180graus

Trabalhavam com os pais - 05/06/2011 às 12h07

Flagrado o trabalho infantil na zona rural de Parnaíba

De acordo com a Superintendência, no ano passado foram encontradas 159 crianças nessas condições

ABC IMOVEIS

A Superintendência Regional de Trabalho encontrou oito crianças em situação de trabalho infantil na zona rural de Parnaíba, no litoral do Estado. A vistoria foi realizada na última semana, depois de denúncias. As crianças trabalhavam junto com os pais numa plantação de acerola. O auditor fiscal do Núcleo de Apoio à Fiscalização do Trabalho Infantil da Superintendência, Rubervam Du Nascimento, afirmou que um relatório está sendo elaborado e será encaminhado ao Ministério Público e ao gestor do município para quem tomem as providências legais.

"As mães levam as crianças para a colheita, pois assim elas conseguem ganhar um pouco mais, já que pela lata de acerola elas recebem R$ 0,25", disse. As crianças encontradas têm entre 10 e 13 anos de idade e atuam na plantação do projeto Platôs de Parnaíba. Segundo o auditor, através do relatório é requerida a implantação do PETI (Programa de Erradi-cação do Trabalho Infantil) na região. "Apesar de algumas crianças estudarem, o rendimento escolar delas está abaixo do esperado", complementa.

De acordo com dados da Superintendência, só no ano passado foram encontradas 159 crianças e adolescentes em situação irregular no Piauí, caracterizando a prática de trabalho infantil. Rubervam explica que por aqui o trabalho infantil está presente principalmente na agricultura familiar. Mas, o trabalho infantil doméstico e a exploração sexual com fins lucrativos também ocupam lugar de destaque. "E essas são as formas mais difíceis de combater", destaca. Segundo ele, as fiscalizações têm revelado novos focos do trabalho escravo.

"Em Floriano, encontramos crianças trabalhando em pedreiras, na extração de pedras, que não era uma atividade muito comum", relata. Também nesse caso geralmente as crianças são levadas pelos pais, que nem se dão conta do mal que estão fazendo. "A própria sociedade é quem diz: é melhor trabalhar a estar na rua, usando drogas. Não é bem assim", completa. Essa mesma consciência tem também aqueles que empregam meninas como empregadas domésticas.

A situação é quase sempre a mesma: uma menina vem do interior do Estado para morar na casa de alguém e aqui ela estuda e trabalha como babá de outra criança. Isso sem falar daquelas que acabam fugindo desse mundo e migrando para a prostituição. "No ano passado realizamos uma ação nos shoppings de Teresina e vimos a cena se repetir. Uma criança, geralmente negra, empurrando um carrinho de bebê. A abordagem é muito complicada nesses casos", disse.


Fonte: Jornal Diário Do Povo

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terno e Cia
Marquinhos do Pará
Últimas Notícias
21h25 U.E Zumbi dos palmares visitar o Projeto INSTITUTO PIAUÍ SOLAR (IPS) 19h41 Prefeito quer comemorar posse na virada do ano com a oposição e a situação 19h03 E-mail revela que dinheiro ao PMDB foi repassado após eleições 19h02 Ex-governador Sérgio Cabral é transferido de Bangu para Curitiba pela PF 19h00 Segundo suspeito é preso por acidente com time da Chapecoense 18h54 Colisão entre veículo e moto deixa uma vítima com ferimentos graves 17h54 Jovem é executado com tiros na cabeça em praça de THE 16h06 Diplomação: Justiça eleitoral faz diplomação dos eleitos em Sigefredo Pacheco 15h46 Boato de gangue invadindo o Dogão gera mal-estar entre jornalistas; veja 15h28 Tentativas de Fazer Algo da Vida:Em ‘diário’, autor faz análise mordaz da velhice 15h21 ‘Blue & Lonesome’: Rolling Stones abraçam o bom e velho blues em disco 15h14 Benmakhlouf: Livro apresenta Montaigne e a criação do ensaio 14h49 Wellington Dias prestigia a posse do reitor e destaca parcerias com a UFPI 14h47 Detentos do Piauí se preparam para o Enem, prova será nos dias 13 e 14/12 14h36 Serviço de Nutrição e Dietética do HUT está completamente reformado 14h30 Confira as festividades do primeiro dia do movimento cultural de São Miguel da Baixa Grande 14h28 É hoje! Wesley Safadão traz Garota VIP que vai agitar noite em Teresina 14h21 Ex-secretário particular de Dilma recebia mesada da Odebrecht 14h16 Prefeito Firmino Filho define nomes para Semduh, Semel e Semjuv; veja 14h05 Conté, ex-zagueiro do PSG é preso ao agredir jovem com taco de beisebol 13h58 Aos 42 anos, Zé Roberto renova com o Palmeiras por Libertadores 13h52 ‘Tapetão’:CBF denuncia Internacional por falsificação de documentos 13h34 Saiba com vai ficar a Basílica da Sagrada Família, em Barcelona 13h33 2016, o ano da despedida de Felipe Massa do autódromo de Interlagos 12h57 Jennifer Lawrence recebe críticas por fazer piada com crença havaiana

Laurice - Projetos
Terno e Cia
Islamar - A melhor hospedagem em Luís Correia

Mais Lidas

    CLIQUE AQUI

    Enquete

    O STF foi correto ao proibir Vaquejadas no Brasil?

    Total de Votos: 734

    Válida de 2016-10-17 18:46:00.0 a 2016-10-31

    Casa do cartucho
    CLIQUE AQUI

    180graus no Instagramno Instagram

    ABC IMOVEIS
    sunset