180graus

Trabalhavam com os pais - 05/06/2011 às 12h07

Flagrado o trabalho infantil na zona rural de Parnaíba

De acordo com a Superintendência, no ano passado foram encontradas 159 crianças nessas condições

GUIA DOS PARLAMENTARES II
Kangaco Show
Casa na praia

A Superintendência Regional de Trabalho encontrou oito crianças em situação de trabalho infantil na zona rural de Parnaíba, no litoral do Estado. A vistoria foi realizada na última semana, depois de denúncias. As crianças trabalhavam junto com os pais numa plantação de acerola. O auditor fiscal do Núcleo de Apoio à Fiscalização do Trabalho Infantil da Superintendência, Rubervam Du Nascimento, afirmou que um relatório está sendo elaborado e será encaminhado ao Ministério Público e ao gestor do município para quem tomem as providências legais.

"As mães levam as crianças para a colheita, pois assim elas conseguem ganhar um pouco mais, já que pela lata de acerola elas recebem R$ 0,25", disse. As crianças encontradas têm entre 10 e 13 anos de idade e atuam na plantação do projeto Platôs de Parnaíba. Segundo o auditor, através do relatório é requerida a implantação do PETI (Programa de Erradi-cação do Trabalho Infantil) na região. "Apesar de algumas crianças estudarem, o rendimento escolar delas está abaixo do esperado", complementa.

De acordo com dados da Superintendência, só no ano passado foram encontradas 159 crianças e adolescentes em situação irregular no Piauí, caracterizando a prática de trabalho infantil. Rubervam explica que por aqui o trabalho infantil está presente principalmente na agricultura familiar. Mas, o trabalho infantil doméstico e a exploração sexual com fins lucrativos também ocupam lugar de destaque. "E essas são as formas mais difíceis de combater", destaca. Segundo ele, as fiscalizações têm revelado novos focos do trabalho escravo.

"Em Floriano, encontramos crianças trabalhando em pedreiras, na extração de pedras, que não era uma atividade muito comum", relata. Também nesse caso geralmente as crianças são levadas pelos pais, que nem se dão conta do mal que estão fazendo. "A própria sociedade é quem diz: é melhor trabalhar a estar na rua, usando drogas. Não é bem assim", completa. Essa mesma consciência tem também aqueles que empregam meninas como empregadas domésticas.

A situação é quase sempre a mesma: uma menina vem do interior do Estado para morar na casa de alguém e aqui ela estuda e trabalha como babá de outra criança. Isso sem falar daquelas que acabam fugindo desse mundo e migrando para a prostituição. "No ano passado realizamos uma ação nos shoppings de Teresina e vimos a cena se repetir. Uma criança, geralmente negra, empurrando um carrinho de bebê. A abordagem é muito complicada nesses casos", disse.


Fonte: Jornal Diário Do Povo

Publicado Por: Thalyta Arrais

Últimas Notícias
10h01 PEDREIRO é mantido refém por bandidos dentro de casa 09h54 Famosos comemoram a vitória e fazem elogios para Andreson Silva 09h50 Sessão de posse na Câmara Federal inicia; quatro disputam presidência 09h40 Polícia fecha loja clandestina e prende acusados de assalto e receptação;foto 09h33 Programa Idiomas sem Fronteiras oferece cursos de espanhol e mandarim 09h26 Homem é perseguido e quase morre ao ter carro alvejado com três tiros 09h24 Nutricionista continua desaparecido nas águas do Delta do Rio Parnaíba. 09h10 Andressa Urach volta a sentir dores e dreno é recolocado 09h07 Prefeitura no Piauí abre concurso com mais de 70 vagas; acesse aqui o edital 08h49 Balboa decide e Guiné Equatorial avança à semi da CAN com ajuda do árbitro 08h36 Prass se irrita com pergunta sobre chegada de Aranha ao Palmeiras 08h29 Elmano e JVC divergem de W.Dias e pedem voto para Themístocles Filho 08h22 Primeira-dama ganha homenagem das amigas 08h11 III Festival do sorvete foi um sucesso neste Sábado 31/01 no espaço cultural,veja fotos 08h03 PSV Eindhoven vence de virada o Willem II e abre 9 pontos no Holandês 07h54 Oswaldo elogia Allione, mas se empolga com fala de Zé Roberto: "Arrepiou" 07h23 Negativa do Grêmio faz Rhodolfo ter 'sonho' de Europa frustrado novamente 07h17 Seleção de NSR é a primeira a se classificar para as quartas de final da Copa Norte 07h12 René exalta vitória, mas diz estar feliz mesmo é pelo 2º tempo do Botafogo 07h00 Para Libertar-nos. Mensagem do Espírito Emmanuel 06h47 Diego Costa diz que não é um anjo em campo e que vai manter forma de jogar 06h28 Barcos conversa com a direção do Grêmio e se nega a falar sobre negociação 06h04 Dana White perde paciência com brasileiro e impõe mudança de categoria 05h55 Relação de Marcelo Rezende com a Record não está boa como antes 05h21 Band pretende reformular quase 100% do 'CQC'
CURSO DE INGLES
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    Das seguintes obras que estão paradas, qual deve ser concluída com maior urgência?

    Total de Votos: 405

    Válida de 29/01/2015 a 05/02/2015

    180graus no Instagramno Instagram