzo Poti
Podium PMPI
Podium PM-MA
Teresina Participativa
Últimas Notícias
09h10 Canoagem brasileira confirma hegemonia em campeonato 09h07 CMEI lança a terceira edição do projeto 'Ler em Família' 09h02 Brasileiros estimam inflação de 7,5% nos próximos 12 meses, diz FGV 09h00 Final do campeonato catarinense será disputado entre o Avaí e Chapecoense 08h57 Neto de ex-governador é acusado de matar a esposa asfixiada 08h54 Série de terror terá imagens reais de Trump e Hilary Clinton 08h41 Quadrilha arromba caixas eletrônicos do BB de Batalha-PI; usaram maçarico 08h30 Brasileiros frequentam mais teatros e cinemas, diz pesquisa 08h27 99% dos presos retornam da saída da Semana Santa; só três não retornaram 08h23 Redenção do Gurgueia será beneficiado com o programa 'Mais Médicos' 08h23 Suspeito de assalto a banco é preso ao retornar ao PI; estava em Brasília 08h22 Programa 'Mais Médicos' beneficiará o município de Piripiri 08h21 Piracuruca receberá profissionais do 'Mais Médicos' 08h20 Programa de Intercâmbio encerra inscrições na quinta (27) 08h20 Programa 'Mais Médicos' beneficiará o município de Buriti dos Montes 08h20 Assaltante atingido por disparos está fora de perigo 08h19 Município de Barras receberá profissionais do 'Mais Médicos' 08h16 Ipiranga receberá profissionais do programa ‘Mais Médicos’ 08h10 Comissão Diocesana da Pastoral Familiar realiza encontro em Patos 08h09 Flamengo e Altos empatam em 0 a 0 no Lindolfo Monteiro pelo Piauiense 07h57 2º caso: Criança fica dopada após comer bombom no Piauí 07h51 Três militares do Exército morrem durante treinamento 07h43 Michel Temer irá exonerar ministros para que votem pela reforma da Previdência 07h32 Ministério do Meio Ambiente adia proibição de pesca de 15 espécies para 2018 22h45 Fora da FUNASA, Henrique Pires já tem cargo no Ministério do Turismo

Teresina Participativa

Mais Lidas


    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 767

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Teresina Participativa
    Teresina Participativa

    180graus no Instagramno Instagram