180graus

Trabalhavam com os pais - 05/06/2011 às 12h07

Flagrado o trabalho infantil na zona rural de Parnaíba

De acordo com a Superintendência, no ano passado foram encontradas 159 crianças nessas condições

Kangaco Anilson Feitosa
ED NEUTON OSORIO
MELHORES IMOVEIS
SHOPPING POTY
Dantas Imobiliaria

A Superintendência Regional de Trabalho encontrou oito crianças em situação de trabalho infantil na zona rural de Parnaíba, no litoral do Estado. A vistoria foi realizada na última semana, depois de denúncias. As crianças trabalhavam junto com os pais numa plantação de acerola. O auditor fiscal do Núcleo de Apoio à Fiscalização do Trabalho Infantil da Superintendência, Rubervam Du Nascimento, afirmou que um relatório está sendo elaborado e será encaminhado ao Ministério Público e ao gestor do município para quem tomem as providências legais.

"As mães levam as crianças para a colheita, pois assim elas conseguem ganhar um pouco mais, já que pela lata de acerola elas recebem R$ 0,25", disse. As crianças encontradas têm entre 10 e 13 anos de idade e atuam na plantação do projeto Platôs de Parnaíba. Segundo o auditor, através do relatório é requerida a implantação do PETI (Programa de Erradi-cação do Trabalho Infantil) na região. "Apesar de algumas crianças estudarem, o rendimento escolar delas está abaixo do esperado", complementa.

De acordo com dados da Superintendência, só no ano passado foram encontradas 159 crianças e adolescentes em situação irregular no Piauí, caracterizando a prática de trabalho infantil. Rubervam explica que por aqui o trabalho infantil está presente principalmente na agricultura familiar. Mas, o trabalho infantil doméstico e a exploração sexual com fins lucrativos também ocupam lugar de destaque. "E essas são as formas mais difíceis de combater", destaca. Segundo ele, as fiscalizações têm revelado novos focos do trabalho escravo.

"Em Floriano, encontramos crianças trabalhando em pedreiras, na extração de pedras, que não era uma atividade muito comum", relata. Também nesse caso geralmente as crianças são levadas pelos pais, que nem se dão conta do mal que estão fazendo. "A própria sociedade é quem diz: é melhor trabalhar a estar na rua, usando drogas. Não é bem assim", completa. Essa mesma consciência tem também aqueles que empregam meninas como empregadas domésticas.

A situação é quase sempre a mesma: uma menina vem do interior do Estado para morar na casa de alguém e aqui ela estuda e trabalha como babá de outra criança. Isso sem falar daquelas que acabam fugindo desse mundo e migrando para a prostituição. "No ano passado realizamos uma ação nos shoppings de Teresina e vimos a cena se repetir. Uma criança, geralmente negra, empurrando um carrinho de bebê. A abordagem é muito complicada nesses casos", disse.


Fonte: Jornal Diário Do Povo

Publicado Por: Thalyta Arrais

VANGUARDA
INOCOOP
Últimas Notícias
02h44 Prefeitura inaugura Centro para mulheres vítimas de violência 02h17 Apenas vítimas de trauma devem procurar o HUT durante a reforma 02h09 Fiesp não vê sinal de recuperação nas Industria do pais 01h42 Parnaíba terá uma unidade para tratamento de pacientes com câncer 01h26 Agora mães poderão registrar seus filhos sem a presença do pai no cartório 01h06 Tribunais superiores antecipam o início do feriado e cancelaram julgamentos 00h53 Ratinho alfineta Gugu e afirma que não vai apelar em seu programa 00h48 Funcionária da Record é presa por cometer racismo e tentar intimidar guardas 00h32 Miranda do Norte agora tem Secretaria Municipal da Pesca 00h14 Madonna sobe à mesa fazendo gracinha para assinar 'sociedade' de serviço musical 23h51 Investigada pela Lava Jato, OAS pede ao TJ recuperação judicial 23h44 Bombeiros resgatam cão preso no muro de uma residência, veja vídeo: 23h43 Sessões do Legislativo terão novo horário em virtude do feriado 23h36 Ancine e BNDES financiam implantação de novas salas de cinema 23h30 Cézar vence 5º paredão e poeta Adrilles é eliminado com 65% dos votos 23h12 Copa do Brasil: Piauí eliminado pelo Salgueiro/PE no Albertão 23h10 Rose de Freitas é a primeira mulher a presidir a Comissão de Orçamento 22h40 Como uma piada para 1º de abril Google Maps se transforma no jogo Pac-Man 22h31 Inflação nos preços faz vendas em supermercados caírem 7,64% em fevereiro 22h18 Piauí leva 'chocolate' do Salgueiro e se despede da Copa do Brasil; 5 a 1 22h06 Consumidores economizam e consumo de energia no Brasil cai para 2,2% 21h47 Plano Diretor de Habitação é debatido por entidades em Campo Maior 21h46 CVM multa controlador da Rima Industrial em valor de R$ 500 mil 21h41 Prefeito Rômulo Aécio e Primeira Dama Jaci acompanham apresentação do Campo Largo Futsal 21h36 Estados e municípios registram maior superávit bimestral desde 2001
MELHORES IMOVEIS
REVISTA180
MELHORES IMOVEIS

Mais Lidas

    Imobiliaria

    Enquete

    Qual cidade do Piauí tem a melhor programação na Semana Santa?

    Total de Votos: 210

    Válida de 30/03/2015 a 06/04/2015

    MELHORES IMOVEIS

    180graus no Instagramno Instagram