180graus

Trabalhavam com os pais - 05/06/2011 às 12h07

Flagrado o trabalho infantil na zona rural de Parnaíba

De acordo com a Superintendência, no ano passado foram encontradas 159 crianças nessas condições

Vestibular
Kangaco
Chevrolet
Casa do Cartucho

A Superintendência Regional de Trabalho encontrou oito crianças em situação de trabalho infantil na zona rural de Parnaíba, no litoral do Estado. A vistoria foi realizada na última semana, depois de denúncias. As crianças trabalhavam junto com os pais numa plantação de acerola. O auditor fiscal do Núcleo de Apoio à Fiscalização do Trabalho Infantil da Superintendência, Rubervam Du Nascimento, afirmou que um relatório está sendo elaborado e será encaminhado ao Ministério Público e ao gestor do município para quem tomem as providências legais.

"As mães levam as crianças para a colheita, pois assim elas conseguem ganhar um pouco mais, já que pela lata de acerola elas recebem R$ 0,25", disse. As crianças encontradas têm entre 10 e 13 anos de idade e atuam na plantação do projeto Platôs de Parnaíba. Segundo o auditor, através do relatório é requerida a implantação do PETI (Programa de Erradi-cação do Trabalho Infantil) na região. "Apesar de algumas crianças estudarem, o rendimento escolar delas está abaixo do esperado", complementa.

De acordo com dados da Superintendência, só no ano passado foram encontradas 159 crianças e adolescentes em situação irregular no Piauí, caracterizando a prática de trabalho infantil. Rubervam explica que por aqui o trabalho infantil está presente principalmente na agricultura familiar. Mas, o trabalho infantil doméstico e a exploração sexual com fins lucrativos também ocupam lugar de destaque. "E essas são as formas mais difíceis de combater", destaca. Segundo ele, as fiscalizações têm revelado novos focos do trabalho escravo.

"Em Floriano, encontramos crianças trabalhando em pedreiras, na extração de pedras, que não era uma atividade muito comum", relata. Também nesse caso geralmente as crianças são levadas pelos pais, que nem se dão conta do mal que estão fazendo. "A própria sociedade é quem diz: é melhor trabalhar a estar na rua, usando drogas. Não é bem assim", completa. Essa mesma consciência tem também aqueles que empregam meninas como empregadas domésticas.

A situação é quase sempre a mesma: uma menina vem do interior do Estado para morar na casa de alguém e aqui ela estuda e trabalha como babá de outra criança. Isso sem falar daquelas que acabam fugindo desse mundo e migrando para a prostituição. "No ano passado realizamos uma ação nos shoppings de Teresina e vimos a cena se repetir. Uma criança, geralmente negra, empurrando um carrinho de bebê. A abordagem é muito complicada nesses casos", disse.


Fonte: Jornal Diário Do Povo

Publicado Por: Thalyta Arrais

Últimas Notícias
06h30 Magistrados e servidores do TRT-MA vestem camisa rosa no Espaço Pilates 06h30 Magistrados e servidores do TRT-MA vestem camisa rosa no Espaço Pilates 06h15 DPE assina termo que beneficiará mais de 120 mil famílias de baixa renda em SL 06h15 Musa assume namoro com futuro presidente da CBF: 'O sexo é ótimo' 06h00 Judiciário não terá expediente nos dias 27 e 28 de outubro 05h43 Caloteira? Raul Gil quer reaver na justiça dinheiro emprestado para famosa 05h38 12ª Corrida do Estudante e 2ª Meia Maratona 05h10 Aécio Neves: 'Pela campanha que fez, Dilma já é uma derrotada' 04h14 Anitta fala pela primeira vez sobre polêmica com ex-empresária: 'Está tudo bem!' 04h08 Cartilha de Dunga corta até mordomia de jogadores, diz jornal 03h57 Rodada define classificados da Taça Teresina de Futebol Sub 13 03h31 I Simpósio de Marketing e Mídias Digitais acontece dias 31/10 e 01/11 na UESPI 03h13 Agentes de saúde de Oeiras participam de reunião avaliativa e de capacitação 02h48 Ex-zagueiro fica surpreso com convite da Seleção: "Nem sei o que vou falar" 02h13 Thiago Silva perde o padrasto no dia do retorno à seleção brasileira 01h19 Conselho de Saúde e FHT buscam soluções para evitar cambistas em hospital 01h05 Record demite responsável por 'apagão' em debate de Dilma e Aécio 00h35 Natallia Rodrigues, recém-separada, faz ensaio sensual com Sergio Marone: 'Gata' 00h21 Nick Jonas revela dieta e plano de malhação para ficar sarado: 'Corpo do Hulk' 00h08 Policia prende assaltantes e liberta reféns durante assalto aos Correios 23h58 Balé da Cidade apresenta o show 'Transformer’s” no Projeto 6ª às 6 23h55 Mecanismos de ajuda aos usuários do PJe-JT serão ampliados 23h41 Presidente Marin recebe comitiva da Associação Brasileira de Treinadores de Futebol 23h36 Unidades Básicas de Saúde de Piripiri ganham internet banda larga 23h35 SSP publica portaria que proíbe a venda de bebida alcoólica no 2º turno das eleições
TRE

Enquete

Na sua opinião, dos novos deputados estaduais eleitos, qual realizará o melhor trabalho?

Total de Votos: 947

Válida de 21/10/2014 a 28/10/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram